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Painel
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titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Instalar MID-E
3.2 Configurar Estação
3.2.1 Configurar Impressora
3.3 Configurar o Módulo
3.3.1 CF-e
3.4 Caixas Ponto de Vendas
3.5 Motivos de Movimentação
4 Funcionalidades
4.1 Realizar Vendas
4.2 Realizar Cancelamento
4.2.1 Cancelar Última Venda
4.2.2 Cancelar Vendas
4.3 Reimpressão do Extrato
4.4 Exportador XML CF-e SAT
4.5 Consulta Portal MID-e
4.6 Contingência
4.7 Guarda CF-e SAT

Âncora
1CON
1CON
1 Conceito

O MID-e Client é parte da solução desenvolvida pela Linx e será responsável pela mediação das informações entre o PDV (Ponto de Venda) e o MID-e Central, situado em São Paulo e que por sua vez é responsável pela mediação entre o MID-e Client e a SEFAZ/SAT e funcionará conforme imagem a seguir:





O MID-e Client será responsável pela emissão, armazenamento e transmissão automática de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) e do CF-e – SAT (Cupom Fiscal Eletrônico - SAT). De existência apenas digital, possuem o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias no varejo.
Esta solução da Linx visa garantir mais transparência aos processos e estabelecer critérios adequados nas integrações das diferentes soluções de PDVs Linx. 

Âncora
2REQ
2REQ
2 Requisitos

Para realizar a integração do MID-e Client será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a instalação da solução.

Para funcionamento do MID-e Client será necessário possuir o módulo SAT habilitado no sistema.

Âncora
3CON
3CON
3 Configurações

As configurações para realizar a integração do MID-e Client com o Linx Postos AutoSystem® serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
3.1INS
3.1INS
3.1 Instalar MID-E

O MID-e Client, será responsável pela mediação das informações entre o PDV e o MID-e Central. Para o Estado de São Paulo, o MID-e Client também será responsável pela transmissão da autorização do CF-e pelo SAT.

Para realizar a instalação do middleware, acessar o Manual Instalação MID-e Client. Neste manual serão descritos os requisitos e configurações necessários para instalação do MID-e Client.

Âncora
3.2CON
3.2CON
3.2 Configurar Estação

No aplicativo Configurar da Estação será possível realizar algumas configurações de comunicação do sistema com o MID-e Client. Esta configuração será definida individualmente para cada máquina, diferentemente da configuração descrita no capítulo 3.3.

Aviso

O sistema buscará primeiramente as configurações realizadas no Portal MID-e, somente após validá-las, buscará pelas configurações realizadas no aplicativo Configurar Estação e no módulo Gerencial.

Para configurar, acessar o módulo Configurar Estação, e selecionar a opção MID-e Client, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Endereço IP: informar o endereço de IP para comunicação com o MID-e client;
  • Diretório DANFE: informar a extensão do diretório onde será obtido o DANFE, assim a finalização da venda será mais rápida;
  • Diretório XML: informar a extensão do diretório onde será obtido o XML, assim a finalização da venda será mais rápida;
  • Tipo emissão: permitirá selecionar as opções de acordo com o que estiver configurado no módulo Gerencial:
        • NFC-e: permitirá habilitar a emissão de NFC-e;
        • SAT: permitirá habilitar a emissão de CF-e - SAT.

Após informar os campos, clicar no botão Testar conexão para realizar o teste de conexão com o endereço informado.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações. 

Âncora
3.2.1CON
3.2.1CON
3.2.1 Configurar Impressora

Para impressão de documentos fiscais, o sistema utilizará as impressoras cadastradas e configuradas. Será necessário configurar obrigatoriamente uma impressora no S.O. (Sistema Operacional).

Para configurar, acessar o módulo Configurar Estação e selecionar a opção Impressoras, conforme imagem a seguir:


Selecionar a impressora desejada e realizar as configurações através da guia Informações da Impressora Selecionada.

Para realizar a impressão de documentos fiscais, será necessário habilitar a opção Nota Fiscal.

