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O pedido de compra manual é a rotina utilizada quando já sabe o que comprar, ou seja, será informado manualmente os produtos/serviços e as respectivas quantidades a serem adquiridas.

Pedido de compras manual


Filtros:

  • Fornecedor: assim que o usuário informar o fornecedor, o sistema exibirá os dados do último pedido aprovado deste fornecedor juntamente com o ícone  no qual é exibida a página de "Agendamento de Fornecedores - Consulta".


Detalhes do fornecedor


Nota

O campo Fornecedor também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do fornecedor, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa->Parâmetros Globais->CRM->Grupo Outros".


  • Data de emissão;
  • Plano de Pagamento;
  • Comprador;
  • Natureza de Operação;
  • Reajustar custo Atualizando: esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos. Este reajuste é opcional, pois se o usuário deixar marcado a opção "Nenhum" o sistema não fará este procedimento.
    • Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
    • Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado
  • Copiar itens do Pedido: Ao informar o número de um pedido, o sistema trará automaticamente todos os itens e as respectivas quantidades.
  • Empresas relacionadas ao pedido;


Nota

  • É possível configurar uma forma padrão de reajuste de custo para o pedido de compra (Manual), para isso basta acessar Parâmetros Globais -> Compras, item "Forma preferencial de reajuste de custo" e selecionar uma das opções: "Nenhum", "Preço de Venda" ou "Markup".
  • A atualização do custo do produto somente ocorrerá se a natureza de operação utilizada na operação permitir atualização de preços de custo (Se não estiver marcada a opção "Não atualizar") e é na natureza de operação que o usuário deverá indicar como o custo será atualizado (Custo de Reposição ou Custo Médio). Mais explicações vide Manual Faturamento -> Cadastro auxiliar de Natureza de Operação -> "Campo Atualizar preços de custo Por".


Funcionalidades Disponíveis

  • Detalhes do fornecedor: exibe informações relacionadas ao mesmo, tais como: últimos dez pedidos com divergências, pedidos que possuem saldos a entregar, notas fiscais de devolução para fornecedor sem retorno e débitos do fornecedor. No grupo "Débitos do fornecedor" são listados todas as faturas a receber deste fornecedor em que o portador da fatura seja igual ao portador informado em Parâmetros Globais de Compras – Opção "Portador para Débitos de Fornecedores". (Para isso no cadastro do fornecedor, o campo "Tipo" deve ser "Ambos", pois faturas a receber são lançadas para clientes e ambos). Este recurso tem como objetivo visualizar os créditos que a empresa tem a receber de um fornecedor, por exemplo, patrocínio de um fornecedor (Que está lançado no sistema como uma fatura a receber do mesmo). Se associado ao cadastro do fornecedor existir um valor de faturamento mínimo, será exibida uma mensagem com o objetivo de alertar o valor mínimo aceito por este fornecedor. No entanto, esta é uma mensagem apenas informativa, pois não bloqueia o cadastro do pedido. (Mais informações vide Manual CRM – Item Cadastro de Cliente/Fornecedor – Campo "Valor faturamento Mínimo").


Após informar os dados iniciais e prosseguir, ao acessar o link "Inserir Produtos" é possível realizar a busca de itens por Nome, Código, Código Aprox., Referência, Código de Barras ou Código Auxiliar e Marca. Ao final da listagem serão exibidos recursos de paginação e um totalizador de registros.


Inserção rápida de itens no pedido de compra manual


Além disso, é possível realizar uma configuração para que na inserção de itens as colunas "Desc(%)" e "IPI" não sejam exibidas, e a edição da coluna "Custo" seja bloqueada. No entanto, para ativar estes recursos é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Nota

O filtro "Marca" pode ser substituído por outro filtro de nível de pesquisa do produto, como: setor ou linha ou marca ou coleção ou espessura. Para isso, é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Compras e selecionar uma opção no item "Nível para filtro na pesquisa do produto".


Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para bloquear a edição do campo "Custo" e bloquear a exibição dos campos "Desc(%)" e "IPI" na inserção de itens é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Compras e ativar os parâmetros:

  • Permite alterar rapidamente as colunas sugestão de compra e custo na rotina Pedido de Compra automática;

  • Bloqueia alteração da coluna custo nas rotinas de Pedidos de Compras;
  • Define se a coluna de Percentual de Desconto (Desc%) será exibida nas rotinas de Pedidos de Compras;
  • Define se a coluna de IPI será exibida nas rotinas de Pedidos de Compras.


Assim que o sistema retornar a listagem dos itens pesquisados poderão ser visualizadas algumas informações sobre os produtos e deverá ser informada a quantidade para que seja feira a inserção no pedido de compras.

Cabeçalho

  • Código;
  • Nome do Produto / Referência;
  • empresas;
  • Class.
  • Compras;
  • Prev. Entrega;
  • Saldo;
  • Qtde Comprada;
  • Custo;
  • ISS (%);
  • INSS (%);
  • IRRF(%);


Nota

Caso após a pesquisa, a listagem retorne muitos itens, o que possibilite rolagem, esta barra se tornará fixa independente da forma de pesquisa.


Na página de inclusão de itens também é disponibilizado o link "Inserir itens via arquivo em lote", ao acessá-lo será apresentada a página de importação de lote para que seja selecionado um arquivo no formato ".csv".


