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Empresa - Microvix > Parâmetros Globais - Parametrizações > Faturamento-Gerais



Ordem de Impressão dos Itens

Ordem de Impressão dos Itens da NF, Orçamento, e Pedido de Compra. Neste parâmetro é possível definir a ordem de inserção dos itens, que irá refletir na impressão da Nota Fiscal. (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais).

 Para realizar tal configuração é necessário selecionar uma das opções abaixo: 

  • Inserção Ascendente: Em que o primeiro item inserido será o primeiro a ser mostrado, e assim por diante;

  • Inserção Descendente: Em que o último item inserido será o primeiro a ser mostrado, e assim por diante;

  • Posição Manual: Segue a sequência de inserção dos itens, sendo possível alterar a posição de todos os itens inseridos através dos ícones  (mover item para baixo) e  (mover item para cima);

  • Referência + Grade: Os itens inseridos serão ordenados por referência e grade;

  • Código do Produto: Os itens inseridos serão ordenados pelo código do produto;

  • Referência:  A ordenação ocorrerá através da referência cadastrada para o item inserido;

  • Descrição básica:  A ordenação ocorrerá através da descrição básica cadastrada para o item inserido;

  • Setor + Código do produto: A ordenação ocorrerá pelo setor mais o código do produto do item inserido;

  • Marca + Código do produto: A ordenação ocorrerá pela marca mais código do produto do item inserido.


Nota

  • A configuração realizada no parâmetro "Ordem de Impressão dos Itens" somente será respeitada quando o parâmetro "Alterar ordem dos itens de Notas Fiscais por" estiver selecionado com a opção "Nenhum"; 

  • Para cada Nota Fiscal ou entrada de compras lançada, o parâmetro "Ordem de Impressão dos Itens" é revalidado, por exemplo: Ao lançar uma NF com o parâmetro configurado com a opção "Código do Produto", na impressão os itens serão ordenados por esta configuração, caso o parâmetro seja modificado para "Descrição Básica" a NF continuará sendo exibida com a configuração que constava no ato do lançamento, isto é, a modificação realizada somente será considerada no próximo lançamento.

Formulários Personalizados

Através deste parâmetro é possível informar quais informações deverão ser impressas de NF.


Informações

  • Descrição: deverá ser informado uma descrição sobre o formulário;

  • Série: qual a série da nota que deverá sem impresso;

  • Qtde. Linhas da Nota Fiscal:

  • Qtde. Colunas da Nota Fiscal:

  • Espaçamento entre Linhas:

  • Imprimir imprimir produto com: 

    • Código do Produto;

    • Código de Barras;

  • Qtde. Linhas na área Produtos:

  • Qtde. Linhas na área Serviços:

  • Qtde. Linhas na área Observações:

  • Qtde. Faturas:

  • Destacar ICMS (Base,Alíq., Valor):

  • Destacar IPI (Alíq., Valor):

  • Imprimir observações do produto:

  • Imprimir descrição do produto em vária linhas:

  • Imprimir descrição do serviço em vária linhas:

  • Imprimir sigla da empresa no nome do produto:

  • Imprimir plano de pagamento na observação;

  • Imprimir referência do nome do produto:

  • Imprimir cód. auxiliar no nome do produto:

  • Imprimir a descrição no lugar do nome do produto.

Abaixo, poderá ser visualizado os formulários já cadastrados com as seguintes informações: ID, Descrição, Série e Links. Através do link  é possível realizar a alteração dos dados acima.


Listagem de Formulário

Ao acessar o link  o usuário será direcionado para a página de configuração dos itens do formulário, nesta página o usuário irá informar quais itens deverão ser informados.

Bloquear Produtos sem Saldo/Depósito

Determina se a empresa realiza o bloqueio de vendas de produtos cujo saldo não é suficiente no depósito/Estoque selecionado (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais).

Emissão de Nota Fiscal - Inclusão de Itens

Com a empresa configurada para bloquear produtos sem saldo em estoque, ao inserir o produto cujo estoque não possui saldo, o sistema apresentará a mensagem informando que o estoque não possui saldo do produto informado, conforme figura a seguir. Para habilitar este parâmetro é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento Gerais > grupo Nota Fiscal > parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque. 


Produto Não Possui Saldo em Estoque

Também é possível bloquear produto sem saldo em depósito através do parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito", que estará disponível se o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito" estiver habilitado.

