Este programa possibilita ao usuário efetuar configurações por filial para as funcionalidades do sistema, o mesmo é separado por guias clique nos links abaixo para mais informações como parametrizar o sistema conforme a sua necessidade. 

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Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

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Parâmetros

No campo filial informe para qual filial deseja fazer as alterações de parâmetros. Em razão da farmácia será preenchido conforme a razão configurada, no programa Cadastro de Filiais em (Parâmetros > Filiais).

Impressoras Paralelas

Nesta guia o usuário pode informar a configuração dos processos que a realizam a impressão de documentos em sua farmácia.

No campo selecione processo de impressão o sistema informa os modelos de impressão de documentos que utiliza para os seguintes processos:

  • DAV/Pré-vendas
  • Recebimentos de títulos (autenticação)
  • DAV/Orçamento
  • Controle de expedição tele-entrega
  • Posologia
  • Autenticação de água luz, e telefone
  • Transferência
  • e Notas fiscais

Selecione o tipo de impressora que utilizará para impressões do processo, conforme a opção selecionada no campo anterior o sistema listará as impressoras permitidas.

  • Para o processo de impressão de (posologia) não deve ser configurado tipo de impressora padrão Windows devido a restrições quanto à impressão de etiquetas pelo sistema operacional. 
  • Quando estiver selecionada a opção Impressora NFC-e do terminal para impressão do extrato de cliente, no momento que o usuário pressionar o atalho F7-extrato no programa Movimento de Contas a Receber, a impressão será direcionada para a impressora térmica configurada para o terminal.

Em porta de comunicação selecione a porta de comunicação utilizada pela impressora selecionada no campo tipo de impressora, (LPT, COM ou impressão em rede). Esta opção é utilizada para sistemas com Windows 98, no qual é possível selecionar a porta de impressão de notas M1 pelo Linx Softpharma. Para Windows XP não é possível utilizar esta opção para condicionar em qual porta será realizada a impressão, sendo que a impressão será direcionada diretamente para a porta LPT que estiver configurada como padrão do Windows.

O campo localização da impressora é utilizado para informar quando a impressora não está fisicamente ligada ao computador, para facilitar a localização da impressora basta clicar no botão disponível canto direito, que o programa realizara a busca de todas as impressoras que estão compartilhadas na rede interna da farmácia. Após localizada basta dar um duplo clique no nome que o campo do endereço será preenchido automaticamente.

  • Vias a ser(em) impressa(s): esta opção fica disponível para a configuração de impressão das notas fiscais de venda e transferências emitidas pela farmácia. Informe em quantas vias deseja imprimir este tipo de nota fiscal.

  • Emitir recebimento em 2 vias: esta opção é habilitada quando selecionado o processo de impressão de recebimento de títulos. Indica quantas vias devem ser impressas pelo sistema ao emitir um recebimento de títulos.

  • Gerar uma nota para cada formulário?: quando marcada essa opção, o sistema imprime uma nota fiscal com número diferente a cada formulário impresso. Quando desmarcada esta opção, o total da nota somente é impresso no último formulário, e o mesmo número de nota é impresso em todos os formulários.

Quando este parâmetro estiver marcado, e a nota for emitida via Trans/Saídas/Entradas, localizada em Lançamentos > Faturamento > Trans/Saídas/Entradas o sistema validará no programa de geração de estrutura de Nota M1, se está como (não paginada ou Paginada), se estiver como não paginada desconsiderará o limite máximo de 50 itens por nota, e validará o número de itens configurado na estrutura de emissão da nota, caso venha ultrapassar o número máximo de itens o sistema apresentará a seguinte mensagem "Atenção: número de itens máximo atingido," e abortará o processo. Se for paginada, também será desconsiderado o limite máximo de 50 itens por nota, e emitirá nota única com "n" páginas. Em ambas as situações o sistema validará se o modelo da nota não é romaneio, pagamento de convênio e nota de perdas via Balanço com Confronto. 

É possível também realizar determinadas configurações de impressoras específicas para a impressão de determinados processos do sistema. Veja maiores informações no final do manual do programa de Cupom Fiscal em Lançamentos > Faturamento > Cupom fiscal.

Entradas

Nesta guia é poderemos realizar a configuração dos parâmetros de entrada de mercadorias no sistema, de acordo com as opções disponíveis na tela que são:

  • O campo atualizar preços NF de compra deve ser marcado sempre que a farmácia desejar que o sistema atualize os preços automaticamente no lançamento de notas fiscais de compras. O campo disponibiliza opções de atualização apenas para filial logada ou para todas as filiais da rede através das opções: atualizar preços somente na filial logada e/ou atualizar preços em todas as filiais. Se optar em marcar somente este campo, os preços somente serão atualizados caso houver aumento de preço. Em caso de redução, o valor do produto não será alterado.
    • Marque o campo atualizar preços para baixo caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos também para baixo quando houver alteração, caso contrário, somente serão atualizados quando houver aumento de preço.

    • Marque o campo atualizar produtos em promoção caso a farmácia desejar que o sistema atualize os preços dos produtos em promoção. Não é recomendado marcar este campo caso a farmácia trabalhe com tabloide, visto que os valores estão impressos, e qualquer diferença poderá causar problemas à farmácia.

Quando o parâmetro atualizar preço NF de compra estiver marcado será considerado a parametrização produto com PMC, presente no cadastro de produtos em Parâmetros > Filiais > F8grupo de filiais. Assim, a alteração será de acordo com a marcação do campo produto com PMC:

  • Quando estiver desmarcado:
    • Ao alterar o "preço de venda", será recalculado o "preço de custo". A margem de lucro ("%lucro") será mantida.
    • Ao alterar o "preço de custo", será recalculado o "preço de Venda". A margem de lucro ("%lucro") será mantida.
  • Quando estiver marcado:
    • Ao alterar o "preço venda", será recalculado a "margem de lucro (%lucro)". O preço de custo será mantido.
    • Ao alterar o "Preço custo", será recalculado a "margem de lucro (%lucro)". O preço de venda será mantido.

O campo lançar contas a pagar na entrada por transferência manual quando marcado gerará um título a pagar na entrada de mercadorias oriundas de transferências entre filiais.

A opção utilizar pré-entrada de mercadorias/check-in de produtos quando marcada define para que os lançamentos e check-in da entrada de mercadorias e produtos seja feito pelos programas Pré-Entrada de mercadorias e Importar e faturar, ambos localizados em Compras, para que sejam conferidas e liberadas para o estoque da farmácia. Existem ainda 3 (três) opções de filtros para estas entradas que são: (todos os produtos, produtos com controle de lote/vencimento e/ou somente itens controlados pelo SNGPC).

  • Quando desmarcado, somente as notas que possuírem produtos controlados serão lançadas para a conferência. Todos os itens da nota serão listados, mas o check-in será obrigatório apenas para os controlados.

