Nesta aba serão preenchidos os dados principais de identificação do cliente, os campos marcados com o ícone  indicam obrigatoriedade.


Preenchimento da aba "Básico"


Nota

Os campos que serão de preenchimento obrigatórios poderão ser definidos pelo usuário acessando: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Campos Obrigatórios". Para mais informações verifique o tópico Campos Obrigatórios deste manual.


Os campos disponíveis para preenchimento são:


  • Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Para que esta opção esteja disponível é necessário que o portal esteja configurado para este tipo de cadastro marcando o parâmetro "Habilita o cadastro de cliente internacional no portal" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros".  Durante um cadastro, ao marcar esta opção o campo "CNPJ/CPF" será bloqueado e o campo "Documento Estrangeiro" será exibido para que sejam inseridas informações sobre a documentação de identificação do cliente, porém sem obrigatoriedade. 


Cliente internacional

Além disso, ao marcar a opção "Cliente Internacional" o campo "Estado" será preenchido automaticamente com a sigla "EX" indicando que o cliente é do exterior  e será possível selecionar o país de origem. 


Estado e País do cliente internacional


  • CNPJ/CPF: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente. 
  • Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador" ou "Cliente e Fornecedor". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
  • Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia". 
  • Nome Fantasia (PJ): este campo será exibido apenas para cadastro de pessoas jurídicas, nele será possível registrar o nome comercial do estabelecimento. 
  • Data de Nascimento: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. Se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado. Caso seja informada uma data que caracterize o cliente como menor de idade, o sistema exibirá um alerta.


Alerta menor idade

  • Sexo: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. É possível definir se ele será pré-carregado com alguma informação ou não, para tanto, basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" e no item "Tipo" optar por "Branco, Feminino ou Masculino". Além disso, se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado.
  • Estado Civil: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado, será possível optar entre "Casado, Solteiro, Divorciado, Viúvo ou Outros".
  • CEP: ao inserir um CEP válido, o sistema buscará automaticamente os dados correspondente a Endereço, Bairro, Cidade e Estado. Se o código digitado for inválido o sistema exibirá uma mensagem de alerta. Além disso, através do botão representado pelo ícone dos Correios () será possível pesquisar pelo endereço desejado. 


Alerta sobre CEP inválido


Pesquisa de endereços


  • Caixa Postal: código de endereço alternativo para correspondências.
  • Endereço / Número / Complemento de Número: nestes campos devem ser informados o nome da rua, o número da residência e se necessário um complemento para o número (ex.: casas geminadas, apartamentos, condomínios, blocos, etc.).
  • Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
  • Bairro: em que está localizado o endereço. Se o campo CEP informado for válido, este item será preenchido automaticamente. 
  • Cidade: este campo também será preenchido se o CEP informado estiver correto, no entanto, se o parâmetro "Bloqueia edição do campo cidade" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" estiver marcado, não será possível alterá-lo. 


Bloqueio do campo cidade


Porém, se o CEP inserido for inválido, o sistema exibirá um alerta sobre a situação e o campo estará disponível para que seja informada a cidade, com a possibilidade de pesquisa do município através do recurso de lupa. 


Pesquisa de municípios


  • Estado: será preenchido automaticamente, na inserção do CEP. 
  • País: por padrão sempre será "Brasil", no entanto, se o cliente estiver marcado como "Internacional", o campo será aberto para seleção do país.
  • Residência Própria e Tempo de Resid. (em anos): indica se o cliente cadastrado possui residência própria e a quanto tempo. Caso o cadastro corresponda a pessoa jurídica estes campos não serão apresentados.
  • Tipo Registro Profissional: através deste campo será possível classificar o cliente/fornecedor pelo tipo de registro profissional, caso este campo seja informado o campo "Registro Profissional" deve ser preenchido.
  • Registro Profissional: deve ser preenchido com o número do registro profissional.
  • Fones: número de contato do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório é necessário habilitar o parâmetro "Obrigatório informar telefone e DDD válidos no cadastro de CRM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros. Desta forma, se o telefone inserido não for válido ou o DDD não for informado, será exibida uma mensagem de alerta. 


Mensagem de alerta

Com o parâmetro desabilitado, o sistema exibirá um alerta de que o número de telefone informado não é válido e solicitará a confirmação para continuar.


