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Painel
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titleASSUNTO

Projeto D-IN AGCO.



PRODUTO

Apollo

MENU

Incluso no Manual

DATA

27072021 

AUTOR

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre.



Aviso
titleAtenção:

ATUALIZAÇÃO DE MENUS: PROJETO D-IN AGCO



Painel
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titleFINALIDADE

Implementação do projeto D-IN AGCO.



Painel
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titleABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias da montadora AGCO.



Painel
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titleAPLICAÇÃO

Este processo consiste na geração do DEF (Demonstrativo Econômico Financeiro) considerando o envio de informações contábeis e gerenciais e sua transmissão a montadora.

Através do processo de parametrização das fórmulas do Mapa da fábrica que vão conter todo o detalhamento do plano contábil, poderá ser exportado de forma automática um arquivo mensal contendo todo o saldo das contas para a montadora.
O processo contempla também, opções de consulta e alteração antes do envio, passos que serão detalhados abaixo.

Configuração

Valores necessários para o funcionamento do processo de transmissão.
Fábrica.
Acessar o módulo Fabrica.exe.
Menu:
Fábrica > AGCO > Parâmetros > aba D-In

Deve ser informada a URL para transmissão no campo URL de envio da aba D-In:

Figura 1: Tela de parâmetros AGCO.


  1. Url de Envio: Informar endereço URL a ser utilizado para a comunicação com a montadora https://app.agcoonline.com.br/dfs/save (Endereço inicialmente fornecido pela AGCO, poderá ser alterado)

    Dica: ¹ Este parâmetro deve ser preenchido em todas as filias.


Linx DMS

No Linx DMS, dentro do processo de montagem do DEF, é possível criar um vínculo entre o Plano de Contas da Concessionária e as Contas do Mapa da Montadora para e geração do arquivo do D-IN. A utilização deste recurso permite agilidade para a concessionária, de modo que mensalmente o sistema fará a busca dos valores contábeis e a atualizará nas respectivas contas do DEF. O mapeamento deverá ser realizado uma única vez.
Será necessário atualizá-lo somente se o Plano de Contas da Concessionária ou as contas do DEF sofrerem alguma modificação.
Observação: Informações sobre os dados do Mapa da Montadora devem ser verificadas com a própria montadora.

Dica: Certifique-se que a Marca MASS (Massey), FEND (Fendt) ou VALT (VALTRA) está devidamente selecionada no cadastro de Empresa e Revendas.


Inicialmente é necessário incluir as fórmulas.
Menu
: Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Fórmula

Cadastro de Fórmulas

    • Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:


Figura 2: Cadastro das Fórmulas

  • Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:

Figura 3: Manutenção das Fórmulas


Esta tela contém todos os campos necessários para o correto cadastramento da fórmula.

  • Inserindo uma Fórmula
    Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para a Fórmula, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar a nova Fórmula para que seja possível incluir os Detalhes para a nova Fórmula.

Note na figura a seguir que a barra de navegação dos Detalhes da Fórmula foi
habilitada após a inclusão da nova Fórmula:

Figura 4: Manutenção das Fórmulas


  • Inserindo os Detalhes de uma Fórmula.
    Após criar a Fórmula, deve ser inserido os Detalhes para ela, o usuário tem acesso a diversos filtros conforme a opção Detalhes existente na figura acima. Os Filtros Conta e Tipo Item permitem a seleção de apenas um registro, enquanto os filtros RevendaCentro de CustoCategoriaFonteSeção e Modalidade permitem múltiplos registros para a composição dos Detalhes da Fórmula. Abaixo um exemplo de tela utilizando a seleção pelo filtro Conta:

Para inserir os detalhes na fórmula, usar o botão "+" no detalhe do lado direito da tela.

Figura 5: Manutenção das Fórmulas


  • O usuário poderá clicar no título de cada coluna para que as Contas sejam ordenadas de acordo com o campo desejado. Após selecionar a Conta desejada, basta clicar no botão OK. O programa mostrará a conta selecionada de acordo com a figura a seguir:


Figura 6: Manutenção das Fórmulas


  • Antes de salvar a Conta selecionada, o usuário deverá indicar a Operação para o Detalhe da Fórmula, conforme indicado na imagem abaixo. As opções existentes são: Adição (mais), Subtração (menos), Multiplicação (estrela) e Divisão (seleção).


Sempre que o Operador (mais) é selecionado, os lançamentos são somados. A operação de Subtração (menos) irá inverter o sinal do lançamento. Os operadores de Multiplicação (estrela) e Divisão (seleção) fazem as devidas operações de multiplicação e divisão respectivamente.

Figura 7: Manutenção das Fórmulas


  • Dentro da mesma Fórmula, o usuário poderá incluir várias Linhas de Detalhes com Operações distintas.

