Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.



Este guia tem como finalidade orientar clientes que utilizam o processo de emissão de nota fiscal eletrônica como disponibilizar em suas notas fiscais a Autorização de Uso de outro CNPJ/CPF ( Ex. Contador ou Escritório Contábil) como participante da Nf-e, de forma que estes consigam efetuar o download do XML da NF-e no portal nacional.


Através do menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento, acessar os dados da empresa desejada e na (aba) Guia Inf. Fiscais vincular o Contador que já deve ter sido cadastrado como fornecedor anteriormente. Após salvar a alteração em todas as notas emitidas via retaguarda será informado o Contador como participante da nota.




Caso o estabelecimento necessite informar um CNPJ do Escritório Contábil ou indicar um CPF como participante deve utilizar o campo próprio "CPF/CNPJ autorizador ou participante" disponível na (aba) Guia Conf. Nf-e , neste caso mesmo que exista um contador vinculado na guia informações fiscais nas emissões de nota, será considerada o que foi preenchido nesta aba.



Para conferir se os dados informados constam na nota enviada a Sefaz, basta após a autorização da nfe analisar se no XML da nota consta a tag autXML.


Exemplo de XML com CNPJ informado:

Exemplo de XML com CPF informado:




Informações

ImportanteQuando  emitida uma Nota fiscal Eletrônica para estabelecimento da UF BA, a Sefaz irá exigir que seja informado no Grupo de Autorização para obter o XML (autXML) a identificação (CNPJ ou CPF) do Escritório de Contabilidade se não for informado, será retornada a rejeição "486 - Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal", caso o estabelecimento não possua  contabilista pode informar o CNPJ da Sefaz do estado da Bahia (CNPJ 13937073000156).