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Procedimentos antes da venda

As vendas no convênio são muito semelhantes as vendas a vista, a diferença básica é que obrigatoriamente deve haver uma empresa e um cliente selecionado, além da condição de pagamento ser Convênio.

Para ter uma condição de pagamento Convênio cadastrada, deve-se seguir os seguintes passos:

Cadastro de Tipos de Pagamento

Primeiramente deve-se cadastrar o Tipo de Pagamento, para isso vá ao menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento,  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3 para verificar se o tipo já existe, caso não exista, inclua com o botão  ou pelo atalho F5.

Preencha os campos necessários.


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Figura 01 - Cadastro de tipo Tipo de pagamentoPagamento


De preferência coloque a descrição como Convênio para que não haja confusões no momento da venda, e no campo Tipo Pagto. escolha Convênio.

...

Após inserir essas informações para o Convênio, salve o cadastro no botão  ou pelo atalho Ctrl + G.

Cadastro de Formas de Pagamento

Em seguida será necessário cadastrar a Forma de Pagamento para que esta seja associada ao Tipo de Pagamento já cadastrado.

Para isso vá em Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Formas de Pagamento, proceda da mesma maneira que no cadastro anterior, pesquise se a forma de pagamento já existe  clicando no botão  ou pela tecla de atalho F3.

Não existindo, inclua com o botão  ou F5


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Figura 02 - Cadastro de forma Forma de pagamentoPagamento


Recomenda-se que a descrição desta forma de pagamento também seja Convênio para que se evitem transtornos.

O campo Venci. dia Venda    fica a critério do cliente, o S indica que o vencimento da conta será exatamente no mesmo dia que a compra foi efetuada, porém daqui a 30 dias conforme o campo Dias Prazo , já o N indica que o vencimento da conta será no próximo dia útil ao dia da compra, também em 30 dias.

O Num. Parcelas , define em quantas parcelas, ou em quantas vezes poderá ser dividido o pagamento da venda, sendo definido co campo Dias Prazo  como será feita a distribuição dessas parcelas.

 


Nota
titleNota

Para que sejam contados 30 dias no vencimento a primeira parcela deve estar configurada com 0 dias de prazo e não 30, pois, se estiver desta forma, serão contados 60 dias.

O motivo dessa configuração é que o cadastro da empresa normalmente já está configurado para somar 30 dias à data da venda, sendo assim, em uma forma de pagamento com número de parcelas igual a 3, os dias prazo devem ser informados como 0, 30 e 60. 

...

A Figura 03 ilustra um exemplo de uma venda com 30 dias de vencimento:


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Figura 03 - Contas a receberReceber


A primeira linha selecionada é um exemplo de que o campo Venci. dia Venda estava marcado com N, e na segunda e terceira linha, o campo estava marcado com S.

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Neste caso, associe Convênio à Convênio, marcando o campo Aceita com Sim e o cadastro já estará finalizado.

Tabela de Descontos

O próximo passo é criar uma Tabela de Desconto para que esta possa ser associada às Condições de Pagamento no cadastro da empresa e/ou do cliente.

 

Nota
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Dúvidas sobre como criar a tabela de desconto ? Verifique o artigo Tabelas de Desconto e Condições de Pagamento

Cadastro de Empresa

Após a criação da tabela de desconto com descrição Tabela Convênio, deve-se associar a empresa e/ou cliente a essa tabela criada, para isso vá ao menu Cadastros > Empresas, ou pelo botão  na barra de menu rápido, e informe o código da empresa ou o nome da mesma e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.

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Em seguida deve-se associar essa condição a uma tabela de desconto, que também já foi cadastrada, no caso a Tabela Convênio.


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Figura 04 - Tabela de desconto Desconto - empresa Empresa


Para fazer essa associação  clique duas vezes em cima da linha, até aparecer o botão ,  clique nele para que seja aberta a tela de Cadastro das Tabelas de Desconto, escolha a tabela desejada para a condição selecionada.


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Figura 05 - Cadastro tabelas Tabelas de descontoDesconto


Assim que confirmar a tabela, saia do cadastro para que volte à tela anterior.

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Esta operação também pode ser feita no cadastro do cliente, o procedimento é exatamente igual.

Cadastro de Clientes

Vá ao menu Cadastros > Clientes, ou pelo botão  na barra de menu rápido, e localize o cliente e  clique em Edição(F2) ou F2, vá na aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto, e proceda da mesma maneira da Empresa.

A diferença entre o cadastro da empresa e do cliente, é que no cliente será exclusivo para o determinado cliente configurado, já no caso da empresa, as condições serão respeitadas para todos os clientes amarrados associados a essa empresa.


