Gerencie os KPIs da sua operação omnichannel. Promova análises e insights visando melhores resultados.
A operação omnichannel dos varejistas envolve desafios de negócio que vão além da tecnologia. Garantir que os pedidos do carrinho estejam disponíveis, com prazos de entrega atrativos nos canais de venda e percorram todo o fluxo de criação, separação, despacho e transporte dentro dos SLAs acordados e vendidos para ele pode ser um dos principais desafios para o varejista que deseja ampliar sua rede omnichannel. Por causa disso, ferramentas de gestão para o dia a dia de sua operação são fundamentais para o cumprimento do compromisso firmado com o consumidor final no momento da venda. Com o crescimento da demanda por entregas no mesmo dia ou dia seguinte, o desafio fica ainda mais latente.
A Torre de Controle OMNI foi desenvolvida para facilitar a gestão centralizada de toda a operação omnichannel dos nossos clientes, através de dashboards e indicadores de performance (KPIs). A partir das informações disponíveis na Torre, o varejista poderá tomar decisões mais rapidamente e melhorar os seus resultados operacionais e financeiros. Podemos citar os seguintes ganhos esperados:
- Fidelização de seu consumidor final: o operador omni que fará o acompanhamento das métricas no dashboard será capaz de tomar ações antes que um problema possa afetar o consumidor final, aumentando sua satisfação e garantindo sua fidelidade à marca. Por exemplo, ele poderá identificar e acionar rapidamente uma filial que possui muitos pedidos acumulados no status pendente de separação, evitando atrasos na entrega.
- Eficiência operacional: Esqueça as inúmeras planilhas e busque suas respostas de forma rápida para identificar oportunidades de ganhos de eficiência em toda a operação e tome decisões de forma ágil.
- Ampliação da cultura focada em omnichannel: Através de um acompanhamento centralizado e das ações de gestão, espera-se um maior engajamento dos gestores de lojas e de franquias em identificar oportunidades nos seus processos que envolvem o omnichannel, garantindo sua melhoria contínua.
Figura 1: A Torre de Controle Omni v1.0
A TORRE DE CONTROLE OMNI V1.0
A Torre de Controle está disponível no primeiro item do Menu do Cockpit “Torre de Controle”. Ela é composta de duas abas: Visão Geral, composta por números consolidados gerais e; Operação, composta por índices a serem acompanhados no dia a dia da operação Omni.
1) Aba Visão Geral
Na aba Visão Geral é possível consultar o GMV transacionado no período selecionado no filtro de data (I) que, nessa primeira versão, é restrito a um máximo de 30 dias. Nessa tela, no canto superior esquerdo, você pode definir um canal específico a ser analisado também.
No lado direito da página (II) temos a visão consolidada do GMV, Ticket Médio, Pedidos e Fulfillments. O ticket médio é o valor médio por pedido e é calculado pela divisão entre o GMV e a quantidade de pedidos do período selecionado.
Logo abaixo do filtro de canal(III) é possível consultar comportamento dos índices, GMV, Ticket Médio, Pedidos ao longo do período. Variações não planejadas desses índices que, provavelmente, irão se desdobrar em planos de ações.
Figura 2: Mapa da Torre de Controle Omni v1.0 - Aba Visão Geral
1) Aba Operação
Na Aba Operação, está disponível a opção de filtrar por canais e/ou filiais. (IV)
Logo abaixo, temos o totalizador de fulfillments que indica o número de entregas criadas no período selecionado. Lembrando que usando o OMS é possível gerar duas ou mais entregas (fulfillments) para um único pedido, quando não houver todos os itens do carrinho do cliente em uma única filial. Nesse caso, o número de fulfillments (V) sempre deve ser igual ou maior que o número de pedidos. À direita do totalizador de fulfillments, temos a quebra desse número entre o total de fulfillments do tipo Pickup e total de fulfillments do tipo Shipment (Envio pela loja) (VI).
No lado direito da página, encontra-se uma seção com o totalizador de fulfillments por status (VII). Através dessa informação e do Ranking de Filiais por status (VIII), o Gestor Omni pode identificar gargalos nos processos de loja e atuar. Exemplo de cenário:
Passo 1) Gestor Omni identifica um volume alto de pedidos no status pendente (pendente de separação) às 14h.
Passo 2) Gestor Omni verifica quais são as lojas com maior volume de pedidos pendentes de separação na seção “Ranking de filiais por status”
Passo 3) Gestor Omni entra em contato com as lojas para darem andamento nessas entregas para não haver atrasos.
Esse é apenas um exemplo de como a Torre de Controle pode facilitar a gestão do dia a dia da operação Omni, sem precisar entrar em cada uma das filiais para fazer essa checagem ou trabalhar com planilhas manuais. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de relacionamento.
Figura 3: Mapa da Torre de Controle Omni v1.0 - Aba Operação
IMPORTANTE!
COMO OBTER ACESSO À TORRE DE CONTROLE?
Para obter acesso à Torre de Controle é necessário que o seu usuário tenha permissão de Admin ou que o seu usuário tenha uma permissão à feature "Torre de Controle" habilitada. Para habilitar, o usuário com perfil de Admin deverá ir em:
Menu do Cockpit > Usuários > Permissões > Editar > Próxima > e Selecionar a opção "Torre de Controle" para o seu tipo de permissão.
Por exemplo, se você possui a permissão "Coordenador Omni", o usuário Admin precisará ir em Permissões > Coordenador Omni e a modificar para que o seu perfil possa acessar a Torre de Controle. Uma vez habilitada essa configuração para o seu tipo de permissão "Coordenador Omni", todas as pessoas com o tipo de permissão "Coordenador Omni" passará a ter acesso à Torre de Controle desse cliente.
Figura 4: Ativar permissão na Torre de Controle Omni v1.0