Figura 8: Manutenção das Fórmulas


  • Consultando o Saldo da Composição da Linha Fórmula
    O usuário poderá consultar o saldo da fórmula para conferência de valores de saldo utilizando o botão Image Modified após indicar o período que deseja obter. O resultado é apresentado nos campos conforme tela abaixo.


Figura 9: Manutenção das Fórmulas


Após a inclusão dos detalhes de todas as fórmulas, o usuário já poderá realizar o cadastro do relatório.
O Relatório deve ser montado com todas as contas do Mapa da Montadora que deseja enviar, e através dele é que será gerado os valores para envio via arquivo.

Dica: ¹A Value fornece a planilha “DEPARA”, Plano da revenda x Plano da fábrica. Ficará mais fácil utilizar o próprio código da conta fábrica no código da fórmula, facilitando a montagem do relatório.
Image ModifiedImage Modified

² Somente nas contas de resultado são necessárias informar na Fórmula o departamento que estão relacionados a elas.

No caso de um grupo de contas pertencer a vários departamentos diferentes, será necessário criar uma Fórmula para cada departamento. Exemplo: Para a conta 7112- na descrição foi indicado qual o departamento pertence e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo” .

Image Modified

Para a mesma conta que pertence ao departamento de Veículos novos, foi criado a fórmula 71121- e na descrição foi indicado agora o departamento Veículos Novos e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo”.


Image Modified


Desta forma, cada fórmula será referenciada no Relatório a ser montador no próximo passo, e nele poderá ser indicado o “Codigo do departamento” referente a cada centro de custos.


³ Não é indicado informar na montagem da Fórmula o preenchimento do campo “Revenda”.

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As Revendas para o qual serão gerados os valores, deverão ser indicadas no módulo “Gerencial” no campo “Revenda para Gravação do Mapa da Fabrica” e não na fórmula.


Menu


: Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Relatório

  • Cadastro de Relatórios
    Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:


Figura 10: Criação do Relatório

  • Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:

Figura 11: Criação do Relatório

  • Inserindo um Relatório
    Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para o Relatório, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar o novo Relatório para que seja possível incluir todas as Linhas que vão compor esse relatório.


Note na figura a seguir que a barra de navegação das Linhas do Relatório foi habilitada após a inclusão do novo Relatório:

Figura 12: Criação do Relatório


  • Inserindo as Linhas de um Relatório

Para inserir as linhas, utilizar o botão "+" conforme tela abaixo.

Figura 13: Criação do Relatório


  • Ao inserir Linhas para um Relatório, o usuário terá acesso as opções conforme a seguir:
    Posição da Linha: Indica a posição da linha dentro do relatório. Este número é incrementado automaticamente pelo Linx DMS;
    Fórmula: Selecionar uma fórmula previamente cadastrada para vínculo à Linha. Uma mesma fórmula pode ser reutilizada em outras linhas do mesmo relatório;
    Negrito: Opção para destacar as informações no relatório. Opção indicada para campos totalizadores;
    Conta Mapa Montadora: Conforme destacado na imagem a seguir, este campo indica para qual Conta da Montadora será gravado o valor de Saldo da Linha. Deverão ser utilizados os códigos do Mapa da Montadora, disponibilizados pela própria montadora.


Exemplo abaixo: no Relatório 9005-Relatório AGCO, têm duas linhas, a linha 1 com a fórmula 8001 e a linha 2 com a Fórmula 9104, esta fórmula foi alocada na conta "1122" do mapa da Fábrica, e será transportado o Saldo acumulado. O departamento do centro de custo foi alocado o 1101.

  • Saldo a Transportar: Indica se o Saldo a Transportar para a Conta Mapa Montadora é o Mensal ou o Acumulado do Ano.


    Figura 14: Criação do Relatório


  • Após salvar o Mapeamento Contábil, ele ficará disponível para as demais etapas do processo

No sistema Fábrica, acesse a manutenção para gerar os dados das contas para que sejam, posteriormente, processadas, gerando os dados contábeis.
Menu
:Fabrica > AGCO > D-In > Manutenção

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado deve-se clicar em Consultar para dar início ao procedimento.

    Figura 15: Manutenção do D-in


  • Ao informar um período que ainda não foi gerado pelo Gerencial, será exibida a tela conforme abaixo, realizando a carga inicial dos valores.

Figura 16: Manutenção do D-In


Nota: Caso o procedimento não seja executado, não será possível processar os dados na tela de Consulta Gerencial, do sistema Gerencial, retornando a mensagem abaixo:


No sistema Gerencial, tela responsável por gerar os dados contábeis no sistema para utilização, e alimentar os dados do Fábrica.exe para conferência e envio a montadora.

