Após realizar a contagem dos produtos em estoque, ou a cada 50 itens (recomendado), deverá clicar no botão "Confrontar" (ALT + C), neste processo o sistema confronta o estoque digitado com o estoque do SoftPharma, e os produtos que estiverem com diferença continuam na lista com um sinal em vermelho para nova conferência. Ao clicar no referido botão apresentará a mensagem "Confirme o confronto dos itens digitados com o seu estoque?" Se a opção escolhida for NÃO voltará a tela anterior permitindo a inclusão de novos itens, se SIM realizará o confronto dos itens lançados com a quantidade em estoque no sistema e emitirá o relatório "RESULTADO DO CONFRONTO". Ao finalizar a contagem e confrontar todos os itens, o usuário deve obrigatoriamente clicar no botão "Atualizar (ALT + T)" para que o sistema atualize todos os produtos com base nas informações da contagem, essa ação permitirá que o usuário selecione uma das opções abaixo: - Zerar estoque de produtos não contados: Ao marcar essa opção, no relatório não são exibidos os produtos não contados no balanço. Uma vez que, neste caso, não houve nenhuma diferença no estoque.
- Manter estoque de produtos não contados: Recomenda-se utilizar essa opção pois manterá as quantidades dos produtos que não foram contados.
Para atualização do estoque será solicitado o usuário e a Senha/Biometria do Supervisor. Na seqüência o sistema emitirá o relatório "PÓS ATUALIZAÇÃO BALANÇO" em caso de divergências o sistema solicitará ao usuário se deseja emitir as notas fiscais para as quantidades divergentes. Balanço sem produto pré-definido- Confronto: ao iniciar um balanço sem produtos pré-definidos será exibida a mensagem "Nenhum produto digitado para este balanço", porém é importante ressaltar que para o confronto será considerada como quantidade contada a quantidade que estiver gravadas em banco, e não a quantidade informada em tela. Após a emissão do relatório, ao retornar para a tela principal do balanço deverão ser atualizadas as informações, tais como quantidade digitada, valores de custo, total do estoque, total digitado e diferença, além disso, depois do confronto serão carregados todos os produtos divergentes.
- Atualizações: ao clicar sobre o botão Atualizar, não haverá as duas opções de atualização (manter e zerar estoque de produtos não contados). A atualização será realizada como se fosse selecionada a opção para manter o estoque de produtos não contados. E, ao final do relatório gerado pelo processo de atualização, foi adicionada uma nova quebra de página na qual foram inseridos os produtos com estoque negativo. Antes do cabeçalho estará escrita a seguinte mensagem em negrito: 'Sugerimos a recontagem dos produtos listados abaixo, pois o novo estoque ficou com valor negativo. Isso pode ter ocorrido devido movimentações realizadas após o confronto até a atualização do balanço, as quais podem ter ficado fora da contagem total do balanço.
BALANÇO - Lotes/VencimentosAo iniciar um novo Balanço marcando a opção Lotes e Vencimentos haverá duas opções de escolha:
- Quando a opção escolhida for Informar quando estoque divergente:
- Ao realizar a contagem manual de produtos que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.
- Após confrontar será necessário acessar a opção F8 - Contagem não processada e inserir a informação de lotes/vencimentos apenas para os produtos que tiveram a quantidade contada divergente da quantidade atual em estoque.
- Para os produtos que não tiveram divergência na contagem, o sistema irá manter os lotes e vencimentos atuais.
- Caso seja pressionado Atualizar com algum item faltando inserir a informação de lotes/vencimentos pelo F8 o sistema irá emitir a mensagem: "Você optou por informar os lotes/vencimentos para os produtos que tiveram divergência. Pressione F8 para inserir as informações. Após atualize o balanço novamente."
- Após inserir as informações de Lotes/Vencimentos para todos os produtos que possuem controle e que tiveram divergência entre a quantidade contada e a quantidade atual em estoque, será possível Atualizar e finalizar o Balanço Confronto.
- Quando a opção escolhida for Não informar lotes e vencimentos:
- Ao realizar a contagem manual de itens que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.
- Após terminar a contagem, prossiga com a opção Confrontar e Atualizar normalmente.
- O sistema irá tratar dos lotes e vencimentos dos produtos automaticamente:
- Para itens que possuírem a quantidade contada igual a quantidade em estoque, o sistema irá manter os lotes/vencimentos existentes.
- Para itens que tiveram uma quantidade com sobra, ou seja, uma retirada em estoque pelo balanço, o sistema irá retirar essa quantidade do(s) lote(s) que possuírem o vencimento mais próximo.
- Para itens que tiverem uma quantidade em falta, ou seja, uma entrada em estoque pelo balanço, o sistema irá inserir como lote padrão BALCONFRONTO, a data de fabricação será o mês e ano atuais e a data de vencimento será 6 meses posteriores a data atual, apenas para essa quantidade faltante.
- Quando utilizado Coletor de dados e utilizado o parâmetro, o processo será o mesmo.
Aviso |
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| O parâmetro Lotes e Vencimentos não terá validade quando a contagem for de produtos de Controle Especial ou Antimicrobianos, sendo necessário informar lotes/vencimentos no momento da contagem. |
Entradas/Perdas por Balanço Confronto. Conforme mencionado acima quando ocorrer divergências de produtos ao atualizar o Balanço com Confronto, o sistema questionará ao usuário se "Deseja emitir as notas para as quantidades divergentes? [SIM]/[NÃO]". Quando a opção escolhida for "não" o balanço é atualizado normalmente e quando for "sim", o sistema exibirá a seguinte mensagem "O processamento das notas será iniciado agora e não deverá ser interrompido em nenhum momento para garantir a integridade do sistema", e ao emitir uma nota de "Entrada própria por balanço confronto" ou "Perda por balanço de confronto", o sistema verificará se essas notas possuem produtos que geram informações ao SNGPC, pois fará a movimentação automaticamente no controle de SNGPC. A emissão das notas devem seguir algumas regras: - Produtos SEM controle de lotes e vencimento: caso exista uma sobra dos produtos será gerada uma nota de entrada por balaço, e em caso de falta será gerada uma nota de saída por perdas.
- Produtos COM controle de lotes e vencimento: além da quantidades de produtos também será validade o lote e a quantidade por lote, e em caso de divergência serão emitidas as notas de Perda ou Entrada, para situação apontada na tabela abaixo, será emitida:
- Uma nota de perda para o Lote B89 com 75 unidades;
- Uma nota de entrada para o Lote B89 com 70 unidades;
- E uma nota de entrada para o Lote APE3 com 8 unidades.
Quando a quantidade de lotes for maior que a quantidade em estoque todos os produtos passarão a ter o lote padrão AABBCC, ou seja, todos os lotes serão apagados e será criado um único lote AABBCC com a quantidade igual ao estoque. Isto poderá acontecer em duas situações: quando o produto foi configurado para controle de lotes, depois efetuou algumas movimentações de saída sem o controle de lotes, e depois voltou a controlar os lotes. Também pode ocorrer no primeiro balanço após o produto ser configurado para controlar lotes. Neste último caso é necessária muita atenção, pois caso o usuário indique que deseja emitir a nota, o sistema emitirá todos os produtos contados como Lote 'AABBCC' como perda e depois emitirá uma nota de entrada com todos esses produtos, mas além das notas, o sistema também fará movimentação no Módulo SNGPC. Quando a quantidade de lotes for menor que a quantidade em estoque, será criado o lote padrão AABBCC para o estoque adicional. O usuário deverá tomar as mesmas precauções listadas acima, visto que notas fiscais serão emitidas e farão movimentação no SNGPC. Sugerimos que não seja emitida nota quando a farmácia começar a trabalhar com controle de lotes, mas ainda não carregou corretamente os lotes nos produtos. Para a finalização do balanço deverão ser seguidas as regras abaixo: - A emissão das notas provenientes do balanço deverá ser feitas antes do fechamento do balanço, pois somente após a confirmação que as notas foram emitidas é que o balanço será finalizado.
- As notas de entradas e perdas serão atômicas, ou seja, ou emite as duas, ou nenhuma. Em muitas situações é necessário emitir notas de entrada e saída para que o estoque fique correto, assim, se houver perdas e entradas, o balanço só será concluído após a emissão de notas dessas movimentações.
- Quando o usuário optar por não emitir notas, o balanço continuará atualizando o estoque normalmente, assim como acontece hoje.
- Quando a farmácia começar a emitir as notas e não conseguir finalizar, o balanço não poderá ser concluído. Em um balanço que deveria gerar uma nota de perda e uma de entrada, por exemplo, mas chegou a emitir apenas a nota de perda, este balanço será mantido em aberto. Quando o usuário tentar finalizar o balanço novamente, o sistema irá avisá-lo que existe uma nota de perda já emitida. Neste caso, a nota de perda deverá ser cancelada, já que podem ter havido alterações no balanço ou movimentação de produtos neste intervalo de tempo. O balanço deverá ser atualizado, e ambas as notas (entrada e perda) emitidas novamente.
Informações |
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| Confronto: quando iniciado um balanço sem nenhum produto pré-definido, se não houver produtos para o balanço será exibida a mensagem: 'Nenhum produto digitado para este balanço'. É importante ressaltar que para o confronto será considerada como 'quantidade contada' a quantidade que estiver gravada em banco, e não a quantidade informada em tela. Após a emissão do relatório, ao retornar para a tela principal do balanço deverão ser atualizadas as informações, tais como quantidade digitada, valores de custo, total do estoque, total digitado e diferença, depois do confronto serão carregados todos os produtos divergentes. Quando a Guia 2 estiver desmarcada, as colunas 'Estoque', 'Falta', 'Sobra' e 'Total' serão ocultadas no relatório exibido após o confronto. Atualização: ao clicar sobre o botão 'Atualizar', não haverá as duas opções de atualização (manter e zerar estoque de produtos não contados), e a atualização será realizada como se fosse selecionada a opção para manter o estoque de produtos não contados. ao final do relatório gerado pelo processo de atualização, foi adicionada uma nova quebra de página na qual foram inseridos os produtos com estoque negativo. Antes do cabeçalho estará escrita a seguinte mensagem em negrito sugerindo a recontagem dos produtos. Não digitados: Quando o balanço tiver sido iniciado sem produtos definidos previamente, ao clicar sobre o botão 'Não digitados' será exibida a mensagem informando da inexistência de produtos não contados para esse balanço. |
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