Deixar de realizar a conciliação do cartão ― ou realizá-la manualmente ― traz alguns custos ou fragilidades nos controles financeiros das lojas, como por exemplo:


• Os valores creditados nos bancos podem divergir dos valores aguardados no controle de vendas;
• Falta de controle de recebíveis, obrigando a antecipação ou empréstimos de valores;
• Não conhecer os valores exatos, líquidos e brutos que a empresa tem a receber;
• Confusões em relação ao pagamento das taxas, quando a empresa opera com múltiplas bandeiras;
• Perda de muito tempo realizando a conciliação manual, perdendo força de trabalho para outras atividades mais importantes, como elaboração de estratégias para aumentar as vendas;
• Desconhecimento da aplicação de taxas das adquirentes, que pode conter grandes variações, superiores a 5%.


O objetivo de integrar as Automações na Conciliação Linx é disponibilizar ao cliente um serviço integrado a sua retaguarda, automatizando todo o processo de conciliação.


Processo de Conciliação


A conciliação é feita através da comparação das vendas efetuadas nas operadoras de cartões, com os registros internos do estabelecimento comercial (transações ocorridas nos sistemas TEF configurados).

Para que a conciliação seja efetuada as operadoras disponibilizam aos seus clientes o extrato eletrônico EDI (Electronic Data Interchange - Troca Eletrônica de Dados), que contém toda a informação financeira que o estabelecimento comercial realizou: vendas, pagamentos, antecipações, cancelamentos, chargebacks, ajustes, etc.


A Conciliação Linx recebe os arquivos das operadoras de duas formas:

  • Direto das operadoras;
  • Via van Nexxera -  os extratos que recebemos via Nexxera são traduzidos para o seu próprio formato (layout).

(Veja aqui a relação das Operadoras Homologadas na Conciliação Linx)



Conciliação Linx Integrada a Automação


O estabelecimento comercial que possui um ERP configurado com a Linx, além de direito de acesso ao portal da Conciliação Linx, também obtém o beneficio de seu sistema receber as mesmas informações detalhadas no portal.

Com isto, as automações podem fazer a baixa automática dos valores em aberto, recepcionando da Conciliação Linx os status das suas transações e pagamentos.



Formas de Integração com a Conciliação Linx


Atualmente é disponibilizado um WEB Service (SOAP) para extração de dados de Lotes, Antecipações, Ajustes, Vendas e Pagamentos processados na Conciliação Linx, o qual possibilita efetuar consultas parametrizadas no seguinte formato:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<soap:Envelope xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:soap="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
<soap:Body>
<GeraRelatorioConciliacao xmlns="RelatoriosConciliacao">
<sUsuario><usuario></sUsuario>
<sSenha><senha></sSenha>
<sParametros>PeriodoInicial=20210101|PeriodoFinal=20210201|TipoData=1|RedeAutorizadora=7,144|grupo=83|VersaoLayout=1|TipoArquivo=1</sParametros>
</GeraRelatorioConciliacao>
</soap:Body>
</soap:Envelope>



 Clique no documento a seguir para baixar o "Manual WebService Conciliação - Versão 3.7"



Relação de Verticais e Automações


Abaixo consta a lista das verticais e automações da Linx, quais estão integradas e a forma de integração com a Conciliação Linx:


Verticais

AutomaçõesWeb Service - LegadoNovo Web Service Vendas AgendaAntecipaçãoGerenciamento de TaxasCancelamento/ ChargebackAjustesConciliação Bancária
AutomotivoAutoshop

(erro)

(seleção)(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)(erro)
Linx DMS(erro)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(erro)
Linx DMS Bravos(erro)(seleção)(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(erro)
Sisdia(erro)(seleção)(seleção)(erro)(seleção)(seleção)(erro)(erro)(erro)
Spress(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
Big RetailStorex(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
Intercommerce(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
PostosAutoSystem(erro)(seleção)(seleção)
(erro)
(seleção)(seleção)(erro)
(seleção)
(erro)
EMSys(erro)
(seleção)(seleção)(erro)
(seleção)(erro)
(erro)
(erro)
(erro)
Posto Fácil(erro)
(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(erro)
Posto POP(erro)
(erro)(erro)(erro)
(erro)(erro)
(erro)
(erro)
(erro)
Seller(erro)(erro)(erro)
(erro)(erro)
(erro)
(erro)
(erro)
(erro)
ModaMicrovix(erro)
(seleção)(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)
(seleção)(erro)
OMNI (UX)
(erro)(seleção)(erro)(erro)(seleção)(erro)(seleção)(erro)
PharmaBig Sistemas
(erro)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(erro)
Softpharma(erro)
(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(seleção)(erro)
Linx Itec(erro)Em desenvolvimento(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
CalçadosSETA(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
HiperHiper(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
ServiçosOPUS(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)
FoodNeemo(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)(erro)



Atendimento para clientes que possuem Automação



Visando a experiência de sistema integrada, o atendimento ao cliente também deve seguir a ideia já compartilhada no sistema TEF/Automação onde:



• O atendimento de primeiro nível deve ser efetuado pela equipe de suporte do sistema ERP/Automação;
• O suporte da conciliação, atua como segundo nível, assessorando o suporte do ERP/Automação;
• Os P&Ds recebem os BUGs dos seus referidos sistemas, sendo de responsabilidade do suporte encaminhar para o P&D correto;
• Tanto o P&D da conciliação quanto do sistema de ERP/Automação, devem estar disponíveis para apoio entre P&Ds.







  • Sem rótulos