Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Com o intuito de apresentar inovações e melhorias para um melhor desempenho das atividades de sua farmácia, através deste informativo apresentaremos modificações no bloco C170 devido à ajuste de Movimentação de Estoque, funcionamento de duplicação de Plano de Contas no EFD Contribuições e criação de tela de edição de Lei em Tributos no release SG3 3.0.86.0 do sistema Escrita Fiscal.

Âncora
escrita86
escrita86


SPED EFD Contribuições: Plano de Contas

Expandir
titleConfira detalhes sobre o Plano de Contas

O SPED-Contribuições iniciou a exigência de geração do registro 0500 para contribuintes do Lucro Real, com base nessa informação as empresas enquadradas nesse regime precisam configurar seus planos de contas. Desta forma, o programa SPED EFD Contribuições sofreu alterações permitindo aos usuários efetuarem as configurações dos planos de contas que serão utilizadas no registro 0500.

Empresas de Lucro Real precisam configurar suas contas. A configuração inicialmente é feita por CFOP, onde o usuário informará o CFOP e a conta a ser utilizada.

Aviso

Na geração do EFD-Contribuições, se a nota não possuir uma conta, será utilizada esta configuração para determiná-la.

O usuário poderá editar cada nota lançada especificando qual conta será utilizada.

Figura 01 – Tela de plano de conta

O campo filial deverá ser selecionado de acordo com a filial que receberá a tratativa.
Em nome da conta, devemos inserir uma descrição para o plano, seguido de código contábil.
Nível contábil será preenchido automaticamente a partir do campo anterior (de acordo com a quantidade de ‘.’ + 1 inseridos). Os campos de natureza e tipo também precisam ser preenchidos, sendo opcional o preenchimento de plano de conta referenciado.

Informações

Na tela apresentada, todos os campos possuem obrigatoriedade no preenchimento, para que o plano de conta seja gravado e dado andamento na configuração de conta.

Conforme legenda, há 3 botões nas telas de “Plano de conta” e “Configuração conta” que apoiarão o uso do SG3:

  1. Replicar: possibilita que a configuração selecionada seja copiada para outras filiais. Será aberta uma nova tela para que seja selecionada a filial de ORIGEM e a(s) filial(ais) de DESTINO.
  2. Adicionar: a partir desse botão, pode ser criado novo plano de conta ou nova configuração de conta, também sendo apresentada mensagem para confirmação de vínculo para todas filiais ou apenas a selecionada.
  3. Remover: caso exista um plano de conta ou configuração criados, o usuário poderá apagar tal registro. A aplicação solicitará se será apenas removido para a filial selecionada ou para todas as filiais.

Figura 02 – Tela de configuração de conta

As telas funcionarão a partir do momento em que o usuário selecionar um CFOP (cadastrado no sistema) e informar a conta a ser utilizada (também previamente cadastrada via SPED-Contribuições > Configuração > Plano de conta).

Assim como na tela de Plano de conta, os campos Filial, CFOP, Plano de contas, Código contábil, Natureza e Plano de contas referenciado serão exibidos e devem ser preenchidos para gravar informações.

Aviso

Esta configuração de plano de contas é realizada por CFOP e Filial, ou seja, caso já exista uma configuração para o CFOP e filial selecionadas, será possível somente a edição das informações.


Voltar ao início

Lei CST: manutenções

Expandir
titleConfira as novidades sobre tela de Leis

A criação da tela de leis foi necessária devido à alteração realizada no Linx Softpharma para envio de leis pelo CST e código da lei para seguir o formato do arquivo de leis do SPED.

Para atendermos tal demanda, foram realizadas alterações no módulo de Tributos do SG3.

Informações

Existe a possibilidade de ser enviada uma configuração de CST e Lei ainda não cadastradas no Escrita. Nesse caso, a lei virá sem descrição, sendo necessário ajustá-la via tela de leis do SG3.

Através da tela de Tributos > aba Lei, será possível realizar edição das leis já cadastradas no sistema.
Pode-se alterar dados como CSTSituaçãoLei e Descrição.

Aviso

A tela apenas proporciona a edição das leis, não havendo a possibilidade de adicionar novos registros.

Figura 03 – Tela de leis

O campo CST apresenta o código da situação tributária junto do título da mesma, buscando de uma lista pré-cadastrada no sistema.

Em Situação, podendo haver as opções Ativo e Inativo.

Na sequência poderá observar os dados da Lei (código de 3 dígitos) com preenchimento obrigatório e Descrição (nome dado para identificar a lei selecionada), sendo obrigatório também.

E, em filtrar é possível pesquisar por palavras-chave cadastradas no sistema, o resultado da pesquisa será listado na tabela, informando: CST, Lei e Descrição.

Aviso

Não serão permitidos dois cadastros com a mesma lei e CST.


Voltar ao início


Emissão de notas Sem Movimentação de Estoque

Expandir
titleConfira as mudanças sobre Movimentação de Estoque

As seguintes funcionalidades foram ajustadas para melhor utilização do Escrita Fiscal em conjunto com Linx Softpharma:

  • Tela de Lançamentos de Entradas e Saídas: mudança de nome do campo “Mov. Estoque” para “Não mov. Estoque”, de acordo com o que for enviado pelo Softpharma.
  • Operações 1025 e 1026: foram alteradas regras de importação dos tipos de nota mencionados.
  • EFD: a forma de busca do campo 9 foi alterada a partir de modificação do campo de estoque.

Figura 04 - Tela de Lançamentos


Voltar ao início