Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleASSUNTO

Integração de Ordens de Serviço Hyundai – Repair Order.



PRODUTO

Apollo

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre



Aviso

Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no "Manual de Instalação-Atualização do produto Linx DMS Integrador".



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleFINALIDADE

Este processo efetua a transmissão das ordens de serviço para a montadora a cada atualização dela no Linx DMS.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Hyundai que devem utilizar o processo de envio de ordens de serviço para a montadora.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAPLICAÇÃO

Este processo efetua a transmissão das ordens de serviço para a montadora a cada atualização dela no Linx DMS.
Sempre que uma nova Ordem de Serviço for aberta, ou quando houver alteração e ou inclusão de solicitação, serviço ou peça, ou atualização de Km, pela primeira vez, em uma Ordem de Serviço existente, a mesma será transmitida para a montadora como alteração. Seu encerramento e ou cancelamento também serão enviados.
Quando uma Ordem de Serviço for aberta sem a informação de Serviços e ou Peças, a mesma será transmitida para a montadora com o status de Recebimento de Veículo. Caso seja cancelada sem inclusão de Serviços e ou Peças, será transmitida com o status de Cancelamento Zerado. Ao ser adicionados Serviços ou Peças nesta Ordem de Serviço, será enviada uma alteração para a montadora, e seu cancelamento ou encerramento passa a seguir normal.
No caso de cancelamentos onde é possível a reabertura da Ordem de Serviço, e quando houver alguma alteração e ou inclusão de solicitação, serviço ou peça, pela primeira vez, esta O.S. será enviada para a montadora para atualização, e o status de O.S. reabertura.
São disparados então os seguintes eventos:

    • Abertura;
    • Recebimento de Veículo (Oss Vazias);
    • Alteração (Transmitido apenas uma vez);
    • Cancelamento;
    • Cancelamento Vazio;
    • Encerramento;
    • Reabertura.

Importante: Sempre que ocorrer algum tipo de erro no envio, será enviada uma mensagem no correio interno do Linx DMS para o usuário configurado nos parâmetros da Hyundai. A mensagem informa: empresa, revenda, número da O.S. e os erros apresentados.
Além da transmissão é possível consultar uma Ordem de Serviço enviada para a montadora.
A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do Linx DMS Integrador para o envio das Ordens de Serviço para a montadora Hyundai.

Parametrizações

Linx DMS Apollo

Menu: Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro de Vendedores


Informar o CPF de todos os consultores da oficina.

Figura 01: Manutenção de Vendedores


Menu: Oficina > Cadastros > Tipos de Serviço (Este programa está disponível no novo Linx DMS)


Informar, para cada tipo de serviço do Linx DMS, o tipo de serviço Hyundai correspondente. A cada registro alterado, clicar no botão Salvar para gravar a alteração.

Figura 02: Manutenção de Tipos de Serviço


Atenção: A realização da parametrização dos Tipos de Serviços é necessária para todos os registros. Caso contrário, a abertura de Ordens de Serviços ficará bloqueada nos programas Linx DMS Apollo e Gestão de Pós-Vendas.

Figura 03: Alerta de bloqueio de abertura de O.S.

Menu: Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba Geral > Subaba Opções
Para a utilização da Integração de Ordens de Serviços, o parâmetro 'Lançar Serviços com Tempo Zerado' deverá estar desmarcado. Ao ser marcado, será exibida uma mensagem informando que esta opção não é permitida.

Atenção: A montadora Hyundai preconiza que não pode haver serviços lançados na ordem de serviço sem que este esteja com tempo informado, portanto, esse parâmetro não poderá ser utilizado.
As ordens de serviço existentes anteriores a instalação deste processo que porventura tenham serviços com tempo zerado, serão enviadas a montadora considerando o tempo 0,01.

Figura 04: Alerta de lançamento de serviços com tempo zerado.

