Com o preenchimento dos parâmetros detalhados abaixo, serão gerados os seguintes arquivos: - Plano de Contas: Utilizado para auxiliar o revendedor no processo de mapeamento no portal da Honda.
- Conta e Saldo das contas: Utilizado para o envio das informações geradas.
Processos: Geração dos arquivos com os dados contábeis e extra contábeis do concessionário para a importação no portal da Honda. Observação: Informações sobre o processo de importação no portal da Honda devem ser verificadas com a própria montadora. Envio das contas contábeis e extra contábeis via webservice para o portal da Honda através do Linx DMS Fábrica.
Configuração dos parâmetros do Fábrica HONDA Para efetuar a configuração dos parâmetros do New AEF no Fábrica, abra o programa “Fabrica.exe”, acesse o menu (42755): “Fábrica > Honda > Parâmetros” e informe os campos conforme instruções a seguir: ![image2021-7-28_11-18-15.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 1 - Parâmetros do Fábrica HONDA - Número DN: Informe o número DN da concessionária.
- Integra New AEF: Marque esta opção para começar a integrar com o portal da HONDA.
- URL Comunicação: Informe a URL de comunicação do New AEF (URL fornecida pela HONDA).
- API Key: Informe a chave da API de comunicação do New AEF (Chave fornecida pela HONDA).
- Client ID: Informe o Client ID do New AEF (Informação fornecida pela HONDA).
- Client Secret: Informe o Client Secret do New AEF (Informação fornecida pela HONDA).
Configuração dos parâmetros para geração dos arquivos para clientes HONDA 2W Para efetuar a geração dos arquivos do New AEF acesse o programa “Fábrica > Honda > Administrativo / Financeiro > New AEF– menu (42070) ”. Obs.: Todas as informações selecionadas ou digitadas nas abas ficarão gravadas para o usuário. Na próxima execução, não será necessário informa-las novamente, somente aquelas que necessitam ser modificadas. Geral - Aba “Geral”:
![image2021-7-28_12-6-12.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 2 - Configuração Geral A. Período de Geração: - Mês: Informar o Mês para considerar na geração das informações.
- Ano: Informar o Ano para considerar na geração das informações.
Código BM: Informar o código BM da concessionária (Código fornecido pela Honda). B. Código Moeda: Informar o código da Moeda (para Brasil: BRL). C. Revenda Contas Resultado e Extra Contábil: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de resultado e extra contábeis. D. Revenda Contas Ativo/Passivo/Patrimônio: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de Ativo, Passivo e Patrimônio. E. E-mail de contato: Informar o e-mail para contato do responsável. F. Concessionária Espaço Dream: Marque esta opção caso sua revenda venda veículos no Espaço Dream. G. Arquivo para gerar o Plano de Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações do Plano de Contas. H. Arquivo para gerar o Saldo das Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações dos “Saldo das Contas”, serão considerados os dados informados no quadro “Período Geração” mês e ano e o campo Código BM. I. Dados contábeis: - Geração contas Ativo/Passivo/Patrimônio com valores: Permite marcar a opção para gerar as contas de “Ativo/Passivo/Patrimônio” com saldos.
- Gerar acumulados até o Período: Permite marcar a opção para gerar o saldo das contas contábeis acumulados desde o início do ano até o período selecionado.
- Somente contas analíticas: Permite marcar a opção para gerar somente as contas de nível analítico do Plano de Contas.
- Gerar contas contábeis com valores absolutos: Permite marcar a opção gerar as contas contábeis com valores absolutos.
- Listar Contas por Centro de Custo: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Centro de Custo. Será apresentado da seguinte forma: Código da conta + ”_” Código do Centro de Custo. Ex.: Conta 11430001 + Centro de Custo 44 ficará 11430001_44.
- Listar Contas por Tipo do Item: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Tipo de Item. Será apresentado da seguinte forma: Código da Conta +“_”+ Código do Tipo do Item. Ex.: Conta 11430001 + Tipo do Item “P” ficará 114001_P.
- Listar contas por Categoria: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Categoria.
Modelos de Veículos- Aba Modelos de Veículos.
![image2021-7-28_12-7-31.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 3 - Modelos de veículos A. Modelos de veículos: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela.
2. Aba Modelos de Produtos de Força. ![image2021-7-28_12-9-55.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 4 - Aba Modelos de Veículos de Força A. Modelos de Produtos de Força: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela. Veículos Novos Aba “Veículos Novos”:
![image2021-7-28_12-10-24.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 5 - Configuração Veículos Novos A. Transações de veículos: - Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.
C. Situação para venda à vista: Informe as condições de pagamento utilizadas para vendas à vista.
Veículos Espaço Dream 2. Aba “Veículos Espaço Dream”: ![image2021-7-28_12-11-45.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 6 - Configurações Veículos Espaço Dream A. Transações de veículos: - Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.
Veículos Seminovos Aba “Veículos Seminovos”:
![image2021-7-28_12-12-32.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 7 - Filtro de veículos seminovos A. Transações de veículos seminovos: - Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para vendas de veículos seminovos.
- Devolução de vendas: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de vendas de veículos seminovos.
- Compras: Informas os tipos de transação utilizados no Linx DMS para compras de veículos seminovos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de compras de veículos seminovos.
- Transferências: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para transferência de veículos seminovos.
B. Inventário de estoque – veículos seminovos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos seminovos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos seminovos em estoque.
ATV Novos 2. Aba “ATV Novos”: ![image2021-7-28_12-13-27.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 8 - Filtro de ATV Novos A. Categoria de veículos para ATV: Informe as categorias de veículos utilizadas para ATV Novos. Produtos de Força Aba “Produtos de Força”:
![image2021-7-28_12-14-6.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 9 - Configurações Produto de Força A. Transações de veículos: - Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
Peças - Aba “Peças”:
![image2021-7-28_12-14-56.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 10 - Configuração Peças A. Categoria/Grupo de Peças: - Separar peças por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações das peças, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Peças: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Peças.
- Outras: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outras Peças.
B. Transações para vendas de peças:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças da Oficina.
C. Para peças sem entrada NF de entrada registrada, considerar entrada como sendo: Informar o período de entrada nas peças sem Nota fiscal de entrada.
Acessórios - Aba “Acessórios”:
![image2021-7-28_12-16-43.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 2 - Configuração Acessórios A. Categoria/Grupo de Acessórios: - Separar acessórios por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações dos acessórios, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.
- Outros Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outros Acessórios.
B. Transações para vendas de acessórios:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios da Oficina.
Boutique - Aba “Boutique”:
![image2021-7-28_12-17-52.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 3 - Configuração Boutique A. Categoria/Grupo de Acessórios: - Separar acessórios por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações dos acessórios, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.
- Outros Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outros Acessórios.
B. Transações para vendas de acessórios:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios da Oficina.
Mecânica - Aba “Mecânica”:
![image2021-7-28_12-18-35.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 4 - Configuração Mecânica A. Departamentos Mecânica: Informar os códigos dos departamentos de mecânica utilizados no Linx DMS. B. Detalhamento de Horas: - CDT: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com os apontamentos do CDT.
- Ordens de Serviço: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com o tempo do cadastro do serviço executado.
C. Tipos de Serviços:
- Improdutivas: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para horas improdutivas.
- Disponíveis: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para horas disponíveis.
D. Categoria de O.S.:
- Revisão de Entrega: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para revisão de entrega.
- Revisão Periódica: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para revisão periódica.
- Acessórios: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para colocação de acessórios.
Quadro de Pessoal - Aba “Quadro Funcionários”:
![image2021-7-28_12-19-43.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 5 - Quadro de Funcionários A. Quadro de Funcionários: Informar o número de colaboradores em cada departamento da concessionária. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo. Geração dos arquivos - Após efetuar a parametrização do programa, acesse a aba “Geral” e clique no botão “Gerar Informações”.
Figura 6 - Gerando Informações - O programa irá exibir a aba “Saldo de Contas” com as contas contábeis geradas:
![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-21-0.png?version=4&modificationDate=1667589380268&api=v2) Figura 7 - Saldo das Contas gerados 2. Ao acessar as abas do processo, são apresentados valores, permitindo o mergulho dos itens, conforme o exemplo a abaixo: ![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-21-16.png?version=4&modificationDate=1667589380335&api=v2)
Figura 8 - Mergulho de Venda de veículos Exportar Arquivos - Após efetuar a conferência, retorne a aba “Geral” e exporte os arquivos:
![image2021-7-28_12-23-32.png](/plugins/servlet/confluence/placeholder/unknown-attachment?locale=pt_BR&version=2)
Figura 9 - Exportação dos arquivos 2. Será exibida a mensagem informando o caminho e nome do arquivo salvo conforme indicado no parâmetro. ![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-23-51.png?version=4&modificationDate=1667589380392&api=v2)
Figura 10 - Arquivo exportado com sucesso 3. Ao acessar o diretório escolhido para geração dos arquivos, note que os arquivos foram gerados.
![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-24-12.png?version=4&modificationDate=1667589380449&api=v2)
Figura 11 - Arquivos gerados no diretório escolhido Exportar Web Service - Para exportar os dados das contas para o portal da HONDA via Web Service é necessário clicar no botão “Exportar Web Service” e aguardar que o processamento seja concluído.
![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-24-55.png?version=4&modificationDate=1667589380506&api=v2) Figura 12 - Exportação Web Service Consulta Histórico - Para consultar o histórico de envio das informações para o portal da HONDA, clique no botão “Consultar Histórico”.
![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-25-27.png?version=4&modificationDate=1667589380557&api=v2)
Figura 13 - Botão Consultar Histórico 2. Na aba de filtro, selecione um mês e ano que deseja verificar o envio. ![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-25-41.png?version=4&modificationDate=1667589380612&api=v2)
Figura 14 - Aba Filtro de Consulta de Histórico
3. Na aba “Detalhes” será exibido o .json de envio e retorno que foi utilizado no envio dos dados do mês/ano selecionado. ![](/download/attachments/260699358/image2021-7-28_12-26-1.png?version=4&modificationDate=1667589380668&api=v2) Figura 15 - Detalhes da aba de Consulta de Histórico |