Versões comparadas

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OFIC1200
Consulta da O.S
Este programa é utilizado para consultar O.S. Para isso, deve ser seguido por 3 etapas:
1ª - Selecionar uma O.S., partindo de diversas opções.
2ª - Selecionada a O.S., filtrar para ver todos os itens desta O.S. ou apenas um deles.
3ª - Exibir em blocos as informações da O.S./Item(ns) selecionados.
Etapa 1 – Opções para Selecionar a O.S. desejada

Todas estas opções se encerram quando selecionada uma O.S.

O.S.

Informar o número da O.S. que será consultada.

Cliente

Informar cnpj/cpf do cliente. Exibe a relação (placa, chassi e modelo) de todos os veículos deste Cliente ("

VEI Âncora_Hlt343608999_Hlt343608999 Âncora_Hlt343609000_Hlt343609000C0200

VEIC0200"). Selecionado um veículo, segue a mesma rotina utilizada na pesquisa por Veículo (botão).

Veículo

Informar a placa do veículo, ou a série do chassi, ou o chassi completo. Exibe a relação (número O.S., completo) de todas as O.S.'s deste veículo.

Produto

Informar o código de um produto. Exibe a relação (número O.S., data e hora da abertura, data e hora do fechamento e prisma) de todas as O.S.'s que requisitaram este produto.

Abertura

Informar um período (data inicial e final). Exibe a relação (número O.S., data e hora da abertura, data e hora do fechamento e prisma) de todas as O.S.'s que foram abertas neste intervalo de datas.

Fechamento

Informar um período (data inicial e final). Exibe a relação (número O.S., data e hora da abertura, data e hora do fechamento e prisma) de todas as O.S.'s que foram fechadas neste intervalo de datas.

Previsão

Nova opção para disponibilizar consulta de veículos (O.S.) programados para entrega, por data e horário. São solicitadas as informações numa janela auxiliar conforme é mostrada abaixo. (versão v03.30+).

Abertas

Exibe a relação de todas as O.S. em aberto.

Encerradas

Exibe a relação de todas as O.S. fechadas.

Geral

Exibe a relação de todas as O.S.'s.

Prisma

Informar opção para selecionar apenas O.S's em aberto ou todas (botão correspondente). Exibe a relação de todos os prismas cadastrados. Selecione o prisma com <ENTER>. Em seguida exibe a relação (número O.S., data e hora da abertura, data e hora do fechamento e prisma) das O.S.'s que usaram este prisma, respeitando o botão de seleção inicial que determinou se nesta janela aparecem todas as O.S's ou apenas em aberto.

Terminadas

Solicita a escolha da filial e exibe todas as ordens de serviço que estejam em aberto e que possuam registro no programa ("OFIC1860").

Agrupados

Exclusivo bandeira Peugeot:
Permite consultar as O.S.'s com os serviços agrupados relativo à garantia Peugeot, com as seguintes opções:

    • Abertura – Consulta O.S. por data de abertura;
    • Fechamento – Consulta O.S. por data de encerramento;
    • Emitidas - Consulta O.S. c/ NF's emitidas de serviços agrupados;
    • Não Emitidas – Consulta O.S. que não foram emitidas NF's de serviços agrupados.
    • Todas – Consulta as O.S.'s com NF emitidas e não emitidas de serviços agrupados


Exemplo de seleção da O.S. com opção "Geral".










Etapa 2 - Selecionar um só item da O.S. ou todos
Para que a consulta "enxergue" todos os itens de uma O.S., basta não acionar o botão "Itens O.S." ou se acioná-lo, teclar <ESC>.
Se desejar que a consulta mostre apenas as informações de um determinado Item da O.S. dentro da O.S. selecionada, deve ser acionado o botão "Itens O.S.".
Exibe uma mensagem de alerta seguida da relação dos Itens que constam desta O.S.
Teclando <ENTER> sobre uma linha, seleciona apenas as informações do Item que aparece nesta linha.
Exemplo da tela que seleciona "Itens O.S.".

Etapa 3 - Informações da O.S./Item (ns) selecionados
As informações que podem ser visualizadas foram divididas em "blocos" que são acionados pelos botões na linha superior da tela.
Esta parte da rotina é implementada pelo o módulo ("OFIC2000").
Abaixo um exemplo da tela que exibe estes botões.
Observe que o botão "Itens O.S." se aplica apenas a etapa 2.

Aplicadas

Relaciona as peças aplicadas.

Pendentes

Relaciona as peças pendentes (requisitadas pela Oficina e não atendidas por Peças).

