As vendas no convênio são muito semelhantes as vendas a vista, a diferença básica é que obrigatoriamente deve haver uma empresa e um cliente selecionado, além da condição de pagamento ser Convênio.

Para ter uma condição de pagamento Convênio cadastrada, deve-se seguir os seguintes passos:

Cadastro de Tipos de Pagamento

Primeiramente deve-se cadastrar o Tipo de Pagamento, para isso vá ao menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento clique no botão  ou pela tecla de atalho F3 para verificar se o tipo já existe, caso não exista, inclua com o botão  ou pelo atalho F5.

Preencha os campos necessários.


Figura 01 - Cadastro de Tipo de Pagamento


De preferência coloque a descrição como Convênio para que não haja confusões no momento da venda, e no campo Tipo Pagto. escolha Convênio.

O campo Aviso de Sangria a cada é utilizado no tipo de pagamento Dinheiro ou outros que entram fisicamente no caixa e o campo Máximo Parcelas é utilizado somente para tipos de pagamento Cartão.

Após inserir essas informações para o Convênio, salve o cadastro no botão  ou pelo atalho Ctrl + G.


Cadastro de Formas de Pagamento

Em seguida será necessário cadastrar a Forma de Pagamento para que esta seja associada ao Tipo de Pagamento já cadastrado.

Para isso vá em Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Formas de Pagamento, proceda da mesma maneira que no cadastro anterior, pesquise se a forma de pagamento já existe  clicando no botão  ou pela tecla de atalho F3.

Não existindo, inclua com o botão  ou F5


Figura 02 - Cadastro de Forma de Pagamento


Recomenda-se que a descrição desta forma de pagamento também seja Convênio para que se evitem transtornos.

O campo Venci. dia Venda  fica a critério do cliente, o S indica que o vencimento da conta será exatamente no mesmo dia que a compra foi efetuada, porém daqui a 30 dias conforme o campo Dias Prazo , já o N indica que o vencimento da conta será no próximo dia útil ao dia da compra, também em 30 dias.

Num. Parcelas , define em quantas parcelas, ou em quantas vezes poderá ser dividido o pagamento da venda, sendo definido co campo Dias Prazo  como será feita a distribuição dessas parcelas.

Para que sejam contados 30 dias no vencimento a primeira parcela deve estar configurada com 0 dias de prazo e não 30, pois, se estiver desta forma, serão contados 60 dias.

O motivo dessa configuração é que o cadastro da empresa normalmente já está configurado para somar 30 dias à data da venda, sendo assim, em uma forma de pagamento com número de parcelas igual a 3, os dias prazo devem ser informados como 0, 30 e 60. 


Para ligar o tipo de pagamento à essa forma de pagamento cadastrada  clique na coluna Aceita correspondente ao tipo de pagamento desejado e com a barra de espaço do teclado altere de Não para Sim .

A Figura 03 ilustra um exemplo de uma venda com 30 dias de vencimento:


Figura 03 - Contas a Receber


A primeira linha selecionada é um exemplo de que o campo Venci. dia Venda estava marcado com N, e na segunda e terceira linha, o campo estava marcado com S.

Retornando ao cadastro de Formas de Pagamento, o campo Dias Prazo é alterado de acordo com o número de parcelas selecionadas no campo NumParcelas .

Assim que a quantidade de parcelas    para o convênio estiver definida, salve o cadastro no botão  ou pelo atalho Ctrl + G.

Logo em seguida será exibida outra parte da tela, onde se deve associar os tipos de pagamento que aceitam a forma de pagamento que acabou de ser cadastrada .

Neste caso, associe Convênio à Convênio, marcando o campo Aceita com Sim e o cadastro já estará finalizado.


Tabela de Descontos

O próximo passo é criar uma Tabela de Desconto para que esta possa ser associada às Condições de Pagamento no cadastro da empresa e/ou do cliente.

Dúvidas sobre como criar a tabela de desconto ? Verifique o artigo Tabelas de Desconto e Condições de Pagamento

Cadastro de Empresa

Após a criação da tabela de desconto com descrição Tabela Convênio, deve-se associar a empresa e/ou cliente a essa tabela criada, para isso vá ao menu Cadastros > Empresas, ou pelo botão  na barra de menu rápido, e informe o código da empresa ou o nome da mesma e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.

Quando for localizada, clique em Edição(F2) ou F2, em seguida,  clique na aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto.

Serão exibidas as condições de pagamento tipos e formas de pagamento já associados anteriormente, então neste momento deve-se escolher qual (is) condição (ões) de pagamento e qual (is) tabela (s) de desconto será (ão) aceita (s) para a empresa selecionada.

Observe a Figura 04, onde foi selecionada a condição de pagamento Convênio tipo de pagamento - Convênio forma de pagamento que foram cadastrados previamente.

Em seguida deve-se associar essa condição a uma tabela de desconto, que também já foi cadastrada, no caso a Tabela Convênio.


Figura 04 - Tabela de Desconto - Empresa


Para fazer essa associação  clique duas vezes em cima da linha, até aparecer o botão  clique nele para que seja aberta a tela de Cadastro das Tabelas de Desconto, escolha a tabela desejada para a condição selecionada.