Produto Não Possui Saldo em Depósito

Nota

Ao utilizar a funcionalidade de bloquear produtos sem saldo no estoque, é recomendado realizar um balanço nos depósitos já negativos no estoque ou uma transferência entre depósitos. Maiores informações sobre essas rotinas vide manuais Balanço - Estoque e Transferência entre Depósitos.

Emissão de Nota Fiscal - Faturar Pedido

Em Faturamento > Emissão de Nota Fiscal > Faturar pedido, ao informar um pedido de venda, na página "Dados do pedido" inserir as informações necessárias e prosseguir, se o produto não possuir saldo suficiente em estoque. Do mesmo modo, é possível bloquear produto sem saldo em depósito através do parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito", que estará disponível se o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito" estiver habilitado.

Alterar ordem dos itens de Notas Fiscais por

Define se será permitido alterar a ordem dos itens da Nota Fiscal (Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais).

  • Nenhum: Não permite alteração da ordem dos itens;

  • Seleção itens pedido: Permite a alteração dos itens oriundos de pedido de compra, definindo a ordem de listagem de acordo com a ordem de seleção do item, utilizado somente em entrada de compras com pedido (esse modo é exclusivo para rotina de Entrada de compras (manual));

  • Ordenação Dinâmica: Permite alterar a ordem dos produtos após a inclusão dos itens na Nota Fiscal / Entrada de Compras (ao lado do código de cada produto serão apresentadas setas para possibilitar a ordenação). A ordem estabelecida será impressa na Nota Fiscal (pode ser utilizado em entrada de compras utilizando ou não pedido de compras). 

Modelo Etiqueta de Endereçamento

Configuração de modelos de etiquetas de endereçamento (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais).

Esta configuração de etiquetas é utilizada apenas para quando o modelo de impressora de etiquetas for Argox ou Zebra e quando a forma de pesquisa for por "Nota Fiscal", somente é possível utilizar esta forma de pesquisa através do módulo Faturamento.


Cadastro da Etiqueta

  1. Descrição: Campo livre para informar um nome para a etiqueta;

  2. Empresa : Permite a seleção de empresa podendo selecionar mais de uma;

  3. Largura do papel: Tamanho da largura da bobina de etiquetas em milímetros;

  4. Altura de cada etiqueta: Tamanho da altura de cada etiqueta em milímetros;

  5. Espaço entre etiquetas: Tamanho do espaço entre uma etiqueta e outra em milímetros;

  6. Número de colunas: Quantidade de colunas da etiqueta, por exemplo, se a bobina de etiquetas possuir 2 etiquetas uma ao lado da outra a etiqueta possui 2 colunas, caso tenha 3 etiquetas possui 3 colunas;

  7. Localização da impressora: Porta onde a impressora está conectada na máquina;

  8. Modelo da impressora: Modelo da impressora, atualmente o sistema é compatível com as impressoras que possuem as linguagens PPLA, PPLB e ZPL-II;

  9. Temperatura de impressão: Temperatura para a impressão da etiqueta, quanto maior a temperatura mais forte será a impressão. É indicado utilizar a temperatura 10.

Depois de cadastrar o modelo da etiqueta será necessário incluir os campos de impressão. Para incluir os campos na lista de modelos cadastrados é necessário clicar no link  .


Modelos de Etiqueta

Substituir o item por um item similar

Define se o sistema permitirá substituir os itens de um orçamento ou de uma emissão de Nota Fiscal por um item similar.

Emissão de Nota Fiscal - Inclusão de Itens

Se o parâmetro estiver habilitado, será possível realizar a substituição do item inserido por algum item similar 

Bloquear CFOPs de retorno ao referenciar a Nota Fiscal

Essa parametrização permite bloquear a exibição de notas de retorno na seleção de documentos de origem no processo de devolução de compra.

Bloquear CFOPs de retorno ao referenciar a Nota Fiscal

Ao marcar o parâmetro "Bloquear CFOPs de retorno ao referenciar a Nota Fiscal" habilitado, ao emitir uma nota de devolução de compra e utilizar o recurso "Pesquisar NF durante inserção dos itens", serão apresentadas para seleção somente notas de compras, impedindo que apareçam na listagem as notas de retorno cuja CFOP seja uma das listadas a seguir: 1.414, 1.415, 1.451, 1.452, 1.554, 1.664, 1.902, 1.903, 1.904, 1.906, 1.907, 1.909, 1.913, 1.914, 1.916, 1.921, 1.925, 2.414, 2.415, 2.554, 2.664, 2.902, 2.903, 2.904, 2.906, 2.907, 2.909, 2.913, 2.914, 2.916, 2.921, 2.925.


Exibe preço do produto na nota de origem

Com este parâmetro habilitado, ao realizar a devolução de uma venda pela rotina de nota fiscal, serão exibidos os preços dos produtos das notas de origem na inserção dos itens para a devolução. Além disso, será atribuído o valor de 0 para a quantidade a ser devolvida.


Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF

Marcando este parâmetro, passa a ser obrigatório informar o NSU e Código de autorização em emissões de Notas Fiscais e faturamento de pedidos quando o plano de pagamento for cartão de crédito ou débito e que a operação seja não TEF.

Campos de NSU/Cód. Autorização Obrigatórios

CFOP para venda de mercadoria recebida anteriormente por consignação

Selecionando a CFOP nesse parâmetro, indica que a empresa vende produtos adquiridos via consignação e deverá usar uma CFOP específica para esta finalidade ao vender o item, ignorando a CFOP da Config. Tributária. Aplica-se somente as vendas realizadas pelo POS.

Campo da CPFO

Nota

Os parâmetros Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF e CFOP para venda de mercadoria recebida anteriormente por consignação, são configurados por Empresa.

Habilitar Emissão de NF-e substitutiva para mais de uma NFC-e/CF-e (SAT)

Ao habilitar este parâmetro é possível gerar uma NF-e substitutiva para mais de uma NFC-e através da rotina de Nota Fiscal Substitutiva de Cupom Fiscal, SAT ou NFC-e.



Aplica beneficio fiscal nas vendas conforme nas vendas a carga tributária da última entrada

Ao habilitar este parâmetro define-se que a empresa possui o benefício do ProtegeGoias, para redução de base de cálculo na venda de produtos cuja a entrada teve uma alíquota de até 7% (interestadual) ou a carga tributária foi até 10% (interna).


Taxa Financeira para Planos de Pagamentos integrados

Será possível definir o percentual que será cobrado nas taxas nos planos de pagamentos integrados através do Linx IO.



Imprimir Comprovante de Pagamento com PIX

Este parâmetro irá disponibilizar a impressão do comprovante de pagamento com PIX ao final de uma venda no POS.



Memorizar saldo em estoque

Com este parâmetro marcado, o sistema irá gravar a última marcação do campo saldo em estoque no momento de realizar a pesquisa de um produto. Se foi deixado marcado, estará marcado quando realizar o login novamente. O mesmo será caso seja deixado desmarcado.


Regras Tributárias de Incentivos Fiscais sobre PIS e COFINS

Acesso ao cadastro/configuração de regras tributárias de incentivos fiscais sobre PIS e COFINS. Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento Gerais > Regras tributárias de incentivos fiscais sobre PIS e COFINS.

Ao clicar em configurar será exibida a página de Cadastro de regras tributárias de incentivos fiscais sobre PIS e COFINS. 



Cadastro de Regras Tributárias

Campos do Cadastro de Regras

  • Tipo de regra:
    • Simples: Para regras aplicadas a cada item da nota, independente de quantidade ou dos demais itens, respeitando uma combinação simples de um ou dois NCM's presentes na regra em questão;
    • Composta (Sem valor (R$) limite por item): Para regras aplicadas por nota, sem limite de valor para cada NCM presente na nota, respeitando uma combinação composta com três ou mais NCM's separados por parênteses e operadores condicionais para a regra em questão, para então se enquadrar nos incentivos fiscais; 
    • Composta (Com valor (R$) limite por item): Para regras aplicadas por nota, com limite de valor para cada NCM presente na nota, respeitando uma combinação composta com três ou mais NCM's separados por parênteses e operadores condicionais para a regra em questão, para então se enquadrar nos incentivos fiscais.
  • Descrição: Permite inserir um nome para a regra a ser cadastrada;
  • Valor: Campo exibido apenas quando o "Tipo de regra" for "Simples" ou "Composta (Com valor (R$) limite por item)", determinando de quanto será o valor respeitado para o item inserido na nota emitida;
  • Operador: Campo exibido apenas quando o "Tipo de regra" for "Simples" ou "Composta (Com valor (R$) limite por item)", atribuindo uma condição a ser respeitada pelo item inserido na nota emitida;
  • CST PIS: Campo que indica a CST de PIS que o item assumirá ao se enquadrar nos incentivos fiscais para a nota em questão emitida;
  • CST COFINS:Campo que indica a CST de COFINS que o item assumirá ao se enquadrar nos incentivos fiscais para a nota em questão emitida;
  • NCM: Listagem dos NCM's cadastrados no sistema para configuração de uma expressão a ser respeitada pela regra criada. 


