Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleEstoque: Como configurar estoque?

Esta guia é utilizada para realizar a configuração do estoque de mercadorias da farmácia, geração de curva ABC, promoções, etc.

Controle de estoque negativo

Em controle de estoque negativo é possível selecionar em quais grupos serão possíveis realizar vendas de produtos com estoque negativo através do campo aceitar estoque negativo por grupos principais.

Informações

Essa opção é utilizada principalmente para que o usuário possa optar por fazer o balanço de alguns grupos de produtos, deixando apenas marcado para vender com estoque negativo, os grupos de produtos que não realizaram o balanço, podendo optar por realizar o balanço em um momento mais apropriado.

Marque o campo pedir senha para estoque negativo para que o sistema libere a venda de produtos com saldo negativo, mediante senha de autorização.

Curva ABC

No campo percentual curva ABC informar o percentual de giro de produtos utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que o sistema já traz como padrão os percentuais de A: 50% B: 30% C: 20%, obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.

  • Estes percentuais informados aqui valem somente como sugestão para a hora da geração da curva ABC, porém, caso o usuário desejar, no momento de efetuar a geração da curva, esses valores podem ser alterados normalmente.

Quando marcado o campo zerar automaticamente as promoções vencidas? o sistema vai identificar as promoções vencidas, e zera automaticamente, sem abrir a tela solicitando ao usuário a ação a executar.

  • Somente nesta filial: selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente somente nesta filial que está configurada.

  • Em todas as filiais: selecione esta opção caso desejar que as promoções sejam zeradas automaticamente em todas as filiais ao acessar o sistema e identificar que existem promoções vencidas. Está deve ser utilizada quando existe um responsável na rede que faz o controle de preços ao consumidor, promoções, etc.

Quando marcada a opção no controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos, no momento da venda, o sistema sempre verificará se o lote que está sendo dispensado é o mais antigo daquele produto. Se não for, dá mensagem ao usuário e pede confirmação da venda do lote mais novo.

Quando configurado exige pelo menos um código de barras válido pro produto, o sistema aceitará apenas código válidos para o cadastro dos produtos.

No campo filial responsável pelo agendamento/execução do processamento automático da Curva ABC deve ser informado a filial que ficará responsável por configurar e executar o processamento automático da Curva ABC. Apenas uma filial pode ser selecionada. No caso de Redes, a filial selecionada é que ficará responsável pelo agendamento da geração da curva ABC para toda Rede.


Mensuração de custo sobre perda

No campo Mensuração de Custo na baixa por Perda deve ser selecionado qual Custo deseja ser feito a realização da baixa por perda CFOP 5927.
Atualmente possuem 4 categorias de Custo, sendo:

  • Custo Médio
  • Preço de Custo
  • Custo Contábil
  • Custo Médio Contábil.


De forma padrão vem setado o Custo Médio. Caso deseje realizar a troca da mensuração do Custo, consulte a sua contabilidade antes para saber maiores detalhes para assim realizar a alteração.


Informações

Ao realizar alteração, será exigida quando clicado em GRAVAR, a tela de Identificação de colaborador, sendo autorizado apenas o colaborador (a) que for Gerente ou Supervisor.


Caixa

Expandir
titleCaixa: Como configurar?

Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia.

A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de água, luz e telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.

  • Para informar onde se encontra a matrícula seguir essas instruções: O sistema está solicitando 3 campos, exemplo: 30:10:09 onde temos no 1º campo(30) a posição inicial do código de barras onde começa a matrícula, o 2º campo(10) é quantos dígitos a matrícula possui e o 3º campo(09) é o digito verificador da matrícula que se não informado, o sistema “não” lerá este campo, e se informado o sistema lerá junto a matrícula. Para não ler o 3º campo basta informar 00.

A opção autenticação em contas a receber é utilizadaquando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de água, luz ou telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF.

Informações

Indiferente se o cliente pertencer ao PAF-ECF ou não, se estiver devidamente configurado par impressão "fiscal" imprimirá o registro de suprimento.

Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa.

No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema.

O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções: 

  • Todos: Quando marcado selecionará todas as opções do menu e realizará a verificação tanto na abertura do caixa quanto no fechamento do mesmo.

  • Na Abertura do 1º. caixa verificar caixas abertos no dia anterior: quando marcado este campo, realizará a verificação se existem outros caixas diários abertos (para todos os usuários, terminais ou caixa geral).

  • No fechamento, verificar pendências de NFC-e do próprio Caixa: quando marcado este campo, o sistema verificará se há NFC-e com status de Timeout ou rejeitada vinculada ao caixa diário.

Parâmetros:

  • No campo conferir itens na pré-venda Configure em que situações deve ser feita a conferência dos produtos na pré-venda através das opções (nunca, sempre conferir, somente vendas tele entregas ou somente vendas que não são tele entregas).
    • Para vendas originadas por E-commerce sempre será realizada a conferencia de itens, indenpendentemente da configuração do parâmetro.
  • Marque o campo abrir gaveta de dinheiro caso a farmácia tenha impressora fiscal e gaveta automática de dinheiro, e no final da venda o sistema irá abri-la.

  • Marque o campo pedidos on-line simular venda completa caso a farmácia desejar que o caixa finalize a venda sem que haja necessidade de confirmar os dados lançados pelo vendedor, somente com a confirmação do pagamento do cliente.

  • A opção permitir recebimento com TEF somente controle é marcada por padrão a fim de que o usuário também possa efetuar baixas de títulos através do TEF Controle, caso o usuário não desejar mais receber em “TEF somente controle” deverá desmarcar essa opção. O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.

  • O parâmetro realizar recarga de celular manual no caixa deve ser marcado para controlar os valores recebidos nas vendas de recargas efetuadas manualmente.

