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1 Introdução
O AutoSystem possui integração com diversos produtos, dentre eles podemos citar o SmartPOS, o qual possibilita a venda de combustíveis e produtos por meio de um aplicativo.
Dica |
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Para saber mais sobre as configurações e funções da Integração SmartPOS, clique aqui. |
2 Configurações Gerais
Para que seja possível utilizar o SmartPOS integrado ao AutoSystem, é necessário realizar algumas configurações, que serão vistas a seguir.
2.1 Habilitar Integração no Caixa Ponto de Venda
O SmartPOS deve estar vinculado à um caixa PDV através da habilitação da integração SmartPOS. Para isso, acessar o módulo Gerencial, menu Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda > guia POS > subguia SmartPOS TEF:
No painel Opções é possível ativar os seguintes recursos para o funcionamento do sistema:
- Ativar solicitação Ativar solicitação de usuário e senha no login: condiciona o acesso ao Smart POS através da informação de usuário e senha utilizados no PDV;
- Ativar validação de estoque ao lançar o item no carrinho: ativa a validação de estoque ao lançar um item no carrinho;
- Ativar agrupamento de movimentação do caixa por usuário: ativa o agrupamento ativa o agrupamento de movimentação do caixa por usuário (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
- Ativar solicitação de senha na movimentação do caixa por usuário: ativa ativa a solicitação de senha na movimentação do caixa por usuário (Para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
- Ativar uso do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente: ativa o uso do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente (Para para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
- Ativar uso obrigatório do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente: ativa o uso obrigatório do cartão RFID para identificação de funcionário e cliente (Para para utilizar esta configuração, é preciso estar com a versão .30 do Smart ou superior);
- Ativar na consulta somente produtos sem código de barras: permite consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivo;
- Ativar bloqueio de aplicação de regras de preço nas vendas: com esta opção habilitada, o sistema desconsidera qualquer regra de preço em vendas;
- Ativar bloqueio da baixa de abastecimentos com data diferente do caixa: ativa o bloqueio o bloqueio da baixa de abastecimentos com data diferente do caixa;
- Ativar lançamento de abastecimentos de combustível: possibilita inserir abastecimentos ao carrinho;
- Ativar lançamento de produtos e kit de produtos: possibilita inserir produtos ao carrinho;
- Ativar lançamento do voucher de desconto (PostoAki): ativa o lançamento do voucher de desconto (PostoAki);
- Ativar impressão de Comprovante Não fiscal para Vendas com pagamento em dinheiro: permite a impressão do comprovante não fiscal para as vendas com pagamento em dinheiro.
A impressão deste comprovante deve ser realizada antes de imprimir a Danfe da NFC-e, visto que a impressão da Danfe é opcional e o comprovante não.
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No painel Relação de dispositivos serão demonstrados o Serial, a Conta e a Porta.
Aviso | ||
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Sempre que algum parâmetro de configuração for alterado na configuração for alterado na Retaguarda após um serviço reiniciado do AutoSystem, o SmartPOS verificará a cada 60 minutos se minutos se existe alguma alteração de parâmetros e, caso haja, será demonstrada na tela uma mensagem informando que "Novas configurações detectadas. O app será reiniciado". |
2.2 Configurar Tipo de Conexão
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Na guia Dispositivos, no painel Relação de dispositivos é possível adicionar, editar e excluir os dispositivos SmartPOS relacionados às contas PDV em uso, assim como a (s) porta (s) utilizada (s) para o produto.
Inseridas as informações, clique em Salvar para fechar a tela.
2.3 Criar o Serviço de Comunicação
Também é necessário criar um serviço que fará a comunicação entre o AutoSystem e o SmartPOS. Este serviço deve ser criado a partir de um atalho do módulo Caixa (paf.exe). Para isto, clicar com o botão direito no executável e selecionar a opção Criar Atalho.
No atalho criado, clicar com o botão direito e selecionar a opção Propriedades.
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O serviço passa a validar o CNPJ do cadastro da empresa e comparar com o CNPJ da licença do AutoSystem. Quando houver divergência, será demonstrada uma mensagem no log informando a restrição.
Aviso | ||
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Alguns antivírus podem, quando ativos, interferir no processo de integração do serviço POS D-TEF ou SmartPOS do AutoSystem com o banco de dados, finalizando conexões ativas do serviço de integração. Em caso de instabilidade na comunicação, é importante verificar se o antivírus é a causa. A sugestão é desinstalar o antivírus, reiniciar o computador e executar a aplicação, acompanhando se a operação normaliza. |
3 Configurações de Funções do SmartPOS
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Para realizar a configuração de validação do estoque na apresentação dos itens no SmartPOS, após selecionar o PDV que fará a validação do estoque, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar validação de estoque ao lançar o item ao carrinho:
Realizada a configuração, pressione o botão Confirmar para para salvar as alterações.
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Para realizar o cadastro da sangria dinheiro, acesse o menu Cadastros > Motivo de Movimentação e na lateral direita da tela, clique no botão Procurar para que o sistema faça a busca dos motivos de movimentação cadastrados. Selecione a opção Sangria Dinheiro e clique em Confirmar.
