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Sumário


1 Conceito

O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.

 

2 Configurações Automação Ipiranga

Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga.

2.1 Criação do Serviço de Sincronia

Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:



Deve ser adicionada a informação "--linxpos_sync 5471". Os quatro últimos dígitos se referem ao número da porta para comunicar o serviço de troca de informações.

Por meio deste serviço é feita a troca de informações entre o Jet Oil e Automação Ipiranga.


Importante

A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista.

 

2.2 Criação e Configuração do PDV

É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:



Ao configurar o PDV, no menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, além da informação referente ao depósito, é importante preencher o nome da estação que possui a instalação Jet Oil, e marcar o tipo de Negócio "Troca de Óleo". 




Importante

Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto.


2.3 Importação do Manual Técnico 

Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:



Basta selecionar a pasta em que está salvo o arquivo do manual técnico e clicar em Importar.

Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".


2.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal

Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:



Importante

Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série.


2.5 Vínculo das Formas de Pagamento 

Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:



Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:


 

3 Configurações Jet Oil

Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:

 


Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.

Em seguida será apresentada uma tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:

Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistema. Após o preenchimento das informações clicar em Confirmar.

Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.



Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.



No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:




Sincronia

Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:




Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.


Ajuda

xxxxxxxxxx


Sobre

xxxxxxxxx


Sair

Clicando em Sair, o usuário será desconectado do Jet Oil.


Logo acima da tela são exibidos o nome da Estação e número do Turno.



Também será possível efetuar a troca de usuário clicando em Trocar Usuário, onde o sistema fará o direcionamento para a tela inicial de login.



Bem abaixo da tela são exibidos indicadores dos serviços de Sincronia, Mid-e Processados e Fiscal Flow. A cor verde indica que o serviço está ativo, a cor vermelha indica que está inativo.



Configurações

O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.  


3.1 Menu Configurações

 3.1.1 TEF

Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:



Essa tela apresenta as opções de módulos TEF ativos. 

Caso a opção escolhida for TEF Direção (D-Tef), não será apresentado nenhum campo para preenchimento das informações, sendo necessário apenas clicar em Salvar.



Ao selecionar a opção TEF Dedicado (SiTef) serão apresentados alguns campos para preenchimento. Para visualizá-los basta utilizar a barra de rolagem à direita da tela.



Informar o Endereço de servidor SiTef, ID da Loja, ID do Terminal e  Endereço da Estação.

Inseridas as informações, clicar no botão Salvar.


3.1.2 Cheque

Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:  



No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar.


3.1.3 Servidor de E-mail

Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:



Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio da ordem de serviço ao cliente. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar.

 

3.1.4 Documento Fiscal

Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela selecionar o tipo de documento fiscal que será emitido na venda. Cabe ressaltar que serão exibidos somente os tipos de documentos liberados no módulo do estabelecimento.

Selecionando a opção Emissor de Cupom Fiscal (ECF) não será apresentado nenhum campo para preenchimento. Basta apenas clicar em Salvar.



Selecionando um dos demais tipos de documento fiscal, serão apresentados os mesmos campos para preenchimento das informações. Para visualizar os campos basta deslizar a barra de rolagem localizada à direita.




Informar o Endereço onde está instalado o MID-e e os Diretórios em que serão salvos o arquivo "XML" e "DANF-e



Selecionar a Marca e o Modelo, informar a Porta que fará a comunicação e selecionar a Velocidade da Porta

A Velocidade da Porta pode ser coletada no Gerenciador de Dispositivos, clicando com o botão direito do mouse na porta, e selecionando a opção Propriedades. Na janela apresentada, clicar na guia Configurações de Porta. A informação da velocidade consta no campo Bits por segundo, como mostra a imagem abaixo:



Retomando a tela de configuração de Documento Fiscal, selecionar uma impressora do sistema operacional, para os casos de contingência.



Ao marcar a opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, será realizado o corte do cupom caso não esteja sendo feito pela impressora. 

Após inserir as informações clicar em Salvar.


3.1.5 Impressora OS

Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:


 

Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar.


3.1.6 Sincronia

Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:



Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.


3.2 Menu Caixa

No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:




Cada função será detalhada nos próximos capítulos.


3.2.1 Cancelar a Última Venda

Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. A tela apresentada será conforme abaixo:


Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em Confirmar.


3.2.2 Sangria

Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.3 Suprimento

Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:



Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.


3.2.4 Fechamento de Turno

Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:



Informar o valor total de troco existente no caixa ao final do turno e clicar em Confirmar.


