Deixar de realizar a conciliação do cartão ― ou realizá-la manualmente ― traz alguns custos ou fragilidades nos controles financeiros das lojas, como por exemplo:
• Os valores creditados nos bancos podem divergir dos valores aguardados no controle de vendas;
• Falta de controle de recebíveis, obrigando a antecipação ou empréstimos de valores;
• Não conhecer os valores exatos, líquidos e brutos que a empresa tem a receber;
• Confusões em relação ao pagamento das taxas, quando a empresa opera com múltiplas bandeiras;
• Perda de muito tempo realizando a conciliação manual, perdendo força de trabalho para outras atividades mais importantes, como elaboração de estratégias para aumentar as vendas;
• Desconhecimento da aplicação de taxas das adquirentes, que pode conter grandes variações, superiores a 5%.
O objetivo de integrar as Automações na Conciliação Linx é disponibilizar ao cliente um serviço integrado a sua retaguarda, automatizando todo o processo de conciliação.
Processo de Conciliação
A conciliação é feita através da comparação das vendas efetuadas nas operadoras de cartões, com os registros internos do estabelecimento comercial (transações ocorridas nos sistemas TEF configurados).
Para que a conciliação seja efetuada as operadoras disponibilizam aos seus clientes o extrato eletrônico EDI (Electronic Data Interchange - Troca Eletrônica de Dados), que contém toda a informação financeira que o estabelecimento comercial realizou: vendas, pagamentos, antecipações, cancelamentos, chargebacks, ajustes, etc.
A Conciliação Linx recebe os arquivos das operadoras de duas formas:
- Direto das operadoras;
- Via van Nexxera - os extratos que recebemos via Nexxera são traduzidos para o seu próprio formato (layout).
(Veja aqui a relação das Operadoras Homologadas na Conciliação Linx)
Conciliação Linx Integrada a Automação
O estabelecimento comercial que possui um ERP configurado com a Linx, além de direito de acesso ao portal da Conciliação Linx, também obtém o beneficio de seu sistema receber as mesmas informações detalhadas no portal.
Com isto, as automações podem fazer a baixa automática dos valores em aberto, recepcionando da Conciliação Linx os status das suas transações e pagamentos.
Formas de Integração com a Conciliação Linx
Atualmente é disponibilizado um WEB Service (SOAP) para extração de dados de Lotes, Antecipações, Ajustes, Vendas e Pagamentos processados na Conciliação Linx, o qual possibilita efetuar consultas parametrizadas no seguinte formato:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<soap:Envelope xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:soap="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
<soap:Body>
<GeraRelatorioConciliacao xmlns="RelatoriosConciliacao">
<sUsuario><usuario></sUsuario>
<sSenha><senha></sSenha>
<sParametros>PeriodoInicial=20210101|PeriodoFinal=20210201|TipoData=1|RedeAutorizadora=7,144|grupo=83|VersaoLayout=1|TipoArquivo=1</sParametros>
</GeraRelatorioConciliacao>
</soap:Body>
</soap:Envelope>
Clique no documento a seguir para baixar o "Manual WebService Conciliação - Versão 3.7"
View filename Manual Webservice Conciliação 3.7.pdf height 250
name | Manual Webservice Conciliação 3.7.pdf |
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height | 250 |
Relação de Verticais e Automações
Abaixo consta a lista das verticais e automações da Lix, quais estão integradas e a forma de integração com a Conciliação Linx:
Verticais | Automações | Integração (Web Service) | % de Clientes o Novo WS | Vendas | Agenda | Antecipação | Gerenciamento de Taxas | Cancelamento/ Chargeback | Ajustes | Conciliação Bancária |
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Automotivo | Apollo | Legado | ||||||||
Apollo Bravos (DMS) | Legado | |||||||||
SisDia | ||||||||||
Spress | ||||||||||
Big Retail | Storex | |||||||||
Intercommerce | ||||||||||
Postos | AutoSystem | Em migração | 1% (rede Sim) | |||||||
EMSys | Legado | |||||||||
Posto Fácil | Legado | |||||||||
Posto POP | Legado | |||||||||
Seller | ||||||||||
Moda | Microvix | Legado | ||||||||
OMNI (UX) | Legado | |||||||||
Pharma | Big Sistemas | Legado | ||||||||
Softpharma | Legado | |||||||||
Calçados | SETA | |||||||||
Hiper | Hiper | |||||||||
Serviços | OPUS | |||||||||
Food | Neemo |
Atendimento para clientes que possuem Automação
Visando a experiência de sistema integrada, o atendimento ao cliente também deve seguir a ideia já compartilhada no sistema TEF/Automação onde:
• O atendimento de primeiro nível deve ser efetuado pela equipe de suporte do sistema ERP/Automação;
• O suporte da conciliação, atua como segundo nível, assessorando o suporte do ERP/Automação;
• Os P&Ds recebem os BUGs dos seus referidos sistemas, sendo de responsabilidade do suporte encaminhar para o P&D correto;
• Tanto o P&D da conciliação quanto do sistema de ERP/Automação, devem estar disponíveis para apoio entre P&Ds.