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1 Conceito
A GO2GO é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi em um só lugar. O sistema Linx Postos AutoSystem possui integração com a GO2GO.
Esta integração permite que esses pedidos sejam enviados ao PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas por delivery.
2 Requisitos
Para utilizar a integração com a GO2GO serão necessários alguns requisitos:
- O módulo GO2GO deve estar habilitado na chave do estabelecimento;
- A versão mínima exigida é a 3.3.1.7 (AutoSystem) ou superior;
- Possuir o sistema GO2GO instalado e configurado em seu ambiente.
3 Opções Homologadas de Pagamento Virtual
Abaixo, a opção homologada de pagamento virtual que pode ser utilizada na Integração GO2GO:
- Ifood.
4 Configurações
4.1 Permissões de Acesso
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > Integrações > Integração GO2GO, conforme exemplo a seguir:
4.2 Configurar Integração
Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:
No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração GO2GO. A seguinte tela será apresentada:
No grupo Geral, temos as seguintes opções:
- Habilitar a integração GO2GO: esta opção permite habilitar a integração com a GO2GO e ativa os campos E-mail e Senha para preenchimento;
- E-mail / Senha: devem ser obtidos diretamente com a GO2GO.
No painel Opções temos:
- Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar pedido: ao selecionar esta opção, os pedidos confirmados serão impressos automaticamente;
- Imprimir automaticamente o pré-fechamento: esta opção permite a impressão automática do pré-fechamento;
- Habilitar início automático do serviço de integração: esta opção permite que ao abrir o Caixa, o serviço seja iniciado automaticamente. Para isto, o campo Estação deve estar preenchido;
- Emissão de Venda: esta opção permite definir a emissão de venda com as opções Questionar sempre, Ao finalizar e Ao entregar, para a impressão do cupom fiscal de acordo com a opção preenchida. Exemplo: ao preencher o campo com a opção Questionar sempre, quando a venda estiver para Entrega, o sistema emitirá uma mensagem perguntando se é para emitir o cupom fiscal da venda ou não. Nas demais opções o cupom fiscal será apenas visualizado na tela, tendo que gerar a impressão manualmente.
5 Vendas Delivery no Caixa
Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Delivery:
Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor verde, conforme imagem acima. Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará "vazio", sem cor.
Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Delivery:
Exemplo
Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood, Uber Eats e demais) serão apresentados na tela de gerenciamento.
O painel de Parâmetros possui os seguintes campos:
- Pedido: preencha este campo com o número do pedido para localizá-lo no sistema;
- Período: preencha com o período desejado para localizar o pedido;
- Status: selecione o status desejado para que sejam demonstrados na tela apenas os pedidos com o status selecionado;
- Exibir os pedidos cancelados e finalizados: marque esta opção para buscar os pedidos com os status de Finalizado; Cancelado ou Rejeitado.
Para localizar um pedido específico, preencha mais de um campo com as informações.
Exemplo
As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:
- Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
- Pedido: mostra o número do pedido gerado;
- Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido;
- Cliente: mostra o nome do cliente;
- Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento e Concluído;
- Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
- Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão. Observação: somente será aceito uma forma de pagamento.
5.1 Status do Pedido
Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.
Aviso | ||
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Os Status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem. |
A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.
Exemplo de pagamento em Dinheiro
Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 5.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido deve estar marcada, na tela de Configurações.
Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8.
O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido, podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido:
Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:
Quando um pedido é finalizado com a emissão da venda, o status do pedido ficará como Concluído/Finalizado no AutoSystem e também no player (iFood por exemplo) e a nota fiscal será emitida no PDV.
Também é possível verificar os Detalhes do pedido com as informações da entrega, itens do pedido e pagamento, clicando no botão Visualizar-F6:
Detalhes do Pedido
Na guia Itens do pedido são demonstrados os detalhes do pedido, como o Código, Nome, Quantidade, Valor unitário, Valor total e Observação de preparo:
Na guia Pagamento são demonstrados os detalhes do pagamento, como Tipo de pagamento, Meio de pagamento, Troco, Desconto, Acréscimos, Taxa de entrega, Valor Total e Observação de pagamento, conforme exemplo abaixo:
Na confirmação da entrega, o usuário será questionado sobre a emissão da nota fiscal:
Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.
Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:
Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:
O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:
Aviso | ||
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Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado. |
5.2 Impressão dos Pedidos
Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:
- Pré-fechamento - P: nesta opção serão impressos os dados do pedido, itens do pedido, endereço do cliente, observações e dados do pagamento. Este comprovante pode ser entregue ao cliente ou utilizado pelo entregador;
- Comanda - C: a comanda será encaminhada ao local onde se tem uma regra de impressão configurada. Exemplo: a comanda será impressa na cozinha, para controle na preparação.
Pré-fechamento - P
Aviso | ||
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Caso haja pedidos pendentes do dia anterior ou o caixa seja fechado com pedidos pendentes, estes entrarão somente no próximo caixa. |
5.2.1 Regras de Impressão
Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.
Para configurar uma regra de impressão, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão.
Aviso | ||
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Esta situação é válida somente para os pedidos que exigem agilidade na hora da entrega. Exemplo: prato de comida. |
6 Cancelamento do Pedido
O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo Caixa > Gerenciamento de Pedidos Delivery. É possível cancelar um pedido com os status de Novo, Em Produção e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:
Já para os pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema utilizando o atalho F10 > Venda > Cancelar ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda.
Um pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player (aplicativo), mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados.
Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.
6.1 Cancelamento da Venda
Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa, menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.
7 Cadastro de Produtos
Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da GO2GO.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na GO2GO, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal de Gerenciamento de pedidos Delivery e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na GO2GO, estes serão sinalizados.
Quando um produto estiver como inativo, o campo Observação trará a descrição sobre a rejeição:
Produto sem cadastro:
8 Relatório de Pedidos
É possível listar em um relatório os pedidos com origem das plataformas que fazem parte desta integração. Para isto, acessar o módulo Gerencial, menu Estoque > Relatórios > Pedidos Delivery:
O Filtro do relatório possui as seguintes opções:
- Player: permite visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
- Tipo de pagamento: permite selecionar entre Entrega ou Pré-Pago;
- Status pedido: permite selecionar entre Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
- Período: preencher o período desejado.
Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório: