...
O Terminal Comanda é destinado a restaurantes e lojas de conveniência com o objetivo de facilitar o controle de fluxo e consumo dos clientes. É utilizado para leitura e lançamento de comanda eletrônica, permitindo ao operador lançar e excluir produtos, excluir, consultar estoque, realizar pré-fechamento, além de conferência e pesagem de produtos que possuam a configuração a quilo através da integração com o sistema de balança.
...
Para acessar o terminal comanda. informe o usuário e a senha do PDV e pressione Entrar..
Dica |
---|
O campo Usuário trará a lista de usuários e será possível realizar a busca e seleção do usuário cadastrado. |
Nesta tela ainda serão apresentadas as informações relacionadas ao produto e ao estabelecimento tais como: nome do produto, versão, estabelecimento e CNPJ.
Ao efetuar login no terminal, tela inicial será apresentada:
A partir da tela acima, no campo Informe a comanda será possível pesquisar e iniciar um consumo, basta digitar o número da comanda (ou prefixo+número - por exemplo: A1, A2, B3, C4 - caso tenha sido realizada a configuração de prefixo).
Através do botão Comandas Livres é possível consultar as comandas que estão livres para iniciar um atendimento. Ao clicar no botão, a lista com as comandas livres será apresentada. É possível selecionar uma comanda da lista ou no campo Pesquisar digitar o número da comanda (ou prefixo + número).
O teclado numérico permitirá digitar a comanda, alterar quantidades e digitar os códigos de produtos, já os botões laterais apresentam as seguintes funcionalidades:
- Permite corrigir o número digitado.
- Tecla multiplicação.
- Tecla enter. Após digitado o número, permite buscar itens e comanda.
...
Já na tela inicial de vendas, ao clicar no botão F1, serão apresentadas todas as teclas de atalho para navegação relacionadas a consulta de estoque e comanda e para pesquisar comandas abertas/pendentes.
Ao clicar no botão Visita Virtual o usuário será direcionado para a página de atendimento ao cliente Linx onde, em caso de necessidade, os técnicos poderão acessar a máquina e resolver as solicitações. Basta digitar o código PIN de cliente.
...
A cada 1 minuto de inatividade, a tela de espera bloqueio será exibida:
Toque em qualquer lugar da tela para sair.
...
Ao informar uma comanda cadastrada, a seguinte tela será exibida:
Ao comanda estará livre para adição de itens. Na guia Lançamento, será possível adicionar itens à comanda. O lançamento pode acontecer a partir da digitação do código do produto no campo Código do Produto, leitura do código de barras do produto ou através do botão Buscar Produto.
Ao selecionar a busca do produto, uma lista com os produtos disponíveis para a venda será exibida. Nesta tela serão apresentadas as informações de código de barras, descrição e valor unitário dos produtos. É possível selecionar um item na lista ou no campo Pesquisar digitar o código ou nome do produto a ser inserido para que o sistema faça a busca.
Selecione um produto para incluir na comanda.
Após indicar o produto, caso esteja configurado no Seller Web a obrigatoriedade de informar o vendedor, será aberta a tela com a lista de vendedores cadastrados. Selecione um nome na lista ou no campo Pesquisar digite o nome do vendedor para vinculá-lo à venda.
Informados os dados necessários, pressione o botão Lançar Itens para adicionar o item à comanda.
Para adicionar mais de uma unidade do produto na comanda, é necessário no campo Código do produto digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e digitar o código do produto. Da mesma forma, é possível digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e bipar o código de barras do produto.
Feito o procedimento acima, os produtos serão lançados na comanda.
Após lançados, os produtos serão apresentados na guia Histórico. Na tela de histórico serão apresentados os produtos inseridos à comanda, a quantidade, o valor unitário e o valor total do item.
...
...
Ainda na tela de histórico será possível realizar a transferência de produtos entre comandas.
Ao lado da quantidade, ao clicar sob o item, o botão será
Ainda na tela de adição e pesquisa de produtos, no campo Qtde é possível inserir, a partir da digitação, a quantidade de itens do mesmo produto à comanda. Para isso, basta informar a quantidade desejada, e no campo pesquisar digitar a descrição do item ou o código, ou ainda, fazer a leitura do código de barras do produto e clicar sob o item para adicioná-lo à comanda. No exemplo abaixo. foram adicionadas 5 unidades de refrigerante coca cola 350 ml.
