Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma, que foram aplicadas na Release 192.0, e através deste informativo vamos abordar sobre Melhoria na Conexão com o Banco de Dados, Integração Object Pro, Integração com CNAB (Contas a Receber), envio Envio da informação CNAE nas consultas realizadas ao Imendes, e o Integração com o Linx Commerce inovação de telas do Softpharma.
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
Conexão com Banco de Dados
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Integração Object Pro
A integração com a Object Pro é uma ferramenta que tem como objetivo proporcionar um programa de fidelização aos clientes. Esta fidelização tem como base oferecer uma política competitiva de preços por meio de descontos individuais por produtos, criado para Redes e Franquias.
Neste documento iremos abordar as configurações necessárias para utilizar a integração Object Pro, e como são realizadas as vendas no Linx Farma Softpharma.
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Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o produto 124 - Integração Object Pro 1.0 liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com nossa Equipe Comercial. |
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Para realizar a configuração, acesso o menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integrações, selecione a Integração Object Pro.
O Token de Acesso é único por software, e será sempre carregado na tela de configuração. Informe a URL da Rede Associativa que a farmácia faz parte. Informe no campo "Convênio" o convênio padrão, e que possua vínculo com a Integração Object Pro. Para realizar este vínculo, acesso o Menu Cadastro>Convênios, informe o código do Convênio, ou crie um novo. E na Aba "2-Parâmetros", selecione Object Pro, no filtro "Integração com". Desta forma, os clientes pertencentes a este convênio poderão receber os descontos praticados pela Rede Associativa, qual a farmácia faz parte.
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title | Consulta / Cadastro de Clientes |
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Para realizar a consulta de clientes e verificar se o mesmo já possui cadastro na Rede Associativa, basta acessar uma das tela de faturamento, e ao acessar as teclas de atalho CTRL+O, selecionar a opção Consultar Cliente - Object Pro, e será exibido a tela de pesquisa por CPF ou número do Cartão do cliente.
Figura 03 - Tecla de Atalho para consulta.
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Quando o cliente possuir cadastro no Programa de Fidelidade, os dados do cliente (matrícula, nome, convênio vinculado) serão carregados na tela de faturamento para prosseguimento à venda.
E caso o cliente não tenha cadastro na Rede Associativa, será exibido a tela para cadastro do cliente. Neste momento o Softpharma irá validar se este cliente possui cadastro no sistema, caso positivo, irá carregar as informações na tela e permitir a edição dos dados. Caso não tenha o cadastro no Softpharma, após o preenchimento das informações, o cadastro será criado no Softpharma e no Programa de fidelidade, e o cliente estará apto a receber os descontos.
Figura 05 - Tela de cadastro de cliente.
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title | Realizar Vendas |
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Quando a farmácia possuir integração com a Object Pro e o cliente já estiver cadastrado no programa de fidelidade, ao inserir o código de barras do produto, o sistema irá consultar se o item possui desconto cadastrado pela Rede Associativa e validará se este desconto é superior aos demais cadastrado no sistema. Caso positivo, este desconto será exibido no campo "%Desc." como Desconto Object Pro, e no Campo "Unitário" já aplicado ao produto.
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As vendas PBM não serão comunicadas com a Integração Object Pro. |
Ao Processar a venda, será exibido uma tela que discriminará o cliente, os itens pertencentes a esta venda e a origem do desconto aplicado, se pertencente a Rede ou Desconto da Drogaria. Ao selecionar a opção Prosseguir, o sistema efetua uma nova comunicação com a Object Pro para confirmar a venda através da integração Object Pro, conforme a imagem abaixo.
Figura 07 - Confirmação da venda.
Integração com CNAB - Contas a Receber
O CNAB - Centro Nacional de Automação Bancária é um recurso que permite o envio e o retorno de remessas para os bancos, e visando realizar este processo de forma integrada a partir desta release o Softpharma esta estruturado para realizar a impressão de boletos para títulos de pessoas físicas e para convênios, realizar o envio dos boletos gerados na remessa para que seja registrado pelo banco correspondente, e após receber o arquivo de retorno poderá realizar a conciliação dos pagamentos recebidos através dos boletos.
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title | Conta Bancária |
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Envio da informação "CNAE" nas consultas Imendes
A partir desta atualização o Softpharma realizará o envio da informação CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) no arquivo xml da consulta. Esta informação é importante para que o Imendes possa realizar a distinção da tributação correta, conforme o ramo de atividade da empresa.
Esta informação deverá ser preenchida no campo CNAE, que foi inserido na tela Cadastro de Filiais, localizado no Menu Parâmetros>Filiais.
Figura 01 - Informação do CNAE.
Inovação nas telas do Softpharma
A partir desta atualização, algumas das telas do Softpharma irão apresentar um novo formato e para melhorar sua compreensão mostraremos abaixo quais as telas que receberam o novo layout.
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Acesse esta tela através do Menu Cadastro>Conta Bancária.
Ao informar a conta corrente que tenha o produto liberado, o Botão Configuração de Boletos será habilitado, e quando acessado exibirá a seguinte tela, para preenchimento dos seguintes campos: Figura 09 - Configuração de Boletos. |
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Consulta e Lançamento de ClientesNesta tela, acessada Acesse este programa através do Menu Lançamentos>Contas a Receber>Movimento, também houveram para verificar as alterações e inclusões de funcionalidades para poder realizar o processo de emissão de boletos via CNAB, sendo essasnovas funcionalidades:
03 - Consulta e Lançamentos de Clientes. Emissão de BoletoAo selecionar o título e clicar no botão Boleto, o sistema irá exibir uma tela para seleção de qual configuração de boleto irá utilizar, caso tenha mais que uma. Caso tenha somente uma configuração de conta corrente para utilizar o CNAB, esta conta será exibida por padrão na tela.
Os campos "Instruções de cobrança" e "Instruções caixa" poderão ser editados, porém essa informação será específica para esse boleto, não alterando na configuração de boleto original. Caso este título já tenha um boleto vinculado, o sistema irá notificar que este título já possui um boleto e se deseja reimprimi-lo. Poderá ser selecionado vários títulos e solicitar a impressão do boleto, porém será impresso 1 (um) boleto para cada título selecionado. Ao clicar na opção “Gerar”, será exibido a imagem para impressão do boleto.
Alteração de TítulosCaso o titulo esteja vencido, o Softpharma permitirá de forma automática ajustar o vencimento do título para realizar a impressão do boleto. E ao selecionar um único titulo que esteja vencido através do botão "Alteração", será permitido alterar o vencimento do título.
ReparcelarO botão "Reparcelar", permitirá além de alterar o vencimento de um titulo selecionado, poderá também contabilizar juros e multa, alterando o valor do titulo para a impressão do boleto. Figura 14 - Reparcelar. Novo Lançamento Figura 15 - Nova tela "Novo Lançamento". Pagamentos Quando o título ja tiver vinculo com um boleto, não será permitido alterar ou pagar. O processo de pagamento deverá ser realizado via remessa.
Gerenciador de Boletos/Remessas Esta tela será exibida quando a farmácia já tiver configurado a conta bancária com configuração para emissão de boletos, e caso tenha mais que uma conta configurada, deverá ser selecionada a conta que o cliente irá realizar o gerenciamento, podendo ser gerenciamento de boletos ou de remessa. Aba "Boleto" Conforme o preenchimento dos filtros Cliente/Convênio, Tipo de Data, Intervalo de Vencimento e Situação, serão apresentados e listados na tabela todos os boletos gerados no Softpharma.
Para um ou mais boletos selecionados terá as opções;
Aba "Remessa" Conforme o preechimento dos filtros Intervalo Entre Datas de Geração e Situação da Remessa, serão exibidas na tabela as remessas geradas no Softpharma, nas seguintes situações:
Cada Remessa terá a opção de Detalhar, Recriar Arquivo, Estornar e Importar arquivo de retorno, através dos botãos localizados ao lado direito da tela: Detalhar: Ao selecionar esta opção o sistema apresentará todos os boletos vinculados à remessa, e em algumas situações será permitido desvincular um boleto ou mais da remessa, desde que não esteja na situação "Pago".Figura 19 - Detalhar Remessa.
Figura 20 - Importar Arquivo de Remessa. | |||
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A funcionalidade de Pagamento de Convênio, acessada
Figura 06 - Estornar.
Pagamento de Convênio Acesse este programa através do Menu Lançamentos>Contas a Receber>Pagamento Convênio, também recebeu o novo formato:
10 - Pagamento de Convênio.
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Se a farmácia possuir o produto 127 - Emissão de Boletos CNAB 1.0, o botão Boleto será direcionando para a nova emissão de boletos, caso não tenha nenhum produto, permanecerá o funcionamento atual. |
Envio da informação "CNAE" nas consultas Imendes
A partir desta atualização o Softpharma realizará o envio da informação CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) no arquivo xml da consulta. Esta informação é importante para que o Imendes possa realizar a distinção da tributação correta, conforme o ramo de atividade da empresa.
Esta informação deverá ser preenchida no campo CNAE, que foi inserido na tela Cadastro de Filiais, localizado no Menu Parâmetros>Filiais.
Figura 27 - Informação do CNAE.
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O Linx Commerce é uma solução desenvolvida pela Linx Digital, que visa oferecer aos varejistas uma plataforma de vendas online completa, simples e segura. E agora uma estratégia fundamental para o cenário de mudanças em que o país se encontra devido ao COVID19. Com o Linx Commerce, os clientes da sua farmácia poderão encontrar os produtos que sua farmácia tem dentro desta plataforma de venda.
Visando acompanhar as mudanças impostas pelo momento atual o Softpharma agora possui integração com a solução Linx Commerce.
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Figura 28 - Configuração.
As informações Usuário E-commerce, Senha, ID E-Commerce e ID Farma serão fornecidas pelo Linx Commerce, e a configuração será por filial logada, e após inserir as informações e selecionar o botão "Gravar" as informações serão processadas dentro do periodo de até 1 hora para que o Linx Commerce realize a preparação do ambiente online para a farmácia.
Ao selecionar a opção "Catálogo Relacionamentos" será possivel selecionar um arquivo de catálogo de produtos que estão disponiveis na plataforma E-commerce, e relacionar os mesmos com os produtos cadastrados no Softpharma e selecionar quais os produtos existentes nesse arquivo irá disponibilizar para as compras no Linx Commerce.
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Figura 29 - Catálogo Relacionamentos.
Ao selecionar o botão "Próximo" será exibibo a tela de seleção do arquivo, que contém o catálogo de produtos disponiveis para comercialização no E-commerce.
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Ao selecionar o botão "Próximo" o sistema irá carregar a lista que contém mais de 10.000 produtos disponiveis no E-commerce. Este processo pode demorar alguns minutos para ser concluido.
E ao finalizar serão exibidos os itens pertencentes no catálogo e o produto relacionado no Softpharma, conforme imagem abaixo. E caso o vinculo entre o produto no catálogo e o produto no Softpharma não tenha acontecido de forma automática, este vinculo poderá acontecer através da opção "Análise Semântica", que buscará o produto selecionado na listagem com algumas das informações de descrição, fabricante, principio ativo e NCM. Logo esse produto que foi relacionado será exibido na coluna "Produto relacionado no Softpharma". Ou caso não encontrado nenhuma sugestão, basta localizar o produto através do código de barras e realizar o vinculo com o produto selecionado.
Através do botão "Editar relacionamento", será possível editar o vinculo do produto selecionado.
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- O usuário poderá marcar/desmarcar item a item, através do atalho "F5"
- Marcar todos os itens na listagem, através do atalho "F6"
- Desmarcar todos os itens na listagem, através do atalho "F7"
- Os produtos já marcados, possuirão uma cor de preenchimento da linha, indicando esta situação
- Na parte superior da tela será indicado o número de itens marcados para envio a plataforma E-commerce.
Figura 32 - Seleção de produtos.
Ao selecionar os produtos que deseja enviar para o Linx Commerce e selecionar a opção "Próximo", a lista de produtos será processada, porém este processo pode demorar cerca de 5 horas até a finalização.
Ferramenta Web
Sua farmácia terá acesso a ferramenta Web para gerenciamento do E-Commerce, e poderá realizar algumas acões, tais como:
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