Serviços

Relaciona os serviços. Teclando <ENTER> sobre uma deles, são exibidas as informações do serviço e a relação de todos os tempos apontados na execução do mesmo.

Listagem

Emite uma listagem do "Espelho da O.S." (idêntica ("OFIC1300"))

Obs. Abertura

v03.40.01 – abr/2003.
Exibe a observação incluída na abertura da O.S. ("OFIC1000")

Obs. Encerramento

v03.40.01 – abr/2003.
Exibe a observação incluída no fechamento da O.S. ("OFIC3500")

Veículo

Exibe os dados do veículo desta OS.

Valores

Exibe um resumo dos valores desta OS, por tipo de OS.

Outras Inf.

Visualiza as Informações Adicionais registradas na abertura da O.S. ("OFIC1000").


O atributo "Potencial do Cliente" exibe a informação do programa ("CLIV1010").
Também exibe a Descrição do Modelo do Veículo.
A opção "Veículo" exibe o Código Interno do Modelo do Veículo. Na tela principal, exibe a Descrição do Modelo.


v03.90 – Dezembro/2005
A consulta através da opção "Veiculo" é ordenada pela data de abertura, não considerando a filial.

v04.10 - Outubro/2007
Para usuários de bandeira Toyota, ao consultar os itens de reclamações do cliente, é possível visualizar qual o item com maior prioridade a ser tratado, no campo "P".

v04.00.01 - Novembro/2007
Existe o botão "Terminadas" que exibe todas as ordens de serviços que foram definidas como finalizadas através do programa OFIC1860 e que estejam abertas.
Ao consultar uma ordem de serviço que estejam em aberto e que tenha registro no ("OFIC1860") será apresentada a mensagem de OS Terminada.
v04.10.01 - Janeiro/2008
Exclusivo bandeira Peugeot:
No botão "Agrupados." é permitido realizar a consulta de O.S. com serviços agrupados ("csseragr"), relativos à garantia Peugeot. Apresenta as seguintes opções:

...


v04.25 – Janeiro/2010
A lista de veículos em exibição foi de aumentado de 200 para 1000.
Foi incluído o campo NrIdent.Frota (Número de identificação do veículo na frota) que está disponível na opção de Consulta pelo Cliente, após ser informado o CNPJ/CPF.

v04.32 – Julho/2010
Para bandeira "MBB", caso o parâmetro "Utiliza serviços pendentes" ("STAR0030") estiver como "S", é permitida a opção "Serviços Pendentes", onde serão exibidos os serviços que pertenceram a OS, mas foram excluídos.



Há três tipos de situação para o serviço. Quando o serviço é excluído da OS por algum programa de manutenção, fica com situação "Pendente". Quando pendente, o serviço pode ser "Cancelado" ou "Re-agendado" através do ("STAR0040").
Ao selecionar um item da lista será exibida uma tela com os detalhes do serviço.

O campo "Motivo Penden" é o motivo que o serviço foi excluído da OS.
O campo "Motivo Cancel" é o motivo que o serviço foi cancelado.
O campo "Pré-Ordem" corresponde ao número da pré-ordem gerada quando o serviço foi reagendado.
v04.33 – Setembro/2010
Adicionado a opção "Acomp.Tecnico", exibe as informações do programa ("OFIC2900"), com a opção de consulta já identificada e com o número da OS em questão, abrindo a tela de consulta para o usuário poder navegar entre as abas.

v04.33.02 – Outubro/2010
Para a bandeira MBB, incluído a opção "Pecas pendentes", onde serão exibidas as peças que faziam parte de um orçamento mas que não foram para a O.S. ("OFIC2005").

v04.35 – Janeiro/2011
Na opção "Consulta pelo CNPJ/CPF do cliente", a ordem de exibição dos veículos traz os ordenados pelo ano do modelo, fabricação, chassis e data de entrega dos mais novos aos mais antigos.
v04.45 – Julho/2011
Criada a opção para exibir itens de orçamentos que foram recusados na hora de incorporar o orçamento na O.S. no programa ("OFIC2005").

Ao selecionar essa opção, é exibida uma lista com as peças e serviços que foram recusados e o motivo da recusa.





v04.45 – Novembro/2011
Na tela de consulta de O.S., é exibido o código e o nome do "Agente Externo" referente à O.S. consultada.















v04.50 – Março/2012
Incluso opção "APS" para exibir por item de ordem de serviço os resultados dos mesmos, ou seja, a verbalização e a classificação de insatisfação do cliente.