  • Ao marcar o campo ao realizar recebimento de água/luz exigir código de barra válido: o sistema verificará se o código de barras informado condiz a fatura emitida pelas empresas Copel/Sanepar. Se sim, realizará a validação do código para que o lançamento seja permitido.

  • O campo exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário por padrão vem desmarcado e somente poderá ser ativado quando trabalhado no sistema com “senha/biometria por colaborador”, e não, por “senha de liberação”, configurado na aba Controle de Filial no campo “controle de liberação”. Este campo deve ser marcado para atender as ações de Abertura e Fechamento de Caixa no qual diz respeito a retirada de valores do caixa diário.

  • O campo ao fechar caixa diário, exigir retirada de todos os cheques do caixa diário quando marcado, o usuário deve certificar-se que durante o fechamento de caixa não haja cheques no caixa diário.

  • O valor configurado em valor padrão de abertura do caixa será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas  configurado corretamente.

    • Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.

  • Em controlar de Caixa diário deverá selecionar a forma que deseja controlar a abertura e fechamento dos caixas diários de sua farmácia:

    • Geral (somente 1 caixa): utilizado quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;

    • Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;

    • Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para selecionar ou modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo.

  • Através do campo modelo de fechamento de caixa poderá selecionar se o fechamento de caixa poderá ser controlado por mapa de caixa, confirmação de posse ou confirmação de posse por usuário. Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.

  • Marcando a opção solicitar senha ao reabrir o caixa diário, na reabertura de caixa é solicitada a senha do usuário que realizou o fechamento do mesmo. Esta opção é usada para que somente o usuário que fechou o caixa tenha acesso a reabri-lo e somente fica habilitada quando utilizado controle de caixa por terminal.

Informações

Caso o sistema esteja configurado para utilizar senhas de liberação, ao marcar o campo exigir autorização na retirada de valores do caixa diário, será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do caixa diário' marcada é preciso trabalhar com 'controle de liberação' diferente de 'utilizar controle de liberação'".

  • Com a opção mover resultado (DINHEIRO) da auditoria para o próximo caixa marcada, ao abrir um novo caixa para o usuário/terminal, o sistema traz automaticamente o valor final em dinheiro da auditoria de caixa como valor de abertura para o novo caixa.
  • O parâmetro utilizar auditoria de caixa por Consolidação Diária/Rede estará disponível quando a loja possuir o produto 105-Auditoria de Caixa Financeiro e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser "marcado" quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa Auditoria de Caixa, apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.

  • No processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar o parâmetro exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: , esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.

  • Quando o campo no fechamento de caixa exigir devolução de valor de abertura de caixa estiver configurado ao realizar o fechamento de caixa sera exibida uma mensagem informando o valor para que seja feita a devolução.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse somente de cartão somente controle caso a farmácia utilize cartões de controle de pré-venda, que é entregue ao cliente para apresentação no caixa da farmácia.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse para venda convênios para que o o sistema exija a confirmação de posse para e venda que o cliente possuir convenio.

  • Informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.

...

Expandir
titleCotação: Oque é?

Esta guia é utilizada para configurar a cotação para as farmácias que utilizam recebimentos em outras moedas, permitindo informar o câmbio do dia para moedas de diferentes nacionalidades. Configurando os valores, o sistema informa ao vendedor os preços dos produtos nas moedas que possuem câmbio definido. Esses valores devem ser atualizados diária e manualmente.

Transferência

Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o Linx Softpharma.

  • Marcar o campo transferência em 2 vias caso a farmácia desejar emitir notas de transferências em 2 vias.
  • Transferência a preço de custo? a transferência é efetuada a custo médio por padrão, mas se o usuário desejar emitir pelo preço de custo, basta marcar este campo
    Expandir
    titleTransferência: Como configurar?
    titleTransferência: Como configurar?

    Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o Linx Softpharma.

    • Marcar o campo transferência em 2 vias caso a farmácia desejar emitir notas de transferências em 2 vias.
    • Mensuração de Custo na Transferência: Atualmente possuem 4 categorias de Custo, sendo: Custo Médio, Preço de Custo, Custo Contábil e Custo Médio Contábil. Caso deseje realizar a troca da mensuração do Custo, consulte a sua contabilidade antes para saber maiores detalhes para assim realizar a alteração.

    Informações

    Ao realizar alteração, será exigida quando clicado em GRAVAR, a tela de Identificação de colaborador, sendo autorizado apenas o colaborador (a) que for Gerente ou Supervisor.

    • Lançar transferência automática?: marcar este campo em empresas que possuem mais de uma filial e a mesma está utilizando replicação de dados. Com este campo marcado o sistema fará a transferência das mercadorias e emitirá a nota de compra automaticamente na filial de destino da mercadoria.
      • Utilizar pré-entrada em transferência automática? selecionando este campo o sistema lançará todas as entradas por transferência no programa Importar e faturar NF-e em (Compras) para que seja confirmada a entrega dos produtos e finalizada a entrada no estoque.

    • Reservar demanda da filial depósito na transferência por romaneio: ao marcar esta opção o sistema permite à filial depósito reservar a sua demanda no processo de transferência por romaneio, de forma que a quantidade definida não seja transferida para as outras filiais.
    • Solicitar senha do colaborador na transferência: esse campo estará habilitado quando no campo Controle de Liberações (Parâmetros > Parâmetros > Aba Controle Filial) estiver marcado uma das opções “senha do colaborador” ou “biometria” do colaborador.
    • Exigir conferência no envio de produtos via solicitação de transferência: essa configuração é utilizada paras as farmácias que desejam trabalhar com conferência de produtos na saída da transferência.

    ...