Em Pendências pode-se definir quais situações devem ser consideradas pendências ao importar notas de entrada na filial, e se devem bloquear o faturamento da nota até sejam ajustadas pelo usuário através dos menus usar (sim/não) e bloquear faturamento (sim/não), de acordo com as opções, produtos com variação maior que 20%. produtos ativados automaticamente e divergência no check-in de produtos, para esta situação, a filial poderá definir apenas se bloqueará ou não o faturamento da nota, pois esta divergência sempre será considerada uma pendência a ser ajustada.

Vendas

GERAL

Para Cliente balcão o código de cliente informado neste campo será considerado o cliente padrão para as vendas à vista realizadas para clientes não cadastrados na farmácia. A utilização deste cliente gera agilidade à farmácia nesta modalidade de venda, visto que o sistema já traz este cliente informado automaticamente na tela de vendas ao abri-la.

No Salto final o usuário pode configurar o salto final da impressora, ou seja, quantas linhas após impresso o controle deve saltar para fazer o picote do papel.

Em Sistema de fidelidade o usuário poderá informar o valor e a quantidade de pontos o cliente receberá no sistema de fidelidade em suas compras.

No campo para cálculo do limite de crédito utilizar o usuário selecionará a fonte que deseja para calcular o limite de crédito dos clientes. A opção de contas a Receber? permanece sempre marcada não podendo ser alterada. O usuário tem a opção de controlar, além do contas a receber, os cheques pré-datados de seus clientes. O cartão de crédito não está sendo considerado pois neste caso a operadora é a responsável pelo pagamento dos títulos à farmácia, não havendo inadimplência.

O campo limite mês p/ cobertura de ofertas: deverá informar o valor total, ou seja, do limite estipulado para cobrir as ofertas.

Para as farmácias que trabalham com a autorização senha/biometria do cliente e que desejar que os clientes e dependentes também autorizem suas compras nesse campo deverá configurar se a autorização será (somente na finalização da venda ou somente na pré-venda/orçamento).

  • Pré-venda/orçamento: essa condição virá marcada por padrão, quando selecionada a autorização do Cliente/Depende será solicitada na pré-venda ou no orçamento, quando a mesma tiver a forma de pagamento a prazo ou cheque.

  • Finalização da venda: quando selecionada essa opção a autorização do cliente/dependente somente será solicitada na finalização da venda, ou seja, na baixa da pré-venda/orçamento no programa Caixa On-line (Lançamentos > Caixa).

Mesmo com a configuração marcada "somente pré vendas" poderão ocorrer situações onde será necessário o cliente/dependente autorizar novamente na finalização da venda, tais como: venda direta (sem orçamento ou pré-venda); e alteração da condição de pagamento no "caixa on-line".

Na opção informar lote na pré-venda o usuário poderá configurar informações para a opção na pré venda quando ao lote/vencimento dos produtos selecionando uma das opções abaixo:

  • Em sim sempre será solicitado o lote/vencimento dos produtos ao realizar a pré-venda.

  • Para não nunca será solicitado lote/vencimento na pré-venda, independente se for ou não tele-entrega.

  • A opção  não, se tele-entrega quando selecionada não será solicitado lote/vencimento, desde que a venda seja do tipo tele-entrega checkbox de tele-entrega marcado na hora de informar o item. Assim como na opção "Não", esta opção irá validar se a loja trabalha com conferência de itens guia Caixa > menu Conferir Itens na Pré-Venda. Porém, além da opção "Sempre", também será aceito a opção "Somente Tele-Entregas".

Para selecionar este parâmetro a opção "conferir itens na pré-venda" da aba "caixa" deverá estar como "Sempre". Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.

  • Caso não estiver configurado, ao tentar gravar, será abortado o processo e a seguinte mensagem será exibida: "Somente será possível deixar de informar o lote/vencimento na pré-venda se a mesma tiver conferência, revise a configuração da aba vendas > caixa.

  • Caso estiver configurado para não solicitar lote/vencimento na pré-venda e alterado a configuração de conferência para uma não permitida, também será abortado o processo e exibido a mesma mensagem citada anteriormente.

  • Caso a opção selecionada seja "Sim", não será validado a conferência de itens na pré-venda, pois a conferência é um processo a parte e não depende da solicitação de código de barras.

  • Pedir quantidade na venda: marcar este campo caso a farmácia desejar que na venda de cada item o sistema solicite ao vendedor a quantidade do produto vendida. Caso desmarcado, adicionará o item na fita detalhe sempre com quantidade igual a 1 (um).

  • Repetir itens ao processar venda: quando marcada está opção, o sistema lançará um produto por linha independente da quantidade, se desmarcada ele somara os produtos e adicionara a quantidade a mesma linha do cupom fiscal.

Quando a farmácia for versão PAF o sistema sempre considerará essa opção como marcada independente de como está parametrizado no programa.

Caso a opção aceitar múltiplos vendedores estiver marcada o sistema lançará um produto por linha, desconsiderando a parametrização realizada pelo usuário, isso ocorre devido ao cálculo das comissões.

  • Ao deixar o parâmetro sair descrição do produto na venda marcado exibirá informações a descrição detalhada do produto na venda.
  • Para informar o desconto item a idem durante a venda, marque a opção pedir desconto por item.

  • Através do parâmetro permitir redução descontos promoção /tabloide o usuário poderá fornecer descontos maiores que o informado nos tabloides e promoções.

  • Ao configurar para iniciar pelo desconto mínimo promoção/tabloide, quando lançado o produto na venda inicia pelo preço mínimo que está na promoção/tabloide.

  • Quando o parâmetro pedir confirme impressão na venda, estiver marcado o sistema solicitará se o usuário deseja emitir sua vida de cupom fiscal no final de cada venda.

  • Para as farmácias que utilizam cartões de pré-vendas, marque a opção Cartão Pré-venda, este cartão é entregue aos clientes da farmácia e deverá ser apresentado a cada compra no caixa.

  • Se a farmácia desejar emitir um controle na pré-venda, marque este campo e este controle será impresso na impressora configurada para o controle interno.

  • Marque o campo verificar títulos em atraso na venda: caso desejar que o sistema avise o colaborador quando o cliente e/ou convênio possui títulos em atraso.

  • Marque o campo nova venda sem verificação da anterior caso desejar fechar um venda já iniciada sem que o sistema solicite confirmação ao usuário. É recomendável deixar este campo desmarcado, pois o usuário pode clicar sem querer e perder todos os dados digitados.

  • Ao marcar bloquear venda de produtos com lote vencido não será possível vender produtos com lote vencidos, caso o usuário tente inserir o produto na fita detalhe apresentará uma mensagem informativa apresentando o número do lote.

  • Caso desejar que os descontos de tributação sejam informados no final do cupom fiscal, marque a opção imprimir o desconto no final do Cupom.

  • Mostrar mensagem de produtos: Informe este campo para que quando o produto possui mensagem cadastrada, esta seja exibida no ato da venda do item.

    • Quando a filial for gerenciada pelo PlugPharma, essa opção permanecerá desabilitada e já marcada por padrão, para que sempre que existirem produtos na venda que possuírem vínculos com PBM's, as mensagens sejam apresentadas aos usuários.

  • Ao marcar o campo #CEST#NCM#NOME do produto no ECF, para produtos com tributação dos tipos: (substituído, tributado, isento, não tributado ou outros), no cupom fiscal, no nome do produto, sairá também as informações CEST e NCM, seguindo o formato: #CEST#NCM#NOME DO PRODUTO. Quando a tributação for do tipo “Serviço ISS”, será informado apenas o nome do produto.

    • O CEST será carregado de acordo com as configurações tributárias, os 00 (zeros) à esquerda serão considerados e gerados. O NCM será carregado no cadastro do produto, a exceção do NCM não será considerada.

  • Através do campo mostrar consulta rápida dos produtos na venda o sistema habilita uma consulta rápida dos produtos na tela de venda. Nesta tela de consulta rápida são exibidas apenas as informações essenciais ao vendedor na venda. Por este motivo foram retiradas todas as abas de consulta de produtos, exceto a consulta por código de barras. Nesta tela somente são exibidas as informações referentes ao produto selecionado na tela de vendas, não sendo permitida a consulta de outros produtos. Todas as configurações de controle de acesso são mantidas, ou seja, são as mesmas configuradas para o programa de Consulta de Produtos.

  • Ao marcar a opção aceitar arredondamento na venda é permitido ao usuário realizar o arredondamento do valor final da nota fiscal. Atenção! Esse arredondamento será possível dentro do percentual que estiver configurado na condição de pagamento em que está sendo realizada a venda, ou seja, se a venda estiver sendo feita "à vista" e o máximo permitido for 5%, o arredondamento aceitará este mesmo percentual de desconto.

    • Aceitar arredondamento somente dos centavos: quando marcada esta opção, o sistema permite arredondar o valor final da venda apenas na casa dos centavos. Ainda assim, permite somente caso os centavos arredondados não ultrapassarem o percentual máximo da condição de pagamento.

  • Quando a farmácia controla a comissão dos vendedores pelo recebimento (vendas pagas) e ainda deseja emitir o relatório destas comissões por tipo de produto deverá marcar o parâmetro controlar comissão de vendas pagas por tipo de produto, caso contrário, deixe este campo em “branco”.

  • selecionando o campo deduzir estoque de produtos em pré-vendas todas as vezes que forem efetuadas consultas de produtos na venda, o sistema pegará o estoque real e deduzirá a quantidade deste item que está em pré-venda para serem finalizadas. Com isso o vendedor ou televendas terá sempre o estoque disponível para ser vendido de determinado item. Ex.: item com 10un no estoque e com pré-venda de 3un, no momento em que outro vendedor ou televendas consultar esse item, aparecerá estoque com 7un, mesmo que a pré-venda ainda não tenha sido finalizada. Se a pré-venda for “cancelada” essa reserva de mercadoria também é cancelada, retornando ao estoque.

  • Para as farmácias que trabalham com pós vendas, e não deseja gerar índice das vendas a vista, deverá desmarcar o campo gravar estatística de compra para vendas à vista.

  • Marque a opção pedir senha do vendedor ao iniciar venda se desejar que, sempre que uma venda for iniciada, seja solicitado o código e a senha do vendedor que está fazendo o lançamento. Para editar uma pré-venda/orçamento, é necessário informar o vendedor da pré-venda/orçamento original e sua senha. Dessa forma, garante-se que um vendedor não edite uma pré-venda feita por outro.

  • Quando a farmácia trabalhar com múltiplos vendedores durante uma venda deverá marcar o parâmetro aceitar múltiplos vendedores na venda, desta forma será permitido efetuar vendas com mais de um vendedor na mesma nota fiscal. Assim é possível efetuar vendas de perfumarias e medicamentos, por exemplo, na mesma nota e calcular as comissões da perfumista e do balconista corretamente, sem a necessidade de lançar notas fiscais separadas. Para isso, é necessário executar um processo manualmente, por isso deve-se entrar em contato com a Linx Softpharma agendando um horário.

  • Ao opção imprimir o contrato de autorização de débito na ECF/NFC-e o sistema imprimirá anexo ao comprovante de vendas (cupom fiscal, NFC-e), o texto do pertinente ao Contrato de autorização de débitos, informado no Cadastro de Convênios.

    • Caso não esteja parametrizado o sistema utilizará as configurações aplicadas no campo selecione processo de impressão na aba Impressora Paralela, quando estiver selecionado como Impressão de DAV/Pré vendas.

  • Marque a opção comissão diferenciada para promoção/tabloide quando desejar efetuar o pagamento de comissão diferenciada para produtos que estão em promoção/tabloide, tem por objetivo aumentar as vendas quando inserir produtos em tabloides/promoções e pagar uma comissão maior para os vendedores que atraírem mais clientes, incentivando mais vendas. E diminuir perdas ao reduzir a comissão de produto que entram em Promoção/Tabloide com a finalidade de atrair o cliente para a loja, não deixando lucro.

  • Marcar o campo exigir senha em Retorno Cliente/Cancelamento Vendas quando desejar a liberação dos retornos de clientes/cancelamento vendas através de senha/biometria do colaborador, este campo somente estará habilitado quando no campo controle de liberações (Parâmetros > Parâmetros <Aba Controle Filial>) estiver marcada uma das opções "senha do colaborador" ou "biometria do colaborador". 

  • Quando o parâmetro exigir autorização do gerente para liberar ECF estiver configurado, e houver um cupom truncado na Impressora Fiscal, ao efetuar o próximo cupom o sistema solicitará autorização do gerente através de código e senha do colaborador.

  • Solicitar dos do consumidor na venda, configure os campos abaixo conforme a necessidade/exigências da farmácia.

    • Solicitar CPF/CNPJ do consumidor na venda cupom fiscal, lembrando que quando exigido pelo Estado este campo será configurado automaticamente e desabilitado em atendimento ao Ato Cotepe - PAF - ECF.

    • Solicitar endereço do consumidor na venda.

    • Solicitar dados do consumidor em pré-venda e orçamento.

  • Nota com GTIN e Descrição do Dono Da Marca
    • Versão de Liberação 212.200.
    • O ENCAT disponibilizou a Nota Técnica 2022.001 que apresenta ao Contribuinte a possibilidade de realizar consulta ao CCG (cadastro centralizado de GTIN), a fim de realizar a validação dos Códigos GTIN existentes em sua base de dados e/ou Cadastro de Produtos e Serviços. No retorno apresentado pelo ENCAT além da indicação que o GTIN consultado é valido ou não, ou seja, precisa que o retorno apresente o código 9490.
    • Substituirá as informações do Cód.Barra e Descrição/Apresentação do cliente: Quando o check-box Venda com descrição do Dono Marca estiver marcado, na hora da emissão do documento olhar para a tabela estcad_gtin e levar as informações da coluna cad_gtin (Código de barra) e cad_descricao_marca (Descrição Dono da Marca) para o documento fiscal. EXEMPLO: O produto está descrito pelo cliente como HAVAIANA MASC MARINHO e no campo Dono Marca SANDALIAS HAVAIANAS TOP FC MARINHO 39 40. Quando estiver adicionando o produto na fita detalhe da venda continuará apresentando HAVAIANA MASC MARINHO contudo só será apresentando as informações Dono Marca SANDALIAS HAVAIANAS TOP FC MARINHO 39 40 no XML e na DANFE. Esta opção vale para NF-e/NFC-e/SAT/MFE-e ficando de fora ECF.
    • A ativação exigirá senha supervisor/gerente: Quando o cliente marca tanto uma quanto a outra opção, apresentar a tela de solicitar senha de colaborador. Validar em Cadastro > Colaborador aba CADASTRO (CAR118) se o colaborador está setado a função: Supervisor ou Gerente. Caso o colaborador digitado não tenha sua função como gerente ou supervisor, será apresentando mensagem de divergência de colaborador.

      A partir da versão 218.000 está disponível a opção de "Exibir link de venda".

  • Exibir link de venda quando marcado irá apresentar na Pré-venda, NFC-e, S@T e MF-e o campo de "Clientes também compram", onde irá apresentar itens mais vendidos em conjunto, por padrão está configurado 6 Meses, podendo alterar para 1 mês, 3 meses ou 1 ano.

Receitas

Nesta aba, o usuário definirá quais imagens e como as mesmas serão coletadas para enviá-las ao Silo digital. Observamos que, esta é uma funcionalidade do produto Silo; logo, o mesmo deve estar liberado para que a farmácia usufrua desta funcionalidade. Também é possível realizar a configuração para impressão das informações preenchidas na tela posologia na venda.

Scanner Receita:

No campo coletar imagens de receitas de medicamentos quando?: será definido o momento em que a imagem será coletada, através das opções:

  • Silo Digital: selecionando esta opção as imagens serão coletadas e confirmadas apenas no silo digital. Tanto na pré-venda como na venda, não solicitará anexo.

  • Pré-venda: nesta opção, as imagens serão coletadas na pré-venda. Apenas imagens de documentos como o cupom fiscal do Farmácia Popular (que é emitido na venda) será solicitado após a finalização da mesma.

  • Venda: nesta opção, as imagens serão coletadas na finalização da venda, sendo chamado pela própria tela de venda.

Na opção anexar imagens em será definido quais itens deverão ter suas imagens coletadas para o controle no silo digital. Desta forma, será solicitado anexo somente na venda selecionada aqui.

  • Vendas de psicotrópicos

  • Vendas de antibióticos

  • Vendas em Farmácia Popular: as imagens serão solicitadas apenas para itens do programa Farmácia Popular. Nesta opção, será solicitado a receita e os documentos necessários na pré-venda e na finalização da venda será solicitado o cupom fiscal.

Em solicitar confirmação da imagem do farmacêutico: definiremos se a necessidade da confirmação do farmacêutico para a replicação da imagem ao silo, quando o usuário logado não for farmacêutico.

  • Quando a opção "sim" estiver selecionada, ao coletar a imagem, o sistema solicitará a confirmação do farmacêutico. Se confirmado, a imagem ficará com o status "Aprovada" e será enviada ao silo. Caso a senha não seja informada, a venda será finalizada e a imagem deverá ser aprovada posteriormente no silo digital. Quando o colaborador estiver configurado como farmacêutico, não será solicitado esta confirmação.

  • Quando a opção "não" estiver selecionada, será solicitado apenas se a imagem está ou não legível.

Os campos abaixo servem para controlar o plug-in do Scanner, definindo a forma que a imagem será visualizada e escaneada, no momento de coletar as imagens.

Na lista de dispositivos serão listados os dispositivos/Scanner configurados no terminal ou na rede. Ao selecionar um, o mesmo ficará registado, para que o mesmo seja enviado para o plug-in posteriormente. Sua marcação não será obrigatória, pois se não for informado aqui, será possível selecioná-lo manualmente no momento da venda.

Ao marcar o campo pré-visualizar imagem scanner, será aberta a tela de visualização do Scanner antes de escanear. Quando o campo estiver desmarcado, irá direto para o escaneamento, e quando este parâmetro estiver desmarcado habilitará os campos escala de cor e resolução. Através o campo escala de cor o usuário terá as opções de cor da digitalização: preto e branco, cinza ou colorido. Quando o campo "Pré-visualizar Imagem Scanner" estiver desmarcado, o usuário poderá selecionar qualquer uma das opções. Caso esteja marcado, o campo permanecerá bloqueado, pois a visualização e seleção será realizada na hora de escanear. Em resolução serão disponibilizadas as opções: 75, 100, 200 e 300.

O botão Testar Dispositivo (ALT+T) servirá para que o visualizar as configurações realizadas ficaram adequadas para o escaneamento. Ao pressioná-lo, é aberto uma tela para que seja selecionado o dispositivo.


Imprimir Posologia:

É possível configurar a impressão de posologia separadamente para medicamentos controlados (SNGPC) e os demais medicamentos.

  • Para ambos os tipos de medicamentos é possível selecionar uma das opções Não imprimirPerguntar antes de imprimir e Sempre imprimir.
  • O campo Impressora não é obrigatório ser preenchido, permite escolher a impressora em que os dados serão impressos. Caso não esteja preenchido ou a impressora configurada não esteja habilitada no momento, o sistema irá solicitar que seja selecionada uma impressora no momento da impressão.
  • Quando selecionada a opção Perguntar antes de imprimir, o sistema irá permitir escolher no preenchimento da posologia se deseja imprimir os dados.
  • A impressão será realizada em estrutura padrão fixa, 40 colunas, para que seja possível utilizar também em impressoras térmicas.

  • O sistema irá imprimir apenas os campos preenchidos na tela.


Limite de venda

Nesta aba a farmácia pode estabelecer um limite para cada uma das opções de vendas disponíveis que são:

  • Nota fiscal eletrônica - NF-e,

  • Nota fiscal ao consumidor eletrônica - NFC-e sem CPF/CNPJ, NFC-e com CPF/CNPJ,

  • S@T,

  • Nota fiscal de serviços eletrônica NFS-e,

  • Cupom fiscal - ECF e

  • Nota manuscrita série D - D1 ).

Ex: o usuário configura a NF-e com um limite de R$: 10.000,00 esta quantia não pode ser ultrapassada naquela venda independente de quantas NF-e sejam emitidas.

Estoque

Esta guia é utilizada para realizar a configuração do estoque de mercadorias da farmácia, geração de curva ABC, promoções, etc.

Controle de estoque negativo

Em controle de estoque negativo é possível selecionar em quais grupos serão possíveis realizar vendas de produtos com estoque negativo através do campo aceitar estoque negativo por grupos principais.

Essa opção é utilizada principalmente para que o usuário possa optar por fazer o balanço de alguns grupos de produtos, deixando apenas marcado para vender com estoque negativo, os grupos de produtos que não realizaram o balanço, podendo optar por realizar o balanço em um momento mais apropriado.

Marque o campo pedir senha para estoque negativo para que o sistema libere a venda de produtos com saldo negativo, mediante senha de autorização.

Curva ABC

No campo percentual curva ABC informar o percentual de giro de produtos utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que o sistema já traz como padrão os percentuais de A: 50% B: 30% C: 20%, obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.

  • Estes percentuais informados aqui valem somente como sugestão para a hora da geração da curva ABC, porém, caso o usuário desejar, no momento de efetuar a geração da curva, esses valores podem ser alterados normalmente.

Quando marcado o campo zerar automaticamente as promoções vencidas? o sistema vai identificar as promoções vencidas, e zera automaticamente, sem abrir a tela solicitando ao usuário a ação a executar.

  • Somente nesta filial: selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente somente nesta filial que está configurada.

  • Em todas as filiais: selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente em todas as filiais ao acessar o sistema e identificar que existem promoções vencidas. Está deve ser utilizada quando existe um responsável na rede que faz o controle de preços ao consumidor, promoções, etc.

Quando marcada a opção no controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos, no momento da venda, o sistema sempre verificará se o lote que está sendo dispensado é o mais antigo daquele produto. Se não for, dá mensagem ao usuário e pede confirmação da venda do lote mais novo.

Quando configurado exige pelo menos um código de barras válido pro produto, o sistema aceitará apenas código válidos para o cadastro dos produtos.

No campo filial responsável pelo agendamento/execução do processamento automático da Curva ABC deve ser informado a filial que ficará responsável por configurar e executar o processamento automático da Curva ABC. Apenas uma filial pode ser selecionada. No caso de Redes, a filial selecionada é que ficará responsável pelo agendamento da geração da curva ABC para toda Rede.


Mensuração de custo sobre perda

No campo Mensuração de Custo na baixa por Perda deve ser selecionado qual Custo deseja ser feito a realização da baixa por perda CFOP 5927.
Atualmente possuem 4 categorias de Custo, sendo:

  • Custo Médio
  • Preço de Custo
  • Custo Contábil
  • Custo Médio Contábil.


De forma padrão vem setado o Custo Médio. Caso deseje realizar a troca da mensuração do Custo, consulte a sua contabilidade antes para saber maiores detalhes para assim realizar a alteração.


Ao realizar alteração, será exigida quando clicado em GRAVAR, a tela de Identificação de colaborador, sendo autorizado apenas o colaborador (a) que for Gerente ou Supervisor.

Caixa

Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia.

A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de água, luz e telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.

  • Para informar onde se encontra a matrícula seguir essas instruções: O sistema está solicitando 3 campos, exemplo: 30:10:09 onde temos no 1º campo(30) a posição inicial do código de barras onde começa a matrícula, o 2º campo(10) é quantos dígitos a matrícula possui e o 3º campo(09) é o digito verificador da matrícula que se não informado, o sistema “não” lerá este campo, e se informado o sistema lerá junto a matrícula. Para não ler o 3º campo basta informar 00.

A opção autenticação em contas a receber é utilizada quando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de água, luz ou telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF.

Indiferente se o cliente pertencer ao PAF-ECF ou não, se estiver devidamente configurado par impressão "fiscal" imprimirá o registro de suprimento.

Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa.

No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema.

O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções: 

  • Todos: Quando marcado selecionará todas as opções do menu e realizará a verificação tanto na abertura do caixa quanto no fechamento do mesmo.

  • Na Abertura do 1º. caixa verificar caixas abertos no dia anterior: quando marcado este campo, realizará a verificação se existem outros caixas diários abertos (para todos os usuários, terminais ou caixa geral).

  • No fechamento, verificar pendências de NFC-e do próprio Caixa: quando marcado este campo, o sistema verificará se há NFC-e com status de Timeout ou rejeitada vinculada ao caixa diário.

Parâmetros:

  • No campo conferir itens na pré-venda Configure em que situações deve ser feita a conferência dos produtos na pré-venda através das opções (nunca, sempre conferir, somente vendas tele entregas ou somente vendas que não são tele entregas).
    • Para vendas originadas por E-commerce sempre será realizada a conferencia de itens, independentemente da configuração do parâmetro.
  • Marque o campo abrir gaveta de dinheiro caso a farmácia tenha impressora fiscal e gaveta automática de dinheiro, e no final da venda o sistema irá abri-la.

  • Marque o campo pedidos on-line simular venda completa caso a farmácia desejar que o caixa finalize a venda sem que haja necessidade de confirmar os dados lançados pelo vendedor, somente com a confirmação do pagamento do cliente.

  • A opção permitir recebimento com TEF somente controle é marcada por padrão a fim de que o usuário também possa efetuar baixas de títulos através do TEF Controle, caso o usuário não desejar mais receber em “TEF somente controle” deverá desmarcar essa opção. O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.

  • O parâmetro realizar recarga de celular manual no caixa deve ser marcado para controlar os valores recebidos nas vendas de recargas efetuadas manualmente.

  • Ao marcar o campo ao realizar recebimento de água/luz exigir código de barra válido: o sistema verificará se o código de barras informado condiz a fatura emitida pelas empresas Copel/Sanepar. Se sim, realizará a validação do código para que o lançamento seja permitido.

  • O campo exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário por padrão vem desmarcado e somente poderá ser ativado quando trabalhado no sistema com “senha/biometria por colaborador”, e não, por “senha de liberação”, configurado na aba Controle de Filial no campo “controle de liberação”. Este campo deve ser marcado para atender as ações de Abertura e Fechamento de Caixa no qual diz respeito a retirada de valores do caixa diário.

  • O campo ao fechar caixa diário, exigir retirada de todos os cheques do caixa diário quando marcado, o usuário deve certificar-se que durante o fechamento de caixa não haja cheques no caixa diário.

  • O valor configurado em valor padrão de abertura do caixa será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas  configurado corretamente.

    • Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.

  • Em controlar de Caixa diário deverá selecionar a forma que deseja controlar a abertura e fechamento dos caixas diários de sua farmácia:

    • Geral (somente 1 caixa): utilizado quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;

    • Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;

    • Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para selecionar ou modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo.

  • Através do campo modelo de fechamento de caixa poderá selecionar se o fechamento de caixa poderá ser controlado por mapa de caixa, confirmação de posse ou confirmação de posse por usuário. Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.

  • Marcando a opção solicitar senha ao reabrir o caixa diário, na reabertura de caixa é solicitada a senha do usuário que realizou o fechamento do mesmo. Esta opção é usada para que somente o usuário que fechou o caixa tenha acesso a reabri-lo e somente fica habilitada quando utilizado controle de caixa por terminal.

Caso o sistema esteja configurado para utilizar senhas de liberação, ao marcar o campo exigir autorização na retirada de valores do caixa diário, será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do caixa diário' marcada é preciso trabalhar com 'controle de liberação' diferente de 'utilizar controle de liberação'".

  • Com a opção mover resultado (DINHEIRO) da auditoria para o próximo caixa marcada, ao abrir um novo caixa para o usuário/terminal, o sistema traz automaticamente o valor final em dinheiro da auditoria de caixa como valor de abertura para o novo caixa.
  • O parâmetro utilizar auditoria de caixa por Consolidação Diária/Rede estará disponível quando a loja possuir o produto 105-Auditoria de Caixa Financeiro e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser "marcado" quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa Auditoria de Caixa, apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.

  • No processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar o parâmetro exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: , esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.

  • Quando o campo no fechamento de caixa exigir devolução de valor de abertura de caixa estiver configurado ao realizar o fechamento de caixa será exibida uma mensagem informando o valor para que seja feita a devolução.

  • Exigir confirmação de posse somente de cartão somente controle: quando marcado o sistema irá gerar confirmação de posse apenas nas vendas POS (somente controle) Para que o sistema gere confirmação de posse também para as vendas TEF e QRLinx é necessário utilizar esse parâmetro desmarcado. Esse parâmetro também influencia quando utilizado integração POS Connect (Fluxo Pagamento Direto), pois as vendas são tratadas como um TEF.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse para venda convênios para que o o sistema exija a confirmação de posse para e venda que o cliente possuir convenio.

  • Informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.

Controle de Filial

Esta guia é utilizada para realizar o controle da filial, informações referentes à replicação e configuração relacionada à filial depósito.

  • Marque o campo controlar filial caso a farmácia desejar controlar mais de uma filial no banco de dados. Esta opção é utilizada quando há replicação de dados entre as filiais.

  • Configure o campo esta filial é depósito somente se a farmácia em questão estiver funcionando como depósito da rede.

  • Através do campo filial administrativo identifica se a filial em questão é uma filial administrativa. 

  • Marque a opção receber títulos de outras filiais caso a farmácia tenha o contas a receber compartilhado em todas as lojas da rede, ou seja, que uma filial possa receber títulos de outras filiais.

  • Marcar o campo lançar CPA (Contas a pagar) na filial logada somente para as empresas que possuem mais de uma filial e utilizam replicação de dados. Dessa forma, quando o usuário baixar uma duplicata de contas a pagar, o sistema lançará na filial “física/logada” que está sendo baixada, ou seja, o usuário pode baixar várias duplicatas de todas as filiais e o sistema lançará no financeiro da loja na qual o usuário está logado.

  • Quando marcada a opção controlar alçadas em Contas a Pagar permitirá que a farmácia efetue o controle de alçadas no contas a pagar.

Essa configuração é realizada para toda a rede, ou seja, se marcar em uma filial o parâmetro será válido para toda a rede. Deverá configurar também no programa Plano de contas em (Parâmetros > Configurações) e deverá ser estipulado o valor da alçada que o colaborador está autorizado a liberar no Cadastro de Colaboradores em (Cadastros).

  • Marque para sinalizar a filial somente consulta, ou seja, a filial que será utilizada exclusivamente para consultas. Para esta, não serão lançados novos lançamentos. Quando marcado, na tela de login (ao acessar o sistema) e na tela principal, será apresentada a informação de que a filial é somente Consulta.
  • Quando marcado o campo gerar demanda de vendas realizadas entre filiais ao processar a CURVA ABC, serão consideradas as vendas que foram feitas entre lojas para o cálculo de demanda, a verificação se o cliente da venda é filial ou não, será feito através do CNPJ do cadastro do cliente para com o CNPJ do cadastro da filial. Essa configuração também será validada no processo de agendamento da Curva ABC.

  • No campo Controle de Liberação é possível selecionar se a farmácia trabalhará com o processo de autorização “senhas de liberação” ou por “senha/biometria” do colaborador.

    • Utilizar de Liberação: essa opção virá marcada por padrão, e se mantiver selecionado o processo de “senhas de liberação” continuará funcionando como atualmente.

    • Utilizar do Colaborador: quando selecionar essa opção as senhas antes cadastradas no programa Senhas de Liberação em (Parâmetros)perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada essa a senha será solicitada a “senha do colaborador”, previamente liberadas no programa Cadastro de Colaboradores em (Cadastro > Colaboradores).

    • Utilizar Biometria do Colaborador: e nessa opção as senhas antes cadastradas no programa “Senhas de Liberação“ (Parâmetros) também perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada a senha de liberação agora será solicitada a “biometria do colaborador”, previamente liberadas no programa “Cadastros de Colaboradores“ em (Cadastro > Colaboradores). Também haverá possibilidade de permitir que determinado colaborador efetue a autorização via digitação de senha do colaborador.

Se estiver definido "senhas/biometria de colaborador" e trocar para "controle de liberação", o Linx Softpharma fará algumas validações e desabilitará algumas funções tais como "solicitar senha do colaborador no retorno de clientes" (aba Vendas) e "solicitar senha do colaborador na transferência" (aba Transferências). E por sua vez apresentará a seguinte mensagem: "A parametrização do campo controle de liberação irá desabilitar os parâmetros 'solicitar senha do colaborador no "retorno de cliente" (aba Vendas) e 'solicitar "senha do colaborador" na transferência (aba Transferências).

Para as farmácias que utilizam replicação de dados deve ser informado o endereço eletrônico de acesso ao PHP do servidor principal para fazer os cadastros de produtos, vendedores, clientes, fornecedores e outros processos que utilizam o servidor principal para pegar o sequenciamento. Caso não informado, as filiais não poderão realizar cadastros.

Cotação

Esta guia é utilizada para configurar a cotação para as farmácias que utilizam recebimentos em outras moedas, permitindo informar o câmbio do dia para moedas de diferentes nacionalidades. Configurando os valores, o sistema informa ao vendedor os preços dos produtos nas moedas que possuem câmbio definido. Esses valores devem ser atualizados diária e manualmente.

Transferência

Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o Linx Softpharma.

  • Marcar o campo transferência em 2 vias caso a farmácia desejar emitir notas de transferências em 2 vias.
  • Mensuração de Custo na Transferência: Atualmente possuem 4 categorias de Custo, sendo: Custo Médio, Preço de Custo, Custo Contábil e Custo Médio Contábil. Caso deseje realizar a troca da mensuração do Custo, consulte a sua contabilidade antes para saber maiores detalhes para assim realizar a alteração.


Ao realizar alteração, será exigida quando clicado em GRAVAR, a tela de Identificação de colaborador, sendo autorizado apenas o colaborador (a) que for Gerente ou Supervisor.


  • Lançar transferência automática?: marcar este campo em empresas que possuem mais de uma filial e a mesma está utilizando replicação de dados. Com este campo marcado o sistema fará a transferência das mercadorias e emitirá a nota de compra automaticamente na filial de destino da mercadoria.
    • Utilizar pré-entrada em transferência automática? selecionando este campo o sistema lançará todas as entradas por transferência no programa Importar e faturar NF-e em (Compras) para que seja confirmada a entrega dos produtos e finalizada a entrada no estoque.

  • Reservar demanda da filial depósito na transferência por romaneio: ao marcar esta opção o sistema permite à filial depósito reservar a sua demanda no processo de transferência por romaneio, de forma que a quantidade definida não seja transferida para as outras filiais.
  • Solicitar senha do colaborador na transferência: esse campo estará habilitado quando no campo Controle de Liberações (Parâmetros > Parâmetros > Aba Controle Filial) estiver marcado uma das opções “senha do colaborador” ou “biometria” do colaborador.
  • Exigir conferência no envio de produtos via solicitação de transferência: essa configuração é utilizada paras as farmácias que desejam trabalhar com conferência de produtos na saída da transferência.

Tele Entrega

Quanto usar módulo controle tele-entregas estiver selecionado está opção torna-se obrigatório o lançamento de entregas para o motoqueiro e baixa das tele-entregas, para que as mesmas movimentem o caixa diário. Caso não utilize o módulo, o caixa será movimentado na venda da mercadoria, independente da baixa da tele entrega.

A opção controlar venda T.E. com máquina de cartão GPRS deve ser marcada caso a farmácia trabalhe com máquinas móveis de cartão de crédito e com a maquineta fixa no caixa. Este campo estará habilitado se o campo “usar modulo controle tele-entrega” estiver marcado.

  • O campo informar dados do cartão somente na baixa da Tele Entrega é habilitado somente quando a farmácia trabalha com máquina de cartão GPRS, possibilitando a baixa do comprovante de cartão na chegada do motoqueiro no farmácia.

Quando o campo bloquear venda T.E. para cliente Balcão/Especial estiver marcado não será possível vender no modo tele-entrega para os clientes balcão ou cliente especial, apresentando a mensagem informativa de bloqueio, caso queira dar continuidade a essa venda o usuário deverá selecionar um cliente ou cadastrá-lo no sistema.

Quando o campo Exigir senha para a troca de condição de pagamento estiver marcado, ao realizar a troca de pagamento na baixa de uma tele-entrega, o sistema irá solicitar a senha do gerente para prosseguir. Quando desmarcado, não haverá solicitação de senha para realizar o processo.

Controle de tele entrega

No controle de tele entrega o usuário pode configurar os parâmetros de layout e impressão dos documentos de notas para tele-entrega.

O layout de impressão pode ser 40 ou 132 colunas, quando selecionada a opção 132 colunas poderá observar que na tela “Entregue” para informar qual motoqueiro será responsável pela entrega, o campo emitir o endereço de entrega? será apresentado e bloqueado.

Quando marcado o campo imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento serão impressas duas vezes o endereço de entrega do cliente, uma via é anexo a nota fiscal e outra para controle na farmácia.

A opção imprimir comprovante na venda em ECF/Térmica NFC-e deve ser marcada para que a cada venda tele entrega, seja impresso um cupom vinculado no ECF com as informações da tele entrega (cliente, endereço, complemento, próximo a, etc.). Ao marcá-lo ficará habilitado o campo vias para que o usuário informe a quantidade de vias que deseja imprimir em cada venda. Por padrão virá sempre preenchido com a quantidade 01(um).

O campo imprimir comprovante de baixa em ECF/Térmica NFC-e permite a configuração se deseja ou não imprimir os comprovantes de baixa de tele entrega na impressora fiscal em relatório gerencial, Lembrando que caso não seja possível imprimir em ECF será impresso em impressora paralela ou vídeo.

Controle de expedição

No campo controle de expedição o usuário pode configurar de acordo com as opções de layout e impressão a seguir:

Em layout de impressão deverá selecione como será o layout de impressão podendo ser 40 colunas, 80 colunas, A4, A6, 80 mm. A opção por 80 mm também apresentará código de barras. E ao selecionar a opção 40 colunas, o campo “Imprimir informações de tele entrega” não será marcado automaticamente.

O campo ordenação permite ao usuário selecionar em que ordem de organização o relatório de expedição será apresentado: (pré-faturamento, alfabética ou agrupado por).

Ao marcar a opção imprimir informações de tele-entrega imprimirá as seguintes informações adicionais: cliente, matrícula, vendedor, e também uma sinalização se houver a impressão do relatório.

Quando marcado campo imprimir automático ao finalizar pré-vendas imprimirá o controle de expedição automaticamente ao finalizar a pré-venda, o mesmo relatório que é impresso através do atalho "I" no caixa on-line/controle de tele entrega.

Para farmácias PAF as opções “imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento” e “imprimir automático ao finalizar pré-venda” estarão bloqueadas de maneira "desmarcada", para acatar exigências impostas pelo PAF ECF.

As farmácias que utilizam T.E. centralizada, as pré-vendas originadas em outras filiais, os controles de expedição não serão impressos automaticamente, e para visualizar quais são as pré-vendas oriundas das demais filiais recomendamos filtrar vendas somente T.E., e ordenar a coluna T.E.

Se as tele-entregas são centralizadas, informar em qual filial é para ser efetivada a venda e emitida a nota fiscal. A opção tele entregas centralizada em qual filial somente fica disponível para farmácias que utilizam replicação de dados entre as filiais. A forma correta de utilizar filial centralizadora para as tele entregas é quando a farmácia utiliza o módulo de tele entregas, pois dessa forma, o estoque, os lançamentos de títulos e de caixa e outros lançamentos são feitos no momento em que é feita a baixa da tele entrega e não no momento da venda.

Controle da taxa de tele-entrega

Para que o valor da taxa de tele-entrega não seja alterado pelo usuário, deverá marcar o parâmetro bloquear alteração do preço da taxa de tele entrega. Esse bloqueio será válido para pré-vendas, orçamento, cupom fiscal, NF-e e nota manuscrita.

Quando a farmácia deseja cobrar taxa de entrega de seus clientes nas vendas tele entregas, deverá cadastrar um produto e informá-lo no campo produto relacionado a taxa de entrega. Dessa forma, em todas as vendas tele entrega será adicionado o produto informado neste campo com seu valor, que será a taxa de entrega cobrada do cliente. Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, este campo será renomeado para serviço relacionado à taxa de entrega.

Cobrança de tele-entregas

Neste campo podemos configurar como será os parâmetros nas cobranças de tele-entrega de acordo com as opções disponíveis (nenhuma, valor único, hora da venda e/ou faixa de valores) para cada uma das opções a tela abrirá configurações secundarias para definir como as tachas serão cobradas.

A faixa de valores é utilizada para que a farmácia possa cobrar taxa de tele entrega diferenciada para determinadas faixas de valores de venda. Para utilizar esta funcionalidade, além de configurar as faixas, é preciso ajustar as configurações do Cadastro de Bairros (Cadastros > Bairros).

  • Faixa inicial: indica o valor inicial da faixa para cálculo da tele entrega;

  • Faixa final: indica o valor final da faixa para cálculo da tele entrega;

  • Valor: indica o valor que será cobrado para tele entregas dentro da faixa informada.

Na tabela será possível visualizar as faixas já configuradas e seus valores de cobrança, é possível também fazer a remoção das faixas já criadas, porém, somente é permitido remover a última faixa cadastrada. Para alterar os campos das faixas anteriores a última é necessário excluir as últimas até alcançar a desejada. Para editar uma faixa, deve-se dar um duplo clique sobre a que deseja alterar, ou selecioná-la e pressionar enter.

Regras para o funcionamento desta funcionalidade

  • O valor da primeira faixa será 0,01, visto que é o valor mínimo para venda de um produto;
  • O valor inicial de cada faixa deve, obrigatoriamente, ser o valor da faixa inicial + 0,01, não possibilitando lacunas entre uma faixa e outra;
  • Quando não informar valor para a faixa final, automaticamente assume o valor 999.999,99, não permitindo informar nenhuma outra faixa depois desta;
  • Quando a faixa selecionada for a última, somente é permitida a edição da faixa final e valor.
  • Quando a faixa selecionada não for a última, é permitido selecionar apenas o valor;

Também é possível configurar o valor da taxa de acordo com o horário da venda. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período. Essa funcionalidade é utilizada pelas farmácias que possuem valores diferenciados para horários de rush ou de madrugada.

Quando a farmácia deseja cobrar taxas de entrega diferenciadas para cada bairro, deve acessar o Cadastro de Bairros (Cadastros > Bairros) e configurar o valor desejado para a taxa de entrega.

Uma vez configurado para utilizar NFS-e, a farmácia é obrigada a trabalhar com a cobrança de taxa de entrega sendo contabilizada como um serviço da empresa, ou seja, não há como utilizar NFS-e apenas para as vendas de manipulados.

SNGPC

Nesta aba são efetuadas configurações referentes a movimentações e emissões de relatórios de produtos controlados pela ANVISA.

Quando exigir conferência de lançamentos estiver marcado, os produtos controlados pelo modulo SNGPC serão gerados como situação “pendente“, para que o farmacêutico faça a conferência e então altere a situação de “pendente“ para “liberado“.

A opção permitir cancelamento de notas com produtos controlados/antibióticos poderá ser marcada somente se existir uma data no campo Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC, pois a partir desta data que o sistema valida se o cancelamento da nota será possível ou não. Quando essa alteração for permitida, será solicitada a senha do farmacêutico.

  • Não é permitido o cancelamento de notas cuja as movimentações já foram enviadas ao SNGPC.
  • O retorno de vendas de produtos controlados somente é permitido quando solicitado via FAT120 - Cancelamentos (Lançamento > Faturamento).

Os parâmetros Imprimir adendos no Balanço Completo e de Balanço de Vendas, vêm marcados por padrão, que por sua vez gerarão informações referentes aos medicamentos que foram movimentados e estão marcados como adendo no Cadastro de Produtos (Cadastros > Produtos), no entanto algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos nos balanços, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade deverá desmarcar estes parâmetros.

Adendo é uma publicação de Lei que faz com que um produto que exceda "x" quantidade em miligramas de uma substância seja tratado pontualmente de forma diferenciada, como por exemplo a receita a ser solicitada é na venda e no livro são diferentes.

Através do menu exibir autorização na venda de produtos o usuário poderá configurar se deseja solicitar a senha do farmacêutico na dispensação de determinados produto, podendo ser: todos, somente controle especial e/ou antimicrobianos.

No campo gerenciar balanço completo por poderá ser configurada a forma de gerenciamento dos balanços enviados a ANVISA, podendo ser por: tipo de produto ou lista (classificação), nesta opção a lista de medicamentos será emitida por substância.

Apenas será possível alternar entre as opções tipos de Produtos e lista caso não haja nenhum balanço completo oficial já emitido para o ano atual. Caso contrário, será necessário primeiro estornar os balanços oficiais do ano atual e somente após alterar a configuração. É necessário que TODOS os produtos do relatório tenham a mesma configuração.

No campo última movimentação enviada p/ o SNGPC é informada a data que ocorreu o último envio para o SNGPC, caso seja necessário alterar a mesma será solicitada a senha/biometria do farmacêutico. E, no campo licença sanitária é a identificação (licença) da farmácia junto a vigilância sanitária.

Convênios

Através desta guia é possível efetuar a configuração geral sobre a gestão de convênios.

No campo produto para impressão de notas convênios SEM produtos, permite ao usuário, que seja informado um produto para impressão de nota convênio sem produtos. Ao selecionar o produto, seu código de barras será carregado para "Gravar" para finalizar a operação. Não será permitido o cadastro de produtos inativos e nem de serviços (uma mensagem aparecerá para informar o usuário que deve escolher um produto de comercialização caso seja selecionado um serviço).

Configure se os títulos do convênio serão baixados em caixa financeiro da(s) filial logada ou das filiais que possuem movimento.

Ao marcar a opção nota convênio com produtos, no entanto antes de selecionar umas das opções disponíveis será apesentada uma mensagem para validar com a contabilidade da farmácia se esta opção pode ser utilizada em seu Estado e qual CFOP e Natureza da operação que deve ser utilizada”.

  • Considerar somente vendas em ECF. (Modo padrão) 

  • Considerar vendas em ECF, NF-e, NFC-e, NFS-e, SAT, D1 e M1.

Quando a nota de convênio com produtos estiver configurada, o programa Fechamento de Convênios (Relatórios > Contas a Receber), efetuará as verificações a seguir:

  • Quando a opção considerar somente vendas em ECF estiver selecionada, nas notas de convênio com produtos, serão carregados somente os produtos pertinentes a vendas ECF, caso não tenha nenhuma venda ECF registrada no sistema, aparecerá uma mensagem informativa.

  • Quando a opção considerar vendas em ECF, NF-e, NFC-e, NFS-e, SAT, D1 e M1 estiver selecionada, ao emitir notas convênios “por emissão COM produtos” ou “por fechamento COM produtos”, serão consideradas as vendas de todos os tipos de documentos mais as vendas ECF que já são geradas na NF.

Nesta aba será apresentada uma mensagem em vermelho com o objetivo de instruir o usuário quanto a legislação vigente, referente a geração da nota convênio. 

Metas

Informe o percentual (%) de variação aceitável para as metas da farmácia, para cada um dos campos deve ser informado um percentual que a loja deseja alcançar durante o período. Os valores informados serão a variável de indicações utilizadas como referência para saber se a farmácia está conseguindo alcançar suas metas ou não. E definir quais os setores estão com índices acima da media e quais estão abaixo. Lembrando que estes valores são calculadas de forma mensal.