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Objetivo do Aplicativo

Funcionamento do aplicativo IntegracoesEcommerce.exe com a configuração referente à loja virtual "Caffè Digital"

O aplicativo citado será executado e controlado pelo integracoes.exe, executando manipulações internas no sistema e externas na loja virtual, unindo-se assim as duas plataformas e facilitando o trabalho do operador de ambos os sistemas.

Configurando o Aplicativo

Antes da configuração do aplicativo, a configuração do produto TAXA DE ENTREGA no CADASTRO DE FILIAIS aba ENTREGA, campo "Impr. prod. como taxa de entrega" do Linx Big é imprescindivelmente necessária, pois é através do produto informado nesta configuração que o frete dos pedidos serão mapeados para o Linx Big.


Figura 01 - Configuração do Produto TAXA DE ENTREGA

Para saber mais sobre cadastrar produto como frete, selecione o artigo

PASSO 01

Com os devidos aplicativos atualizados, a informação da nova integração adicionada é disponibilizada, juntamente com a opção de seleção de qual loja virtual estará configurada para a loja em questão.


Figura 02 - Integrações Linx Big

PASSO 02

Selecione qual loja virtual será utilizada.

Para a exemplificação deste documento será utilizada a loja virtual "Caffè Digital".

Ao selecionar a loja virtual que será utilizada, o logotipo da mesma será exibida no lugar do logotipo da Linx Big.


Figura 03 – Seleção da Loja Virtual

PASSO 03

Após selecionar qual loja virtual será utilizada, selecione a opção "Habilitada".

Este procedimento deve ser efetuado por um supervisor com a permissão "PERMITIR HABILITAR INTEGRAÇÕES".

Esta permissão encontra-se no menu Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários.

Dúvidas sobre cadastro de grupos de usuários ?  Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos

PASSO 04

Com a integração habilitada, as demais configurações para pleno funcionamento devem ser efetuadas.

Para isso, basta  clicar no logotipo da loja virtual para que abra a tela de atividades, que será descrita posteriormente, e em seguida no botão .


Figura 04 - Configuração da Integração - Aba Geral


Sendo:

 - As vendas sempre são efetuadas por um usuário, o mesmo padrão é utilizado para uma venda na loja virtual, sendo assim, um usuário deverá ser informado para que todas as vendas efetivadas na loja virtual sejam amarradas ao seu código. Todos os usuários ativos e que são vendedores estarão listados para a seleção.

 - Esta opção define se o sistema irá efetuar uma transação TEF, caso configurado. Esta configuração é necessária para atender a necessidade de lojas virtuais que não possuem integração com as operadoras de cartão de crédito, tendo assim a transação TEF sendo efetuada pelo sistema de Vendas (Vendas.exe). Tendo a maioria independência nesta questão, no caso da Caffè Digital, não há a necessidade de efetuar a transação, visto que a loja virtual já efetuou e efetivou a mesma.

 - O Endereço do WebsService de integração, é a URL disponibilizada pela empresa responsável pelo desenvolvimento da loja virtual, onde há uma API de integração disponibilizando os métodos para efetuar as rotinas cabíveis.

 - Em alguns casos há a necessidade de autenticação para ter acesso a API. Desta forma, deve-se informar o usuário e senha que serão utilizados.

 - Mesmo procedimento acima.


Figura 05 - Configuração da Integração - aba Condições de Pagamento, Preço e Produto


 - Um cliente que compra na loja virtual, talvez não seja um cliente da loja física. Sendo assim há a necessidade de se cadastrar este cliente no Linx Big. Para efetuar o cadastro, é necessário ter uma empresa, aqui descrita como "Empresa Loja Virtual", agregando todos estes e os demais. Esta empresa também terá papel fundamental nos próximos itens.

 - Levando a empresa selecionada como parâmetro, caso a loja deseje enviar os preços de seu cadastro utilizando uma tabela de descontos, deve-se marcar a opção "Utilizar tabela de descontos no envio de preços" e logo abaixo selecionar qual a tabela de desconto que irá ser utilizada. As tabelas exibidas são as permitidas pela empresa configurada como "Empresa Loja Virtual". Para maiores detalhes de como os preços serão obtidos,  clique no botão .