Ao selecionar o tipo de sangria será necessário cadastrar outras informações para completar a solicitação.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos que necessitam ser preenchidos:
- Nome: a Sangria Dinheiro já será apresentada de acordo com o motivo movimentação selecionado no passo anterior. Ao lado do nome da movimentação será carregado o código do motivo de movimentação cadastrado;
- Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar;
- Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar;
- Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão;
- Tipo movto: marcar neste campo o tipo de movimentações Sangria.
3.2.2 Sangria Documento
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Ao selecionar o tipo de sangria será necessário cadastrar outras informações para completar a solicitação.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos que necessitam ser preenchidos:
- Nome: a Sangria Documento já será apresentada de acordo com o motivo movimentação selecionado no passo anterior. Ao lado do nome da movimentação será carregado o código do motivo de movimentação cadastrado;
- Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar;
- Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar;
- Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão;
- Tipo movto: marcar neste campo o tipo de movimentações Normal.
O tipo de movimentação Normal para a Sangria Documento serve para poder vincular, no menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação, o código de cadastro de sangria. Ao acessar esse menu, na tela de Configuração de Motivos de Movimentação basta realizar a busca pela movimentação Sangria. Serão apresentadas as opções de sangria juntamente com o motivo de movimentação e o código do motivo.
No painel Informações cadastrar a sangria documento. Realizadas as alterações, clique em Salvar alterações para prosseguir com a solicitação.
No detalhe do comprovante de sangria impresso no SmartPOS, será apresentado o tipo: Sangria Documento ou Sangria Dinheiro.
3.3 Identificação do Vendedor Durante a Venda
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Esta opção é utilizada nos casos em que seja obrigatória a informação do vendedor para a venda de produtos específicos. Esta configuração é realizada no menu Cadastros > Produtos. Selecionar o produto desejado, acessar a guia Opções e marcar a opção Vendedor obrigatório. Em seguida Salvar.
3.3.2 Identificação por Grupo de Produtos
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Já se a necessidade de obrigar a informar o vendedor durante a venda, for para uma empresa específica, a configuração é realizada no menu Configurações > Parâmetros > Empresas. Selecionar a empresa desejada, acessar a guia Configurações e marcar a opção Exigir que seja informado o vendedor ao registrar uma venda. Em seguida Salvar.
3.4 Cadastro de Placas
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Deverá ser habilitada a função Vendas apenas para placas cadastradas. Realizada a operação, clique em Salvar para prosseguir.
Caso o cliente tente realizar compras com placa diferente da cadastrada, o Smart POS apresentará uma mensagem informando que a venda é permitida apenas para placas cadastradas.
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Assim como o cadastro de placas, é possível restringir as vendas para clientes que possuem cadastrado do tipo frota de modo que apenas os motoristas cadastrados no sistema poderão realizar abastecimentos e compras. Para isso, acesse o menu Cadastros > Clientes > Frotas > Veículos/Motoristas para consultar os motoristas cadastrados para o cliente.
Deverá ser habilitada a função Vendas apenas para motoristas cadastrados. Realizada a operação, clique em Salvar para prosseguir.
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3.6 Configuração do Layout de Impressão - Vendas a faturar
Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.
O layout de impressão é configurado pela área de serviços no momento da implantação. Esta configuração é realizada no motivo de movimentação Notas a Prazo (Módulo Gerencial, menu Cadastros > Motivos de Movimentação > guia ECF/TEF > subguia Layout) conforme exemplo abaixo:
3.7 Permitir Venda de Kit de Produtos
Para que um kit de produtos seja apresentado para venda, além do mesmo já estar previamente cadastrado no menu Cadastros > Kit de Produtos; na guia , na guia Estoque também deve estar marcada a opção Permite venda, como mostra a imagem abaixo:
3.8 Integração PostoAki
O SmartPOS possibilita efetuar vendas integrado ao PostoAki, porém, é preciso realizar configurações no módulo PostoAki e no Caixas Ponto de Venda. Acessar o menu Configurações > Módulos > Integração PostoAki.
Selecionar a opção Ativar integração PostoAki, no campo URL de comunicação informar o endereço de rede onde se encontra o PostoAki e informar a Porta de comunicação para a integração. Os demais campos são opcionais. Para concluir clicar em Salvar.
Na sequência, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar o lançamento de voucher de desconto (Integração PostoAki):
Para concluir clicar no botão Confirmar.
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A configuração para esta permissão é realizada no menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários.
Para permitir que o usuário tenha acesso às configurações do menu Operações, mediante o preenchimento de usuário e senha, a opção Alterar as configurações do aplicativo deve estar como Sim.
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Para realizar a consulta de crédito no SmartPOS , é necessário que algumas permissões estejam ativas. Acessar o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários e ativar as permissões conforme imagem abaixo:
Para que os limites das formas de pagamento sejam apresentados na consulta, é necessário que no cadastro do cliente (acessado em Cadastros > Clientes > guia Política Comercial > subguia Conta) sejam registradas as formas de pagamento e seus respectivos limites, conforme exemplo abaixo:
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É possível consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivo. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e habilitar a opção Ativar na consulta somente produtos sem código de barras, conforme exemplo abaixo:
Com esta opção marcada, serão demostrados somente os produtos sem o código de barras:
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