Versões comparadas

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O Terminal Comanda é destinado a restaurantes e lojas de conveniência com o objetivo de facilitar o controle de fluxo e consumo dos clientes. É utilizado para leitura e lançamento de comanda eletrônica, permitindo ao operador lançar e excluir produtos, excluir, consultar estoque, realizar pré-fechamento, além de conferência e pesagem de produtos que possuam a configuração a quilo através da integração com o sistema de balança.

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Para acessar o terminal comanda. informe o usuário e a senha do PDV e pressione Entrar.Image Removed

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Dica

O campo Usuário trará a lista de usuários e será possível realizar a busca e seleção do usuário cadastrado.

Nesta tela ainda serão apresentadas as informações relacionadas ao produto e ao estabelecimento tais como: nome do produto, versão, estabelecimento e CNPJ.

Ao efetuar login no terminal, tela inicial será apresentada:


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A partir da tela acima, no campo Informe a comanda será possível pesquisar e iniciar um consumo, basta digitar o número da comanda (ou prefixo+número - por exemplo: A1, A2, B3, C4 - caso tenha sido realizada a configuração de prefixo).

Através do botão Comandas Livres é possível consultar as comandas que estão livres para iniciar um atendimento. Ao clicar no botão, a lista com as comandas livres será apresentada. É possível selecionar uma comanda da lista ou no campo Pesquisar digitar o número da comanda (ou prefixo + número).

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O teclado numérico permitirá digitar a comanda, alterar quantidades e digitar os códigos de produtos, já os botões laterais apresentam as seguintes funcionalidades:

  • Image RemovedImage AddedPermite corrigir o número digitado. 
  • Tecla multiplicação. 
  • Tecla enter. Após digitado o número, permite buscar itens e comanda.

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Já na tela inicial de vendas, ao clicar no botão F1, serão apresentadas todas as teclas de atalho para navegação relacionadas a consulta de estoque e comanda e para pesquisar comandas abertas/pendentes.


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Ao clicar no botão Visita Virtual o usuário será direcionado para a página de atendimento ao cliente Linx onde, em caso de necessidade, os técnicos poderão acessar a máquina e resolver as solicitações. Basta digitar o código PIN de cliente.

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A cada 1 minuto de inatividade, a tela de espera bloqueio será exibida:



Toque em qualquer lugar da tela para sair.

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Ao informar uma comanda cadastrada, a seguinte tela será exibida:


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Ao comanda estará livre para adição de itens. Na guia Lançamento, será possível adicionar itens à comanda. O lançamento pode acontecer a partir da digitação do código do produto no campo Código do Produto, leitura do código de barras do produto ou através do botão Buscar Produto

Ao selecionar a busca do produto, uma lista com os produtos disponíveis para a venda será exibida. Nesta tela serão apresentadas as informações de código de barras, descrição e valor unitário dos produtos. É possível selecionar um item na lista ou no campo Pesquisar digitar o código ou nome do produto a ser inserido para que o sistema faça a busca. 

Selecione um produto para incluir na comanda.

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Após indicar o produto, caso esteja configurado no Seller Web a obrigatoriedade de informar o vendedor, será aberta a tela com a lista de vendedores cadastrados. Selecione um nome na lista ou no campo Pesquisar digite o nome do vendedor para vinculá-lo à venda.

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Informados os dados necessários, pressione o botão Lançar Itens para adicionar o item à comanda.

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Para adicionar mais de uma unidade do produto na comanda, é necessário no campo Código do produto digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e digitar o código do produto. Da mesma forma, é possível digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e bipar o código de barras do produto. 

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Feito o procedimento acima, os produtos serão lançados na comanda.

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Após lançados, os produtos serão apresentados na guia Histórico. Na tela de histórico serão apresentados os produtos inseridos à comanda, a quantidade, o valor unitário e o valor total do item. 

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Ainda na tela de histórico será possível realizar a transferência de produtos entre comandas.

Ao lado da quantidade, ao clicar sob o item, o botão Image Removed será Image Added


Ainda na tela de adição e pesquisa de produtos, no campo Qtde é possível inserir, a partir da digitação, a quantidade de itens do mesmo produto à comanda. Para isso, basta informar a quantidade desejada, e no campo pesquisar digitar a descrição do item ou o código, ou ainda, fazer a leitura do código de barras do produto e clicar sob o item para adicioná-lo à comanda. No exemplo abaixo. foram adicionadas 5 unidades de refrigerante coca cola 350 ml.

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Ao clicar sob o item e adicioná-lo à comanda, será apresentado da seguinte forma:


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Após indicar o produto, caso esteja configurado no Seller Web a obrigatoriedade de informar o vendedor, será aberta a tela com a lista de vendedores cadastrados. Selecione um nome na lista ou no campo Pesquisar digite o nome ou código do vendedor para vinculá-lo à venda.


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O nome do vendedor será apresentado juntamente com os dados dos produtos adicionados, na impressão da comanda na cozinha.

Antes do lançamento do item na comanda ainda é possível adicionar uma observação referente ao pedido para que a mesma seja apresentada ao ser impressa na cozinha, basta pressionar o botão Observação situado ao lado do valor unitário do produto.


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Ao selecionar a opção para registrar uma observação ao pedido, a seguinte tela será apresentada.

Digite a observação ao pedido e clique em Salvar.


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Após inserir o texto de observação, o ícone do botão Observações mudará de cor indicando que algum texto foi adicionado.

Ao clicar sob o ícone será possível visualizar o texto que será impresso na comanda.


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Informados os dados necessários, pressione o botão Lançar Itens para adicionar o item à comanda.


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Para adicionar mais de uma unidade do produto na comanda, é necessário no campo Código do produto digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e digitar o código do produto. Da mesma forma, é possível digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e bipar o código de barras do produto.


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Feito o procedimento acima, os produtos serão lançados na comanda.


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Após realizar o lançamento de produtos, o Terminal Comanda voltará à sua tela inicial.

Os produtos adicionados à comanda serão apresentados na guia Histórico. Na tela de histórico serão apresentados os produtos inseridos à comanda, a data e hora do lançamento, o vendedor responsável pelo lançamento além da quantidade, valor unitário e o valor total do item. 

Âncora
7.1tra
7.1tra
7.1 Transferências

Ainda na tela de histórico será possível realizar a transferência de produtos entre comandas.

Ao lado da quantidade, ao clicar sob o item, o botão Image Added será habilitado. Esse botão permite fazer a transferência de um produto para outra comanda. Com os botões  e  é possível alterar as quantidades a serem transferidas.

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Neste exemplo, 1 unidade do item REF COCA COLA LT 350ML foi transferida da Comanda 11B12 para a Comanda 12B13. Dessa forma, as quantidades na comanda 11 B12 foram atualizadas.


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O item com a quantidade selecionada (1 unidade) foi transferido com sucesso para a nova comanda (12B13).


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Caso nenhum produto seja selecionado, todos os itens da comanda poderão transferidos de uma só vez. Basta confirmar conforme a imagem abaixo:

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É possível realizar o pré-fechamento de uma comanda ainda no terminal. Para isso, clique no botão Pré-fechamento localizado na parte inferior da tela.


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Se configurado, o pré-fechamento poderá ser impresso.

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Ao selecionar a opção Cancelar Comanda, a mesma será cancelada juntamente com os itens lançados.


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Aviso

Esta operação não é permitida para PAF-ECF.

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Na tela de Configurações na guia Banco de dados será possível realizar a consulta das informações de banco de dados assim como a alteração das informações cadastradas. Essas informações são referentes ao servidor de banco de dados que integra as comandas com todas as aplicações (pré-venda). Todos os terminais comanda da loja deverão configurar estes campos apontando para o mesmo servidor de banco de dados, para que sejam integrados e todas as comandas estejam no mesmo banco de dados.


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Deverão ser informados os seguintes dados:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o banco de dados;
  • Banco de Dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário:informar  informar o nome do usuário do banco de dados que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar  informar a senha do banco de dados que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados.

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  • campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados.

Inseridas as informações, clique em Salvar Configurações.

Ainda na tela de Configurações é possível, através do botão Ressincronizar base de dados ou Sincronizar agora, realizar a sincronia do Terminal Comanda. Caso seja selecionado o botão Ressincronizar base de dados, todas as informações presentes no banco de dados serão atualizados.

Já na guia Balança, será possível cadastrar balanças para permitir a venda de produtos pesáveis. 


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Deverão ser informados os seguintes dados:

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  • Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
  • Velocidade da Porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

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  • utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

Realizado o cadastro do equipamento, clique em Salvar configurações.

A guia Configurações gerais permite que o usuário habilite ou desabilite a opção de tela de bloqueio em caso de inatividade através do botão Exibir tela de bloqueio

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Realizada a alteração, clique em Salvar Configurações.

Na guia Configurações de Equipamentos é possível configurar a catraca utilizada pelo terminal e cadastrada no Seller Web. 


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