Ao clicar sob o item e adicioná-lo à comanda, será apresentado da seguinte forma:
Após indicar o produto, caso esteja configurado no Seller Web a obrigatoriedade de informar o vendedor, será aberta a tela com a lista de vendedores cadastrados. Selecione um nome na lista ou no campo Pesquisar digite o nome ou código do vendedor para vinculá-lo à venda.
O nome do vendedor será apresentado juntamente com os dados dos produtos adicionados, na impressão da comanda na cozinha.
Antes do lançamento do item na comanda ainda é possível adicionar uma observação referente ao pedido para que a mesma seja apresentada ao ser impressa na cozinha, basta pressionar o botão Observação situado ao lado do valor unitário do produto.
Ao selecionar a opção para registrar uma observação ao pedido, a seguinte tela será apresentada.
Digite a observação ao pedido e clique em Salvar.
Após inserir o texto de observação, o ícone do botão Observações mudará de cor indicando que algum texto foi adicionado.
Ao clicar sob o ícone será possível visualizar o texto que será impresso na comanda.
Informados os dados necessários, pressione o botão Lançar Itens para adicionar o item à comanda.
Para adicionar mais de uma unidade do produto na comanda, é necessário no campo Código do produto digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e digitar o código do produto. Da mesma forma, é possível digitar a quantidade desejada, o símbolo de multiplicação e bipar o código de barras do produto.
Feito o procedimento acima, os produtos serão lançados na comanda.
Após realizar o lançamento de produtos, o Terminal Comanda voltará à sua tela inicial.
Os produtos adicionados à comanda serão apresentados na guia Histórico. Na tela de histórico serão apresentados os produtos inseridos à comanda, a data e hora do lançamento, o vendedor responsável pelo lançamento além da quantidade, valor unitário e o valor total do item.
Âncora 7.1tra 7.1tra
7.1 Transferências
7.1tra | |
7.1tra |
Ainda na tela de histórico será possível realizar a transferência de produtos entre comandas.
Ao lado da quantidade, ao clicar sob o item, o botão será habilitado. Esse botão permite fazer a transferência de um produto para outra comanda. Com os botões e é possível alterar as quantidades a serem transferidas.
...
Neste exemplo, 1 unidade do item REF COCA COLA LT 350ML foi transferida da Comanda 11B12 para a Comanda 12B13. Dessa forma, as quantidades na comanda 11 B12 foram atualizadas.
O item com a quantidade selecionada (1 unidade) foi transferido com sucesso para a nova comanda (12B13).
Caso nenhum produto seja selecionado, todos os itens da comanda poderão transferidos de uma só vez. Basta confirmar conforme a imagem abaixo:
...
É possível realizar o pré-fechamento de uma comanda ainda no terminal. Para isso, clique no botão Pré-fechamento localizado na parte inferior da tela.
Se configurado, o pré-fechamento poderá ser impresso.
...
Ao selecionar a opção Cancelar Comanda, a mesma será cancelada juntamente com os itens lançados.
Aviso |
---|
Esta operação não é permitida para PAF-ECF. |
...
Na tela de Configurações na guia Banco de dados será possível realizar a consulta das informações de banco de dados assim como a alteração das informações cadastradas. Essas informações são referentes ao servidor de banco de dados que integra as comandas com todas as aplicações (pré-venda). Todos os terminais comanda da loja deverão configurar estes campos apontando para o mesmo servidor de banco de dados, para que sejam integrados e todas as comandas estejam no mesmo banco de dados.
Deverão ser informados os seguintes dados:
- Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
- Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o banco de dados;
- Banco de Dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
- Usuário:informar informar o nome do usuário do banco de dados que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
- Senha: informar informar a senha do banco de dados que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados.
...
- campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados.
Inseridas as informações, clique em Salvar Configurações.
Ainda na tela de Configurações é possível, através do botão Ressincronizar base de dados ou Sincronizar agora, realizar a sincronia do Terminal Comanda. Caso seja selecionado o botão Ressincronizar base de dados, todas as informações presentes no banco de dados serão atualizados.
Já na guia Balança, será possível cadastrar balanças para permitir a venda de produtos pesáveis.
Deverão ser informados os seguintes dados:
...
- Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
- Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
- Velocidade da Porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
- Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.
...
- utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.
Realizado o cadastro do equipamento, clique em Salvar configurações.
A guia Configurações gerais permite que o usuário habilite ou desabilite a opção de tela de bloqueio em caso de inatividade através do botão Exibir tela de bloqueio.
Realizada a alteração, clique em Salvar Configurações.
Na guia Configurações de Equipamentos é possível configurar a catraca utilizada pelo terminal e cadastrada no Seller Web.