Sumário

1 Conceito


A Integração Hub Delivery Linx é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Hubster, Rappi e Zé Delivery em um só lugar. Isso permitirá que esses pedidos sejam enviados ao PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas por delivery.


2 Requisitos


Para utilizar a integração com Hub Delivery Linx serão necessários alguns requisitos:

  • O módulo Hub Delivery Linx deve estar habilitado na chave do estabelecimento;
  • A versão mínima exigida é a 3.3.1.110 (AutoSystem) ou superior.


3 Configurações


3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > procurar por Hub > Integração Hub Delivery Linx, conforme exemplo a seguir:



3.2 Configuração do Atalho no Servidor

Se desejado, é possível executar o serviço no próprio servidor do PDV (e não no Gerenciador conforme consta no item 5) através da configuração de atalho conforme indicado na imagem abaixo:


3.3 Configurar Integração

Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:

No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração Hub Delivery API:



A seguinte tela será mostrada:

Atualização

Uma empresa poderá ter mais de um parceiro cadastrado na etapa a seguir.


    


URL Parceiro, Cliente ID e Cliente Secret deverão ser preenchidos com os dados fornecidos pelo parceiro.

Conforme demonstrado na imagem temos as seguintes opções:

  1. Configuração da Empresa: esta seção permite habilitar a integração com a Hub Delivery à opção demarcada em Relação de Empresas;
  2. Intervalo entre requisições: permite assinalar o intervalo (medido em segundos) no qual o sistema se comunicará com o parceiro (indicado na imagem como Relação de Parceiros);
  3. Emissão da Venda: permite que, uma vez alterado o status do pedido de Entrega em Andamento para Finalizado no Caixa, a venda seja emitida. Neste campo também é possível alterar a emissão da venda para Ao Entregar, disponível na lista suspensa. Na opção Questionar por Venda, a cada venda efetuada o sistema exibirá uma mensagem para liberar ou não a emissão;
  4. Iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa: nesta opção é possível deixar selecionado, pois sempre que o Caixa for aberto, as atualizações de pedido serão inicializados automaticamente;
  5. Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido: uma vez confirmado o pedido no Caixa, caso essa opção estiver assinalada, a impressão da comanda será disponibilizada automaticamente. Feito isso, para o cliente que fez o pedido pelo aplicativo, o mesmo passará a constar como Em produção;
  6. Imprimir automaticamente o pré-fechamento: esta opção permite a impressão automática do pré-fechamento;
  7. Destacar taxa de entrega e descontos provenientes do player nas observações do documento fiscal ao invés de exibir em valor outros: nesta opção é possível selecionar quando a taxa de serviço, taxa de entrega e descontos tratam-se do parceiro ou da loja, caso seja um desconto do parceiro, o cupom fiscal será impresso com uma observação. 


3.3.1 - Relação de Parceiros

Em Relação de Parceiros não é possível excluir um parceiro, visto que podem haver pedidos vinculados a ele. No entanto, é possível inativá-lo ao clicar no botão .


3.3.2 - Produtos Vinculados

A guia Produtos Vinculados diz respeito aos produtos que estão permitidos ou não para venda. Essa sincronização de disponibilidade ocorre a cada 30 minutos.


O cadastro dos produtos/ itens é realizado manualmente selecionado a opção é possível realizar uma inclusão individual, inclusão por grupo de produtos e inclusão por regra de preços.


Nesta tela temos as opções:

  • Realizar a inclusão de produto/item;
  • Realizar a exclusão do produto/item;
  • Atualizar a relação de produtos/itens;
  • Salvar produto/item cadastrado.


3.3.2.1 - Cadastro de Produtos

Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da Hubster.

Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na Hubster, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.

Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal no módulo Caixa - Gerenciamento de pedidos Hub Delivery Linx  e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados.  Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na Hubster, estes serão sinalizados.

Ao assinalar um produto e clicar em Visualizar - F6 será possível identificar demais informações a respeito do mesmo:


Produto sem cadastro:




3.3.3 - Formas de Pagamento

Na guia Formas de Pagamento, é possível incluir outras formas de pagamento como por exemplo Vale Alimentação/ Refeição, selecionando a opção  


4 Motivo de Movimentação

Uma vez que as configurações anteriores foram realizadas e a comunicação foi bem sucedida, será criado automaticamente o motivo de movimentação, para que sejam baixadas as vendas com o motivo configurado. É possível acessar os motivos de movimentação através do Gerencial > Cadastros > Motivo de Movimentação, com as informações:



5 Inicialização com Gerenciador

É possível iniciar a integração manualmente do Hub Delivery através do Gerenciador. 