 - Demonstra a relação entre os tipos de pagamento retornados pelo WebService com as condições de pagamentos disponíveis na "Empresa Loja Virtual". Deve-se para cada tipo de pagamento retornado, selecionar qual será a condição subsequente utilizada na Venda  clicando duas vezes rapidamente em cima da coluna "Utilizar Condição de pagamento" referente ao tipo de pagamento desejado, ou  clicando duas vezes pausadamente, o botão  (três pontos) será exibido para seleção quando acionado, exibindo a tela abaixo:


Figura 06 - Associar Tipo de Pagamento com Condição de Pagamento


Caso o tipo de pagamento não for "Cartão" uma mensagem será exibida informando que este tipo de pagamento não terá parcelamento, mesmo que a venda no e-commerce seja parcelada.

 - Quando uma integração com a loja virtual é desenvolvida, alguns retornos para os tipos de pagamento são adicionados como padrão.  Clicando no botão  esta opção insere automaticamente estes tipos de pagamento.

 - Caso surgir a necessidade, um novo tipo de pagamento retornado pelo WebService pode ser adicionado sem a necessidade de alteração do aplicativo. Basta  clicar no botão  para que a tela abaixo seja exibida e a descrição seja informada. A descrição deve ser idêntica ao retorno da loja virtual (esta informação deve ser obtida com a equipe de desenvolvimento da loja virtual).


Figura 07 - Adicionar Tipo de Pagamento


 - No botão  é possível definir os grupos desejados utilizando-se das teclas padrão de marcação do Linx Big. Alguns filtros estão disponíveis, porém por padrão vem desmarcados.

Não enviar produtos do tipo "Serviço": Caso esta opção esteja marcada as informações dos produtos (estoque, preço, etc) do tipo "Serviço" não serão enviados para o Ecommerce.

Liberar medicamento antimicrobiano para venda remota: Não é considerado nesta integração. É utilizado na atividade de "Enviar Produtos" para o Ecommerce Vannon.

Enviar descrição de etiqueta de gôndola: Não é considerado nesta integração. É utilizado apenas na atividade "Enviar Produtos" do Ecommerce Vannon. Caso esta opção esteja marcada, será enviado a "Descrição do produto para Etiqueta", se ela não estiver vazia, caso esteja será enviado a descrição do produto.

Não enviar estoque de produtos: Caso esta opção esteja marcada não será enviado o estoque dos produtos para o Ecommerce.

Enviar quantidade consolidada de estoque: Caso esta opção esteja marcada será enviado a somatória do estoque das lojas, caso contrário será enviado o estoque da loja configurada na integração.

Não considerar estoque reservado: Caso esta opção esteja marcada não será considerado o estoque reservado dos itens no valor do estoque enviado ao Ecommerce.


Figura 08 - Configuração da Integração - aba Execução


 - Esta grade exibe quais são as operações implementadas para a loja virtual que está sendo configurada, são elas:

    • Enviar EstoqueEnvia o estoque dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Processar PedidosImporta os pedidos disponíveis pelo Ecommerce da CaffeDigital.

    • Atualizar Status PedidoAtualiza o status dos pedidos no Ecommerce com base na situação das pedidos (cesta entrega) no Sistema Linx Big.

    • Enviar PreçosEnvia o preço dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Consultar ProdutosConsulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do Linx Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do Sistema Linx Big e o campo "referencia" do Ecommerce.
  • Apenas os produtos vinculados com o Ecommerce são considerados na execução das atividades do IntegraçãoEcommerce.
  • O vinculo dos produtos é feito no cadastro dos itens no Ecommerce, onde deve ser informado o produto_id do Linx Big no campo "referencia" do Ecommerce.
  • Para que os pedidos sejam importados é necessário que os produtos e a forma de pagamento utilizada na compra esteja vinculada com o Linx Big, caso não exista o vinculo um alerta será exibido no IntegraçõesEcommerce. Caso o cliente do pedido não exista no Sistema Linx Big ou exista mas pertença a uma empresa diferente da que esta configurada na Integração será realizado o cadastro automático do mesmo, sendo que o vinculo é feito através do CPF.  


 - Esta é a parte mais importante da configuração, onde deve-se informar quais serão os horários de execução de cada operação mencionada no item anterior, ou seja, em quais momentos o aplicativo irá se comunicar com a loja virtual efetuando a operação a que se refere.

Detalhamento das Operações Disponíveis para a Caffè Digital

CONSULTAR PRODUTOS

  • Recomendado ser a primeira atividade a executada.  
  • Consulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do Linx Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do Linx Big e o campo "referencia" do Ecommerce, sendo que o valor do "produto_id" do produto do Linx Big deve ser informado no cadastro do item no Ecommerce. Os itens vinculados são armazenados em tabela auxiliares na base de dados do Linx Big.


