Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo do

...

Aplicativo

Funcionamento do aplicativo IntegracoesEcommerce.exe com a configuração referente à loja virtual "Caffè Digital"

O aplicativo citado será executado e controlado pelo integracoes.exe, executando manipulações internas no sistema e externas na loja virtual, unindo-se assim as duas plataformas e facilitando o trabalho do operador de ambos os sistemas.

Configurando o

...

Aplicativo


Importante
Aviso
title

Antes da configuração do aplicativo, a configuração do produto TAXA DE ENTREGA no CADASTRO DE FILIAIS aba ENTREGA, campo "Impr. prod. como taxa de entrega" do Sistema Linx BIG Farma Big é imprescindivelmente necessária, pois é através do produto informado nesta configuração que o frete dos pedidos serão mapeados para o Sistema Linx Farma Big.


Figura 01 - Configuração do produto TAXA Produto TAXA DE ENTREGA


Nota

...

Para saber mais sobre cadastrar produto como frete, selecione o artigo

Passo 01

Com os devidos aplicativos atualizados, a informação da nova integração adicionada é disponibilizada, juntamente com a opção de seleção de qual loja virtual estará configurada para a loja em questão.


Image RemovedImage Added

Figura 02 - Integrações Linx Farma Big

Passo

...

02

Selecione qual loja virtual será utilizada.

...

Ao selecionar a loja virtual que será utilizada, o logotipo da mesma será exibida no lugar do logotipo da Linx Farma Big.


Image RemovedImage Added

Figura 03 – Seleção da loja virtualLoja Virtual

Passo

...

03

Após selecionar qual loja virtual será utilizada, selecione a opção "Habilitada".

...

Esta permissão encontra-se no menu Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários.

 

title
Nota
Nota

Dúvidas sobre cadastro de grupos de usuários ?  Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos

Passo

...

04

Com a integração habilitada, as demais configurações para pleno funcionamento devem ser efetuadas.

...

Figura 04 - Configuração da integração Integração - aba geralAba Geral


Sendo:

 - As vendas sempre são efetuadas por um usuário, o mesmo padrão é utilizado para uma venda na loja virtual, sendo assim, um usuário deverá ser informado para que todas as vendas efetivadas na loja virtual sejam amarradas ao seu código. Todos os usuários ativos e que são vendedores estarão listados para a seleção.

...

Figura 05 - Configuração da integração Integração - aba condições Condições de pagamentoPagamento, preço Preço e produtoProduto


 - Um cliente que compra na loja virtual, talvez não seja um cliente da loja física. Sendo assim há a necessidade de se cadastrar este cliente no Sistema Linx Farma Big. Para efetuar o cadastro, é necessário ter uma empresa, aqui descrita como "Empresa Loja Virtual", agregando todos estes e os demais. Esta empresa também terá papel fundamental nos próximos itens.

...

 - Demonstra a relação entre os tipos de pagamento retornados pelo WebService com as condições de pagamentos disponíveis na "Empresa Loja Virtual". Deve-se para cada tipo de pagamento retornado, selecionar qual será a condição subsequente utilizada na Venda  clicando duas vezes rapidamente em cima da coluna "Utilizar Condição de pagamento" referente ao tipo de pagamento desejado, ou  clicando duas vezes pausadamente, o botão  (três pontos) será exibido para seleção quando acionado, exibindo a tela abaixo:


Figura 06 - Associar tipo Tipo de pagamento Pagamento com condição Condição de pagamentoPagamento


Caso o tipo de pagamento não for "Cartão" uma mensagem será exibida informando que este tipo de pagamento não terá parcelamento, mesmo que a venda no e-commerce seja parcelada.

...

Figura 08 - Configuração da integração Integração - aba execuçãoExecução


 - Esta grade exibe quais são as operações implementadas para a loja virtual que está sendo configurada, são elas:

    • Enviar EstoqueEnvia o estoque dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Processar PedidosImporta os pedidos disponíveis pelo Ecommerce da CaffeDigital.

    • Atualizar Status PedidoAtualiza o status dos pedidos no Ecommerce com base na situação das pedidos (cesta entrega) no Sistema Linx Big.

    • Enviar PreçosEnvia o preço dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Consultar ProdutosConsulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do Sistema Linx Farma Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do Sistema Linx Big e o campo "referencia" do Ecommerce.


title
Aviso
Importante
  • Apenas os produtos vinculados com o Ecommerce são considerados na execução das atividades do IntegraçãoEcommerce.
  • O vinculo dos produtos é feito no cadastro dos itens no Ecommerce, onde deve ser informado o produto_id do Sistema Linx Big no campo "referencia" do Ecommerce.
  • Para que os pedidos sejam importados é necessário que os produtos e a forma de pagamento utilizada na compra esteja vinculada com o Sistema Linx Farma Big, caso não exista o vinculo um alerta será exibido no IntegraçõesEcommerce. Caso o cliente do pedido não exista no Sistema Linx Farma Big ou exista mas pertença a uma empresa diferente da que esta configurada na Integração será realizado o cadastro automático do mesmo, sendo que o vinculo é feito através do CPF.  

