1. Visão Geral:
O Linx Omni, buscando entender a dificuldade de vários clientes para a execução do same day delivery, identificou que existem três grandes pilares de atuação:
- Gestão de estoque: O Linx Omni já possui todo o estoque integrado de seus clientes oferecendo-os, em tempo real, para atender pedidos de todas as suas lojas.
- Logística de transporte: Surge aqui uma parceria entre Linx Omni e LogManager disponibilizada para todos os clientes Omni para envios eficientes da loja com a escolha de múltiplos parceiros de entrega.
- Integração tecnológica: O Linx Omni já possui o mais completo motor de cotação de frete do mercado com um algoritmo capaz de otimizar prazo de entrega, valor do frete e custo logístico
2. Benefícios:
Três principais benefícios da LogManager:
Aumento de conversão do carrinho - O alto prazo da cotação tem sido uma relevante justificativa na desistência do carrinho. Segundo inúmeros artigos, muitos dos consumidores desistem da compra quando o prazo de entrega é muito longo.
Aumento de satisfação do consumidor - Garantia de que os pedidos originados em qualquer canal de venda, serão entregues dentro do prazo e qualidade esperada pelo consumidor final.
- Aumento do ticket médio - Com o aumento da satisfação do consumidor e com o frete preço e prazo atrativo, o ticket médio dos carrinhos irão aumentar.
Há grandes possibilidades de aumento de clientes e pedidos para o seu negócio.
3. Ativação:
Para a contratação e configuração da LogManager no Linx Omni, o passo-a-passo precisa ser seguido. A configuração é feita de maneira bem simples e rápida.
A . Acordo comercial e regra de negócio para atendimento logístico.
B. Cadastrar transportadora
https://share.linx.com.br/display/omsrasc/Transportadoras?src=contextnavpagetreemode
C. Cadastrar tabela de frete
https://share.linx.com.br/display/omsrasc/Tabela+de+frete?src=contextnavpagetreemode
D. Editar/Criar Modalidades
https://share.linx.com.br/display/omsrasc/Modalidades+de+frete?src=contextnavpagetreemode
E. Configurar Etiqueta de Despacho
https://share.linx.com.br/display/LNCPED/Configurando+Etiqueta+de+Despacho
- Utilizar na tabela de frete o prazo igual a zero.
- Cadastrar o "Prazo de Manuseio" da filial para a Modalidade de Frete desejada igual a zero.
- Horário de corte na filial ou Modalidade de frete de acordo com:
- Horário de funcionamento da loja.
- Região de coleta.
- Possibilidade de devolução ou tentativa de reenvio.
- O que for negociado na estratégia de atendimento com a LogManager. Se faz necessário, de acordo com cada endereço de coleta, ter um horário de corte de cotação que respeite um tempo de tratamento mínimo para que o entregador possa concluir a etapa de transporte no mesmo dia. Caso o horário de corte e/ou tempo de tratamento sejam ultrapassados, o pedido poderá ter o atendimento finalizado no dia seguinte.
- Caso não seja possível realizar same day delivery no fim de semana, recomenda-se que a modalidade seja desligada.
- Se atentar com o que vai ser projetado no canal de venda. Talvez já tenha algum texto padrão "entrega hoje" ou "entrega em X horas". Importante homologar com este canal.
- Criar rotina operacional na loja para que seja filtrada a modalidade desejada. Isso se faz necessário para a rápida identificação e expedição do pedido same day delivery.
- Para o caso acima, recomenda-se que o tratamento do pedido seja feito em até 1 hora. O entregador receberá o pedido para realizar a coleta apenas após estiver o status estiver "aguardando transportadora".
- Caso o cliente esteja iniciando as operações de same day delivery, recomenda-se que seja feita uma implantação gradativa de loja a loja. Isso facilita a gestão da qualidade deste atendimento e no aumento da maturidade da loja para este tipo de serviço.
Importante
Necessário entrar em contato com o time de Operação Linx OMS, para a conclusão e ativação da nova funcionalidade.