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Painel
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Performance SPED

12819 - LX_LCF_TEMPORARIA_ATIVO

A procedure  LX_LCF_TEMPORARIA_ATIVO foi alterada visando melhorar a performance da tela 012352 - Importação de Dados para Tabelas LCF

20609 - BLOCO K

A procedure LX_LCF_TEMPORARIA_INVENTARIO foi alterada para melhorar a performance na importação das informações referentes ao inventário nas tabelas LCF.

20602 - Temporária SAT

Foi realizada uma melhoria na procedure LX_LCF_TEMPORARIA_SAT para otimizar o tempo de importação das informações para as tabelas LCF.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX_LCF_TEMPORARIA_ATIVO

LX_LCF_TEMPORARIA_INVENTARIO

A LX_LCF_TEMPORARIA_SAT



304 - Nova tela 012060 - Livro Eletrônico

Com base no conceito das telas já existentes para a geração do SPED, foi criada uma nova tela para a geração do Livro Eletrônico.

A tela 012060 - Livro Eletrônico (Ato Cotepe 70/05), responsável pela geração do txt dessa obrigação acessória, passou a gerar o txt a partir das informações importadas para as tabelas LCF.

 

Como funciona

Para que as informações sejam geradas é preciso que anteriormente tenha sido realizada a importação dos dados para as tabelas LCF. Esse processo é feito por meio da tela 012352 - Importação de Dados Para Tabelas LCF Fiscal.

Após a importação, o arquivo deve ser gerado na tela 012060 - Livro Eletrônico (Ato Cotepe 70/05)A página inicial dessa tela exibe uma mensagem de boas vindas. Escolha o período para a geração do arquivo e clique em Avançar.

Em seguida, preencha os campos conforme orientações abaixo:

  1. Na área superior esquerda, selecione a matriz fiscal para a geração dos arquivos. Deve ser gerado um arquivo para cada matriz fiscal. A página dispõe de diversos botões para facilitar a seleção das matrizes (MarcarDesmarcar e Inverter). 

  2. Na área superior direita, configure o diretório em que o arquivo será exportado.

  3. Na área inferior da tela, apresente as informações que serão geradas no arquivo do Livro Eletrônico. É possível desmarcar os registros indesejados. Por padrão, o registro 0010 - Escrituração Centralizada vem desmarcado, mas caso queira fazer a Escrituração Centralizada, basta marcar essa opção.

  4. Os registros do bloco H mostrados abaixo não podem ser selecionados pois ainda não são gerados pelo Linx ERP:

5. Para os registros referentes ao ECF (Código 2D e 02), somente o C600 e o C605 vêm marcados como padrão. Caso queira gerar o registro de ECF com o resumo mensal, deve-se desmarcar os registros C600 e C605 e marcar apenas os registros C620 e C625.

Para o resumo diário das informações do ECF, deve-se marcar apenas o registro C640.

6. Clique no botão Avançar.


A tela seguinte, chamada de Informações Complementares, é formada por 3 Guias: Registro 0000Registro 0010 e Bloco H.

Registro 0000 - Abertura do Arquivo

Após  preenchimento dos campos, clique no botão Gravar Informações Complementares para registrar as informações.

Esse botão irá gravar as informações do contribuinte em uma tabela do sistema. Ao acioná-la, será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Ok para continuar. Uma vez que as informações foram gravadas, não será necessário digitá-las novamente. O sistema irá sugerir os valores gravados, podendo ser alterados, se necessário.

Aviso

Na Escrituração Centralizada é necessário configurar o Registro 0000  e o Registro 0010 na tela Informações Complementares.

No Registro 0000, o campo Indicador de Centralização deverá ser 1 - Estabelecimento centralizador de escrituração ou 2 - Estabelecimento com escrituração centralizada. O campo Indicador de Centralizaçãonão poderá ser 0 - Estabelecimento sem centralização de escrituração.

No Registro 0010 deverão ser preenchidas as informações do estabelecimento centralizador ou do estabelecimento com escrituração centralizada

Registro 0010 - Escrituração centralizada

Só é obrigatório o preenchimento desta tela se na tela de filtros for marcada a opção para gerar o registro 0010 - Escrituração Centralizada.

Após  preenchimento dos campos, clique no botão Gravar Informações Complementares para registrar as informações.

Bloco H

Após a escolha do Custo Médio, clique no botão Gravar Informações Complementares para registrar as informações. Em seguida, clique em Avançar.