Menu
: Consultas > Consulta Gerencial


Telas de Consulta Gerencial

Nessa tela, preencha a Data de Referência e clique na aba Contábil (58), logo após, na sub-aba Relatório Montado e, então, em Relatório, selecione neste campo "RELATÓRIO" montado na etapa anterior. Marque a opção Gera Informações Mapa Fábrica e preencha os parâmetros conforme abaixo:

Figura 17: Consulta Gerencial


Indicar em qual Revenda será gravado o Mapa da Fábrica ao indicar em qual revenda isso deve ocorrer, será nela que poderá ser visualizado os valores gerados para conferência na próxima etapa.
Nota: Opcionalmente ¹ Opcionalmente, pode-se clicar em Não considerar Lançamento de Encerramento, então, em caixa a abrir ao lado, selecione Histórico Padrão de Encerramento para realizar filtro, excluindo dos cálculos, Lançamentos de Encerramento.

² AGCO tem como regra considerar encerramento anual dos saldos contábeis na validação do D-IN, portanto para clientes que efetuam encerramento trimestral, ao gerar o mapa da fábrica através do relatório gerencial, assinalar para desconsiderar o encerramento contábil, informando o código gerado nos lançamentos para esse processo.


Após preencher os parâmetros, clique em Procurar. Nesse momento, os lançamentos serão exibidos na tela.

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Figura 18: Consulta Gerencial

Dica:
¹ Apenas para efeito de conferência, gerar o relatório gerencial de forma consolidada. Esta ação é importante para se verificar se o resultado final está zerado. Esse filtro é efetuado pela AGCO e será apresentado erro no envio, em caso divergente (Como ativo é positivo, passivo e resultado são negativos, o total deve ser zero).

² Para envio dos arquivos, o relatório gerencial (balancete) deve ser gerado de forma individual (sem consolidação), para matriz e cada filial, tendo assinalado o atributo “Gerar Informações Mapa da Fábrica”.


Antes do envio, todas as filiais devem ter seus relatórios individuais gerados.


³ Para geração dos dados das filias, indicar no campo “Revenda para gravação do Mapa da Fabrica” em qual filial deverá ser gravado os dados, e na aba “Filtro de Divisões” no campo “Revenda”, indicar a mesma filial. Desta forma serão considerados somente os valores referidos da filial informada. Essa opção deve ser utilizada somente para geração dos dados das Filias. Para a empresa matriz que é a consolidada, não deve ser informado nada no Filtro de Divisões


Manutenção

De volta ao sistema Fábrica, para acessar os valores para conferência e posterior envio a montadora, acessar:

Menu
: Fábrica > AGCO > D-In > Manutenção

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, conforme mesmo período indicado no "Gerencial", deve-se clicar em Consultar para dar início ao procedimento.

    Figura 19: Manutenção do D-in

Informando o período gerado pelo Gerencial, as informações serão dispostas para manutenção;

Figura 20: Seleção de departamento


Figura 21: Seleção da conta nas abas de departamento

Transmissão

Através desta opção, os dados gerados e conferidos nas etapas anteriores, serão enviados à montadora.

Menu
: Fábrica > AGCO > D-In > Exporta Arquivo

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, selecionar quais Revendas devem ser consideradas, e definir a revenda Matriz que será considerada no envio e clicar em Executar para dar início ao procedimento.

Figura 22-1: Transmissão do arquivo


  • Ao término do envio, a aba Log Execução será exibida, automaticamente, com as informações pertinentes à transmissão realizada.

Dica: Ao exportar as informações D-In no modulo Fábrica, selecionar todas as revendas.

Figura 22: Transmissão do arquivo

Relatórios

Através desta opção, poderá ser realizada a impressão dos dados gerados conforme período selecionado, tendo como base os valores considerados na geração realizada pelo Gerencial.
Menu
: Fábrica > AGCO > D-In > Relatório

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado e Consultar, da mesma forma como a tela anterior, os dados estarão disponíveis para geração do relatório.

Figura 23.1: Relatório


Figura 23.2: Seleção de conta nas abas de departamento


  • Os relatórios gerados poderão ser salvos.


Figura 24: Relatório


Dica: É necessário conferir os valores com o gerencial, pois podem ocorrer erros na digitação do depara.

CONTEÚDO DO PACOTE


Nome do arquivoComentário
1Apollo.exe e ApolloClient.exeExecutável do Linx DMS
2Fabrica.exe e FabricaClient.exeExecutável do programa de comunicação com a Fábrica.
3Gerencial.exeExecutável do programa Gerencial
4Geração do D-In – Massey - AGCO.pdfEste documento.




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titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.