Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderColor#2C004B
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

Índice

1. Conceito


Este guia rápido visa sugerir como utilizar o cadastro de ingredientes para controle de custos dos produtos de fabricação própria ( bolos, saladas pratos, etc.). Sendo disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Cadastro de ingredientes e grupo de ingredientes;
  • Associação do conjunto de ingredientes a um produto, formando assim sua composição para o preparo; 
  • Configuração do percentual de perda por cocção; 
  • Configuração dos ingredientes próprios, indicando quantidade e valor da embalagem na aquisição dos ingredientes;
  •  Consulta dos custos dos produtos próprios disponíveis em seu estabelecimento, assim como as vendas de produtos próprios e seus ingredientes e a auditoria das configurações dos ingredientes.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Funcionalidades

2.1 Cadastro de Grupos de Ingredientes


Disponível em: Cadastros > Produtos > Ingredientes > Grupos, possibilita criar agrupamentos para organização de ingredientes incluídos facilitando a composição de ingredientes no cadastro de produtos. Nesse cadastro deve ser preenchido o campo “Descrição” conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse novo cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de grupo de ingredientes”.

2.2 Cadastro de Ingredientes


No cadastro de Ingredientes disponível no menu: Cadastros > Produtos > Ingredientes são apresentados os ingredientes cadastrados e opção de inclusão de novos ingredientes. Na inclusão de novos ingredientes devem ser configurados a quantidade do ingrediente por embalagem (conforme indicado no campo “Unidade de medida”) e o custo da embalagem que é o valor (R$) pago na aquisição de uma unidade da embalagem do ingrediente.

...

Na tela de pesquisa do cadastro de ingredientes constam incluídos filtros para buscar os ingredientes cadastrados.

Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de ingredientes”.

2.3 Cadastro de Produtos


No cadastro de Produtos no menu: Cadastros -> Produtos -> Produtos, para os produtos do tipo simples constará disponível o botão Ingredientes ingredientes, conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

Se desejar incluir novas composições, basta incluir a nova data de início de vigência e cadastrar a nova composição de ingredientes desejada.


2.4 Notas Fiscais emitidas no Seller WEB


Assim como em vendas realizadas pelo PDV, na operação de Notas Fiscais do Seller WEB em Operações > Fiscal > Notas Fiscais foi implementado o controle de movimentação de estoque para produtos associados a ingredientes.

Nas notas fiscais de venda, será verificado se os produtos contidos na nota possuem composição de ingredientes vigente na data de emissão da nota e se algum dos ingredientes da composição possui produto associado. Se forem identificados produtos associados, o sistema realizará a movimentação de estoque (saída) das quantidades vendidas destes produtos.

Nas notas fiscais de compra, será verificado se os produtos indicados na nota estão associados a ingredientes. Caso exista a associação, o sistema irá gerar uma nova configuração de embalagem para o ingrediente (no cadastro de ingredientes e na composição de ingredientes do cadastro do produto), indicando o valor da embalagem e a data de início de vigência da configuração iguais ao valor unitário (aplicado o fator de conversão) e a data de entrada da nota fiscal.


2.5 Auditoria de Alteração de Ingredientes


Esse relatório possibilita consultar/auditar as alterações realizadas em ingredientes.

...

Esta consulta está disponível no menu "Consultas > Auditoria > Alteração de Ingredientes" para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório. 


2.6 Consulta Custos de Ingredientes


O relatório “Custos de Ingredientes” e está disponível em "Consultas > Auditoria > Custos de Ingredientes".

O filtro “Agrupar por” apresenta o novo tipo de agrupamento para seleção: Origem. Ao selecionar este filtro, o primeiro nível de agrupamento no resultado da consulta será a origem, e o segundo nível, os produtos com composição de ingredientes classificados em cada origem.

...

Esta consulta está disponível para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório.

2.7 Vendas Realizadas

No relatório Vendas Realizadas disponível em: "Consultas > Vendas > Realizadas", passa a ser apresentado o campo “Custo Ingredientes”, que irá considerar os custos das composições de ingredientes para as vendas realizadas durante o período de vigência das composições. Para os produtos sem composição de custo de ingredientes cadastrada esse campo será apresentado zerado.

Quando o produto tiver composição de ingredientes, o campo “Custo Ingredientes” será utilizado para cálculo da Margem de Contribuição do produto conforme exemplificado na imagem a seguir:

...