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2.1 Habilitar Integração no Caixa Ponto de Venda

O SmartPOS deve estar vinculado à um caixa PDV através da habilitação da integração SmartPOS. Para isso, acessar o módulo Gerencial, menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda > guia POS > subguia SmartPOS TEF:      


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    No painel Opções é possível habilitar ativar os seguintes recursos para o funcionamento do sistema: 

  • Habilitar a solicitação Ativar solicitação de usuário e senha no login: condiciona o acesso ao Smart POS através da informação de usuário e senha utilizados no PDV;
  • Habilitar a validação Ativar validação de estoque ao lançar o item no carrinho: habilita  ativa a validação de estoque ao lançar o um item no carrinho;Habilitar na
  • Ativar agrupamento de movimentação do caixa por usuário: ativa o agrupamento de movimentação do caixa por usuário (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
  • Ativar solicitação de senha na movimentação do caixa por usuário: ativa a solicitação de senha na movimentação do caixa por usuário (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
  • Ativar uso do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente: ativa o uso do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
  • Ativar uso obrigatório do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente: ativa o uso obrigatório do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
  • Ativar na consulta somente produtos sem código de barras: permite consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivoHabilitar o ;
  • Ativar bloqueio de aplicação de regras de preço nas vendas: com esta opção habilitada, o sistema desconsidera qualquer regra de preço em vendas;
  • Ativar bloqueio da baixa de abastecimentos com data diferente do caixa: ativa o bloqueio da baixa de abastecimentos com data diferente do caixa;
  • Ativar lançamento de abastecimentos de combustível: possibilita inserir abastecimentos ao carrinho;
  • Habilitar o Ativar lançamento de produtos e kit de produtos: possibilita inserir produtos ao carrinho;
  • Habilitar o Ativar lançamento do voucher de desconto (PostoAki): habilita o ativa o lançamento do voucher de desconto (PostoAki);
  • Habilitar forma de pagamento: marque a forma de pagamento, podendo ser: Dinheiro, Nota a prazo, QR Linx Pix* ou Voucher;
  • Habilitar impressão de comprovante não fiscal para vendas Ativar impressão de Comprovante Não fiscal para Vendas com pagamento em dinheiro: permite a impressão do comprovante não fiscal para as vendas com pagamento em dinheiro. 
    A impressão deste comprovante deve ser realizada antes de imprimir a Danfe da NFC-e, visto que a impressão da Danfe é opcional e o comprovante não.


Exemplo de Comprovante de Pagamento em Dinheiro

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Dica
*Para saber mais sobre as Configurações do QR Linx e Pix no AutoSystem, leia o tópico 4 do manual aqui.


  • Habilitar forma de pagamento: marque a forma de pagamento, podendo ser: DinheiroNota a prazoQR Linx Pix* ou Voucher;
  • Comunicação: marque se a comunicação é Remota (via hub de postos) ou Local;
  • Habilitar Ativar início automático do serviço de integração: marque esta opção para habilitar o início automático do serviço de integração;
  • Estação: ao habilitar o campo informado acima, será necessário informar as estações correspondentes.


No painel Relação de dispositivos serão demonstrados o Serial, a Conta e a Porta.


Aviso
titleImportante
Sempre que algum parâmetro de configuração for alterado na Retaguarda após um serviço reiniciado do AutoSystem, o SmartPOS verificará a cada 60 minutos se existe alguma alteração de parâmetros e, caso haja, será demonstrada na tela uma mensagem informando que "Novas configurações detectadas. O app será reiniciado".


2.2 Configurar Tipo de Conexão

Através do menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF > guia Parâmetros é possível configurar o tipo de conexão (local ou em nuvem):


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  • Comunicação: informar se o servidor utilizado é local Remoto ou remotoLocal;
  • Habilitar Ativar o início automático do serviço de integração: selecionar esta opção em caso de necessidade do início automático da integração;
  • Estação: ao habilitar o campo informado acima, será necessário informar as estações correspondentes.

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Para concluir a operação, clique em OK.

O serviço passa a validar o CNPJ do cadastro da empresa e comparar com o CNPJ da licença do AutoSystem. Quando houver divergência, será demonstrada uma mensagem no log informando a restrição.

Aviso
titleImportante

Alguns antivírus podem, quando ativos, interferir no processo de integração do serviço POS D-TEF ou SmartPOS  do AutoSystem com o banco de dados, finalizando conexões ativas do serviço de integração. Em caso de instabilidade na comunicação, é importante verificar se o antivírus é a causa. A sugestão é desinstalar o antivírus, reiniciar o computador e executar a aplicação, acompanhando se a operação normaliza.

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Para realizar a configuração de validação do estoque na apresentação dos itens no SmartPOS, após selecionar o PDV que fará a validação do estoque, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opçõesmarque a opção Habilitar a validação Ativar validação de estoque ao lançar o item ao carrinho:


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Realizada a configuração, pressione o botão Confirmar para para salvar as alterações.

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Já se a necessidade de obrigar a informar o vendedor durante a venda, for para uma empresa específica, a configuração é realizada no menu Configurações > Parâmetros > Empresas. Selecionar a empresa desejada, acessar a guia Configurações e marcar a opção Exigir que seja informado o vendedor ao registrar uma venda. Em seguida Salvar.


3.3.4 Identificação 


3.4 Cadastro de Placas

É possível restringir as vendas para clientes que possuem cadastrado do tipo frota de modo que apenas os veículos inseridos no sistema poderão realizar abastecimentos e compras. Para isso, acesse o menu Cadastros > Clientes > Frotas > Veículos/Motoristas para consultar os veículos cadastrados para o cliente.

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Na sequência, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Habilitar Ativar o lançamento de voucher de desconto (Integração PostoAki).:


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Para concluir clicar no botão Confirmar.


3.9 Permissão de Acesso às Configurações do SmartPOS

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É possível consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivo. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e habilitar a opção "Habilitar Ativar na consulta somente produtos sem código de barras", conforme exemplo abaixo:


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Com esta opção marcada, serão demostrados somente os produtos sem o código de barras:

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Ao posicionar a câmera sob o código de barras do produto, o mesmo será informado normalmente em tela:



3.12 Pré-venda

As vendas que não tiveram o seu processamento 100% realizado devido alguma configuração, cadastro no Retaguarda ou até mesmo por rejeição de nota fiscal, estas serão apresentadas na tela do Caixa como pré-venda.

Para algumas pré-vendas será necessário validar o motivo do impedimento e realizar o ajuste, assim, o Caixa fará automaticamente  o processamento destas pré-vendas. 


Exemplo de tela Pré-venda

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Para visualizar o motivo de uma venda estar relacionada à esta rotina de pré-vendas, basta selecioná-la e editá-la.

Na guia Observação da imagem abaixo, é descrito o motivo pela qual a venda não foi finalizada. Neste exemplo o motivo é devido ao cadastro estar incompleto, fazendo necessário ajustar o cadastro para que o sistema faça o processamento automático:


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Em alguns casos não será permitido o cancelamento de uma pré-venda pois o serviço ainda não teve tempo hábil para realizar o processamento. Nesta situação deve-se aguardar o processamento da pré-venda:


Exemplo

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