3.5 TEF

hhhhhh


3.2.6 Vendas

Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:


IMAGEM


Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.

Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar Cancelar Nota, e será apresentada a seguinte tela:


IMAGEM


Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.


Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.


Importante

Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF.

 

3.3 Venda Avulsa

O menu lateral também conta com a opção Venda Avulsa. Ao acessá-lo será apresentada a seguinte tela:



Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.




A busca pode ser feita informando o nome do produto no campo de pesquisa ou clicando na categoria e selecionando o produto.




Ao selecionar os produtos, estes serão apresentados à direita da tela, onde poderão ser excluídas ou adicionadas mais unidades. Para prosseguir, clicar em Finalizar Venda. Na tela apresentada será possível Imprimir Orçamento dos produtos selecionados ou Efetuar Pagamento.



Ao imprimir o orçamento, este será apresentado conforme exemplo abaixo:



Clicando em Efetuar Pagamento.....



4 Atendimento

Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar




Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do cliente e do veículo.



Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome, número do telefone Celular e o endereço de E-mail. Nas informações do Veículo deve ser selecionado o Fabricante, o Ano, Modelo, Versão e Km Atual.

Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. 

Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.



Ao selecionar um item do Checkup, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos relacionados ao item selecionado, porém também poderá ser localizado pela busca rápida.



Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo.



Após isso clicar em Adicionar. O item do checkup será marcado com um check.




O Checkup será realizado conforme a necessidade do cliente, porém um dos itens se faz obrigatório para prosseguir, ou seja, antes de finalizar a "checagem" deve-se clicar em Checkup 


Nesta tela é feito o checkup de 15 itens do veículo, o qual poderá ser acompanhado por meio da barra localizada à esquerda da tela. A cada item acessado, serão apresentados os produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, conforme o modelo do carro informado no início do atendimento.

Caso seja necessário realizar a manutenção de um item, por exemplo o óleo de motor, basta selecionar o produto, a quantidade desejada, e clicar em Adicionar às Compras. Em seguida clicar no botão Item Realizado, para indicar que já foi feita a conferência. Se por ventura houver algum problema com um item e não for feita a sua conferência, deve-se clicar no botão Não Realizado, e selecionar o problema na tela que será apresentada, conforme abaixo:



Cada item terá uma lista de problemas para seleção, sendo esta definida pela Ipiranga, não sendo possível alterar. Por exemplo no caso do óleo de motor, as opção serão as seguintes:




Os itens que por ventura não possuem produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, ao clicar em Não Realizado, será apresentada uma tela conforme abaixo:

  


Selecionar dentre as opções Não se aplica ao veículo ou Somente na Concessionária, e Confirmar.


Após a conferência dos 15 itens a tela apresentada será conforme abaixo:



Todos os itens conferidos, ou seja, que tiverem como Item Realizado, serão apresentados com a cor verde. Já os Não Realizados, serão apresentados com a cor vermelha. Cabe ressaltar, que caso seja necessário deixar alguma observação em um dos itens, basta clicar em Inserir observação neste item do atendimento. Será exibida a seguinte tela:



Basta inserir a observação e clicar em Confirmar.

Após a última conferência, será apresentada uma tela contendo os itens adicionados ao carrinho de compras, conforme imagem abaixo:



Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.




No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado. 

Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica venda.

A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.

Os campos Placa, Veículo/Máquina e Quilometragem são preenchidos automaticamente conforme informações inseridas no início do atendimento.


Também é possível deixar uma observação sobre o atendimento, clicando em Inserir observação neste atendimento. Será exibida a seguinte tela:



Basta inserir a observação desejada e clicar em Confirmar.

Ainda na tela de itens, caso o consumidor possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.


Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:



Caso o consumidor tenha alguma regra de preço cadastrada, como por exemplo desconto, no campo Total de Desconto será apresentado o valor conforme o cadastro. Se a regra de preço for configurada para diferenciar o valor de venda, este será aplicado no campo Total da CompraPreço por Unidade.

Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.

Nesta tela, basta selecionar a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. Será exibida a tela de acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:



Informar o CPF em que será feito o acúmulo de quilômetros de vantagens, e clicar em Confirmar.

Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada uma tela para escolha do tipo de transação.




Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda e a impressão do comprovante fiscal.






Após a finalização do atendimento, caso queira retornar à tela inicial clicar em Iniciar Novo Atendimento.




  • Sem rótulos