O pedido de compra manual é a rotina utilizada quando já sabe o que comprar, ou seja, será informado manualmente os produtos/serviços e as respectivas quantidades a serem adquiridas.
Pedido de compras manual
Filtros:
- Fornecedor: assim que o usuário informar o fornecedor, o sistema exibirá os dados do último pedido aprovado deste fornecedor juntamente com o ícone no qual é exibida a página de "Agendamento de Fornecedores - Consulta".
Detalhes do fornecedor
Nota | ||
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O campo Fornecedor também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do fornecedor, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa->Parâmetros Globais->CRM->Grupo Outros". |
- Data de emissão;
- Plano de Pagamento;
- Comprador;
- Natureza de Operação;
- Reajustar custo Atualizando: esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos. Este reajuste é opcional, pois se o usuário deixar marcado a opção "Nenhum" o sistema não fará este procedimento.
- Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
- Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado.
- Copiar itens do Pedido: Ao informar o número de um pedido, o sistema trará automaticamente todos os itens e as respectivas quantidades.
- Empresas relacionadas ao pedido;
Nota | ||
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Funcionalidades Disponíveis
- Detalhes do fornecedor: exibe informações relacionadas ao mesmo, tais como: últimos dez pedidos com divergências, pedidos que possuem saldos a entregar, notas fiscais de devolução para fornecedor sem retorno e débitos do fornecedor. No grupo "Débitos do fornecedor" são listados todas as faturas a receber deste fornecedor em que o portador da fatura seja igual ao portador informado em Parâmetros Globais de Compras – Opção "Portador para Débitos de Fornecedores". (Para isso no cadastro do fornecedor, o campo "Tipo" deve ser "Ambos", pois faturas a receber são lançadas para clientes e ambos). Este recurso tem como objetivo visualizar os créditos que a empresa tem a receber de um fornecedor, por exemplo, patrocínio de um fornecedor (Que está lançado no sistema como uma fatura a receber do mesmo). Se associado ao cadastro do fornecedor existir um valor de faturamento mínimo, será exibida uma mensagem com o objetivo de alertar o valor mínimo aceito por este fornecedor. No entanto, esta é uma mensagem apenas informativa, pois não bloqueia o cadastro do pedido. (Mais informações vide Manual CRM – Item Cadastro de Cliente/Fornecedor – Campo "Valor faturamento Mínimo").
Após informar os dados iniciais e prosseguir, ao acessar o link "Inserir Produtos" é possível realizar a busca de itens por Nome, Código, Código Aprox., Referência, Código de Barras ou Código Auxiliar e Marca. Ao final da listagem serão exibidos recursos de paginação e um totalizador de registros.
Inserção rápida de itens no pedido de compra manual
Além disso, é possível realizar uma configuração para que na inserção de itens as colunas "Desc(%)" e "IPI" não sejam exibidas, e a edição da coluna "Custo" seja bloqueada. No entanto, para ativar estes recursos é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
Nota | ||
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O filtro "Marca" pode ser substituído por outro filtro de nível de pesquisa do produto, como: setor ou linha ou marca ou coleção ou espessura. Para isso, é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Compras e selecionar uma opção no item "Nível para filtro na pesquisa do produto". |
Aviso | ||
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Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Para bloquear a edição do campo "Custo" e bloquear a exibição dos campos "Desc(%)" e "IPI" na inserção de itens é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Compras e ativar os parâmetros:
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Assim que o sistema retornar a listagem dos itens pesquisados poderão ser visualizadas algumas informações sobre os produtos e deverá ser informada a quantidade para que seja feira a inserção no pedido de compras.
Cabeçalho:
- Código;
- Nome do Produto / Referência;
- empresas;
- Class.
- Compras;
- Prev. Entrega;
- Saldo;
- Qtde Comprada;
- Custo;
- ISS (%);
- INSS (%);
- IRRF(%);
Nota | ||
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Caso após a pesquisa, a listagem retorne muitos itens, o que possibilite rolagem, esta barra se tornará fixa independente da forma de pesquisa. |
Na página de inclusão de itens também é disponibilizado o link "Inserir itens via arquivo em lote", ao acessá-lo será apresentada a página de importação de lote para que seja selecionado um arquivo no formato ".csv".
Importação de lote
Opções de envio
- Selecione o arquivo: permite realizar a seleção do arquivo;
- Enviar Arquivo com: informa os dados dos produtos que constam no arquivo;
- Códigos auxiliares e quantidades;
- Códigos de barras e quantidades;
- Códigos dos produtos e quantidades.
- Utilizar arquivos com cabeçalho: se esta opção estiver marcada, o sistema desconsiderará a primeira linha do arquivo, pois se tratará do cabeçalho. Esta opção possui um ícone informativo com explicações a respeito.
Após realizar a confecção do arquivo, ao salvar, a extensão escolhida deve ser "CSV (separado por vírgulas)".
Tipo de extensão
Abaixo, está disposto um modelo do arquivo.
Arquivo para importação em lote
Ao finalizar a importação, a página se comportará como se houvesse uma busca comum, apresentando os itens e as quantidades descritas no arquivo. Caso a busca apresente menos resultado que os itens listados no arquivo, significa que alguns produtos do arquivo não se enquadram nos critérios de busca.
Alerta
A importação de itens em lote não poderá ser realizada se os filtros de pesquisa "referência" e "grade" forem marcados.
Informações | ||
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É possível definir a ordem dos itens na entrada de compras e a ordem de impressão. Para mais informações vide manuais Alterar ordem dos itens de notas fiscais por e Ordem de Impressão dos Itens. |
Dica | ||
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Nota | ||
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Âncora | ||||
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