Configurações necessárias para emissão das notas NF-e e NFC-e com layout 4.0 utilizando o Certificado Digital A3.

Até a Release 179.5

Não há configuração a ser realizada, ou seja, está pré-definido com as configurações corretas.

A partir da Release 179.6

Quando a loja utiliza o Certificado A3 deverá acessar os programas abaixo na aba Certificado, ao marcar o parâmetro Configurações de exceções, habilitará os campos que permitirão as configurações conforme a sua necessidade.

  • Configurações NFC-e (Parâmetros > Configurações)
  • Configurações NF-e (Parâmetros > Configurações)

No entanto,  clique em 

Figura 01 - Tela de configuração

Outras configurações

Configuração de opções de internet

O Protocolo TLS 1.2 passa a ser obrigatório para emissão de NF-e e NFC-e a partir da NF-e 4.00. Conforme descrito na NT 2016.002, o Protocolo SSL foi substituído pelo TLS 1.2 por questões de segurança.

Os Webservices dos documentos fiscais NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e não aceitarão mais documentos fiscais emitidos através do Protocolo de Comunicação SSL.

Para ativar o Protocolo TLS 1.2 no Windows, acesse o programa Propriedades de Internet, localizado em Painel de Controle > Opções da Internet, e marque as opções de TLS conforme imagem abaixo:


Figura 02 - Opções da internet


Observações:

  • Caso estas opções estejam bloqueadas para alteração, acessar a pasta /Softpharma/Cert e executar o arquivo DeletarRegistrodaValoresdeInternetConfiguradoParaoSoftpharma.bat, que as opções avançadas estarão liberadas.

  • Caso apresente algum erro validar se existe alguma atualização disponível para o Windows, caso exista pedir ao cliente para realizar esta atualização.

  • Caso o cliente esteja no estado de Goias temos uma normativa específica.

  • Além dessas configurações de TLS/SSL, algumas versões Windows não dão suporte ao protocolo TLS 1.2.

  • Verifique o Sistema Operacional (Windows) que esta instalado na máquina, visto que para o devido funcionamento da versão 4.00 não deverá possuir os Sistemas Operacionais abaixo, caso possua um desses, recomendamos a instalação de uma outra versão compatível.

    • Windows Server 2003

    • Windows Server 2008

    • Windows Server 2008 – SP2

    • Windows Server 2008 - R2 SP1

    • Windows 7 - Sem SP1

    • Windows 8

    • Windows Vista

    • Windows XP

Caso o erro persista efetue a atualização do Windows, no entanto esse procedimento deve ser realizado pelo técnico de máquinas da sua loja. Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.


Para mais informações sobre as instruções das versão 4.0, clique aqui.