FÁBRICA

Menu: Fábrica > Hyundai > Parâmetros

Figura 05: Parâmetros Hyundai


Acessar a aba Geral e preencher os campos a seguir:

    • Concessionária: Informar o código da concessionária, caso ainda não tenha sido informado.
    • Integrar Ordens de Serviço: Marcar para iniciar a transmissão das O.S.'s na concessionária.
    • Usuário para notificação da Integração: Usuário que receberá as mensagens de processamento das O.S.'s no Linx DMS Integrador.
    • Atenção: Caso o parâmetro 'Lançar Serviços com Tempo Zerado' do módulo Oficina do Linx DMS Apollo estiver ativo, será automaticamente desativado neste momento.


Instalação

Linx DMS Integrador

Execute o programa "LDIConfig.exe" e acesse o menu:
Configuração > SAP Hyundai


Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados.

Figura 06: Configuração


Clique em "Testar Conexão".
Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.
O campo "Permanência do log no Banco" possui o seguinte funcionamento:

    • Informar o número de dias para que o log da integração seja mantido no seu banco de dados, conforme a regra descrita a seguir:
    • Dias = -1: Caso seja usado o valor -1, o log será mantido na base sem um limite de dias de permanência, ou seja, não irá apagar o log. Esse é o valor que corresponde ao modelo atual.
    • Dias = 0: Caso seja usado o valor 0(zero), nenhum log será mantido no banco de dados, ou seja, não serão gravados novos registros das integrações realizadas e todos os registros já existentes vinculados a este módulo (LDISAPHyundai.dll) serão removidos da base de dados.
    • Dias = 1 (ou qualquer outro valor positivo): Determina o número de dias que o log irá permanecer no banco de dados. Ex.: É gerado um log de integração no dia 25/07/2019, se o usuário definir o valor 1 neste campo, o log irá permanecer na base até o dia 26/07/2019, sendo apagado ao completar um dia na base. O mesmo vale para qualquer outro número de dias.


Clique em "Next".
Na tela "SAP Hyundai – Ordens de Serviço", clique em "Incluir".

Figura 07: SAP Hyundai - Ordem de serviço


Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:

    • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária;
    • Descrição: Descrição da configuração;
    • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
    • Log de XML: Indicativo para gravação dos XML's de comunicação no banco de dados;
    • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
    • Webservice do SAP Hyundai:
      • URL: Endereço do webservice fornecido pela montadora.
    • Acesso:
      • Client Id: Código fornecido pela Hyundai para a concessionária.
      • Client Secret: Código fornecido pela Hyundai para a concessionária.
    • Agendamento:
      • Intervalo: Tempo entre cada consulta/atualização de informações.

Importante:

    • O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador. Deve ser criada uma única configuração para todas as revendas. Os DN's para comunicação serão obtidos através do parâmetro "Integrar Ordens de Serviço (SAP)" do Fábrica Hyundai.


Grave as informações, clicando em "Salvar". Em seguida, clique em "Next".
Na tela SAP Hyundai - BDC, não precisa ser preenchida. Esta configuração é referente ao processo de integração de Leads. Clique em Next.

Figura 08: SAP Hyundai – BDC


Na tele Conclusão, clique em "Finish" para salvar e finalizar as configurações.

Figura 09: Conclusão das configurações


Reinicie o serviço do Linx DMS Integrador.
No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";
Digite services.msc e clique em "Ok";
Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
Clique em "Reiniciar o serviço";


Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".

Figura 10: Serviços do Windows

Monitor de Log

Acesse o menu "Configuração > Monitor Log de Execução".

Figura 11: Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador


Nessa tela é apresentado o log das integrações. O tempo de atualização pode ser configurado na barra superior do programa.
Os logs referentes ao processo de ordens de serviço são identificados pelo módulo LDISAPHyundai.dll.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado. Os tipos "XML" e "SQL" permitem uma consulta detalhada do arquivo ou comando, respectivamente.
O botão "Pesquisar logs anteriores" permite que o histórico seja consultado.

Importante: "Para as ordens de serviço que tiveram a sua abertura realizada antes do início da ativação do envio do Repair Order, quando ocorrer o sua atualização ou encerramento, será enviado pela integração esse registro e será apresentado no Monitor do Log a inconsistência ""OS XXX não encontrada. Favor criar OS com status Aberta.". Esta inconsistência pode ser ignorada, pois a Hyundai não necessita receber dados retroativos das ordens de serviço."
As inconsistências devem ser observadas e tratadas para as ordens de serviço cuja abertura seja realizada após ativação do processo. Isso pode ser controlado pela numeração da OS.