Botões e suas Funções do Cadastro de Regras

  • : adiciona o NCM selecionado à expressão, cada NCM incluso no campo deve ser separado por um dos operadores condicionais "E" ou "OU", ainda "E (", "OU (";
  • : inclui à expressão um operador condicional que indica a obrigatoriedade para que o item ou a nota se enquadre na regra em questão. Por exemplo, para que uma nota se encaixe em uma respectiva regra é necessário que tal NCM junto com outro determinado NCM estejam presentes na mesma nota, ainda com a possibilidade de determinar um limite de valor por item;
  • : adiciona um operador condicional à expressão, indicando a possibilidade de que para um item ou uma nota se enquadre em uma determinada regra, basta estar presente um NCM OU outro NCM presente na nota;
  • : inclui na expressão separadores para destacar a prioridade em que a expressão composta deve ser obedecida. Estes botões não serão exibidos quando o Tipo de regra for Simples;
  • : remove o último elemento incluso na expressão;
  • : limpa o campo, apagando a expressão inteira;
  • : apresenta a listagem de regras já cadastrada para a empresa logada;
  • : oculta a listagem de regras expandidas;
  • : Grava o cadastro ou alteração de uma regra. 

Exemplo de regra simples

Para item com NCM 84715010, com valor menor ou igual à R$ 2.000,00, as CST's de PIS e COFINS passam a ser 06 – Operação Tributável à alíquota Zero.



Cadastro de Regra Simples


Exemplo de regra composta (Sem valor (R$) limite por item)

Para notas que possuam um dos NCM's 84715010 E 84716052 84713012 E (85285110 OU 84715120), sem valor limite, as CST's de PIS e COFINS passam a ser 06 – Operação Tributável à alíquota Zero.


Cadastro de Regra Composta (Sem Limite)

Exemplo de regra composta (com valor (R$) limite por item)

Para notas que possuam os NCM's (84716052 OU 84716053) E 84715010, com NCM's com valor igual à R$ 2.500,00, as CST's de PIS e COFINS passam a ser 06 – Operação Tributável à alíquota Zero.

Cadastro de Regra Composta (Com Limite)

Na listagem as informações das regras criadas estão dispostas as colunas ID, Descrição, NCM, Operador, Valor, Tipo, CST PIS e CST COFINS, além dos ícones de Editar e Excluir.


Listagem de Regras

Para editar uma Regra, ao clicar no ícone de editar (  ), será exibido um novo campo chamado "ID" acima do campo Descrição, apenas como leitura, para apresentar o identificador da regra que está sendo editada. Junto desse campo, também serão exibidos os botões "Exibir Registros", "Salvar" e "Cancelar". 

Nota

Ao realizar uma venda que se enquadre em uma regra de incentivo fiscal (sendo por item ou nota), os valores de PIS e COFINS serão zerados para o item ou nota de acordo com a regra. Portanto, no documento interno o campo que traz os valores de PIS/COFINS estará zerado e as CST's de PIS e COFINS dos respectivos itens são salvas de acordo com a configuração da regra.

Importação da Tabela IBPTax

Realiza a importação da tabela de tributos e alíquotas IBPTax disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais.


Importação da Tabela

Colunas:

  • Empresa;

  • Versão:

  • Início de Vigência;

  • Fim da vigência;

  • Chave

Abaixo da tabela estarão disponíveis as opções de Importar Serviços e Importar Produtos, ao clicar em uma das duas opções serão importadas as alíquotas de tributos para serviço e/ou produto.

