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Introdução

A Pesquisa de Caixa é dividida em duas partes: serviço e aplicação.

  • Serviço: Responsável pela comunicação entre a aplicação e o banco de dados;
  • Aplicação: Aplicativo que é executado no dispositivo mobile, responsável pela interação com o usuário.


Para utilizar a Pesquisa de Caixa, é necessário preparar uma estação servidora, que irá hospedar o serviço.    

Pré-requisitos

  • A estação servidora deve possuir o Apache 2.4 ou superior;
  • O dispositivo que irá executar o aplicativo deve possuir o sistema operacional Android 4.4 ou superior, possuir arquitetura de processador ARM e suportar NEON.

Instalação do Serviço para Pesquisa de Caixa

Observação: Realize os itens "Criação da pasta do Apache", "Instalação do Apache", "Instalação do Linx DMS Guardian", "Ativação dos Serviços", "Instalação do Linx DMS Services" e "Testando o serviço" pelo manual: "Manual Instalação Linx DMS Services.pdf" que está na pasta "Linx DMS Services".
Será aberta a seguinte tela:



Figura 1: WebService Linx DMS – Configuração (v 2.0)


Para a utilização da Pesquisa de Caixa, iremos configurar somente os seguintes campos:

  1. Tipo: Selecione o tipo de banco de dados utilizado;
  2. Host: Essa opção será habilitada caso tenha marcado o tipo "SQL Server". Informe nele o endereço do servidor onde se localiza o banco de dados: Exemplo: 192.168.25.127;
  3. Database: Esse campo é configurado de duas maneiras diferentes, dependendo de qual foi o tipo marcado;
  4. Para SQL Server, coloque o SID do banco de dados. Exemplo: qsw35E
  5. Para Oracle, insira o endereço do banco de dados seguido do SID do banco de dados. Exemplo: 192.168.25.127/qsw35E.
  6. Usuário e Senha: Insira nesses campos o usuário e senha para conexão no banco, respectivamente.
  7. DMS: Marque "Apollo".


Feito isso, clique em "Testar Conexão". Se tudo estiver correto, deverá mostrar a seguinte tela:


Figura 2: WebService Linx DMS


Para gravar as alterações, clique em "OK".

Parametrização do BRAVOS

Abra o programa "BRAVOS.exe" e acesse o menu "CRM Plus > Parâmetros > Módulo > aba CRM Plus > Pesquisa de Caixa":


Figura 3: Manutenção de Parâmetros


Na tela acima, preencha os 3 campos, sendo que:

  1. O campo "Motivo Padrão para o não preenchimento da pesquisa de caixa" indica qual o motivo que será associado à resposta, caso o cliente não queira responder a pesquisa;
  2. O campo "Usuário para recebimento de reclamação" indica quais usuários irão receber um aviso, caso um questionário possua nota igual ou menor que a nota necessária para reclamação;
  3. O campo "Nota para reclamação" irá definir a nota mínima que a pesquisa deve receber para gerar uma reclamação para os usuários responsáveis.


Após o preenchimento dos 3 campos, clique em "OK" para salvar as alterações.

Acesse o menu "CRM Plus > Cadastros > Questionários":
Selecione o questionário que o cliente deverá preencher e, em seguida, selecione qual das perguntas deste questionário irá definir a nota geral do atendimento. Após isso, clique em "Alterar" e marque a opção "Questão para definir satisfação do cliente":



Figura 4: Manutenção de Questionários

Acesse o menu "Financeiro > Cadastros > Caixas".
Selecione os caixas que poderão enviar a pesquisa para o cliente e, no campo "Questionário", selecione o questionário configurado anteriormente.


Figura 5: Manutenção de Caixas



Os dispositivos serão selecionados por caixa, cada caixa terá seu dispositivo cadastrado e seu questionário.
No campo "Dispositivo", selecione o dispositivo para o qual será enviada a pesquisa deste caixa. Quando não possuir nenhum dispositivo cadastrado, clique no botão "+", ao lado do campo.
Se houver o interesse de habilitar mais de um caixa na mesma revenda, para a pesquisa de caixa, é necessário criar uma estrutura de pastas, com os executáveis, para cada caixa.


Figura 6: Manutenção de Dispositivos


Clique em "Incluir Dispositivo" e insira um nome para o dispositivo. Após isso, clique em "OK".
Na grade dos dispositivos, anote o número da coluna "PIN" do dispositivo recém-cadastrado.


Figura 7: Manutenção de Dispositivos


Abra o aplicativo "Pesquisa de Caixa" no dispositivo mobile e clique no botão . Na aba "Servidor", informe as configurações e clique em "Salvar".


Figura 8: Tela de login



Figura 9: Dados de Conexão


Na tela acima, informe o IP do servidor onde está o serviço e a porta.

Clique na aba "Parear", informe o PIN anotado anteriormente e clique em "Parear". Em seguida, será mostrada uma mensagem informando que o dispositivo foi pareado com sucesso.


Figura 10: Parear dispositivo



Figura 11: Dispositivo pareado



No programa "BRAVOS.exe", no menu "Financeiro > Cadastros > Caixas", selecione o dispositivo recém-cadastrado no campo "Dispositivo".


Figura 12: Configuração


Clique em "OK" para salvar as configurações.
Feito isso, o ambiente está configurado para utilização da pesquisa de caixa.

Enviando contato para pesquisa

No Frente de Caixa, selecione um dos contatos, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Enviar para pesquisa".


Figura 13: Manutenção de Contatos


Feito isso, o contato será enviado para o dispositivo mobile, onde o cliente poderá escolher entre responder ou não a pesquisa. Caso a pesquisa receba uma nota igual ou abaixo da configurada nos parâmetros de CRM, será enviada uma mensagem pelo correio do BRAVOS para os usuários configurados.