Não existe uma, mas várias formas de usar a modalidade Promovidos.

Vamos te explicar como funciona a estratégia de Destaque no Autocomplete. 

Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.


A funcionalidade de Promovidos possibilita ao lojista favorecer a exibição de determinados produtos no site.

Nessa modalidade de Promovidos pode fixar termos de busca e/ou produtos, para serem destacados quando o usuário digitar os prefixos escolhidos. Então vamos supor que você cadastrou um destaque para promover o produto Cadeira Eiffel e também os termos “cadeira” e “cadeira de cozinha” sempre que o usuário digitar os seguintes prefixos: cade, cadei, cadeir, eiff, eiffe, eiffel.

A partir de agora, sempre que um usuário estiver digitando no campo de busca um destes prefixos cadastrados (cade, cadei, cadeir, eiff, eiffe, eiffel), a Cadeira Eiffel aparecerá como primeira opção dentre as sugestões de produtos e os termos cadeira e cadeira de cozinha aparecerão entre as primeiras sugestões de termos feitas pelo Autocomplete. Isso garante que o usuário do seu site visualizará seus produtos destacados antes mesmo de concluir a busca, como no exemplo:

Como se configura o tal destaque no autocomplete?

No exemplo de cima falamos de um único produto e de dois termos, para cada grupo de prefixos pode configurar um Destaque para até 3 produtos e 3 termos simultaneamente.

  • Para configurar, acesse o admin da Busca Personalizada e lá dentro procure pela seção Promovidos no menu lateral

É dentro dessa área que irá gerenciar as diferentes campanhas de Promovidos (sejam elas por Impulso ou Destaque). Mas agora, o que queremos é criar um Promovido. 

Chegou a hora de escolher a estratégia de Promovido. Primeiro nomeie o projeto, em seguida selecione o tipo Destaque no Autocomplete e clique em Próximo.

E agora deverá nos dizer qual será o conteúdo do seu Promovido. Para isso, preencha os campos correspondentes aos prefixos (primeiro campo que você encontrará), termos que deverão resultar da digitação daqueles prefixos e produtos que deverão ser destacados a partir dessa digitação. 

Feito! Para concluir o processo, poderá escolher datas de início e término para o Destaque do Autocomplete começar a agir ou se estiver com pressa, pode ligar a funcionalidade desde já.

Entendido como funciona, já está pronto para usar à vontade essa estratégia da Promovidos. Mas não para por aí, já que existem outras duas maneiras de evidenciar produtos para os usuários do site, cada uma adequada a diferentes estratégias. As outras duas são:

PROMOVIDOS VIA DESTAQUE - pode fixar o produto ou categoria nas primeiras posições de um resultado de busca para um termo específico. Ex.: se o cliente buscar por “Trilha” ou “Impermeável”, sempre exibir as botas da marca N entre as primeiras posições.

PROMOVIDOS VIA IMPULSO - é uma forma de melhorar a força de ranking de determinados produtos, eles aparecem antes em resultados de busca onde já apareceriam.

Aprendeu direitinho? Então comece agora a promover seus produtos mais estratégicos