Feito isso, a sinalização do ícone passará a ser verde. Clicando novamente, o sistema perguntará se deseja encerrar o serviço.

Importante

O serviço de Integração do Hub Delivery através do gerenciador só será iniciado automaticamente, quando a opção "iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa (conforme configurado no passo 3.2)" estiver flegada.


6 Vendas Delivery no Caixa


Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Hub Delivery:


Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor vermelha, conforme imagem acima. Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará verde.

Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx:


Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood e demais) serão apresentados na tela de gerenciamento. 

O painel de Parâmetros possui os seguintes campos: 

  • Pedido: preencha este campo com o número do pedido para localizá-lo no sistema;  
  • Período: preencha com o período desejado para localizar o pedido;
  • Status: selecione o status desejado para que sejam demonstrados na tela apenas os pedidos com o status selecionado;  
  • Exibir os pedidos cancelados e finalizados: marque esta opção para buscar os pedidos com os status de Finalizado; Cancelado ou Rejeitado.

Para localizar um pedido específico, preencha mais de um campo com as informações.


As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:

  • Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
  • Pedido: mostra o número do pedido gerado;
  • Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido; 
  • Cliente: mostra o nome do cliente;
  • Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento Concluído
  • Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
  • Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão


6.1 Status do Pedido

Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.


Importante

Os status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem.


A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.


Exemplo de pagamento em Dinheiro


Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 6.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido deve estar marcada, na tela de Configurações.

Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8



O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido, podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido. Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:



Quando um pedido é finalizado com a emissão da venda, o status do pedido ficará como Concluído/Finalizado no AutoSystem e também no player (iFood por exemplo) e a nota fiscal será emitida no PDV. 

Também é possível verificar os Detalhes do pedido com as informações da entrega, itens do pedido e pagamento, clicando no botão Visualizar-F6. . 

Na guia Itens do pedido são demonstrados os detalhes do pedido, como o Código, Nome, Quantidade, Valor unitário, Valor total e Observação de preparo.  Na guia Pagamento são demonstrados os detalhes do pagamento, como Tipo de pagamento, Meio de pagamento, Troco, Desconto, Acréscimos, Taxa de entrega, Valor Total e Observação de pagamento.





Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.

Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:



Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:




O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:




Importante

Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado.


6.2 Impressão dos Pedidos

Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:

  • Pré-fechamento - P: nesta opção serão impressos os dados do pedido, itens do pedido, endereço do cliente, observações e dados do pagamento. Este comprovante pode ser entregue ao cliente ou utilizado pelo entregador;
  • Comanda - C: a comanda será encaminhada ao local onde se tem uma regra de impressão configurada. Exemplo: a comanda será impressa na cozinha, para controle na preparação.



Pré-fechamento - P



Importante

Caso haja pedidos pendentes do dia anterior ou o caixa seja fechado com pedidos pendentes, estes entrarão somente no próximo caixa.


6.2.1 Regras de Impressão

Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.

Para configurar uma regra de impressão, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão.



Importante

Esta situação é válida somente para os pedidos que exigem agilidade na hora da entrega. Exemplo: prato de comida.




7 Cancelamento do Pedido

O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo Caixa > Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx. É possível cancelar um pedido com os status de NovoEm Produção e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:





Já para os pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema utilizando o atalho F10 > Venda > Cancelar ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda.

Um pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player (aplicativo), mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados.  

Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.


7.1 Cancelamento da Venda

Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa,  menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.





8 Relatório de Pedidos

É possível solicitar no módulo Gerencial um relatório onde conste todas as vendas através do Hub Delivery Linx. Acessando Gerencial > Financeiro > Relatórios > Vendas > Venda pelo Hub Delivery Linx.


   


O Filtro do relatório possui as seguintes opções:

  • Empresa: permite visualizar a empresa desejada;
  • Parceiro: permite visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
  • Tipo de pagamento: permite selecionar entre Entrega ou Pré-Pago;
  • Status pedido: permite selecionar entre Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
  • Período: preencher o período desejado.

Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:


9 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima: