Versões comparadas

Chave

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1 Conceito

Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo de remessa e depois e receber sua confirmação via arquivo de retorno, porém para isso, é necessário efetuar algumas configurações que serão vistas a seguir.

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Aviso
titleImportante

Vale lembrar que o módulo de Pagamento a Fornecedor deve estar liberado no CNPJ que for utilizá-lo.


2 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações. As permissões disponíveis são:

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A tela apresentada será conforme abaixo:


3 Entrada de Código de Barras

Para que seja possível gerar o arquivo de remessa ao banco, devem ser seguidos alguns passos, dentre eles está a entrada do código de barras dos títulos a serem enviados no arquivo de remessa.
O código de barras poderá ser informado em qualquer uma das situações abaixo:

  • Ao final do lançamento da Nota Fiscal (Gerencial > Financeiro > Fiscal > Lançamento de Notas Fiscais);
  • Ao final da entrada da Nota Fiscal, (Gerencial > Estoque > Entrada > Registrar Nota de Entrada) no momento de lançar a fatura;
  • Ao final da manutenção da Nota Fiscal, (Gerencial > Estoque > Entrada > Manutenção de Notas de Entrada) no momento de lançar a fatura;
  • Ao final da manifestação de destinatário, (Gerencial > Financeiro > Fiscal > Manifestação de Destinatário) no momento de lançar a fatura;
  • Acessando o botão Contas (na tela principal do módulo Gerencial), informando a conta desejada e selecionando o título;
  • Acessando a funcionalidade Contas a Pagar (Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar) e selecionando o título;
  • Acessando a funcionalidade Remessa de Pagamento (Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Pagamento a Fornecedor) e selecionar o título.


Os tipos de pagamentos aceitos via remessa bancária são: boletos bancários e faturas de concessionárias pelo banco Itaú, e boletos bancários pelo Bradesco. 


Como o procedimento é o mesmo em todas as situações, veremos como exemplo a entrada do código de barras acessando a funcionalidade Contas a Pagar. Ao selecionar o título, será exibida a seguinte tela:

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O código de barras pode ser inserido manualmente ou por meio de um leitor.
Abaixo veremos exemplo do código de barras de uma fatura e de um boleto:


Boleto

Fatura

 

4 Cadastro do Portador

É necessário que seja cadastrado o portador do, porém antes disso, é essencial que a Conta Corrente, onde serão debitados os pagamentos, esteja previamente cadastrada no sistema.

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Aviso
titleImportante

Por hora, o único os banco conveniado conveniados para pagamento de fornecedor via arquivo de remessa é o Banco Itaú e o Bradesco.


O acesso ao cadastro de portadores é feito por meio do menu Módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Portadores. Será exibida a seguinte tela:

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Ao término do preenchimento dos campos clicar em Confirmar.


5 Cadastro de Motivo de Movimentação

Para realizar a baixa dos pagamentos que serão efetuados via remessa, deve-se cadastrar um novo motivo de movimentação. Para isso, acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Motivos de Movimentação e preencher os campos conforme imagem abaixo:

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Aviso
titleImportante

É aconselhável se certificar de que há vínculo entre a conta contábil Contas a Pagar e a chave do AutoSystem. Este vínculo pode ser realizado acessando o menu Módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Contas.


6 Aprovação de Pagamentos

Para que seja possível gerar o arquivo de remessa, os títulos a serem enviados devem estar todos aprovados.
Para aprovar o pagamento de um título acessar no módulo Gerencial, o menu Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar. Será apresentada a seguinte tela de filtros:

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Para aprovar o pagamento de um título, basta selecioná-lo e clicar no botão Aprovar.


7 Remessa de Pagamentos 

Após realizar as configurações necessárias, para gerar o arquivo de remessa, acessar no módulo Gerencial o menu Financeiro > Contas a Pagar > Pagamento a Fornecedor > Remessa de Pagamento. Será exibida a seguinte tela de filtro:

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Informar a Data de Pagamento e selecionar o Portador. O sistema já traz automaticamente o caminho da pasta onde será salvo o arquivo de remessa, o qual foi informado ao cadastrar o portador. Também trará como sugestão um nome para o arquivo de remessa, podendo ser alterado conforme a necessidade.
Selecionar os títulos a serem enviados e clicar em Confirmar.
O sistema fará a geração do arquivo de remessa.


8 Retorno de Pagamentos

Após o envio do arquivo de remessa ao banco, o mesmo fará o processamento dos pagamentos, e retornará um arquivo contendo os pagamentos processados e suas críticas.
Por meio deste arquivo é possível realizar a baixa dos títulos liquidados. Para isso, acessar no módulo Gerencial o menu Financeiro > Contas a Pagar > Pagamento a Fornecedor > Remessa de Pagamento. Será exibida uma tela de filtro conforme abaixo:

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