A partir desta versão do sistema será possível efetuar a geração O Linx Big disponibiliza em sua plataforma a possibilidade da geração do arquivo SPED Fiscal.
Para isso será necessário efetuar algumas configurações no sistema antes de efetuar o processo.
Mas antes das configurações é necessário esclarecer algumas dúvidas sobre o SPED e seu funcionamento, conforme segue nas linhas abaixo.
O que é SPED (sistema público de escrituração digital)?
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A Escrituração Fiscal Digital - EFD |
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é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED. |
Como funciona?
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A partir de sua base de dados, a empresa deverá gerar um arquivo digital de acordo com leiaute estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo deverá ser submetido à importação e validação pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo SPED. |
Programa validador e assinador (PVA)
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Como pré-requisito para a instalação do PVA é necessária a instalação da máquina virtual do Java. Após a importação, o arquivo poderá ser visualizado pelo próprio Programa Validador, com possibilidades de pesquisas de registros ou relatórios do sistema. |
Apresentação do arquivo
Em regra, a periodicidade de apresentação é mensal.
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Para maiores informações consulte a fonte Site do Ministério da Fazenda. |
Procedimentos no Linx
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Big
Configuração do perfil
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No menu Configurações > Filiais > EFD |
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existe uma opção que deverá ser selecionada para configurar a maneira como será a geração do arquivo para o ambiente SPED, conforme mostrado abaixo. A opção deverá ser escolhida |
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entre Perfil A |
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e Perfil B, em que o primeiro determina a apresentação dos registros mais detalhados e o segundo trata as informações de forma sintética (totalizações por período: diário e mensal). Essa opção deverá ser configurada conforme determinação de cada Estado. |
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Figura 01 - Perfil EFD para Geração do Arquivo SPED |
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Dados do Contador
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Os dados do contador da loja devem estar devidamente preenchidos, para isso vá ao menu Configurações > Filiais > Dados da Filial/Contabilista > Contabilista e preencha corretamente todos os dados do mesmo.
Dados do
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Produto
O tipo do produto deve estar configurado corretamente como: Mercadoria p/ Revenda, Material de Uso e Consumo ou Serviços, sempre de acordo com as informações fiscais do mesmo.
Geração do Arquivo
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Foi adicionada ao |
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menu Fiscal a opção Escrituração Fiscal Digital (EFD/SPED), que conforme padrão do sistema, é habilitada por grupo de usuário (Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários > Módulos). |
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Ao clicar na opção será aberta a seguinte tela: |
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Figura 02 - Geração do Arquivo EFD/SPED |
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O |
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campo Filial |
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já virá preenchido com o próprio nome da filial que está configurado no cadastro de filiais, não podendo ser alterado, neste caso, apenas quando a filial estiver configurada |
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como Escritório, então outras filiais poderão ser selecionadas. Logo, o arquivo EFD/SPED poderá ser gerado do Escritório para todas as lojas. Como a periodicidade de geração do arquivo deve ser mensal, na |
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seção Período |
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informe as datas inicial e final do mês que deseja gerar. Na |
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seção Remessa de, escolha |
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entre Arquivo Original |
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ou Arquivo Substituto (o tipo de arquivo a ser gerado dependerá da determinação do Estado de cada contribuinte, não havendo uma condição padrão estabelecida. Essa informação poderá ser obtida junto ao contador da loja). Clique no botão |
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ou atalho F3 |
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e será gerado um arquivo txt completo ou resumido, de acordo com o perfil selecionado anteriormente, com todas as informações necessárias ao ambiente SPED. Após gerar o arquivo, se desejar abri-lo para verificar alguma informação, clique no botão |
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e será apresentada uma lista ordenada por data e hora de todos os arquivos já gerados anteriormente para a filial selecionada. |
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Figura 03 - Arquivos EFD Gerados Anteriormente |
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e clique |
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em . Após a geração do arquivo, o mesmo deve passar |
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pelo Programa Validador e Assinador (PVA). Este programa fará a validação do conteúdo do arquivo gerado pelo |
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Linx Big. Após a validação pode ser que alguns registros apresentem erros e advertências que devem ser corrigidos para que a validação possa ser feita novamente. Após todas as inconsistências serem corrigidas, o arquivo deve ser assinado digitalmente e transmitido pelo próprio |
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Nota | ||
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Para mais informações sobre o funcionamento do PVA, consulte o arquivo anexo à este artigo (SpedFiscalPVA_Ajuda.pdf). |
Informações
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Gerais
- Alguns Estados brasileiros já estão optando e outros já estão obrigados a substituir a geração do arquivo Sintegra pela geração do arquivo EFD/SPED Fiscal, entretanto, o contribuinte deve certificar-se se a SEFAZ do seu domicílio já o dispensou da entrega do Sintegra;
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- Os registros validados no PVA poderão ser alterados, caso haja inconsistências, entretanto, as modificações feitas no arquivo são salvas em um banco de dados interno específico para o PVA. Logo, as alterações feitas no arquivo gerado não terão influência no banco de dados utilizado pelo SistemaBIGLinx Big, ou seja, o correto é realizar as correções diretamente no SistemaBIGLinx Big, e em seguida gerar o arquivo novamente para ser validado. Esse processo deverá ser aplicado a fim de que os próximos arquivos gerados, não precisem passar pelas mesmas correções.
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Para maiores informações consulte o site da receita. |
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