 

Mensagem de alerta


  • Fax: número de contato para transmissão de dados escritos e gráficos por via telefônica, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
  • Celular: número correspondente a telefonia móvel do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
  • E-mail: endereço de e-mail do cliente.  Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido corretamente.
  • Site www: endereço eletrônico do cliente.
  • Possui Inscrição Estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE, esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado. 
  • Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Além do número da inscrição, deve-se informar se o cliente é Contribuinte do ICMS ou não. Caso, ele não seja obrigado, deve-se marcar o item "ISENTO".


Inscrição estadual


  • Inscrição Municipal (CMC): este campo identifica se a empresa (cliente pessoa jurídica) é contribuinte de ISS, permitindo que a mesma possa praticar legalmente sua função.
  • Op. Simples Municipal / Op. Simples Estadual / Op. Simples Federal: utilizados para identificar o regime de tributação da empresa (cliente pessoa jurídica) a nível municipal, estadual e federal.
  • Identidade/RG (PF) / Data de emissão / Órgão emissor/UF: para clientes "Pessoa Física" será possível informar os dados do documento de identidade, a data que foi emitido e o órgão que o expediu juntamente com o Estado. 
  • Cartão fidelidade: número do cartão de fidelidade que permite o controle da pontuação recebida pelo cliente para cada compra realizada nas lojas. Esta numeração é única e não poderá ser repetida para vários clientes.
  • Referência: este campo permite que sejam inseridas informações a nível diferenciação e pesquisa, por padrão ele permitirá até 20 caracteres. 
  • Classe e Subclasse: é possível determinar se o cliente pertence a uma classe e subclasse e definir um percentual de desconto nas vendas. Ao marcar a classe preferencial, o usuário indicará a classe que concederá desconto na venda ao cliente, apenas uma delas poderá ser marcada. 



Dica

  • Somente estarão disponíveis para a seleção as classes e subclasses devidamente cadastradas. Para mais informações sobre o cadastro de classes vide tópico Classes;
  • Somente será permitido cadastrar a classe e a subclasse de um cliente se a permissão “Informar campo classe e subclasse no cadastro/alteração de cliente (aba básico)” disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > CRM > Permissões Gerais do Grupo CRM estiver marcada. Caso o usuário não tenha a permissão, a mensagem abaixo será exibida e os campos ficarão bloqueados.

Mensagem de bloqueio de alteração dos campos Classe e Subclasse


Caso esteja logado como administrador, a mensagem exibida será a seguinte.


Mensagem de bloqueio de alteração dos campos Classe e Subclasse para administrador



  • Naturezas de Retenção: este campo indica a natureza de retenção (de PIS e COFINS) na fonte, objeto de escrituração no SPED - EFD Contribuições. O usuário poderá optar entre os itens: "Retenção por órgãos, Autarquias e Fundações Federais", "Retenção por Outras Entidades da Administração Pública Federal", "Retenção por Pessoas Jurídicas de Direito Privado", "Recolhimento por Sociedade Cooperativa", "Retenção por Fabricante de Máquinas e Veículos" e "Outras Retenções".  Se este campo não for configurado, ao emitir uma nota fiscal de saída para venda de serviços, o sistema solicitará que a Natureza de Retenção seja definida. Além disso, será possível replicar a opção escolhida para o cadastro do cliente marcando o item "Deseja salvar esta natureza de retenção como padrão para o Cliente/Fornecedor". Esta opção só estará visível caso o cadastro seja Cliente/Fornecedor e possua CNPJ.


Natureza de retenção no cadastro de cliente/fornecedor


Seleção de natureza de retenção na nota fiscal


  • Classe fiscal: permite que seja atribuída uma classe fiscal ao cliente para que seja utilizada nas operações de compra/venda e identifique a UF do contribuinte. 


Dica

  • Os ícones de informação ( ) indicam orientações ao usuário.
  • O botão "Salvar" somente estará disponível após o preenchimento básico das informações de um cadastro.


Nota

  • Através do parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros", é possível definir na pesquisa de cliente/fornecedor quais informações serão exibidas a respeito da sua identificação. Esta parametrização impactará na seleção de cliente/fornecedor das rotinas de Emissão de Nota Fiscal, Cadastro e Alteração de Orçamento, Pedido de Compras e Entrada de Compras.


Opções do parâmetro

  • A parametrização para validação dos campos de telefone deve ser realizada por empresa.
  • Caso seja inserido um CPF que esteja vinculado a um cliente anônimo, os dados cadastrados serão exibidos criptografados. Se o campo de "Cliente Anônimo" for desmarcado será exibida uma mensagem informando que será necessário preencher todos os dados novamente.


Informativo ao retirar o cliente do anônimo