Importação de lote


Opções de envio

  • Selecione o arquivo: permite realizar a seleção do arquivo;
  • Enviar Arquivo com: informa os dados dos produtos que constam no arquivo;
    • Códigos auxiliares e quantidades;
    • Códigos de barras e quantidades;
    • Códigos dos produtos e quantidades.
  • Utilizar arquivos com cabeçalho: se esta opção estiver marcada, o sistema desconsiderará a primeira linha do arquivo, pois se tratará do cabeçalho. Esta opção possui um ícone informativo  com explicações a respeito.


Após realizar a confecção do arquivo, ao salvar, a extensão escolhida deve ser "CSV (separado por vírgulas)".


Tipo de extensão


Abaixo, está disposto um modelo do arquivo.


Arquivo para importação em lote


Ao finalizar a importação, a página se comportará como se houvesse uma busca comum, apresentando os itens e as quantidades descritas no arquivo. Caso a busca apresente menos resultado que os itens listados no arquivo, significa que alguns produtos do arquivo não se enquadram nos critérios de busca.


Alerta


A importação de itens em lote não poderá ser realizada se os filtros de pesquisa "referência" e "grade" forem marcados.


Parametrização

É possível definir a ordem dos itens na entrada de compras e a ordem de impressão. Para mais informações vide manuais Alterar ordem dos itens de notas fiscais por e Ordem de Impressão dos Itens.


Dica

  • Caso a permissão "Permitir itens apenas do fornecedor do pedido" estiver habilitada para este usuário, o filtro "Listar apenas produtos do fornecedor informado" virá ativo por padrão e então somente produtos do fornecedor selecionado poderão ser inclusos no pedido de compra, caso contrário, serão listados os produtos de todos os fornecedores. Esta permissão encontra-se no grupo Compras, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Compras.
  • A ordenação dos itens na pesquisa pode ser definida pelo parâmetro global "Ordem preferencial pesquisa" (Empresa > Parâmetros Globais > Sistema). Este parâmetro impacta nas rotinas de entradas de compra, pedidos de compra, entre outros.


Nota

  • Se o parâmetro "Sugestão de Preços do Último Pedido" (Empresa > Parâmetros Globais > Compras) estiver configurado como "sim", o custo sugerido será o preço do item no último pedido, caso contrário, será respeitado o parâmetro "Usa custo do fornecedor no pedido de compra (manual)".
  • Na inclusão de itens, caso esteja configurada a opção "Custo cadastro do produto", o valor do item inserido será o mesmo do cadastro de produtos (campo Custo c/ ICMS), independente do fornecedor selecionado. E quando configurada a opção "Custo do fornecedor" o valor do item será o mesmo configurado em "Relacionamento Produto x Fornecedor" (Menu Suprimentos -> Estoque > Produtos), através do campo Custo
  • É possível configurar a visualização dos itens inseridos no pedido para o modo catálogo, desta forma será exibida a imagem do produto. Para isto é necessário acessar Empresa > Parâmetros globais > Compras > parâmetro "Tipo de pesquisa de itens".
  • Poderá ser exibida uma mensagem de alerta caso a quantidade inserida do produto não seja múltiplo (da embalagem) que foi definida no relacionamento produto X fornecedor. Para isso é necessário configurar: Empresa > Parâmetros Globais > Compras > parâmetro "Verifica a quantidade do produto no pedido".
  • Caso a empresa esteja trabalhando com o recurso de campos adicionais ao invés de grade de produtos, na inserção de itens, serão apresentados as cores e os tamanhos dos produtos para seleção. Mais informações vide manual Cadastro de Produtos.
  • Se os itens pesquisados não possuírem um detalhamento de configuração tributária válido, será exibido o símbolo , indicando a situação do produto. Enquanto não for realizado o devido detalhamento não será possível inserir o item na venda. O detalhamento da configuração tributária poderá ser realizado em Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária, clicando no link . Para mais informações vide manual Config. Tributária.



Página de pesquisa de itens

  • Para empresas que possuem habilitado o parâmetro "Ativar Validações Fiscais", na inclusão de itens o sistema irá verificar se a configuração tributária do produto está respeitando as regras fiscais de alíquota de ICMS e alíquota de ICMS ST configuradas para o CST de ICMS. Caso as configurações não estejam de acordo, será exibido o símbolo . Ao clicar no símbolo é possível visualizar a inconsistência da configuração tributária do produto e será necessário ajustar a configuração tributária para prosseguir. Esta mensagem pode estar relacionada ao CST não disponível para a empresa ou alíquota de ICMS e alíquota de ICMS ST configuradas incorretamente. Mais informações vide manual Módulo Estoque, item Config. Tributária.
  • Caso a empresa trabalhe com produtos em grade, ao pesquisar produtos por referência, será possível marcar o item "Visão de grade". Ao usar essa opção e pesquisar alguma referência, o sistema exibirá o resultado da pesquisa no formato tamanho x cor, facilitando assim a visualização e a inclusão dos itens.



Opção "Visão de Grade" na pesquisa de itens por referência


Ao lado de cada campo "Custo" na listagem dos itens, existe o link para visualizar as demais informações do produto, como código do produto, saldo em estoque, desconto, %IPI entre outros.



Visão em grade de produtos

  • A quantidade de casas decimais das colunas "Qtd" será exibida conforme definido no parâmetro "Decimais qtde. de produto" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Sistema -> Grupo "Arredondamento") ou conforme a quantidade de casas decimais do cadastro de unidade do produto em questão. Mais informações vide manual Estoque, item Unidade.
  • A alíquota de IPI carregada automaticamente para o produto é calculada com base na alíquota de IPI informada no detalhamento da configuração tributária do produto X classe fiscal do fornecedor (Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária).