Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleTele Entrega: Como configurar?

Quanto usar módulo controle tele-entregas estiver selecionado está opção torna-se obrigatório o lançamento de entregas para o motoqueiro e baixa das tele-entregas, para que as mesmas movimentem o caixa diário. Caso não utilize o módulo, o caixa será movimentado na venda da mercadoria, independente da baixa da tele entrega.

A opção controlar venda T.E. com máquina de cartão GPRS deve ser marcada caso a farmácia trabalhe com máquinas móveis de cartão de crédito e com a maquineta fixa no caixa. Este campo estará habilitado se o campo “usar modulo controle tele-entrega” estiver marcado.

  • O campo informar dados do cartão somente na baixa da Tele Entrega é habilitado somente quando a farmácia trabalha com máquina de cartão GPRS, possibilitando a baixa do comprovante de cartão na chegada do motoqueiro no farmácia.

Quando o campo bloquear venda T.E. para cliente Balcão/Especialestiver marcado não será possível vender no modo tele-entrega para os clientes balcão ou cliente especial, apresentando a mensagem informativa de bloqueio, caso queira dar continuidade a essa venda o usuário deverá selecionar um cliente ou cadastrá-lo no sistema.

Quando o campo Exigir senha para a troca de condição de pagamento estiver marcado, ao realizar a troca de pagamento na baixa de uma tele-entrega, o sistema irá solicitar a senha do gerente para prosseguir. Quando desmarcado, não haverá solicitação de senha para realizar o processo.

Controle de tele entrega

No controle de tele entrega o usuário pode configurar os parâmetros de layout e impressão dos documentos de notas para tele-entrega.

O layout de impressão pode ser 40 ou 132 colunas, quando selecionada a opção 132 colunas poderá observar que na tela “Entregue” para informar qual motoqueiro será responsável pela entrega, o campo emitir o endereço de entrega? será apresentado e bloqueado.

Quando marcado o campo imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento serão impressas duas vezes o endereço de entrega do cliente, uma via é anexo a nota fiscal e outra para controle na farmácia.

A opção imprimir comprovante na venda em ECF/Térmica NFC-edeve ser marcada para que a cada venda tele entrega, seja impresso um cupom vinculado no ECF com as informações da tele entrega (cliente, endereço, complemento, próximo a, etc.). Ao marcá-lo ficará habilitado o campo vias para que o usuário informe a quantidade de vias que deseja imprimir em cada venda. Por padrão virá sempre preenchido com a quantidade 01(um).

O campo imprimir comprovante de baixa em ECF/Térmica NFC-e permite a configuração se deseja ou não imprimir os comprovantes de baixa de tele entrega na impressora fiscal em relatório gerencial, Lembrando que caso não seja possível imprimir em ECF será impresso em impressora paralela ou vídeo.

Controle de expedição

No campo controle de expedição o usuário pode configurar de acordo com as opções de layout e impressão a seguir:

Em layout de impressão deverá selecione como será o layout de impressão podendo ser 40 colunas, 80 colunas, A4, A6, 80 mm. A opção por 80 mm também apresentará código de barras. E ao selecionar a opção 40 colunas, o campo “Imprimir informações de tele entrega” não será marcado automaticamente.

O campo ordenação permite ao usuárioselecionar em que ordem de organização o relatório de expedição será apresentado: (pré-faturamento, alfabética ou agrupado por).

Ao marcar a opção imprimir informações de tele-entrega imprimirá as seguintes informações adicionais: cliente, matrícula, vendedor, e também uma sinalização se houver a impressão do relatório.

Quando marcado campo imprimir automático ao finalizar pré-vendas imprimirá o controle de expedição automaticamente ao finalizar a pré-venda, o mesmo relatório que é impresso através do atalho "I" no caixa on-line/controle de tele entrega.

Aviso

Para farmácias PAF as opções “imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento” e “imprimir automático ao finalizar pré-venda” estarão bloqueadas de maneira "desmarcada", para acatar exigências impostas pelo PAF ECF.

