Versões comparadas

Chave

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titleAssunto

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Configurações necessárias para emissão das notas NF-e e NFC-e com layout 4.

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titleManual / Orientação

Solução/Orientação:

Para o correto funcionamento de vendas NFC-e e NF-e com certificado A3, utilizando o layout 4.00, deve seguir as orientações abaixo de configuração do Softpharma e Windows.

Configuração no Softpharma.

Release 179.5

NÃO HÁ CONFIGURAÇÃO A SER FEITA, ESTÁ PRÉ-DEFINIDO EM CÓDIGO, COM AS CONFIGURAÇÕES CORRETAS, NÃO É NECESSÁRIO ATUALIZAR O SOFTPHARMA.

Release 179.6

Pode ser ajustada a configuração do PAR121 para NF-e e no PAR127 para NFC-e, conforme abaixo, quando utilizando o certificado A3.

A configuração DEFAULT, deve funcionar.

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0 utilizando o Certificado Digital A3.

Até a Release 179.5

Não há configuração a ser realizada, ou seja, está pré-definido com as configurações corretas.

A partir da Release 179.6

Quando a loja utiliza o Certificado A3 deverá acessar os programas abaixo na aba Certificado, ao marcar o parâmetro Configurações de exceções, habilitará os campos que permitirão as configurações conforme a sua necessidade.

  • Configurações NFC-e (Parâmetros > Configurações)
  • Configurações NF-e (Parâmetros > Configurações)

No entanto, Image Added clique em Image Added

Image Added

Figura 01 - Tela de configuração

Outras configurações

Configuração de opções de internet

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Estamos no período de transição da NF-e 3.10 para a 4.00, e estamos enfrentando problemas relacionados à nova versão. Um dos problemas mais recorrentes é referente ao Protocolo TLS 1.2.

O Protocolo TLS 1.2 passa a ser obrigatório para emissão de NF-e e NFC-e a partir da NF-e 4.00. Conforme descrito na NT 2016.002, o Protocolo SSL foi substituído pelo TLS 1.2 por questões de segurança.

Os Webservices dos documentos fiscais NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e não aceitarão mais documentos fiscais emitidos através do Protocolo de Comunicação SSL.

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Para ativar o Protocolo TLS 1.2 no Windows, acesse o programa Propriedades de Internet, localizado em Painel de Controle > Opções da Internet, e marque as opções de TLS conforme imagem abaixo:

Image Modified

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Figura 02 - Opções da internet


Observações:

  • Caso estas opções estejam bloqueadas para alteração, acessar a pasta /Softpharma/Cert e executar o arquivo DeletarRegistrodaValoresdeInternetConfiguradoParaoSoftpharma.bat, que as opções avançadas estarão liberadas.

  • Caso apresente algum erro validar se existe alguma atualização disponível para o Windows, caso exista pedir ao cliente para realizar esta atualização.

  • Caso o cliente esteja no estado de Goias temos uma normativa específica.

  • Além dessas configurações de TLS/SSL, algumas versões Windows não dão suporte ao protocolo TLS 1.2.

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  • Verifique o Sistema Operacional (Windows) que esta instalado na máquina, visto que para o devido funcionamento da versão 4.00 não deverá possuir os Sistemas Operacionais abaixo, caso possua um desses, recomendamos a instalação de uma outra versão compatível.

    • Windows Server 2003

    • Windows Server 2008

    • Windows Server 2008

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    • SP2

    • Windows Server 2008 - R2 SP1

    • Windows 7 - Sem SP1

    • Windows 8

    • Windows Vista

    • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão do sistema operacional.

http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/post/ver/230617/sefaz-divulga-instrucoes-sobre-a-nova-versao-4.0

Mesmo ajustando as configurações do windows e Softpharma, continua com erro, o Windows deve ser atualizado.

A atualização do Windows não é feita pelo suporte Softpharma, deve orientar o cliente a procurar o técnico de máquinas, caso tenha alguma dúvida no processo de atualização do Windows.

Você ainda pode ter problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, portanto, será necessário executar o Windows Update para que as atualizações necessárias sejam instalados, e o protocolo seja habilitado.

Obs.: Após http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/post/ver/230617/sefaz-divulga-instrucoes-sobre-a-nova-versao-4.0
Aviso

Caso o erro persista efetue a atualização do Windows, no entanto esse procedimento deve ser realizado pelo técnico de máquinas da sua loja. Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.

Ainda temos os problemas de infraestrutura, firewall ou antivírus, solicitamos que entre em contato com o T.I. responsável pela manutenção da empresa.

http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/post/ver/230617/sefaz-divulga-instrucoes-sobre-a-nova-versao-4.0

Painel
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titleAssuntos Relacionados


Dica

Para mais informações sobre as instruções das versão 4.0, clique aqui.