Figura 05 - Cadastro Tabelas de Desconto


Assim que confirmar a tabela, saia do cadastro para que volte à tela anterior.

O último passo é confirmar que a tabela de desconto escolhida é aceita na condição de pagamento, então deixe o campo Aceita marcado com Sim.

Se desejar que a condição seja padrão toda vez que for feita alguma venda no convênio para a empresa, basta pressionar a tecla F7 sobre a condição, esta ficará em destaque com uma tarja amarela.

Esta operação também pode ser feita no cadastro do cliente, o procedimento é exatamente igual.


Cadastro de Clientes

Vá ao menu Cadastros > Clientes, ou pelo botão  na barra de menu rápido, e localize o cliente e  clique em Edição(F2) ou F2, vá na aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto, e proceda da mesma maneira da Empresa.

A diferença entre o cadastro da empresa e do cliente, é que no cliente será exclusivo para o determinado cliente configurado, já no caso da empresa, as condições serão respeitadas para todos os clientes associados a essa empresa.

No momento da venda se apenas a empresa estiver ligada a uma tabela de desconto, então os descontos serão aplicados de acordo com o que foi definido na tabela para a Empresa, porém se apenas o Cliente estiver ligado a uma tabela de desconto, a regra é a mesma, serão válidos os descontos definidos para o cliente.

E ainda se a Empresa e o Cliente estiverem ligados a uma tabela de desconto, poderá ser escolhida qual condição utilizar.


Figura 06 - Seleção da Condição de Pagamento

Para visualizar de onde está vindo o desconto concedido (Tabela de Desconto - Empresa ou Cliente, Cadastro de Produtos, Desc. Automático etc.), utilize o atalho Ctrl + Alt + D na tela de vendas. 

Tela de Vendas

Busca da empresa e do cliente

Na tela de vendas terminal caixa ou balcão, entre com o usuário, em seguida com o nome da empresa que deseja fazer a venda, pode ser colocado apenas uma parte do nome da empresa, pressionando Enter, será mostrada uma tela de pesquisa de empresas, selecione a empresa desejada e com Enter saia da tela.


Figura 07 - Pesquisa Empresa


Logo em seguida já será exibida uma tela, como a Figura 08 mostra, para que informe o cliente, este pode ser pesquisado por nome, chapa, código entre outros dados do cadastro, mas isso deve ser configurado no cadastro da empresa.

Independente dessas configurações a busca padrão é pelo nome do cliente.

Então digite o nome deste ou parte dele e pressione Enter e será mostrada outra tela, como mostra a Figura 09, com os clientes cadastrados e suas respectivas informações, selecione o cliente desejado e novamente com um Enter saia da tela.


Figura 08 - Pesquisa Cliente


Figura 09 - Clientes Encontrados


Assim que sair da tela acima, será retornado à tela de pesquisa de clientes, porém com o número da chapa preenchido no lugar do nome que foi pesquisado, como mostra a Figura 10.

Para aparecer o restante dos dados do cliente pressione Enter, em seguida apenas confirme com .

Alguns clientes possuem restrições de venda, então pode ser que logo que confirmar essa tela apareça outra com algumas informações de venda para o cliente selecionado, apenas confirme também.


Figura 10 - Dados do Cliente Selecionado


Após confirmar os dados do cliente, a condição de pagamento será preenchida automaticamente ou então será exibida uma tela como a Figura 06 exibida anteriormente, para que seja escolhida a condição.


Cadastrando o cliente no ato da venda

Se não encontrar o cadastro do cliente desejado, pode-se cadastrá-lo no momento que a venda estiver sendo efetuada, para isso basta informar o usuário e o nome da empresa, assim que a tela de pesquisa de clientes for exibida, saia dela com Esc e então pressione a tecla F7, confirme o usuário e será exibida a seguinte tela:


Figura 11 - Cadastro de Clientes Simplificado


Preencha os campos necessários e confirme com o botão  ou pela tecla de atalho F3, e logo que confirmar retornará a tela de pesquisa de cliente, informe o nome ou chapa do cliente que acabou de ser cadastrado e assim que os dados estiverem completos na tela de pesquisa como foi exibido na Figura 10 mais acima, confirme com .

Em seguida pode-se prosseguir a venda.

Para ativar a opção de cadastro resumido vá até o menu Configurações > Filiais > Venda opção Cad. de Clientes Resumido


Ao inserir os itens da venda, serão concedidos descontos de acordo com o que foi configurado na tabela de desconto que estiver sendo utilizada no momento.


Figura 12 - Desconto Concedido pela Tabela de Desconto Convênio


Nesta tabela foi configurado um desconto automático de 11,35% para todos os grupos de produtos, porém se for utilizada a outra tabela configurada para o cliente, não haverá desconto concedido.


Figura 13 - Tabela de Desconto a Vista

As tabelas de desconto são configuradas de acordo com a necessidade e o desejo do cliente. 

Em seguida, basta finalizar a venda com Esc e escolher a opção .

Confirme o tipo de pagamento Convênio e com o botão  (ou pela tecla de atalho F3) finalize para que seja impresso o cupom fiscal e então a venda já será inclusa na conta do cliente no Contas à Receber.