Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleCadastro de Produtos

- ABA DADOS E inf. medicamento > dados do medicamento

Vá ao menu Cadastros > Produtos > Produtos, ou pelo botão  na barra de menu rápido, e informe o nome ou código de barras de um medicamento que seja controlado e  clique no botão   ou na tecla de atalho F3, para que sejam retornados o (s) produto (s), selecione o que desejar,  clique na aba Edição (F2) e associe-o ao grupo criado anteriormente na aba Dados e à uma Classe Terapêutica na aba Inf. Medicamento > Dados do Medicamento, que já deverá estar previamente cadastrada.


Figura 04 - Cadastro de Produtos

Nota

A Classe Terapêutica não é necessária para gerar o arquivo do SNGPC, mas sim para a geração do Livro de Psicotrópicos.

- Aba outros dados E INF. MEDICAMENTO > DADOS DO MEDICAMENTO

Na aba Outros Dados existem algumas configurações importantes que devem ser preenchidas.

Na seção Livro Psicotrópico, deve-se informar o Código DCB que já foi citado anteriormente selecionando-o pelos combos Código ou Descrição ou ainda  clicando no botão , informe também o número do Registro MS e a Portaria/Lista do medicamento.


Figura 05 - Dados Livro Psicotrópico


Como se pode ver na Figura 05 há dois campos destacados: Controlar Lote/Validade (aba Outros Dados seção Diversos) e Pedir dados da receita na Venda, (aba Inf. Medicamento > Dados do Medicamento) o primeiro refere-se à entrada desse medicamento, ou seja, toda vez que for dada a entrada desse medicamento no sistema, serão solicitadas essas duas nformaçõesinformaçõesValidade e Lote do medicamento.

Quanto à opção Pedir dados da receita na Venda, são dados pessoais do comprador/paciente, dados do médico que receitou o medicamento e dados do medicamento e da receita como: lote, validade, estoque, quantidade, número e data da receita.

Se os campos Dosagem Mínima e Máxima estiverem preenchidos, será feita uma validação nesses campos no momento da venda do medicamento em questão.

Ao informar a quantidade do produto a ser vendido, se ultrapassar uma das duas dosagens, será emitido um alerta, informando o nome do produto, qual dosagem foi ultrapassada, a dosagem máx./min. cadastrada e a quantidade vendida.

Nota

Este processo deverá ser feito com todos os medicamentos controlados.


...

Expandir
titleGeração do Arquivo para o SNGPC

Para a geração do arquivo que será enviado ao SNGPC, no Linx Farma Big vá ao menu Operacional > Administração de Produtos Controlados e então será exibida a tela abaixo:


Figura 13 - Geração do Arquivo SNGPC


A geração do arquivo SNGPC deverá ser feita após a carga do inventário no site da ANVISA onde devem ser informados o estoque e os lotes de cada produto controlado com seu respectivo Registro MS (Ministério da Saúde).

O estoque da ANVISA precisa conter a mesma quantidade dos produtos em estoque no Linx Farma Big.

Lembrando que, não é necessário que no Linx Farma Big sejam inseridos novamente os lotes que já existiam, apenas no inventário da ANVISA.

Aviso

O limite máximo de geração e envio do arquivo ao SNGPC é de 7 dias, entretanto, é recomendável que essa operação seja feita diariamente.


Nota

Não poderão ser efetuadas nem entradas e nem saídas no mesmo dia da carga do inventário no site da ANVISA, somente a partir do dia seguinte será possível realizar essas operações, sendo necessário a validação do inventário.


Informe o período nos campos Data Inicial e Data Final e  clique no botão   ou pela tecla de atalho F3 e serão exibidos vários registros referentes às operações realizadas no período informado. Se houver alguma divergência nesses registros (aparecerão em vermelho, conforme mostra a Figura 14 abaixo), deverá ser corrigida, pois, somente desta forma o processo poderá ter sequência.

Para verificar do que se trata a divergência  clique no botão  ou  clique duas vezes sobre o registro e será aberta a tela correspondente à operação.

Nota

Os erros sempre serão detalhados, facilitando o processo de correção dos mesmos e em grande parte dos casos, será possível efetuar as correções na própria tela de validação.

Após corrigir os registros divergentes,  clique no botão .


Figura 14 - Arquivos que Serão Gerados


Se o período for muito grande, será gerado um arquivo XML para cada 7 dias de operação como mostra a Figura 14. Os arquivos em vermelho não possuem movimentação de nenhuma operação. Para finalizar o processo  clique no botão  e os arquivos XML gerados serão salvos no caminho mostrado na tela (conforme acima).

Se desejar visualizar os arquivos gerados anteriormente  clique em Arquivos Gerados.  

Nota

Dúvidas sobre como mesclar arquivos do Sistema de Manipulação e Linx Farma Big ? Verifique o artigo Como mesclar arquivos do sistema de manipulação com os do Linx Farma BIG.