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04.50.01 – Julho/2012
Análise de Lucratividade nas Vendas de Peças por Orçamento/Ordem de Serviço e por Item: o processo tem como objetivo efetuar a análise da Lucratividade nas vendas de Peças, tanto a nível de Orçamento ou Ordem de Serviço, quanto a nível de Item. Esta análise será feita levando em consideração os percentuais de desconto informados na elaboração dos Orçamentos e das Ordens de Serviço. Entretanto, para efeito de análise poderão ser simulados novos percentuais de desconto, sem que estes sejam incorporados aos Orçamentos e Ordens de Serviço.
Para utilização desse processo será necessário efetuar a parametrização dos Percentuais para Simulação de Venda de Peças ("cgpercom"), através do programa ("VEND0422") e dos Índices Gerenciais ("cgindice"), através do programa ("CLIA1360").
A Análise da Lucratividade poderá ser executada através do botão "Lucratividade", no programa ("BAL

Âncora
_Hlt331140503
_Hlt331140503
C2000"), ou diretamente através do programa ("VEND04
Âncora
_Hlt331162423
_Hlt331162423
21
"). Em todas estas opções são listadas as Peças do Orçamento ou da Ordem de Serviço, mostrando os percentuais de desconto informados originalmente para cada Peça, e permitindo opcionalmente que estes percentuais sejam alterados, de forma a efetuar uma simulação da análise da lucratividade.
Através dos botões "Lucratividade Orçamento" ou "Lucratividade O.S.", será efetuada a análise da lucratividade do Orçamento ou da Ordem de Serviço como um todo, considerando a somatória dos valores de todos os itens do Orçamento ou da Ordem de Serviço.
Através do botão "Lucratividade Item", será efetuada a análise da lucratividade de cada Item do Orçamento ou da Ordem de Serviço, sendo analisado o Item que estiver selecionado na tela quando o botão for acionado.
A tela de Análise de Lucratividade é subdividida em 5 sessões, onde são agrupados e totalizados os valores que fazem parte do cálculo de lucratividade:


1) Valores Compra:
Valor sem IPI: Valor de Compra do Item com IPI, subtraindo o valor do IPI.
IPI: Valor do IPI do Item, calculado com base na alíquota de IPI do Cadastro do Item.
Valor com IPI: Valor Contábil ou Reposição do Item, de acordo com o parâmetro informado.
% Bonus: Percentual do bônus na compra do Item, de acordo com o parâmetro informado.
Valor Bônus: Valor do bônus na compra do Item, calculado com base no Valor com IPI.
Valor Líquido: Valor líquido da compra do Item, subtraindo do Bônus do Valor com IPI.

2) Valores Venda:
Preço Público: Valor de Venda do Item no Orçamento ou na Ordem de Serviço.
% Desconto: Percentual de desconto concedido para o Item.
Valor Desconto: Valor do desconto concedido para o item, tendo como base o Preço Público.
Líquido Faturado: Valor Líquido do Item, subtraindo o Desconto do Preço Público.

3) Impostos:
ICMS Débito: Valor Líquido Faturado aplicando a alíquota de ICMS na Venda parametrizada.
ICMS Crédito: Valor Compra sem IPI aplicando a alíquota de ICMS na Compra parametrizada.
PIS: Valor Líquido Faturado aplicando a alíquota de PIS parametrizada.
COFINS: Valor Líquido Faturado aplicando a alíquota de COFINS parametrizada.
Total Impostos: Somatório dos Impostos (ICMS Débito – ICMS Crédito + PIS + COFINS).

4) Despesas:
Venda Líquida: Valor Líquido Faturado na Venda subtraindo o Total de Impostos.
% Floor Plan: Percentual de Floor Plan (plano de financiamento da fábrica) parametrizado.
Valor Floor Plan: Valor do Floor Plan, tendo como base o Valor da Compra com IPI.
% CPMF: Percentual da CPMF (contribuição sobre movimentação financeira) parametrizado.
Valor CPMF: Valor da CPMF, tendo como base o Valor da Compra com IPI.
% Desp.Oper: Percentual das Despesas Operacionais parametrizado.
Valor Desp.Oper: Valor das Despesas Operacionais, tendo como base o Valor Líquido Faturado na Venda.
% Desp.Oper.Venda: Percentual das Despesas Operacionais sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor das Despesas Operacionais pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida.
Total Despesas: Somatório as Despesas (Floor Plan + CPMF + Despesas Operacionais).

5) Resultado Financeiro Venda:
Valor Custo Contábil: Valor Líquido da Compra somado com o Total das Despesas.
% Custo Contábil: Percentual do Custo Contábil sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor do Custo Contábil pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida.
Valor Lucro Operacional: Valor da Venda Líquida subtraindo o Custo Contábil. Caso seja positivo será mostrado na cor verde e caso seja negativo será mostrado na cor vermelha.
% Lucro Operacional: Percentual do Lucro Operacional sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor do Lucro Operacional pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida. Caso seja positivo será mostrado na cor verde e caso seja negativo será mostrado na cor vermelha.
Valor Custo Financeiro Venda: Somatório do Custo Financeiro de cada parcela da condição de pagamento utilizada na Venda. Calculado aplicando-se o indexador parametrizado no resultado do valor de cada parcela referente a venda multiplicado pelo número de dias entre a data da venda e a data de vencimento da parcela.
% Custo Financeiro Venda: Percentual do Custo Financeiro sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor do Custo Financeiro pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida.
Valor Ganho Impostos: Somatório do Ganho com os Impostos que incidem sobre a venda em decorrência do prazo entre a venda e a data de recolhimento dos impostos. Calculado aplicando-se o indexador parametrizado no resultado do valor de cada imposto multiplicado pelo número de dias entre a data da venda e a data de recolhimento deste imposto.
% Ganho Impostos: Percentual do Ganho com Impostos sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor do Ganho com Impostos pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida.
Valor Resultado Financeiro: Valor do Lucro Operacional subtraindo o Custo Financeiro da Venda e somando o Ganho com Impostos. Caso seja positivo será mostrado na cor verde e caso seja negativo será mostrado na cor vermelha.
% Resultado Financeiro: Percentual do Resultado Financeiro sobre a Venda. Calculado dividindo o Valor do Resultado Financeiro pelo Valor Líquido Faturado ou pela Venda Liquida, dependendo do tipo de rentabilidade parametrizada: Bruta ou Líquida. Caso seja positivo será mostrado na cor verde e caso seja negativo será mostrado na cor vermelha.


04.65.01 – Dezembro/2012
Específico para bandeira Toyota: implementada a opção "Arquivo SAN", atendendo ao projeto SAN - Service Área Network .
Projeto SAN - Service Area Network
A Toyota está desenvolvendo o sistema "SAN" que refere-se ao meio de comunicação, entre as concessionárias e a área Técnica da Toyota, para a obtenção de informações de problemas técnicos de veículos, dando suporte à rede de concessionárias em casos de dúvidas sobre reparos.
Para cada problema técnico, a concessionária deverá abrir um chamado no "SAN", para a Toyota iniciar os devidos procedimentos. Para cada chamado serão apresentados diversos campos, dentre: dados do veículo que apresentou o problema, dados da concessionária, dados do problema (sintoma), entre outros. Dessa forma, boa parte dos campos necessários para abertura do chamado no "SAN" já existe na Ordem de Serviço da concessionária.
Na opção "Arquivo SAN", caso a OS não esteja cancelada será possível gerar arquivo com as informações de problemas técnicos de veículos para serem enviadosà Toyota.

Ao acessar esta opção, será apresentado um grid com a lista de itens da OS para seleção e geração do arquivo texto. Para cada registro selecionado será gerado um arquivo texto na pasta definida no programa ("COPE0100").
Teclando <ENTER> sobre uma linha, o registro será selecionado e para confirmar a geração a opção "F5-Gera Arq" deverá ser selecionada.
Observações:

  • Será permitido selecionar apenas um registro para a geração do Arquivo;
  • Para este processo é pré-requisito a instalação do programa "unix2dos".


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07.40 – Junho/2017
Criada nova opção denominada "Passagens", com o objetivo de gerar um relatório de passagens de veículos.
Serão passados como parâmetros, sendo obrigatório informar apenas um deles, os seguintes campos:
-CPF/CNPJ;
-PLACA;
-CHASSI.
Ao ser selecionada, a opção irá gerar um relatório na tela, conforme imagem abaixo:




09.10 Abril 2019
Para a bandeira JD o campo "Prisma" não é apresentado na tela, é apresentado o campo: "TP.Ate" – Tipo de atendimento, esse campo é utilizado no processo JD Elips para identificar se uma WorkOrder (Ordem de Serviço) foi feito no campo ou interno (Tag <fieldRepair>), podendo assumir: "AT_Campo" (998) ou "AT_OFICINA" (997).