O custo que aparece nessa tela é aquele importado na tela 012352 - Importação de Dados Para Tabelas LCF FiscalOs registros do bloco H gerados pelo Linx ERP são: H001H020H025 e H990.

Página Gerar Arquivo

A última página do assistente de geração apresenta a confirmação das informações selecionadas desde a página inicial.

O botão Gerar irá efetuar a geração das informações no arquivo txt.


Campo

Significado

Registros Gerados

Identifica os registros que foram gerados com sucesso.

Registros não Selecionados

Identifica os registros que não foram selecionados/gerados.

Ao término da geração, aparecerá a mensagem dizendo que o arquivo foi gerado com sucesso.

Clique em OK.

Clique no botão Texto para abrir o arquivo txt gerado.

Clique em Sair para fechar a tela.

Consulte a documentação completa da tela:

012060 - Livro Eletrônico (Ato Cotepe 70/05)

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX012060

LX_LCF_IG_LIVRO_ELETRONICO_DF

0004 – INTEGRACAO DO GOVERNO



8493/18993 - Novas colunas na tela 012305

A tela 012305 - Cadastro de Tipo de Item recebeu três novas colunas: Uso ProdutosUso Materiais e Uso Itens Fiscais.

Essas colunas visam a diminuição do número de erros de associação do Item SPED na tela de cadastro de Materiais, Itens Fiscais e Produtos Acabados.

Item SPED é enviado para a EFD ICMS/IPI no registro 0200, campo TIPO_ITEM, influenciando também os dados dos registros 0210, C470 e os registros do bloco K.

Aviso

Como sugestão, o Linx ERP apresenta as novas colunas com alguns campos já marcados. A manutenção dessa tabela ou qualquer alteração que seja feita é de responsabilidade do operador do sistema.


Como funciona

Antes da melhoria, o campo Item Sped da tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais apresentava as 12 opções de Tipo Item SPED disponíveis  pela tela 012305 - Cadastro de Tipo de Item, inclusive aquelas que não eram específicas de um consumível, como é o caso do produto acabado. Sendo assim, o operador poderia fazer um cadastro errado ao escolher uma das opções que não era a adequada, impactando nas informações que são enviadas ao SPED.

Com essa melhoria, as telas 100126 - Cadastro de Itens Fiscais002006 - Produtos Acabados e 003008 - Materiais só mostrarão os Itens Sped específicos de acordo com a parametrização feita na tela 012305.

No exemplo abaixo, a tela 100126 só apresentou os Itens Sped que estavam marcados na coluna Uso Itens Fiscais da tela 012305.

 

Cadastro de Itens Fiscais

Na tela de cadastro de item fiscal, o Item Sped é associado no campo Item Sped.  Nesse campo só aparecerão as opções que estiverem marcadas na coluna Uso Itens Fiscais da tela 012305 - Cadastro de Tipo de Item.

Cadastro de Materiais

Na tela de cadastro de Materiais, o Item Sped é associado no campo Tipo Sped da guia TributaçõesNesse campo só aparecerão as opções que estiverem marcadas na coluna Uso Materiais da tela 012305 - Cadastro de Tipo de Item.

Cadastro de Produtos Acabados

Só serão apresentadas as opções de acordo com o que for marcado na coluna Uso Materiais da tela 012305 - Cadastro de Tipo de Item.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX012305

000035929_SCRIPT_FINAL

 


9285 -  Caracteres especiais nas tabelas LCF

No Linx ERP foi implementada uma melhoria na importação das tabelas LCF com o intuito de evitar erro de estrutura na validação do arquivo txt do SPED, devido aos caracteres especiais.

O erro de estrutura normalmente ocorre quando utiliza-se o caracter pipe “|” ou o enter nos campos descrição dos itens, observações e informações complementares das notas fiscais de entrada e saída. O pipe é utilizado como separador dos campos no arquivo txt da obrigação acessória, e o enter é responsável pela quebra na linha do registro.

Como funciona

A melhoria consiste em retirar esses caracteres especiais no momento da importação das informações para as tabelas LCF, feita por meio da tela 012352 - Importação de Dados para Tabelas LCF Fiscal.

Foram alteradas somente as procedures. O processo de importação na tela 012352 permaneceu o mesmo.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX_LCF_IMPORTAR_OBS

LX_LCF_IMPORTAR_ITENS

LX_LCF_IMPORTAR_ENTRADAS

LX_LCF_IMPORTAR_SAIDAS

LX_LCF_IMPORTAR_SAT



10430 - Alteração na descrição do item

A tela 012316 - Atualizações de Produtos Acabados foi adaptada para permitir a alteração da descrição do item das tabelas LCF.

Sendo assim, a alteração afetará somente a descrição do item no SPED, não alterando a descrição do cadastro do produto na tela 002006 - Produtos Acabados.

Como funciona

Pesquise o(s) produto(s) na guia Filtros.

Clique no botão alterar.

Na guia Tipos, a descrição do item ficará disponível para alteração.

Faça a alteração necessária e clique em salvar.

Consulte a documentação completa da tela:

 

012316 - Atualização de Produtos Acabados

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX012316



10434/19530 - Tabela NCM

Devido ao surgimento de um grande número de exceções de IPI nas NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), foi criada, no Linx ERP, uma nova tabela chamada TABELA_LX_NCM. Ela é exatamente uma cópia da tabela TIPI (Tabela de Incidência do Imposto de Produtos Industrializados) disponibilizada pelo governo e contém todas as NCM existentes, inclusive suas respectivas exceções de IPI.

O campo CODIGO_NCM desta tabela possui dez dígitos, sendo 8 relativos ao código NCM e dois à exceção de IPI, quando houver.

Antes desta melhoria, só era possível informar as exceções de IPI utilizando o campo Classif Fiscal da tela 009075 - Exceção de Imposto. Com o aumento considerável do número de exceções de IPI,  ficou inviável a criação de exceções de imposto e se fez necessária a criação da TABELA_LX_NCM.

Como a informação da exceção de IPI é enviada no registro 0200 da EFD ICMS/IPI, a tabela LCF_LX_NCM foi alterada, passando a ter os dois dígitos relativos às exceções de IPI. A tabela LCF_LX_NCM é alimentada no momento da importação das tabelas LCF pela tela 012352 - Importação de Dados para as Tabelas LCF Fiscal.

Aviso

Não foi necessária nenhuma alteração no XML da NF-e para atender esses novos NCM.


Como funciona

O processo de cadastro de classificação fiscal no Linx ERP continua o mesmo.

Acesse a tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI e clique em Incluir (F5).

Ao clicar com o botão direito do mouse na coluna Classif. Fiscal, a tela 003006 abrirá uma seleção com todas as NCM do governo, vindas da tabela TABELA_LX_NCM.DM_10434_002Image RemovedImage Added

As classificações com exceção de IPI apresentam 10 dígitos, sendo os dois últimos relativos à exceção.

Se no campo Classif. Fiscal for digitado um NCM que não exista na tabela TABELA_LX_NCM, a tela apresentará a mensagem:

Após a escolha de uma classificação válida, preencha os outros campos e clique no botão Salvar.

Com a criação das classificações fiscais na tela 003006, elas poderão ser associadas aos materiais por meio da tela 003008 - Materiais, guia Tributação; aos produtos acabados pela tela 002006 - Produtos Acabados, guia Complementos, e nos itens fiscais pela tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais.

NCM no SPED

Após a importação das informações para as tabelas LCF, as classificações ficais dos itens constarão na tabela LCF_LX_NCM.

A exceção de IPI da classificação fiscal é gerada no registro 0200 da EFD ICMS/IPI, campo 09 - EX_IPI.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX_LCF_IG_SPED_FISCAL

LX_LCF_IG_SPED_PIS_COFINS

LX_LCF_IMPORTAR_NCM

LX_LCF_TEMPORARIA_ENTRADAS_IMPOSTO

LX_LCF_TEMPORARIA_ITENS

LX_LCF_TEMPORARIA_REDUCAO

LX003006



11941/19669 -  Tela 012116 - Validação de Integração de Notas Fiscais

A tela 012116 foi criada para ajudar na validação das notas fiscais de transferência não integradas na tela 012008 – Integração de notas fiscais de loja.

Além de verificar as notas não integradas pela tela 012008, a tela 01216 executa a integração e cria as notas de entrada de transferência que estiverem pendentes, desde que o status seja Integração não Executada.


Como funciona

No lado superior da tela, são configuradas as informações para a pesquisa das notas:

Para a validação das notas fiscais de transferência não integradas, coloque os dados para filtro: Período Inicial e Período Final. O intervalo não pode ser superior a 30 dias:

 

Preencha também a Filial Origem.

Filial Destino não é obrigatória para a pesquisa.

Em seguida, clique no botão Pesquisar Notas.

Quando não houver nenhuma nota que atenda aos filtros colocados, será apresentada a mensagem a seguir:

        

Notas de transferência a serem processadas dentro do filtro selecionado

Após realizar a pesquisa, na coluna Motivo serão apresentadas as razões pelas quais a nota não foi integrada na tela 012008 - Integração de Notas Fiscais de Loja.

    MOTIVOS:

  1. Integração não executada:  As notas fiscais de transferência de loja não foram integradas através da tela 012008 e podem ser integradas através da nova tela de validação 012116.
  2. Nota fiscal eletrônica não autorizada pela SEFAZ: O operador deve verificar o motivo da nota não estar autorizada. A validação na tela 012116 será executada após autorização da nota fiscal pela SEFAZ.
  3. Filial de destino é franquia: Não há validação na tela 012116 quando a filial é uma franquia.
  4. Filial de destino é beneficiadora: Não há validação na tela 012116 quando a filial é beneficiadora.
  5. Romaneio não conferido: Quando o romaneio de entrada não estiver conferido, a tela 012116 não fará a entrada automática da nota de transferência. Para mais informações, consulte o tópico Romaneio não conferido.

Executando as notas não integradas

O único Motivo que permite que a nota seja integrada é o INTEGRAÇÃO NÃO EXECUTADA.

Após selecionar as notas que estejam com esse motivo, clique no botão Executar.

Após a execução, a coluna Motivo não deverá mais apresentar as notas com o status INTEGRAÇÃO NÃO EXECUTADA.

Nota fiscal eletrônica não autorizada pela SEFAZ

As notas fiscais eletrônicas não autorizadas deverão ser corrigidas e autorizadas para que possam ser executadas na tela 012116.

Somente as notas com o status NF-e autorizada para uso poderão ser executadas.

Após a execução da nota na tela 012116, a nota de entrada criada poderá ser integrada no livro fiscal por meio da tela 012024 - Integração das Notas Fiscais de Entrada/ Saída e consultada na tela 012004 - Registro de Entrada.

Filial de destino é franquia

Verifique se a filial de destino não foi classificada erroneamente como uma franquia.

Caso seja mesmo uma franquia, a nota não será validada na tela 012116.

Se não se tratar de uma franquia, retire a checagem Indica Franquia e valide a nota clicando no botão Executar da tela 012116.

Após a execução da nota na tela 012116, a nota de entrada criada poderá ser integrada no livro fiscal por meio da tela 012024 - Integração das Notas Fiscais de Entrada/ Saída e consultada na tela 012004 - Registro de Entrada.

Filial de destino é beneficiadora

Verifique se a filial de destino não foi classificada erroneamente como beneficiadora.

As filiais beneficiadoras não serão validadas na tela 012116.

Se não se tratar de uma filial beneficiadora, retire a checagem Indica Beneficiador e valide a nota clicando no botão Executar da tela 012116.

Após a execução da nota na tela 012116, a nota de entrada criada poderá ser integrada no livro fiscal por meio da tela 012024 - Integração das Notas Fiscais de Entrada/ Saída e consultada na tela 012004 - Registro de Entrada.

Romaneio não conferido

Quando o status da nota estiver como Romaneio não conferido, a tela 012116 não permitirá a integração automática. A integração só poderá ser executada após a conferência do romaneio de entrada  na tela 120009 - Mov.Entradas de Produtos Nas Lojas Varejo.

A validação do romaneio na tela 012116 só será feita quando o parâmetro VERIFICA_LOJA_ENTRADA estiver como Sim. Quando o parâmetro estiver como Não, a tela 012116não apontará o motivo Romaneio não conferido.


Para conferir o Romaneio, acesse a tela 120009 e informe a filial e o número da nota fiscal de transferência (nota fiscal de saída):

Para que o romaneio não fique pendente, na guia Entrada selecione Entrada Encerrada e Entrada Conferida.

Salve a alteração.

Ao pesquisar novamente a nota na tela 012116, a tela não apresentará o motivo Romaneio não conferido para essa nota.

Após a execução da nota na tela 012116, a nota de entrada criada poderá ser integrada no livro fiscal por meio da tela 012024 - Integração das Notas Fiscais de Entrada/ Saída e consultada na tela 012004 - Registro de Entrada.

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX012116

LX_GERA_TRANSFERENCIAS_PERIODO



12148/15610 - DAPI - MG

A obrigação acessória DAPI, referente ao estado de Minas Gerais, sofreu alterações para as informações geradas a partir do período de referência de setembro de 2016, conforme especificado no leiaute 8.02.00.

O Linx ERP atendia o leiaute 8.00.00. A partir dessa implementação ele passa a atender também o leiaute 8.02.00.

Aviso

A DAPI é gerada no Linx ERP por meio da tela 012013 - Gia.

Só foram alteradas as informações geradas pela tela. O processo para a geração do arquivo continua o mesmo.


Alterações

Tipo de Registro 10: Registro alterado para versão do leiaute 8.02.00 e período de referência maior ou igual à 09/2016.

Linhas

Alterações

22, 32 e 39

Não deverão ter valores declarados nas colunas 02 e 03.

16 a 43

A coluna 4 não deverá ter valores declarados.

124

Campo novo criado a partir da versão 8.02.00 e período de referência 09/2016.

Corresponde ao valor do campo [071.1] - Crédito Difal Origem (EC 87/205) no quadro VI - Outros Créditos/ Débitos do validador da DAPI.

125

Campo novo criado a partir da versão 8.02.00 e período de referência 09/2016.

Corresponde ao valor do campo [074.1] - Débito Difal Origem (EC 87/2015) no quadro VI - Outros Créditos/ Débitos do validador da DAPI.

127

Campo novo criado a partir da versão 8.02.00 e período de referência 09/2016.

Corresponde ao valor do campo [098.1] - Fundo de Errad. da Miséria a Recolher no quadro VIII - Apuração de ICMS no Período do validador da DAPI.

129

Campo novo criado a partir da versão 8.02.00 e período de referência 09/2016.

Corresponde ao valor do campo [105.2] - Total FEM Op. Própria no quadro IX - Obrigações no Período do validador da DAPI.


Aviso
A linha 126, correspondente ao campo [077.1] - Outros Débitos de ST, e a linha  128, correspondente ao campo [082.2] - Fundo de Errad. da Miséria a Recolher, não são geradas pelo Linx ERP. Elas deverão ser informadas manualmente no validador.

Exemplo de arquivo txt gerado

No validador

Exemplo:   Linha 124  - Correspondente ao campo [071.1] do quadro VI - Outros Créditos/Débitos.

Linha 125 - Correspondente ao campo [074.1] do quadro VI - Outros Créditos/Débitos.

Abaixo, uma imagem de como serão apresentadas as novas informações no validador:

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX012013



17301 - Registro C010 do SPED Pis Cofins

Para atender o manual da RFB versão 1.21 da EFD Contribuições, mais especificamente o campo 3 do registro C010,  foi implementada uma nova guia na tela 012347 - EFD Contribuições.

Anteriormente, o Linx ERP gerava o registro C010 com o campo IND_ESCRI sempre igual à 2 - Apuração com base no registro individualizado de NF-e (C100 e C170) e de ECF (C400).

Com a implementação da guia C010 na tela 012347, passou a ser possível gerar o campo IND_ESCRI  tanto com a opção 2 quanto com a opção 1 - Apuração com base nos registros de consolidação das operações por NF-e (C180 e C190) e por ECF (C490).

Aviso

Os registros gerados continuam os mesmos, independentemente da opção escolhida para o registro C010.


REGISTRO C010

Nº DO CAMPO

CAMPO

DESCRIÇÃO

OSBERVAÇÕES

1

REG

Texto fixo contendo "C010"

Registro de preenchimento obrigatório, se IND_MOV igual a “0” no Registro C001

2

CNPJ

Número de inscrição do estabelecimento no CNPJ

3

IND_ESCRI

Indicador da apuração das contribuições e créditos, na escrituração das operações por NF-e e ECF, no período:

1 - Apuração com base nos registros de consolidação das operações por NF-e (C180 e C190) e por ECF (C490);

2 - Apuração com base no registro individualizado de NF-e (C100 e C170) e de ECF (C400)

Como funciona

Na tela 012347 foi criada a guia C010 com as colunas Matriz FiscalCNPJ Indica Apuração na Escrituração:

As colunas Matriz Fiscal e CNPJ já virão preenchidas com todas as informações das matrizes fiscais referentes à matriz contábil selecionada para a geração da EFD Contribuições.

Foi criado um seletor no campo Indica Apuração na Escrituração com as opções:

1 - Apuração com base nos registros de consolidação das operações por NF-e (C180 e C190) e por ECF (C490)

2 - Apuração com base no registro individualizado de NF-e (C100 e C170) e de ECF (C400).

Quando não for informado o campo Indica Apuração na Escrituração, ao clicar em Avançar, o sistema apresentará a seguinte mensagem, considerando a opção 2 - Apuração com base no registro individualizado de NF-e (C100 e C170) e de ECF (C400) como sendo a padrão para a geração:

Alterações em estrutura e objetos do sistema

LX_LCF_IG_PIS_COFINS.sql

LX012347

LX_FISCAL.app


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