  • Importação de Serviços: a tabela traz as alíquotas referente ao NBS dos serviços, ao realizar esta importação não se faz necessário a configuração manual disponível no parâmetro Tributos (Serviço), sendo assim, os tributos configurados previamente serão zerados, e substituídos pelos do IBPT. Esta situação somente irá ocorrer quando parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos" estiver como "Completo";

  • Importação de Produtos: a tabela traz as alíquotas referente ao NCM dos produtos, ao realizar esta importação não se faz necessário a configuração manual disponível no parâmetro Tributos (Produto), sendo assim, os tributos configurados previamente serão zerados, e substituídos pelos do IBPT. Esta situação somente irá ocorrer quando parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos" estiver como "Completo".

Se o Tipo de Cadastro de Tributos estiver diferente de "Completo" não é necessário a configuração dos parâmetros Tributos (Serviço) e Tributos (Produto), e também não é necessário realizar a importação da tabela. A tabela disponibiliza os valores totais de tributos Municipais, Estaduais e Federais e podem ser visualizados através dos parâmetros acima, no campo "Outro" de cada grupo.

Layout de Totalizadores dos Tributos

Define como as informações dos tributos serão apresentadas nos documentos de saída (somente nas observações da Nota Fiscal, não do produto). Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento Gerais.


Importação da tabela IBPTax


Ao clicar em configurar, uma página será aberta para a configuração da forma que os tributos devem ser exibidos no campo descrição.


Página de Layout de Totalizadores dos Tributos


  • Tributoestão disponíveis os tributos para a apresentação na impressão das notas emitidas;
  • Campo aberto: apresenta por padrão uma mensagem geral para os tributos da nota. Para que os tributos sejam exibidos é necessário selecionar cada um no "Tributo" e o mesmo será inserido;
  • Replicar: Replica as informações para todas as empresas do portal.


 Quando o parâmetro “Tipo de Cadastro de Tributos”, estiver como “Simplificado”, na configuração do layout de totalizadores o campo tributo apenas exibirá para seleção a tag [Total Geral].


Dica

Para melhor exibição dos tributos na observação da nota, é possível inserir espaços e vírgulas entre uma tag e outra.

Nota

Uma das opções disponíveis para facilitar o processo de informação de tributos, é o recurso de "Importação da Tabela IBPTax", através dele será possível importar as alíquotas padrões de produtos e serviços de acordo com o Estado.


Importação da Tabela IBPTax


Importar Alíquotas de Produtos/Serviços


Tributos Padrão por Emissão de Nota

Define alíquota padrão para exibição em nota, caso não exista detalhamento cadastrado anteriormente (Lei nº12741). Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento Gerais.


Tributos Padrão 


Será exibida uma página para a configuração das alíquotas separadamente (quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos" estiver como Completo), que serão calculadas para cada item sem distinção de Produto ou Serviço.


Tributos Padrão


Separadas por "Nacional" e "Importado" os tributos serão os mesmos podendo ser configurados com valores divergentes. Ao clicar nos títulos "Nacional" e "Importado" os valores configurados para casa tributo serão replicados para o seu respectivo no grupo inverso, ou seja, ao clicar em "Nacional", as alíquotas configuradas neste grupo serão replicadas para o grupo "Importado" sobrescrevendo o que já havia configurado. 

Quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos", estiver como "Simplificado", a página com a Tabela de Tributos Padrão (Serviço e Produto) trará apenas uma coluna para a configuração dos tributos.



Tabela de Tributos Padrão


Tributos (Produtos)

Define as alíquotas dos tributos que serão apresentadas nos documentos de saída, e está disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-gerais.


Tributos (Produtos) 


Ao clicar em "Configurar", uma página para a definição dos tributos será exibida e apresentará separadamente todos os atributos para a configuração das alíquotas (quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos" estiver como Completo), com a diferença de que as alíquotas serão configuradas por NCM.


Tabela de Tributos


Parametrização

Ao realizar a importação da tabela IBPTax não há necessidade de realizar a configuração das alíquotas manualmente. Para mais informações sobre o impacto da importação da tabela IBPT vide manual Importação da Tabela IBPTax.


Quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos", estiver como "Simplificado", a página com a Tabela de Tributos (Produto) apresentará apenas uma coluna para "Nacional" e outra para "Importado" para a configuração dos tributos.


Tabela de Tributos


Inclusão de Itens - Emissão de Nota Fiscal

Se o item inserido na nota não possuir as alíquotas de tributos configuradas nestes parâmetros, ou a configuração padrão (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > grupo "Lei de Olho no Imposto" > parâmetro "Tributos padrão por emissão de nota") estiver com os valores zerados ou se a tabela IBPTax não tiver sido importada, o sistema apresentará um alerta informando que os itens não possuem configuração de alíquotas de tributação.