Aviso
titleImportante

No momento da venda se apenas a empresa estiver ligada a uma tabela de desconto, então os descontos serão aplicados de acordo com o que foi definido na tabela para a Empresa, porém se apenas o Cliente estiver ligado a uma tabela de desconto, a regra é a mesma, serão válidos os descontos definidos para o cliente.

E ainda se a Empresa e o Cliente estiverem ligados a uma tabela de desconto, poderá ser escolhida qual condição utilizar.


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Figura 06 - Seleção da condição Condição de pagamentoPagamento


Nota
Nota
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Para visualizar de onde está vindo o desconto concedido (Tabela de Desconto - Empresa ou Cliente, Cadastro de Produtos, Desc. Automático etc.), utilize o atalho Ctrl + Alt + D na tela de vendas. 

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Tela de Vendas

Busca da empresa e do cliente

Na tela de vendas terminal caixa ou balcão, entre com o usuário, em seguida com o nome da empresa que deseja fazer a venda, pode ser colocado apenas uma parte do nome da empresa, pressionando Enter, será mostrada uma tela de pesquisa de empresas, selecione a empresa desejada e com Enter saia da tela.


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Figura 07 - Pesquisa empresaEmpresa


Logo em seguida já será exibida uma tela, como a Figura 08 mostra, para que informe o cliente, este pode ser pesquisado por nome, chapa, código entre outros dados do cadastro, mas isso deve ser configurado no cadastro da empresa.

Independente dessas configurações a busca padrão é pelo nome do cliente.

Então digite o nome deste ou parte dele e pressione Enter e será mostrada outra tela, como mostra a Figura 09, com os clientes cadastrados e suas respectivas informações, selecione o cliente desejado e novamente com um Enter saia da tela.


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Figura 08 - Pesquisa clienteCliente


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Figura 09 - Clientes encontradosEncontrados


Assim que sair da tela acima, será retornado à tela de pesquisa de clientes, porém com o número da chapa preenchido no lugar do nome que foi pesquisado, como mostra a Figura 10.

Para aparecer o restante dos dados do cliente pressione Enter, em seguida apenas confirme com Image Removed Image Added.

Alguns clientes possuem restrições de venda, então pode ser que logo que confirmar essa tela apareça outra com algumas informações de venda para o cliente selecionado, apenas confirme também.


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Figura 10 - Dados do cliente selecionadoCliente Selecionado


Após confirmar os dados do cliente, a condição de pagamento será preenchida automaticamente ou então será exibida uma tela como a Figura 06 exibida anteriormente, para que seja escolhida a condição.

Cadastrando o cliente no ato da venda

Se não encontrar o cadastro do cliente desejado, pode-se cadastrá-lo no momento que a venda estiver sendo efetuada, para isso basta informar o usuário e o nome da empresa, assim que a tela de pesquisa de clientes for exibida, saia dela com Esc e então pressione a tecla F7, confirme o usuário e será exibida a seguinte tela:


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Figura 11 - Cadastro de clientes simplificadoClientes Simplificado


Preencha os campos necessários e confirme com o botão  ou pela tecla de atalho F3, e logo que confirmar retornará a tela de pesquisa de cliente, informe o nome ou chapa do cliente que acabou de ser cadastrado e assim que os dados estiverem completos na tela de pesquisa como foi exibido na Figura 10 mais acima, confirme com .

Em seguida pode-se prosseguir a venda.

 


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Nota
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Para ativar a opção de cadastro resumido vá até o menu Configurações > Filiais > Venda opção Cad. de Clientes Resumido

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Ao inserir os itens da venda, serão concedidos descontos de acordo com o que foi configurado na tabela de desconto que estiver sendo utilizada no momento.


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Figura 12 - Desconto concedido Concedido pela tabela Tabela de desconto convênioDesconto Convênio


Nesta tabela foi configurado um desconto automático de 15% 11,35% para todos os grupos de produtos, porém se for utilizada a outra tabela configurada para o cliente, não haverá desconto concedido.


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Figura 13 - Tabela de desconto Desconto a vistaVista


Nota
titleNota

As tabelas de desconto são configuradas de acordo com a necessidade e o desejo do cliente. 


Em seguida, basta finalizar a venda com Esc e escolher a opção Image Removed Image Added.

Confirme o tipo de pagamento Convênio e com o botão  (ou pela tecla de atalho F3) finalize para que seja impresso o cupom fiscal e então a venda já será inclusa na conta do cliente no Contas à Receber.