Sumário

1 Conceito

A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes verificará se o cliente possui crédito com o estabelecimento, ao realizar baixa de contas a receber do mesmo. Caso existir algum crédito, o sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.

2 Requisitos

Para utilizar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Plano de Contas

Para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá incluir contas ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;  Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



No filtro Tipo contábil selecionar a opção Crédito. No filtro Tipo nenhuma opção precisa ser selecionada. Na aba Opções, marcar a opção Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar Compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta. Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.2 Motivos de Movimentação

Para executar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo.

A tela a seguir será exibida:

3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes

Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar a baixo de crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Circulante 2.1;
  • Contra creditar: informar a conta Valores a Receber 1.3;
  • Tipo movto: selecionar a opção BAIXA DE PENDÊNCIA;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma Baixa.

Conforme imagem a seguir:


 
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

3.2.2 Crédito de Clientes

Será necessário criar um motivo de movimentação para incluir o crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Caixa ADM. Para mais informações a respeito acessar o Manual Caixa Administrativo;
  • Contra creditar: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;

Conforme imagem a seguir:



Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

3.2.3 Chave Motivo de Movimentação

No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação. Selecionar a chave BAIXA_COMPENSAR_CLIENTE e vincular o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1. A

pós realizar o vínculo, clicar no botão Salvar informações. 


3.3 Empresa

No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:



Selecionar a empresa e acessar a aba Configurações, marcar a opção Em contas a receber, localizar créditos e adiantamentos de clientes. Selecionar uma das opções:

  • Nessa empresa: apresentará somente os créditos daquela empresa ao realizar os lançamentos;
  • Em todas empresas: apresentará os créditos de todas as empresas ao realizar os lançamentos.

Após selecionar a opção, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

4 Funcionalidades

A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes permitirá realizar a entrada de crédito para clientes e verificar se o mesmo possui crédito ao realizar baixas de contas a receber, através das rotinas Contas a Receber, Movimentação de Contas e Recebimento pelo módulo Caixa. O sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.

4.1 Lançamento de Créditos

Para realizar o lançamento de créditos para clientes acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto.: informar o período de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Novo para realizar lançamentos de crédito. A tela a seguir será exibida:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.

4.2 Baixa Contas a Receber

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Contas a Receber, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Vencto. entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão entre: informar o período de emissão; 
  • Receb. entre: informar o período de recebimento;
  • Placa: informar a placa.

Possui a opção de filtrar por Situação:

  • Recebida: exibirá os registros já recebidos;
  • Em atraso: exibirá os registros atrasados;
  • A vencer: exibirá os registros que não venceram.

Após informar os filtros e clicar no botão Confirmar, a tela a seguir será exibida:



Na aba A Receber serão exibidos os títulos a receber de acordo com os filtros informados. Selecionar os títulos que serão baixados e clicar no botão Baixar



Clicar no botão OK, a janela Baixa de Conta a Receber será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida: 


O campo Motivo exibirá o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1.
O quadro Seleção de valores para compensar possui os campo:

  • Data: exibirá a data do crédito;
  • Vencto.: exibirá a data de vencimento do crédito;
  • Documento: exibirá o identificador do documento;  Motivo: exibirá o motivo de movimentação utilizado;
  • Valor: exibirá o valor do crédito.

Selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar. O campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. No quadro Formas de recebimento será adicionado a baixa de crédito. Conforme imagem a seguir:



Caso desejar será possível adicionar outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Contas a Receber.
Após informar as formas de recebimento clicar no botão Confirmar para registrar a baixa.

4.3 Baixa Movimentação de Contas

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Movimentação de Contas, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto.: informar o período de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Novo e selecionar um motivo de baixa, conforme imagem abaixo:



Ao selecionar o motivo de movimentação, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo de baixa: informar o motivo de movimentação da baixa, campo preenchido automaticamente;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação do lançamento;
  • Pessoa: informar o cliente;
  • Grupo de Pessoa: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o documento;
  • Número do lote: informar o número do lote;
  • Data lançamento/Emissão entre: informar a data do lançamento;
  • Vencto até/Vencto entre: informar a data do vencimento.

Após informar os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:



Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Próximo. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:





Clicar no botão OK, a janela Assistente de Baixa será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida: 



Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:


Caso desejar, será possível adicionar valores de multa, juros e descontos, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Movimentação de Contas.
Após informar os campos, clicar no botão Concluir para registrar a baixa.

4.4 Recebimento no Caixa

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando o módulo Caixa, acessar o módulo Caixa > Tecla F10 ou menu Caixa > aba 9 - Recebimentos. A tela a seguir será exibida:


Clicar no botão Novo - F8. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ;
  • Placa: informar a placa.

Após informar os filtros clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:



Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Baixar títulos selecionados – F5. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:


Clicar no botão OK, a janela Contas a Receber – Baixa de Títulos será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão no botão dentro do campo Total compensação. A tela a seguir será exibida: 



Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Total compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:



Caso desejar será possível adicionar valores de multa, juros, descontos, formas de troco e outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Abas Menu Caixa.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar recebimento –F5 para registrar a baixa.