Também é possível utilizar a rotina de impressora não fiscal disponível no executável configurar estação


  • Marca: traz as marcas de impressoras não fiscais compatíveis com o AutoSystem;
  • Modelo: traz os modelos homologados a marca de impressora que for selecionada na primeira opção;
  • Porta: informar a porta de comunicação da impressora;
  • Logo: informar o diretório do logo a ser utilizado nos comprovantes;

Testar conexão: utilizado para verificar se a impressora informada esta comunicando com o sistema.

Âncora
3.3CON
3.3CON
3.3 Configurar o Módulo

Para realizar a integração do MID-e Client com o Linx Postos AutoSystem®, será necessário configurar o módulo. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulo > MID-e. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Nos casos onde a base do sistema for multi-empresa, será exibida a guia Relação de empresas. Nesta guia será possível selecionar uma empresa para habilitar o módulo MID-e.
Para habilitar o módulo MID-e marcar a opção:

  • Habilitar a integração com MID-e Client.

Serão habilitados os campos:

  • Endereço IP: informar o endereço de IP de comunicação com o MID-e Client. Esta configuração será geral para todas as máquinas;
  • Diretório DANFE: informar a extensão do diretório onde será obtido o DANFE, assim a finalização da venda será mais rápida;
  • Diretório XML: informar a extensão do diretório onde será obtido o XML, assim a finalização da venda será mais rápida;
  • Tipo de Emissão: informar o tipo de emissão a ser enviada para o MID-e Client. Será possível selecionar as opções:
    • NFC-e: permitirá configurar o módulo para emissão de NFC-e;
    • SAT: permitirá configurar o módulo para emissão de SAT (Sistema de Autenticação e Transmissão).

A opção Armazenar imagem dos comprovantes fiscais na base de dados

permitirá que o sistema mantenha uma cópia de cada CF-e SAT emitido.

Âncora
3.3.1CF-E
3.3.1CF-E
3.3.1 CF-e

Para habilitar a emissão de CF-e - SAT através do módulo MID-e no Linx Postos AutoSystem®, será necessário configurar a aba CF-e, conforme imagem a seguir: 



Para habilitar a emissão, marcar a opção:

  • Habilitar a emissão de Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT)

A guia Opções possui as opções:

  • Impressão do extrato: permitirá habilitar as opções:
    • Simplificado: permitirá a impressão do CF-e-SAT simplificado;
    • Completo: permitirá a impressão do CF-e-SAT completo;
    • Definir ao final da venda: permitirá definir a impressão no final da venda.
  • Valor máximo 1: informar o valor máximo para emissão de CF-e - SAT sem identificação do consumidor. Parametrizar por UF;
  • Valor máximo 2: informar o valor máximo para emissão de CF-e - SAT (Valor padrão R$ 10.000,00).

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
3.4CAI
3.4CAI
3.4 Caixas Ponto de Vendas

Será necessário realizar algumas configurações em pontos de vendas para que a rotina de NFC-e tenha seu funcionamento executado:
Para acessar esta configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Na guia Relação de Contas de Pontos de Venda selecionar o PDV para realizar a configuração e clicar no botão Editar, a tela a seguir será exibida:




Em Nota Fiscal, será necessário informar os campos de modelo de nota fiscal e natureza de operação para que o sistema consiga validar a emissão da CF-e SAT na conta caixa utilizada.

Aviso

As informações de natureza de operação e modelos de notas fiscais devem ser verificadas junto ao responsável fiscal do estabelecimento, de modo a evitar a edição de informações erradas para vendas. 

Âncora
3.5MOT
3.5MOT
3.5 Motivos de Movimentação

Será necessário configurar os motivos de movimentação das formas de pagamento, onde será possível parametrizar a forma de pagamento para o CF-e SAT. Caso está parametrização não seja realizada, no momento da finalização da venda, o caixa não permitirá a finalização.

Para realizar a configuração acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação > aba Informações. A tela a seguir será exibida:


Selecionar o motivo de movimentação da forma de pagamento desejada e no campo Tipo pagamento CF-e selecionar o tipo de pagamento relacionado a forma de pagamento.

Após informa o campo, clicar no botão Salvar para registrar a alteração.

