Nesta aba serão preenchidos os dados principais de identificação do cliente, os campos marcados com o ícone indicam obrigatoriedade.
Preenchimento da aba "Básico"
Nota | ||
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Os campos que serão de preenchimento obrigatórios poderão ser definidos pelo usuário acessando: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Campos Obrigatórios". Para mais informações verifique o tópico Campos Obrigatórios deste manual. |
Os campos disponíveis para preenchimento são:
- Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Para que esta opção esteja disponível é necessário que o portal esteja configurado para este tipo de cadastro marcando o parâmetro "Habilita o cadastro de cliente internacional no portal" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros". Durante um cadastro, ao marcar esta opção o campo "CNPJ/CPF" será bloqueado e o campo "Documento Estrangeiro" será exibido para que sejam inseridas informações sobre a documentação de identificação do cliente, porém sem obrigatoriedade.
Cliente internacional
Além disso, ao marcar a opção "Cliente Internacional" o campo "Estado" será preenchido automaticamente com a sigla "EX" indicando que o cliente é do exterior e será possível selecionar o país de origem.
Estado e País do cliente internacional
- CNPJ/CPF: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente.
- Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador" ou "Cliente e Fornecedor". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
- Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia".
- Nome Fantasia (PJ): este campo será exibido apenas para cadastro de pessoas jurídicas, nele será possível registrar o nome comercial do estabelecimento.
- Data de Nascimento: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. Se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado. Caso seja informada uma data que caracterize o cliente como menor de idade, o sistema exibirá um alerta.
Alerta menor idade
- Sexo: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. É possível definir se ele será pré-carregado com alguma informação ou não, para tanto, basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" e no item "Tipo" optar por "Branco, Feminino ou Masculino". Além disso, se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado.
- Estado Civil: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado, será possível optar entre "Casado, Solteiro, Divorciado, Viúvo ou Outros".
- CEP: ao inserir um CEP válido, o sistema buscará automaticamente os dados correspondente a Endereço, Bairro, Cidade e Estado. Se o código digitado for inválido o sistema exibirá uma mensagem de alerta. Além disso, através do botão representado pelo ícone dos Correios () será possível pesquisar pelo endereço desejado.
Alerta sobre CEP inválido
Pesquisa de endereços
- Caixa Postal: código de endereço alternativo para correspondências.
- Endereço / Número / Complemento de Número: nestes campos devem ser informados o nome da rua, o número da residência e se necessário um complemento para o número (ex.: casas geminadas, apartamentos, condomínios, blocos, etc.).
- Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
- Bairro: em que está localizado o endereço. Se o campo CEP informado for válido, este item será preenchido automaticamente.
- Cidade: este campo também será preenchido se o CEP informado estiver correto, no entanto, se o parâmetro "Bloqueia edição do campo cidade" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" estiver marcado, não será possível alterá-lo.
Bloqueio do campo cidade
Porém, se o CEP inserido for inválido, o sistema exibirá um alerta sobre a situação e o campo estará disponível para que seja informada a cidade, com a possibilidade de pesquisa do município através do recurso de lupa.
Pesquisa de municípios
- Estado: será preenchido automaticamente, na inserção do CEP.
- País: por padrão sempre será "Brasil", no entanto, se o cliente estiver marcado como "Internacional", o campo será aberto para seleção do país.
- Residência Própria e Tempo de Resid. (em anos): indica se o cliente cadastrado possui residência própria e a quanto tempo. Caso o cadastro corresponda a pessoa jurídica estes campos não serão apresentados.
- Tipo Registro Profissional: através deste campo será possível classificar o cliente/fornecedor pelo tipo de registro profissional, caso este campo seja informado o campo "Registro Profissional" deve ser preenchido.
- Registro Profissional: deve ser preenchido com o número do registro profissional.
- Fones: número de contato do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório é necessário habilitar o parâmetro "Obrigatório informar telefone e DDD válidos no cadastro de CRM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros. Desta forma, se o telefone inserido não for válido ou o DDD não for informado, será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de alerta
Com o parâmetro desabilitado, o sistema exibirá um alerta de que o número de telefone informado não é válido e solicitará a confirmação para continuar.
Mensagem de alerta
- Fax: número de contato para transmissão de dados escritos e gráficos por via telefônica, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
- Celular: número correspondente a telefonia móvel do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
- E-mail: endereço de e-mail do cliente. Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido corretamente.
- Site www: endereço eletrônico do cliente.
- Possui Inscrição Estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE, esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado.
- Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Além do número da inscrição, deve-se informar se o cliente é Contribuinte do ICMS ou não. Caso, ele não seja obrigado, deve-se marcar o item "ISENTO".
Inscrição estadual
- Inscrição Municipal (CMC): este campo identifica se a empresa (cliente pessoa jurídica) é contribuinte de ISS, permitindo que a mesma possa praticar legalmente sua função.
- Op. Simples Municipal / Op. Simples Estadual / Op. Simples Federal: utilizados para identificar o regime de tributação da empresa (cliente pessoa jurídica) a nível municipal, estadual e federal.
- Identidade/RG (PF) / Data de emissão / Órgão emissor/UF: para clientes "Pessoa Física" será possível informar os dados do documento de identidade, a data que foi emitido e o órgão que o expediu juntamente com o Estado.
- Cartão fidelidade: número do cartão de fidelidade que permite o controle da pontuação recebida pelo cliente para cada compra realizada nas lojas. Esta numeração é única e não poderá ser repetida para vários clientes.
- Referência: este campo permite que sejam inseridas informações a nível diferenciação e pesquisa, por padrão ele permitirá até 20 caracteres.
- Classe e Subclasse: é possível determinar se o cliente pertence a uma classe e subclasse e definir um percentual de desconto nas vendas. Ao marcar a classe preferencial, o usuário indicará a classe que concederá desconto na venda ao cliente, apenas uma delas poderá ser marcada.
Dica | ||
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Mensagem de bloqueio de alteração dos campos Classe e Subclasse Caso esteja logado como administrador, a mensagem exibida será a seguinte. Mensagem de bloqueio de alteração dos campos Classe e Subclasse para administrador |
- Naturezas de Retenção: este campo indica a natureza de retenção (de PIS e COFINS) na fonte, objeto de escrituração no SPED - EFD Contribuições. O usuário poderá optar entre os itens: "Retenção por órgãos, Autarquias e Fundações Federais", "Retenção por Outras Entidades da Administração Pública Federal", "Retenção por Pessoas Jurídicas de Direito Privado", "Recolhimento por Sociedade Cooperativa", "Retenção por Fabricante de Máquinas e Veículos" e "Outras Retenções". Se este campo não for configurado, ao emitir uma nota fiscal de saída para venda de serviços, o sistema solicitará que a Natureza de Retenção seja definida. Além disso, será possível replicar a opção escolhida para o cadastro do cliente marcando o item "Deseja salvar esta natureza de retenção como padrão para o Cliente/Fornecedor". Esta opção só estará visível caso o cadastro seja Cliente/Fornecedor e possua CNPJ.
Natureza de retenção no cadastro de cliente/fornecedor
Seleção de natureza de retenção na nota fiscal
- Classe fiscal: permite que seja atribuída uma classe fiscal ao cliente para que seja utilizada nas operações de compra/venda e identifique a UF do contribuinte.
Dica | ||
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Nota | ||
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Opções do parâmetro
Informativo ao retirar o cliente do anônimo |
Âncora | ||||
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