Mensagem de Validação Referente às Alíquotas da Lei de Olho no Imposto


Faturar Pedido de Compra

Caso o produto informado na geração do orçamento possua um NCM que não tenha as alíquotas de tributos configuradas, ao informar o pedido para faturamento o sistema apresentará o alerta informando que os itens não possuem configuração de alíquotas de tributação.


Mensagem de Validação Referente às Alíquotas da Lei de Olho no Imposto


Tributos (Serviços)

Define as alíquotas dos tributos que serão apresentadas nos documentos de saída, está disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-gerais.



Tributos (Produtos) 


Ao clicar em "Configurar", uma página para a configuração dos tributos será aberta e apresentará separadamente todos os atributos para a configuração das alíquotas (quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos" estiver como Completo). Nesta página não há o grupo "Importado", por se tratar apenas de serviços e as alíquotas serem configuradas por NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviço).



Tabela de Tributos


Parametrização

Ao realizar a importação da tabela IBPTax não há necessidade de realizar a configuração das alíquotas manualmente. Para mais informações sobre o impacto da importação da tabela IBPT vide manual Importação da Tabela IBPTax.


Quando o parâmetro "Tipo de Cadastro de Tributos", estiver como "Simplificado", a página com a Tabela de Tributos (Serviço) apresentará apenas uma coluna para "Nacional".


Tabela de Tributos


Inclusão de Itens - Emissão de Nota Fiscal

Se o item inserido na nota não possuir as alíquotas de tributos configuradas nestes parâmetros, ou a configuração padrão (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > grupo "Lei de Olho no Imposto" > parâmetro "Tributos padrão por emissão de nota") estiver com os valores zerados ou se a tabela IBPTax não tiver sido importada, o sistema apresentará um alerta informando que os itens não possuem configuração de alíquotas de tributação.



Mensagem de Validação Referente às Alíquotas da Lei de Olho no Imposto


Fatura Pedido de Compra

Caso o serviço informado na geração do orçamento possua um NBS que não tenha as alíquotas de tributos configuradas, ao informar o pedido para faturamento o sistema apresentará o alerta informando que os itens não possuem configuração de alíquotas de tributação.


Mensagem de Validação Referente às alíquotas da Lei de Olho no Imposto

Destinatário com os mesmos dados do remetente

Determina se os dados do destinatário serão iguais ao do remetente nas devoluções de NFC-e destinadas a consumidor final (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais). Este parâmetro somente pode ser configurado se existir um cadastro ativo no CRM com os dados da empresa emissora da NF-e.


Emissão de Nota Fiscal de Origem Manual

Se o parâmetro estiver marcado e o cliente for consumidor final não contribuinte, os dados referente ao cliente serão gravados de forma automática, nos seguintes documentos:

  • No arquivo XML da NF-e;
  • No respectivo documento interno;
  • No campo "Informações Complementares" do DANFE.


Estes dados estarão presentes também:

  • Nos Livros Fiscais (Report Viewer > Fiscal > Livros Fiscais > Livro Registro de Entradas);
  • No arquivo para o Sintegra (Adm. Financeiro > Fiscal > Exportação Fiscal > Sintegra > Geração de Arquivo);
  • No SPED Contribuições (SPED > Iniciar SPED > SPED EFD Contribuições);
  • No SPED Fiscal (SPED > Iniciar SPED > SPED EFD Fiscal).

Exibe campo para informar número de OS no Venda Fácil e no Acerto de Venda Ambulante

Neste parâmetro poderá definir se no Venda Fácil o usuário poderá informar um número de OS - Número do Pedido do Cliente.


Definir OS no Venda Fácil

Naturezas de Operação que obrigam informar Nr. de OS

Caso seja habilitado a exibição do campo para informar o número de OS no Venda Fácil, será exibido um novo parâmetro para definir quais Naturezas de Operação serão obrigatórias informar o número de OS.


Naturezas de Operação que obrigam número de OS


Bloqueia Finalização da Venda Ambulante quando sistema não encontrar a(s) respectiva(s) NF(s) de Remessa

Com este parâmetro habilitado, ao inserir itens de Venda Ambulante no Venda Fácil e não for identificada respectivas notas de remessa, a venda não poderá ser finalizada.