Âncora
4FUN
4FUN
4 Funcionalidades

O MID-e Client tem como funcionalidade realizar a conexão do PDV com o servidor da Linx em São Paulo, o MID-e Central. Este, por sua vez, realizará a conexão com o sistema da SEFAZ que aprovará ou não os documentos enviados.

Após instalar o MID-e Client e configurar o acesso, a integração com o Linx Postos AutoSystem® será realizada automaticamente. Nos próximos capítulos serão descritas as rotinas CF-e - SAT que serão enviadas ao MID-e Central através do MID-e Client configurado.

Âncora
4.1REA
4.1REA
4.1 Realizar Vendas

Para realizar a emissão de CF-e – SAT, será necessário acessar o módulo Caixa e realizar o fechamento de uma venda no sistema. 

Após iniciar a venda, será possível visualizar a tela, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Venda de produto: permitirá adicionar itens ao cupom fiscal de venda;
  • Cancelar item: permitirá cancelar itens selecionados;
  • Cancelar venda: permitirá cancelar a venda;
  • Encerrar venda: permitirá encerrar a venda.

Após adicionar os produtos desejados, clicar no botão Encerrar venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Após conferir as informações, clicar no botão Confirmar – F5 o sistema irá finalizar a venda e emitir a CF-e SAT normalmente. Caso o usuário opte por marcar o check box de Nota Fiscal – F6 aparecerá a tela para inserir as informações de emissão da nota fiscal. 




Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Nome: informar o nome;
  • CNPJ/CPF: informar o CNPJ ou CPF;
  • Inscr. Est: informar a inscrição estadual;
  • Fone: informar o telefone para contato;
  • Logradouro: informar o logradouro;
  • Número: informar o número;
  • Complem.: informar o complemento do endereço;
  • Bairro: informar o bairro;
  • Município: informar o município;
  • CEP: informar o CEP;
  • UF: informar a Unidade Federativa;
  • Placa: informar a placa do veículo;
  • KM: informar a quilometragem;
  • Motorista: informar o motorista;
  • Observação: informar uma observação.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Clicar no botão Sim para realizar a emissão do documento fiscal.
Caso a opção Impressão do extrato estiver como Definir ao final da venda o sistema exibirá uma mensagem questionando se deseja imprimir o CF-e Simplificado. Conforme imagem a seguir:

O sistema realizará o envio do documento para o sistema SAT. Caso a mesma retorne como Aprovada, o extrato será impresso conforme imagem a seguir: 


Aviso

Para leitura do QR Code apresentado no extrato do CF-e-SAT, será necessário possuir um aplicativo de leitura disponibilizado pela SEFAZ-SP chamado Verifica CF-e


A seguir imagem do aplicativo de leitura do QR Code:


Âncora
4.2REA
4.2REA
4.2 Realizar Cancelamento

O cancelamento dos documentos fiscais poderá ser realizado em até 30 minutos após a sua emissão, e não será questionado o motivo do cancelamento.

Âncora
4.2.1CAN
4.2.1CAN
4.2.1 Cancelar Última Venda

Para realizar o cancelamento da última venda registrada ponto de venda, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > Operações > Cancelar última venda, conforme imagem a seguir: 




Ao clicar no botão Sim, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 

Ao realizar o cancelamento, o sistema exibira a mensagem conforme imagem a seguir: 



Ao clicar no botão OK, será gerado uma nota de cancelamento conforme imagem a seguir:


Âncora
4.2.2CAN
4.2.2CAN
4.2.2 Cancelar Vendas

Para realizar o cancelamento, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > aba Vendas, conforme imagem a seguir: 




Nesta aba será exibida uma relação de documentos fiscais emitidas durante o turno.
Esta aba possui os botões:

  • Cancelar Venda: permitirá realizar o cancelamento das vendas;
  • Emitir Nota Fiscal: permitirá realizar a emissão das notas.

Selecionar a venda desejada e clicar no botão Cancelar Venda. A tela a seguir será exibida: 

Clicar no botão Sim para realizar o cancelamento da venda selecionada. 