Consulta e envio de informações em lote

O menu a seguir permite a consulta do status atual de transmissão das ordens de serviço e consulta de uma ordem de serviço no servidor da Hyundai.

Menu: Fábrica > Hyundai > Linx DMS Integrador


Figura 12: Consulta de O.S.


Nesta aba é possível efetuar filtros e agrupamentos das informações.
O botão "Transmitir" permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.
Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.
As colunas da tela a seguir, apresentam a última informação referente à comunicação do processo.

Figura 13: Consulta de O.S. com transmissão.


A seguir são apresentados os retornos previstos no processo:

Código do retorno

Descrição

Observação

00

O.S. criada/atualizada com sucesso

-

98

Falha ao Gerar a O.S.

Falha na leitura da O.S. para geração dos dados para transmissão.

99

Falha ao Atualizar a O.S.

Falha no envio da O.S. para o servidor da montadora.

Tabela 01 – Mensagens previstas pelo webservice


Para os registros que possuam informações adicionais, é permitido o detalhamento para verificação das mensagens geradas pelo webservice.
A consulta detalhada é acessada ao clicar com o botão direito na linha da Ordem de Serviço e selecionar a opção "Consulta Retorno Detalhado".

Figura 14: Consulta do retorno detalhado


Caso o ajuste da informação seja realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão "Salva Alterações" da tela manutenção da ordem de serviço ou pode ser utilizada a tela de consulta e envio de Informações em lote.


Uso do Processo

A partir do uso do processo de envio dos dados das Ordens de serviço a Hyundai com a ativação do parâmetro do Fabrica.exe "Integrar Ordens de Serviço (SAP), passam a ser enviados os dados das Ordens de serviço criadas e ou alteradas a partir desta data, portanto para as ordens de serviço que tiveram a sua abertura realizada antes do início da ativação do envio do Repair Order apresentarão uma inconsistência no envio ""OS ....... não encontrada. Favor criar OS com status Aberta.". Esta inconsistência pode ser ignorada, pois a Hyundai não necessita receber dados retroativos das ordens de serviço."
Também a partir do uso do processo, passam a ser considerados alguns bloqueios na criação das Ordens de serviço, de forma a atender as solicitações da montadora para o envio de campos que são obrigatórios de envio.

Quilometragem do Veículo

Ao ser gerada uma ordem de serviço, a informação de Quilometragem deverá ser informada, com valor maior que zero. Caso contrário, será exibido o alerta abaixo.

Figura 16: Alerta de bloqueio de abertura de O.S.


Atenção: para concessionárias que utilizam o processo de geração automática para ordens de serviço internas através da opção Oficina > Parâmetros > módulo > aba O.S Automática > Sub aba O.S Recebimento de veículos. Será enviado o valor "1" para a quilometragem quando a OS for enviada a montadora, mas não será atualizado o campo na ficha de segmento do veículo.

Tipo de serviço

O Tipo de serviço da OS utilizado pela concessionária tem que haver um tipo de serviço equivalente ao que a montadora preconiza e, portanto, o De>Para desta informação é imprescindível que seja realizado, caso contrário, a abertura da OS será bloqueada para os tipos que não tiverem isso realizado e será exibido a mensagem .


Figura 17: Alerta de bloqueio de abertura de O.S.

Conteúdo do pacote


#

Nome do arquivo

Comentário

1

LDIMenuSAPHyundai.dll

Componente responsável pela tela de configuração do processo.

2

LDISAPHyundai.dll

Componente responsável pelo envio das informações para a montadora.

3

Apollo.exe e GestaoPosVendas.exe

Programa responsável pela manutenção de Ordens de Serviço.

4

Fabrica.exe

Programa responsável pela configuração dos parâmetros da concessionária.

5

Linx DMS Integrador – Manual da Integração de O.S. Hyundai.pdf

Este documento.




Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.