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A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes verificará se o cliente possui crédito com o estabelecimento, ao realizar baixa de contas a receber do mesmo. Caso existir algum crédito, o sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.
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Para utilizar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.
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As configurações para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.
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Para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Novo: permitirá incluir contas ao plano de contas;
- Editar: permitirá editar a conta selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
- Procurar: permitirá procurar por uma conta; Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
- Fechar: permitirá fechar a tela.
Selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:
No filtro Tipo contábil selecionar a opção Crédito. No filtro Tipo nenhuma opção precisa ser selecionada. Na aba Opções, marcar a opção Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar Compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta. Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
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Para executar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo.
A tela a seguir será exibida:
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Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar a baixo de crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
- Conta debitar: informar a conta Circulante 2.1;
- Contra creditar: informar a conta Valores a Receber 1.3;
- Tipo movto: selecionar a opção BAIXA DE PENDÊNCIA;
- Tipo movto: selecionar a opção Forma Baixa.
Conforme imagem a seguir:
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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Será necessário criar um motivo de movimentação para incluir o crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
- Conta debitar: informar a conta Caixa ADM. Para mais informações a respeito acessar o Manual Caixa Administrativo;
- Contra creditar: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;
Conforme imagem a seguir:
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação. Selecionar a chave BAIXA_COMPENSAR_CLIENTE e vincular o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1. A
pós realizar o vínculo, clicar no botão Salvar informações.
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No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros >
Empresas. A tela a seguir será exibida:
Selecionar a empresa e acessar a aba Configurações, marcar a opção Em contas a receber, localizar créditos e adiantamentos de clientes. Selecionar uma das opções:
- Nessa empresa: apresentará somente os créditos daquela empresa ao realizar os lançamentos;
- Em todas empresas: apresentará os créditos de todas as empresas ao realizar os lançamentos.
Após selecionar a opção, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes permitirá realizar a entrada de crédito para clientes e verificar se o mesmo possui crédito ao realizar baixas de contas a receber, através das rotinas Contas a Receber, Movimentação de Contas e Recebimento pelo módulo Caixa. O sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.
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Para realizar o lançamento de créditos para clientes acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Conta: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;
- Período: informar o período;
- Turno: informar o turno;
- Empresa: informar a empresa;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Grupo: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o número do documento;
- Placa: informar a placa;
- Lote: informar o número do lote;
- Vencto.: informar o período de vencimento;
- Período baixa: informar o período da baixa;
- Valor: informar o valor;
- Obs.: informar uma observação.
A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Novo para realizar lançamentos de crédito. A tela a seguir será exibida:
Selecionar o motivo de movimentação Credito de Clientes criado no capítulo 3.2.2. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa em que a movimentação foi realizada;
- Data movto: informar a data da movimentação;
- Turno: informar o turno;
- Usuário: exibirá o usuário;
- Motivo: exibirá o motivo de movimentação;
- Débito: exibirá a conta a debitar;
- Crédito: exibirá a conta a creditar;
- Documento: informar o identificador do documento;
- Data doc.: informar a data do documento;
- Lote: informar o lote;
- Pessoa: informar o cliente;
- Vencimento: informar a data de vencimento;
- Valor: informar o valor total;
- Observação: informar observações referentes ao lançamento.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.
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Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Contas a Receber, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Cliente: informar o cliente;
- Conta: informar a conta;
- Empresa: informar a empresa;
- Vencto. entre: informar o período de vencimento;
- Emissão entre: informar o período de emissão;
- Receb. entre: informar o período de recebimento;
- Placa: informar a placa.
Possui a opção de filtrar por Situação:
- Recebida: exibirá os registros já recebidos;
- Em atraso: exibirá os registros atrasados;
- A vencer: exibirá os registros que não venceram.
Após informar os filtros e clicar no botão Confirmar, a tela a seguir será exibida:
Na aba A Receber serão exibidos os títulos a receber de acordo com os filtros informados. Selecionar os títulos que serão baixados e clicar no botão Baixar. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:
Clicar no botão OK, a janela Baixa de Conta a Receber será exibida, conforme imagem a seguir:
Clicar no botão no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida:
O campo Motivo exibirá o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1.
O quadro Seleção de valores para compensar possui os campo:
- Data: exibirá a data do crédito;
- Vencto.: exibirá a data de vencimento do crédito;
- Documento: exibirá o identificador do documento; Motivo: exibirá o motivo de movimentação utilizado;
- Valor: exibirá o valor do crédito.
Selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar. O campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. No quadro Formas de recebimento será adicionado a baixa de crédito. Conforme imagem a seguir:
Caso desejar será possível adicionar outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Contas a Receber.
Após informar as formas de recebimento clicar no botão Confirmar para registrar a baixa.
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Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Movimentação de Contas, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Conta: informar a conta;
- Período: informar o período;
- Turno: informar o turno;
- Empresa: informar a empresa;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Grupo: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o número do documento;
- Placa: informar a placa;
- Lote: informar o número do lote;
- Vencto.: informar o período de vencimento;
- Período baixa: informar o período da baixa;
- Valor: informar o valor;
- Obs.: informar uma observação.
A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Novo e selecionar um motivo de baixa, conforme imagem abaixo:
Ao selecionar o motivo de movimentação, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Empresa: informar a empresa;
- Motivo de baixa: informar o motivo de movimentação da baixa, campo preenchido automaticamente;
- Motivo: informar o motivo de movimentação do lançamento;
- Pessoa: informar o cliente;
- Grupo de Pessoa: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o documento;
- Número do lote: informar o número do lote;
- Data lançamento/Emissão entre: informar a data do lançamento;
- Vencto até/Vencto entre: informar a data do vencimento.
Após informar os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:
Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Próximo. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:
Clicar no botão OK, a janela Assistente de Baixa será exibida, conforme imagem a seguir:
Clicar no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida:
Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:
Caso desejar, será possível adicionar valores de multa, juros e descontos, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Movimentação de Contas.
Após informar os campos, clicar no botão Concluir para registrar a baixa.
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Para realizar a baixa de contas a receber utilizando o módulo Caixa, acessar o módulo Caixa > Tecla F10 ou menu Caixa > aba 9 - Recebimentos. A tela a seguir será exibida:
Clicar no botão Novo - F8. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Empresa: informar a empresa;
- Cliente: informar o cliente;
- Conta: informar a conta;
- CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ;
- Placa: informar a placa.
Após informar os filtros clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:
Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Baixar títulos selecionados – F5. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:
Clicar no botão OK, a janela Contas a Receber – Baixa de Títulos será exibida, conforme imagem a seguir:
Clicar no botão no botão dentro do campo Total compensação. A tela a seguir será exibida:
Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Total compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:
Caso desejar será possível adicionar valores de multa, juros, descontos, formas de troco e outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Abas Menu Caixa.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar recebimento –F5 para registrar a baixa.