Bloquear Finalização de Venda Ambulante


Utiliza Nota(s) de remessa de outros Vendedores

Com este parâmetro habilitado será permitido buscar por remessas que não sejam do mesmo vendedor que está realizando a Venda Ambulante.



Apólice de Seguro

Ao acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Parâmetro "Apólice de Seguro" > Link "Configurar" é possível realizar o cadastro das apólices e do bilhete que comprova a adesão do seguro. Na página de cadastro será necessário preencher os seguintes campos:


Cadastro de Apólices


  • Descrição da Apólice: nome que será exibido na Apólice de Seguro;
  • Operadora: deve ser indicada a operadora responsável pela integração das vendas e cancelamento de seguros;
  • Código da Empresa: será exibido um campo para cada empresa do portal. Deve-se ao menos informar uma empresa que é fornecido pela seguradora;
  • Bilhete: o bilhete configurado nesta página será o bilhete impresso na finalizada da venda do seguro;
  • Ativa: identifica se a apólice está ativa ou não;
  • Anexar formulários adicionais para envio por e-mail: através do botão "Procurar" será possível anexar documentos no e-mail que pode ser enviado na finalização da venda do serviços no POS. este campo só será apresentado caso o parâmetro "Envio do bilhete para o e-mail do cliente automaticamente:" esteja selecionado com a opção "Confirmar Envio" ou "Automaticamente após a venda".

Após preencher todos os campos necessários basta "Salvar" para cadastrar a apólice, além disso, para visualizar a listagem de itens já cadastrados é necessário clicar em "Exibir Registros".



Listagem de Apólices


Não será possível editar apólices de seguro atreladas a alguma movimentação. Ao tentar realizar uma alteração, será exibida a mensagem "A apólice não pode ser excluída nem alterada, pois já possui movimentação vinculada à ela".


Utiliza cálculo de restituição automático no cancelamento do seguro

Define se no momento do cancelamento do seguro será realizada a restituição total ou parcial automaticamente de acordo com a quantidade de dias configurados (Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais).

Com este parâmetro marcado, poderá ser definido o número de dias em que a restituição será total no parâmetro "Dias de carência para cancelamento total automático".

  • Se o cancelamento for até o dia configurado, a loja irá devolver o valor total do seguro. Neste caso, a opção de restituição "Total" estará marcada por padrão;
  • Se o cancelamento ocorrer após o prazo de dias configurados,  o sistema irá realizar o cálculo por rateio para informar o valor que a loja irá devolver para o cliente. Neste caso, a opção de restituição "Por Rateio" estará marcada por padrão.


Nota

Quando a restituição ocorrer por rateio, a loja não irá reembolsar o consumidor final com os valores de impostos recolhidos pela operação (IOF e PIS/COFINS), gerando o valor de restituição de acordo com os dias não utilizados do seguro.

Fórmula: Valor a Restituir = ((Valor Líquido / Dias Cobertura Contrato) * Dias Restante do Contrato)


Exibir campos adicionais no cadastro de Serviços de Terceiros

Ao acessar Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Grupo "Serviços de Terceiros" > Parâmetro "Exibir campos adicionais no cadastro de Serviços de Terceiros", será possível definir se serão adicionados cinco campos extras no cadastro de Serviços de Terceiros.



Parametrização Campos Adicionais no Cadastro Serviço de Terceiros


Dias para cálculo do início da vigência do serviço de terceiro

Neste parâmetro será permitido determinar a data de início da vigência dos serviços de terceiros. Este número iniciará a contagem à partir da data da venda do seguro. Por exemplo: se for inserido 1 (um), o cálculo será iniciado 1 (um) dia após a venda do seguro, e assim sucessivamente.


Inserir Dias para Cálculo


Envio do bilhete para o e-mail do cliente automaticamente:

Ao acessar Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Grupo "Serviços de Terceiros" > Parâmetro "Envio de bilhete para e-mail do cliente automaticamente:" é possível definir se o bilhete será ou não enviado automaticamente ao e-mail do cliente, dentre as opções estão:



Envio Automático do Bilhete


  • Não enviar: ao selecionar esta opção não será enviado o e-mail;
  • Confirmar Envio: ao selecionar esta opção, após a venda será exibida a mensagem de alerta pedindo confirmação para o envio;
  • Automaticamente após a venda: ao selecionar esta opção será enviado um e-mail da apólice automaticamente para o cliente.