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- Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
- Pedido: mostra o número do pedido gerado;
- Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido;
- Cliente: mostra o nome do cliente;
- Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento e Concluído;
- Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
- Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão. Observação: somente será aceito uma forma de pagamento.
5.1 Status do Pedido
Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.
Aviso | ||
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Os Status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem. |
A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.
Exemplo de pagamento em Dinheiro
Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 5.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido deve estar marcada, na tela de Configurações.
Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8.
O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido, podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido:
Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:
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Na confirmação da entrega, o usuário será questionado sobre a emissão da nota fiscal:
Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.
Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:
Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:
O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:
Aviso | ||
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Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado. |
5.2 Impressão dos Pedidos
Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:
- Pré-fechamento - P: nesta opção serão impressos os dados do pedido, itens do pedido, endereço do cliente, observações e dados do pagamento. Este comprovante pode ser entregue ao cliente ou utilizado pelo entregador;
- Comanda - C: a comanda será encaminhada ao local onde se tem uma regra de impressão configurada. Exemplo: a comanda será impressa na cozinha, para controle na preparação.
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Pré-fechamento - P
Aviso | ||
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Caso haja pedidos pendentes do dia anterior ou o caixa seja fechado com pedidos pendentes, estes entrarão somente no próximo caixa. |
5.2.1 Regras de Impressão
Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.
Para configurar uma regra de impressão, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão.
Aviso | ||
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Esta situação é válida somente para os pedidos que exigem agilidade na hora da entrega. Exemplo: prato de comida. |
6 Cancelamento do Pedido
O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo no módulo Caixa > Gerenciamento de Pedidos Delivery. É É possível cancelar um pedido com os status de Novo, Em Produção e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:
Já para os pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema utilizando o atalho F10 > Venda > Cancelar ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda.
Um pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player (aplicativo), mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados.
Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.
6.1 Cancelamento da Venda
Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa, menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.
7 Cadastro de Produtos
Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da GO2GO.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na GO2GO, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal de Gerenciamento de pedidos Delivery e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na GO2GO, estes serão sinalizados.
Quando um produto estiver como inativo, o campo Observação trará a descrição sobre a rejeição:
Produto sem cadastro:
8 Relatório de Pedidos
É possível listar em um relatório os pedidos com origem das plataformas que fazem parte desta integração. Para isto, acessar o módulo Gerencial, menu Estoque > Relatórios > Pedidos Delivery:
O Filtro do relatório possui as seguintes opções:
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