As farmácias que utilizam T.E. centralizada, as pré-vendas originadas em outras filiais, os controles de expedição não serão impressos automaticamente, e para visualizar quais são as pré-vendas oriundas das demais filiais recomendamos filtrar vendas somente T.E., e ordenar a coluna T.E.

Se as tele-entregas são centralizadas, informar em qual filial é para ser efetivada a venda e emitida a nota fiscal. A opção tele entregas centralizada em qual filialsomente fica disponível para farmácias que utilizam replicação de dados entre as filiais. A forma correta de utilizar filial centralizadora para as tele entregas é quando a farmácia utiliza o módulo de tele entregas, pois dessa forma, o estoque, os lançamentos de títulos e de caixa e outros lançamentos são feitos no momento em que é feita a baixa da tele entrega e não no momento da venda.

Controle da taxa de tele-entrega

Para que o valor da taxa de tele-entrega não seja alterado pelo usuário, deverá marcar o parâmetro bloquear alteração do preço da taxa de tele entrega. Esse bloqueio será válido para pré-vendas, orçamento, cupom fiscal, NF-e e nota manuscrita.

Quando a farmácia deseja cobrar taxa de entrega de seus clientes nas vendas tele entregas, deverá cadastrar um produto e informá-lo no campo produto relacionado a taxa de entrega. Dessa forma, em todas as vendas tele entrega será adicionado o produto informado neste campo com seu valor, que será a taxa de entrega cobrada do cliente. Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, este campo será renomeado para serviço relacionado à taxa de entrega.

Cobrança de tele-entregas

Neste campo podemos configurar como será os parâmetros nas cobranças de tele-entrega de acordo com as opções disponíveis (nenhuma, valor único, hora da venda e/ou faixa de valores) para cada uma das opções a tela abrirá configurações secundarias para definir como as tachas serão cobradas.

A faixa de valores é utilizada para que a farmácia possa cobrar taxa de tele entrega diferenciada para determinadas faixas de valores de venda. Para utilizar esta funcionalidade, além de configurar as faixas, é preciso ajustar as configurações do Cadastro de Bairros (Cadastros > Bairros).

  • Faixa inicial: indica o valor inicial da faixa para cálculo da tele entrega;

  • Faixa final: indica o valor final da faixa para cálculo da tele entrega;

  • Valor: indica o valor que será cobrado para tele entregas dentro da faixa informada.

Na tabela será possível visualizar as faixas já configuradas e seus valores de cobrança, é possível também fazer a remoção das faixas já criadas, porém, somente é permitido remover a última faixa cadastrada. Para alterar os campos das faixas anteriores a última é necessário excluir as últimas até alcançar a desejada. Para editar uma faixa, deve-se dar um duplo clique sobre a que deseja alterar, ou selecioná-la e pressionar enter.

Regras para o funcionamento desta funcionalidade

  • O valor da primeira faixa será 0,01, visto que é o valor mínimo para venda de um produto;
  • O valor inicial de cada faixa deve, obrigatoriamente, ser o valor da faixa inicial + 0,01, não possibilitando lacunas entre uma faixa e outra;
  • Quando não informar valor para a faixa final, automaticamente assume o valor 999.999,99, não permitindo informar nenhuma outra faixa depois desta;
  • Quando a faixa selecionada for a última, somente é permitida a edição da faixa final e valor.
  • Quando a faixa selecionada não for a última, é permitido selecionar apenas o valor;

Também é possível configurar o valor da taxa de acordo com o horário da venda. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período. Essa funcionalidade é utilizada pelas farmácias que possuem valores diferenciados para horários de rush ou de madrugada.

Aviso

Quando a farmácia deseja cobrar taxas de entrega diferenciadas para cada bairro, deve acessar o Cadastro de Bairros (Cadastros > Bairros) e configurar o valor desejado para a taxa de entrega.


Aviso

Uma vez configurado para utilizar NFS-e, a farmácia é obrigada a trabalhar com a cobrança de taxa de entrega sendo contabilizada como um serviço da empresa, ou seja, não há como utilizar NFS-e apenas para as vendas de manipulados.


...