COMECE A VENDER NA VIA


Antes de iniciar a configuração do marketplace, é necessário que você tenha em mãos as credenciais de acesso do marketplace. Para isso é realizado previamente um contrato comercial entre o lojista e o marketplace.

Para saber como começar a vender neste marketplace, entender benefícios, comissionamento e demais detalhes comerciais, acesse o canal oficial do marketplace.

Sobre a Via Varejo

Com atuação já consolidada, o Marketplace Via Varejo (ou CNOVA) reúne amplo sortimento de produtos de diferentes lojas em um único lugar. Assim, o cliente final conta com a variedade de preços oferecida por vários lojistas do mesmo segmento. Para os sellers parceiros, há o benefício da confiabilidade e amplo volume de visitação dos maiores portais de e-commerce do país: CasasBahia.com.br, Pontofrio.com, Extra.com.br, além de Barateiro.com.

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Através do Hub o lojista poderá anunciar em todas as categorias da Via Varejo. A plataforma disponibiliza uma estrutura de mapeamento de atributos por categoria, que facilita o mapeamento dos atributos e opções de valores recomendadas pela Via Varejo.

Para tirar algumas das principais dúvidas sobre como vender nesse marketplace, você pode acessar o portal de atendimento da Via Varejo, através deste link.

Ativação

Para iniciar as configurações com o Marketplace você precisa primeiramente finalizar a etapa de contrato com o portal, após isso você deverá seguir os passos de preparação da plataforma Hub:

Grande parte desses itens precisam ser configurados apenas uma vez, e valerá para todas as integrações com qualquer portal de Marketplace.

Após as configurações iniciais para Marketplace, para a Via Varejo é necessário realizar processos de Mapeamento dentro da plataforma, para o envio correto da informação dos seus produtos dentro do portal de Seller:

Com todos esses passos configurados, é necessário adquirir as credenciais para a conexão com o marketplace, para autenticar a integração.

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos aplicativos vá até a opção de integração referente a Via Varejo e clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso, após isso clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:

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Para iniciar a configuração na plataforma, é necessário obter uma Token de acesso para a integração. Para isso, é preciso solicitar via chamado para que o ambiente loja esteja integrado ao APP do Hub dentro da Via Varejo.

Dados APP do Hub: CORE Hub - 1J0vRoNDk7Bm

Colocando essa informação, seguida dos dados da sua loja: CNPJ e Razão Social. Em pouco tempo (cerca de 3 dias) a equipe de integração liberará uma Token de integração com o Hub.

Pronto, você obteve a token de acesso acesso ao seu integrador. O próximo passo é configurar a integração no Hub.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do Seller.
As definições são as seguintes:

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Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos)
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços)
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo (Configurado no passo: Configuração do estoque )
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação.

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar.

Definições avançadas

Depois de selecionar os dados gerais, será necessário apontar os dados das definições avançadas. Para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente as configura com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O Nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O Identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando da integração de um pedido, por exemplo.
✓ A Data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

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Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.

Formas de Entrega:
Aqui se define os meios de entregas que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace.

Você pode clicar em Editar no Meio de Entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do Marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

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Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de Migração (se a loja já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce), leia o tópico referente ao processo de Migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.
Nos próximos tópicos você encontrará informações importantes sobre cadastramento de produtos, mapeamentos e cotações de frete para esse marketplace.

Migração

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso solicitar a Via Verejo via chamado a migração para a aplicação V4 de cadastramento de produtos, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário solicitar via chamado a Via Varejo a migração de plataforma e para a aplicação V4 de cadastramento de Produtos, depois todos os passos anteriores listados nessa documentação e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

No momento que migrar para a nova aplicação, vinculada ao Hub da Linx Commerce, a chave de integração que utilizava anteriormente, independente da plataforma, deixará de funcionar.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

Para o envio de produtos para a Via Varejo é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

⑴ As imagens dos produtos devem possui o tamanho mínimo de 600px nas duas dimensões
⑵ A categoria do produto deve ser previamente mapeada entre o Hub e o marketplace
⑶ Os produtos devem possuir dimensões e peso
⑷ Os produtos devem possuir código EAN

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

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Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

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Cotações de frete

Este marketplace permite a cotação do frete através do serviço próprio portal configurada diretamente na Via Varejo, onde é possível configurar por tabela de frete ou cotando através de um Gateway de frete (como a Intelipost, por exemplo).
Caso opte por cadastrá-lo no marketplace, é necessário abrir um chamado através do http://lojista.cnova.com/ e informar que deseja que o frete seja calculado a partir da Via Varejo.

Se a cotação escolhida não for direta da Via Varejo, é obrigatório que exista uma planilha de contingência para cotação do frete, caso não tenha, corre o risco dos produtos não serem publicados dentro do portal.

Para indexação da cotação definida, geralmente nos passam um prazo de 48h após a configuração para estar ativa em produção a nova fonte do cálculo.

Mais detalhes sobre frete e entrega podem ser conferidos em Configuração do frete.

Para garantir que não haverá problemas referente a cotação do frete do produto, é recomendável que a cotação seja realizada sempre de forma direta com o portal do Marketplace. Caso seja realizado por algum outro meio externo, recomendamos que seja sempre inserido e atualizado uma tabela de frete de contingência com os valores corretos. Dessa forma é garantido que o Usuário final não terá problemas para concluir sua compra no portal de venda.

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