...

 - Esta é a parte mais importante da configuração, onde deve-se informar quais serão os horários de execução de cada operação mencionada no item anterior, ou seja, em quais momentos o aplicativo irá se comunicar com a loja virtual efetuando a operação a que se refere.

Detalhamento das

...

Operações Disponíveis para a Caffè Digital

Consultar Produtos

  • Recomendado ser a primeira atividade a executada.  
  • Consulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do Sistema Linx Farma Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do Sistema Linx Farma Big e o campo "referencia" do Ecommerce, sendo que o valor do "produto_id" do produto do Sistema Linx Farma Big deve ser informado no cadastro do item no Ecommerce. Os itens vinculados são armazenados em tabela auxiliares na base de dados do Sistema Linx Farma Big.

Importação de vendas efetuadas na loja virtual

O horário para a operação de importar pedidos deve estar previamente cadastrado nas configurações já citadas.

...

O ícone da entrega no controle de entregas fica configurado para "Loja virtual" conforme a legenda e a Figura 09 abaixo:


Image RemovedImage Added

Figura 09 - Controle de entregas Entregas - loja virtualLoja Virtual


Atualmente não existe parcelamento para entregas, porém a venda na loja virtual permite o pagamento parcelado, sendo assim quando houver parcelas, uma tela com o parcelamento (conforme padrão do sistema e vendas) é aberto já configurado com a quantidade que a venda foi parcelada.


Image RemovedImage Added

Figura 10 - Parcelamento

...

Na finalização da entrega o parâmetro de "Efetuar transação de cartão de crédito", item   da Figura 03,  será verificado para decidir se irá efetuar a transação TEF ou não (em caso da condição estar configurada para se utilizar TEF no Sistema Linx Farma BIGBig)

Este procedimento é transparente para o usuário.

...

O valor do frete do pedido é importado para o item configurado como TAXA DE ENTREGA.

Envio de estoque loja virtual

  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Sistema Linx Farma Big e consumido pelo Ecommerce.

...

  • Ao realizar a operação de envio de estoque é verificado o valor final do estoque informado na tabela auxiliar e comparado com a tabela de estoque do Sistema Linx Farma Big, caso exista diferença será enviado o valor do estoque final dos produtos.

Envio de preços para a loja virtual

  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Sistema Linx Farma Big e consumido pelo Ecommerce.

...

Ao contrário, o preço 1 do cadastro de produto principal será assumido como "preço DE" e o preço 2 do cadastro de produto será o "preço POR".

Atualização de status

Conforme configurado os horários de execução,  a rotina de atualização de status é executada. A rotina consiste em atualizar a situação do pedido na loja virtual conforme sua situação no Linx Farma Big.

...

Atualmente é possível verificar o plano de execução das integrações acessando o aplicativo Integracoes.exe e  clicando no botão , e será exibida uma tela mostrando a sequencia de execução de todas as rotinas configuradas no aplicativo, desta forma, permite-se um planejamento de execução mais apurado, visto que o usuário pode visualizar se uma operação prioritária está sendo executada após rotinas de menos prioridade.


Figura 11 - Tarefas agendadasAgendadas


Uma forma mais detalhada de visualizar as últimas tarefas executadas é acessando a integração do ecommerce configurado,  clicando em seu logotipo.

Figura 12 abaixo é exibida, com um detalhamento mais apurado como: status de execução, hora que iniciou a execução e hora que finalizou a execução.


Figura 12 - Integração loja virtualLoja Virtual


Nota
titleNota

No Linx Farma Big na aba "Notificações" é possível visualizar mensagens de notificação e de erro que ocorreram durante a execução das operações.

Com esta opção, o administrador do site pode verificar pedidos que não foram importados, produtos que não tiveram seu estoque atualizado e monitoramento de mensagens de erro que possam impedir o pleno funcionamento da integração. 

Informações

...

Adicionais

Código das Operações :

Enviar Fabricantes

1

Enviar Especificações

2

Enviar Princípio Ativo

3

Enviar Produtos

4

Enviar Estoque5

Processar Pedidos

6

Atualizar Status dos Pedidos

7

Verificação Liberação Serviço na BIG

8

Enviar Preços9
Consultar Produtos10


Código dos Status da Atividades:

Agendada

0

Em Execução

1

Executada com Sucesso2
Executada com Erro3


Parâmetros de configuração no sistema_big.ini:

...