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3.3 Configurar Unidades de Medidas |
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A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração nãocumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Para mais informações acessar o site da receita através do link:
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Para utilizar o módulo EFD Contribuições será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.
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Para o funcionamento do módulo EFD Contribuições será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.
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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:
- Fiscal > Permite gerar SPED PIS/Cofins com críticas;
Conforme exemplo a seguir:
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Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro da empresa. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastro Geral.
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Será necessário informar unidades de medidas para os produtos, o Linx Postos AutoSystem® possui algumas unidades de medidas já configuradas, caso seja necessário o cadastro de mais unidades, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Unidades de Medida. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes ao cadastro de unidades de medida acessar o Manual Cadastro de Tabelas.
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Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastros Gerais.
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O módulo SPED Contribuições permitirá gerar o arquivo EFD Contribuições e permitirá a unificação de dois arquivos.
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Para emitir o SPED Contribuições acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Período: informar o período;
Diretório: informar o diretório onde o arquivo será alocado.
A guia Exportar permitirá selecionar as opções:
- Arquivo retificador: permitirá gerar o arquivo retificador;
- Exportar notas sem direito a crédito: permitirá exportar as notas fiscais sem direito a crédito;
- Notas de entrada: permitirá exportar as notas de entrada;
- Considerar despesas acessórias: permitirá exportar as despesas acessórias.
A guia Relação de empresas exibirá as empresas disponíveis para geração do arquivo.
Esta tela possui os botões:
- Exportar: permitirá gerar o arquivo;
- Incluir registros: permitirá incluir outros registros ao arquivo;
- Fechar: permitirá fechar a tela;
Ao clicar no botão Incluir registros a tela a seguir será exibida:
As abas desta tela possuem os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar informações;
- Editar: permitirá editar a informação selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a informação selecionada.
Na aba F100 informar os demais documentos e operações geradoras de contribuição e crédito. Para isso clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- Indicador oper.: selecionar o indicador da operação;
- Participante: informar o participante da operação;
- Conta: informar a conta;
- Conta analítica: informar a conta analítica;
- Produto: informar o produto;
- CST Pis: informar o CST Pis;
- CST Cofins: informar o CST Cofins;
- Base crédito: informar a base de crédito;
- Valor oper.: informar o valor da operação;
- Data da operação: informar a data da operação;
- Alíquota PIS: informar o valor da alíquota PIS;
- Alíquota Cofins: informar o valor da alíquota Cofins.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Na aba M205/M605 serão informados os PIS/PASEP e COFINS a recolher. Conforme imagem a seguir:
Para adicionar informações aos campos, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela será a mesma para os dois registros. Possui os campos:
- Código da receita: selecionar o código da receita;
- Valor equivalente %: informar o valor equivalente em porcentagem;
- Mês de referência: informar o mês de referência.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Na aba 1100/1500 será possível adicionar informações referentes ao controle de créditos fiscais PIS/COFINS. Conforme imagem a seguir:
Para inserir informações, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
A guia Parâmetros possui os campos:
- CNPJ Cedente: informar o CNPJ cedente;
- Período Apuração: informar o período de apuração;
- Origem Crédito: selecionar a origem do crédito; Código Crédito: informar o código do crédito.
A aba Valores Créditos – PIS possui os campos:
- Apurado (06): informar o valor apurado;
- Desconto (09): informar o valor do desconto;
- Ressarcimento (10): informar o valor do ressarcimento;
- Compensação (11): informar o valor da compensação;
- Desconto EFD (13): informar o valor do desconto da EFD;
- Ressarcimento EFD (14): informar o valor do ressarcimento da EFD;
- Compensação EFD (15): informar o valor da compensação da EFD;
- Transferido (16): informar o valor transferido;
- Outras Formas (17): informar outros valores.
A aba Valores Créditos – COFINS possui os mesmo campos da aba Valores Créditos – PIS.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Na tela Integração EFD Contribuições, clicar no botão Confirmar para registrar as informações adicionadas.
Para gerar o arquivo, clicar no botão Exportar, o mesmo será alocado no diretório informado conforme imagem a seguir:
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Para realizar a unificação de dois EFD PIS Cofins será necessário acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD
Contribuições – Unificação. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Arquivo A: selecionar o diretório onde está alocado o arquivo. Será considerado apenas as informações deste arquivo quando ocorrer duplicidade da ocorrência de chave.
- Arquivo B: selecionar o diretório onde está alocado o arquivo.
Após informar os diretórios, clicar no botão Confirmar para gerar o arquivo unificado.
ÂncoraRegistro0500 Registro0500
4.3 Registro 0500
Registro0500 | |
Registro0500 |
A pessoa jurídica que apura Contribuição para PIS/PASEP e COFINS no regime não cumulativo (apuração do imposto sobre a renda com base no lucro real), e pessoas jurídicas no regime cumulativo que apuram as contribuições pelo regime de competência, deverão obrigatoriamente identificar no será obrigatório identificar no “Registro 0500” da EFD-Contribuições as contas contábeis utilizadas em suaescrituração contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.
A seguir veremos como identificar as contas contábeis no registro 0500.
Acessar no módulo Gerencial, o menu Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições > Configurações.
Nesta tela é possível realizar as configurações referentes ao registro 0500, para mais de uma empresa ao mesmo tempo, em caso de multiempresas.
Clicar no botão de adição, e na tela seguinte adicionar a(s) empresa(s) desejada(s).
Na guia Plano de Contas clicar novamente no botão de adição.
Informar a conta utilizada para o SPED e a conta utilizada para o RFB.
No tipo da conta, selecionar Sintética quando as contas informadas se tratarem de um grupo de contas, ou Analítica quando for a própria conta.
Por último informar o nível que as contas pertencem e Confirmar.
Aviso | ||
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Vale lembrar que essas informações devem ser repassadas pelo contador responsável pelo estabelecimento. |
Após informar as contas SPED e RFB no plano de contas, faremos o vínculo das contas aos CFOP’s, por meio da guia CFOP.
Clicar no botão de adição e selecionar o CFOP desejado.
Na guia plano de contas, tomamos como exemplo conta de Vendas. Neste caso, deve ser feita a seleção de CFOP de vendas utilizado pelo estabelecimento.
Clicar no CFOP selecionado, até que fique destacado em azul e pressionar o botão direito sobre a descrição. Será apresentada uma lista das contas configuradas, na guia Plano de Contas, para que seja selecionada a conta correspondente.
Em seguida clicar em Confirmar.
Esta configuração também pode ser feita para produtos, quando há uma conta específica para o Combustível Etanol, por exemplo, ou grupo de produtos, quando a conta é específica para um determinado grupo de produtos.
O procedimento é o mesmo, porém neste caso deve ser identificado se a conta inserida será considerada na operação de Entrada da mercadoria, informando E, ou Saída da mercadoria, informando S.
Em seguida clicar em Confirmar.
Para concluir clicar em Salvar.
Ao validar o EFD Contribuições, o registro 0500 será apresentado conforme as informações que preenchemos na guia Plano de Contas, no exemplo demonstrado inicialmente:
Nota | ||
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Para conferir o #DicaLinx sobre esse assunto, acesse https://share.linx.com.br/x/NkVcAQ. |