Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para cadastrar a série da nota fiscal vá até o menu Configurações > Configurações Nota Fiscal > Cadastro de Séries.
 

Figura 01 - Config. NF

 
 Clique no botão .

 

Figura 02 - Cadastro de Séries

 
Série: Dependerá do tipo da operação e conseqüentemente para quem a nota será emitida. Normalmente é informada no topo das notas em papel. No caso de Nota Fiscal Eletrônica, a Série será sempre 1 e Modelo 55 respectivamente, desde que a opção Utilizar NF-e esteja habilitada.

Modelo: corresponde ao formato e informações contidas na nota, além da classificação fiscal. Neste caso existem quatro opções que podem ser escolhidas entre:

...

 
Último Número: este campo armazenará o último número de nota fiscal que foi gerada, e a cada nota será modificado.

CFOP e Natureza de  Operação: escolha o CFOP que será usado no cabeçalho da nota. É importante verificar com o cliente esta informação, pois pode haver um CFOP no cabeçalho e outros diferentes para os itens no corpo da nota.

Compartilha número da NF com a série: essa opção é usada para clientes que geram nota fiscal eletrônica para mais de uma operação, por exemplo, transferência, empresa, devolução fornecedor. Ao utilizar essa opção qualquer nota gerada por qualquer operação vai modificar o valor do campo Último Número.

 

...

Nota
titleNota

No primeiro cadastro de série não irá precisar preencher o campo "Compartilha número da NF por série", devido essa operação ficar responsável pela numeração das Notas Fiscais, já quando for cadastrar as outras séries, nesse campo deve marcar a série responsável pela numeração, sendo assim, fazendo a inclusão dos números automáticos nas notas fiscais. 


 
Imprimir Totalização em todas as vias da nota: com essa opção habilitada a totalização que é a soma dos impostos e valores serão impressos automaticamente no rodapé da nota.

Utilizar NF-e: esta opção é o que difere as notas com layout convencional de notas fiscais eletrônicas e busca o certificado digital para envio dos dados.

Não Imprimir Nota: opção utilizada caso não queira imprimir o arquivo de nota gerado, nesse caso, será apenas gerado o arquivo e ficará armazenado na máquina local.

CST de ICMS, PIS e COFINS fixas: Poderão ser fixadas as CST's citadas para cada operação. É recomendável consultar o contador da empresa para que especifique a CST correta das operações.

CFOP para Substituição Tributária: nesta seção poderão ser inseridos CFOP's diferentes para os produtos. Todo CFOP está ligado a uma ST, desta forma, se o cliente tem um CFOP diferente para algum produto, indique nessa seção o valor da ST do produto e o CFOP correspondente que será usado.

Operação: é o que definirá o funcionamento da série. Cada vez que a operação for acionada pelos módulos, a série será aplicada com todas as configurações mencionadas.
 
Dentre as operações que necessitam de uma série configurada, estão:

...

 
Após configurar as séries corretamente, as operações poderão ser feitas normalmente.

Lembrando que sem as séries cadastradas, não será possível prosseguir com a operação.