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Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:
Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.
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Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.
Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.
No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:
Sincronia
Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:
Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.
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Logo acima da tela são exibidos o nome da Estação e número do Turno.
Também será possível efetuar a troca de usuário clicando em Trocar Usuário, onde o sistema fará o direcionamento para a tela inicial de login.
Bem abaixo da tela são exibidos indicadores dos serviços de Sincronia, Mid-e Processados e Fiscal Flow. A cor verde indica que o serviço está ativo, a cor vermelha indica que está inativo.
Configurações
O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.
3.1 Menu Configurações
3.1.1 TEF
Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:
Essa tela apresenta as opções de módulos TEF ativos.
Caso a opção escolhida for TEF Direção (D-Tef), não será apresentado nenhum campo para preenchimento das informações, sendo necessário apenas clicar em Salvar.
Ao selecionar a opção TEF Dedicado (SiTef) serão apresentados alguns campos para preenchimento. Para visualizá-los basta utilizar a barra de rolagem à direita da tela.
Informar o Endereço de servidor SiTef, ID da Loja, ID do Terminal e Endereço da Estação.
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Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:
No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar.
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Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio da ordem de serviço ao cliente. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar.
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Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela selecionar o tipo de documento fiscal que será emitido na venda. Cabe ressaltar que serão exibidos somente os tipos de documentos liberados no módulo do estabelecimento.
Selecionando a opção Emissor de Cupom Fiscal (ECF) não será apresentado nenhum campo para preenchimento. Basta apenas clicar em Salvar.
Selecionando um dos demais tipos de documento fiscal, serão apresentados os mesmos campos para preenchimento das informações. Para visualizar os campos basta deslizar a barra de rolagem localizada à direita.
Informar o Endereço onde está instalado o MID-e e os Diretórios em que serão salvos o arquivo "XML" e "DANF-e.
Selecionar a Marca e o Modelo, informar a Porta que fará a comunicação e selecionar a Velocidade da Porta.
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Retomando a tela de configuração de Documento Fiscal, selecionar uma impressora do sistema operacional, para os casos de contingência.
Ao marcar a opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, será realizado o corte do cupom caso não esteja sendo feito pela impressora.
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Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:
Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar.
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Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.
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No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:
Cada função será detalhada nos próximos capítulos.
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Após isso clicar em Adicionar. O item do checkup será marcado com um check.
O Checkup será realizado conforme a necessidade do cliente, porém um dos itens se faz obrigatório para prosseguir, ou seja, antes de finalizar a "checagem" deve-se clicar em Checkup
Nesta tela é feito o checkup de 15 itens do veículo, o qual poderá ser acompanhado por meio da barra localizada à esquerda da tela. A cada item acessado, serão apresentados os produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, conforme o modelo do carro informado no início do atendimento.
Caso seja necessário realizar a manutenção de um item, por exemplo o óleo de motor, basta selecionar o produto, a quantidade desejada, e clicar em Adicionar às Compras. Em seguida clicar no botão Item Realizado, para indicar que já foi feita a conferência. Se por ventura houver algum problema com um item e não for feita a sua conferência, deve-se clicar no botão Não Realizado, e selecionar o problema na tela que será apresentada, conforme abaixo:
Cada item terá uma lista de problemas para seleção, sendo esta definida pela Ipiranga, não sendo possível alterar. Por exemplo no caso do óleo de motor, as opção serão as seguintes:
Os itens que por ventura não possuem produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, ao clicar em Não Realizado, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Selecionar dentre as opções Não se aplica ao veículo ou Somente na Concessionária, e Confirmar.
Após a conferência dos 15 itens a tela apresentada será conforme abaixo:
Todos os itens conferidos, ou seja, que tiverem como Item Realizado, serão apresentados com a cor verde. Já os Não Realizados, serão apresentados com a cor vermelha. Cabe ressaltar, que caso seja necessário deixar alguma observação em um dos itens, basta clicar em Inserir observação neste item do atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação e clicar em Confirmar.
Após a última conferência, será apresentada uma tela contendo os itens adicionados ao carrinho de compras, conforme imagem abaixo:
Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.
No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado.
Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica venda.
A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.
Os campos Placa, Veículo/Máquina e Quilometragem são preenchidos automaticamente conforme informações inseridas no início do atendimento.
Também é possível deixar uma observação sobre o atendimento, clicando em Inserir observação neste atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação desejada e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de itens, caso o consumidor possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.
Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:
Caso o consumidor tenha alguma regra de preço cadastrada, como por exemplo desconto, no campo Total de Desconto será apresentado o valor conforme o cadastro. Se a regra de preço for configurada para diferenciar o valor de venda, este será aplicado no campo Total da Compra e Preço por Unidade.
Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.
Nesta tela, basta selecionar a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. Será exibida a tela de acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:
Informar o CPF em que será feito o acúmulo de quilômetros de vantagens, e clicar em Confirmar.
Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada uma tela para escolha do tipo de transação.
Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda e a impressão do comprovante fiscal.
Após a finalização do atendimento, caso queira retornar à tela inicial clicar em Iniciar Novo AtendimentoCheckup Obrigatório.
No Checkup Obrigatório deve ser informada a pressão dos pneus dianteiros e traseiros.
Após inserir as informações, clicar em Aplicar.
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Na parte inferior da tela são exibidos três botões:
Ao clicar no botão contendo o nome do cliente, será apresentado.....
Caso seja necessário registrar alguma observação referente à troa de óleo, clicar em Observações.
Após inserir as observações desejadas, clicar em Salvar.
O último botão é para o caso de haver necessidade de Itens Adicionais. Ao clicar será apresentada uma tela contendo uma relação de itens.
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Após a finalização do Checkup, clicar em Finalizar Atendimento.
Será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente, assim como acontece na venda avulsa. Basta clicar em Imprimir Orçamento.
Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.