Âncora
4.3REI
4.3REI
4.3 Reimpressão do Extrato

Para realizar a reimpressão do DANFE referente aos documentos fiscais emitidos, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > aba Notas Fiscais, conforme imagem a seguir: 




Selecionar o documento desejado e clicar no botão DANFE, a tela a seguir será exibida:


Clica no botão Sim para realizar a impressão do extrato do CF-e.

Âncora
4.4EXP
4.4EXP
4.4 Exportador XML CF-e SAT

Um CF-e SAT poderá ser exportada para um diretório do computador ou enviada para um endereço de e-mail. Para executar acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Exportar Documentos Eletrônicos. Será exibida a tela a seguir: 



 Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Cliente/Fornecedor: informar o cliente ou fornecedor;
  • Modelo: informar o modelo da nota fiscal;
  • Série: informar o número de série da nota;
  • Número: informar o número da nota;

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

  • Própria: permitirá selecionar uma nota emitida no sistema;
  • Terceiro: permitirá selecionar uma nota emitida por um terceiro.
  • Período: informar o período;

O filtro Opção permitirá selecionar a opção:

  • Exibir notas fiscais não aprovadas: permitirá exibir notas fiscais que ainda não foram aprovadas no sistema da SEFAZ.

Após selecionar os filtros clicar no botão Preencher lista – F5.

Selecionar a nota fiscal que deseja exportar, e clicar no botão Exportar. Será exibida a tela a seguir:

Clicar no botão para selecionar um caminho e no botão Confirmar para salvar o arquivo XML.

Para enviar a nota por e-mail, selecionar as notas e clicar no botão Enviar por e- mail. Será exibida a tela a seguir:



No campo Destinatário(s) informar os endereços de e-mail, conforme o exemplo, separando-os pelo sinal de ponto e vírgula.
O e-mail que o destinatário receberá será conforme imagem a seguir:



Âncora
4.5CON
4.5CON
4.5 Consulta Portal MID-e

Será possível acompanhar a situação dos documentos fiscais processados pelo MID-e através do portal web, de acesso restrito aos usuários da empresa emitente. Acessar o MID-e Client Linx para informar-se das instruções iniciais.

No endereço informado será possível visualizar as informações de acesso ao Portal MID-e, consulta de Histórico, Contingência, Guarda CFe SAT e Emissores.
Para acessar o portal, utilizar o endereço de IP do servidor MID-e e a porta que ele se encontra.

Âncora
4.6CON
4.6CON
4.6 Contingência

Em relação a contingência do CF-e - SAT, devido à falta de conexão ou qualquer outro motivo que impeça a transmissão do CF-e, o equipamento SAT validará, assinará e posteriormente, após a regularização do ambiente, transmitirá esses cupons eletrônicos.

Caso o SAT não consiga enviar automaticamente os CF-e-SAT para a Sefaz, o contribuinte tem duas opções de contingência:

  • Enviar as cópias de segurança dos CF-e-SAT através do Sistema de Retaguarda da Sefaz;
  • Transportar o SAT até um ponto de conexão com a internet para que os CF-e-SAT sejam transmitidos ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda. Nesse caso, se o SAT sair do estabelecimento onde é utilizado, para acobertar o trânsito do equipamento, será emitida Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, modelo 55, ou tratando-se de contribuinte não obrigado à emissão de NF-e, a Nota Fiscal, modelo 1 ou modelo 1-A. Em caso fortuito ou de força maior, como falta de energia elétrica, o contribuinte poderá emitir Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, hipótese em que deverá anotar, no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, o motivo, a data da ocorrência e os números, inicial e final, dos documentos fiscais emitidos.

Conforme definido em Secretaria da Fazenda/SP.

Âncora
4.7GUA
4.7GUA
4.7 Guarda CF-e SAT

Todos os CF-e – SAT emitidos pelo Linx Postos AutoSystem®, poderão ser visualizadas através do Portal MID-e. Para acessar o portal, realizar os procedimentos descritos no capítulo 4.5.

Através da aba Guarda CFe SAT será possível visualizar todos os CF-e emitidos. Esta aba guardará um histórico de todas as transações realizadas. Conforme imagem a seguir:

Para os CF-e que estiverem com Status Pendente, será possível clicar no botão Enviar, para realizar o envio.