Importação de vendas efetuadas na loja virtual

O horário para a operação de importar pedidos deve estar previamente cadastrado nas configurações já citadas.

Após a execução do aplicativo efetuando a operação de importação de vendas (pedidos), uma cesta entrega será criada com as informações contidas na loja virtual.

O ícone da entrega no controle de entregas fica configurado para "Loja virtual" conforme a legenda e a Figura 09 abaixo:


Figura 09 - Controle de Entregas - Loja Virtual


Atualmente não existe parcelamento para entregas, porém a venda na loja virtual permite o pagamento parcelado, sendo assim quando houver parcelas, uma tela com o parcelamento (conforme padrão do sistema e vendas) é aberto já configurado com a quantidade que a venda foi parcelada.


Figura 10 - Parcelamento


Na finalização da entrega o parâmetro de "Efetuar transação de cartão de crédito", item   da Figura 03,  será verificado para decidir se irá efetuar a transação TEF ou não (em caso da condição estar configurada para se utilizar TEF no Linx Big)

Este procedimento é transparente para o usuário.


Figura 11 - Frete


O valor do frete do pedido é importado para o item configurado como TAXA DE ENTREGA.


Envio de estoque loja virtual

  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Linx Big e consumido pelo Ecommerce.
  • Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
  • Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do Linx Big já suprem essas necessidades).
  • Será enviado apenas o estoque final do produto.
  • Estoque enviado é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
  • Ao realizar a operação de envio de estoque é verificado o valor final do estoque informado na tabela auxiliar e comparado com a tabela de estoque do Linx Big, caso exista diferença será enviado o valor do estoque final dos produtos.


Envio de preços para a loja virtual

  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Linx Big e consumido pelo Ecommerce.
  • Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
  • Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do Linx Big já suprem essas necessidades).
  • Estoque preço é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
  • Este procedimento leva em consideração o parâmetro de utilização da tabela de desconto. Caso esteja habilitado, o "preço de" e "preço por"  serão calculados conforme regras atuais de desconto aplicadas na venda.


Figura 10 - Produto - Preço De / Por


Ao contrário, o preço 1 do cadastro de produto principal será assumido como "preço DE" e o preço 2 do cadastro de produto será o "preço POR".


Atualização de status

Conforme configurado os horários de execução,  a rotina de atualização de status é executada. A rotina consiste em atualizar a situação do pedido na loja virtual conforme sua situação no Linx Big.

Quando um pedido é importado para o sistema de vendas, o status dele é PAGO, para cada ação aplicada no pedido, uma atualização de status pode ser realizada. Atualmente, o status Efetuado, Pago, Concluído e Cancelado estão previstos, porém a integração descrita apenas os status Concluído e Cancelado serão implementados, perante as condições e regras de negócio da empresa desenvolvedora da loja virtual.

Demonstração de atividades e notificações

Atualmente é possível verificar o plano de execução das integrações acessando o aplicativo Integracoes.exe e  clicando no botão , e será exibida uma tela mostrando a sequencia de execução de todas as rotinas configuradas no aplicativo, desta forma, permite-se um planejamento de execução mais apurado, visto que o usuário pode visualizar se uma operação prioritária está sendo executada após rotinas de menos prioridade.


Figura 11 - Tarefas Agendadas


Uma forma mais detalhada de visualizar as últimas tarefas executadas é acessando a integração do ecommerce configurado,  clicando em seu logotipo.

Figura 12 abaixo é exibida, com um detalhamento mais apurado como: status de execução, hora que iniciou a execução e hora que finalizou a execução.


Figura 12 - Integração Loja Virtual

No Linx Big na aba "Notificações" é possível visualizar mensagens de notificação e de erro que ocorreram durante a execução das operações.

Com esta opção, o administrador do site pode verificar pedidos que não foram importados, produtos que não tiveram seu estoque atualizado e monitoramento de mensagens de erro que possam impedir o pleno funcionamento da integração. 

Informações Adicionais

Código das Operações :

Enviar Fabricantes

1

Enviar Especificações

2

Enviar Princípio Ativo

3

Enviar Produtos

4

Enviar Estoque5

Processar Pedidos

6

Atualizar Status dos Pedidos

7

Verificação Liberação Serviço na BIG

8

Enviar Preços9
Consultar Produtos10


Código dos Status da Atividades:

Agendada

0

Em Execução

1

Executada com Sucesso2
Executada com Erro3


Parâmetros de configuração no sistema_big.ini:

- Alterar limite de envio de registros:

[ConfigEcommerce]

limiteRegistroEnvioDados=999