Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titlePermissão de Grupo de Usuários

Para que a opção de Integração Bancária seja habilitada, o usuário terá que liberar a permissão no grupo de usuários, para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários na aba "Módulos" e selecione a categoria "Configurações", localize a opção "Pagamentos de Títulos de Cobrança e Tributos" troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e  clique em outra linha para salvar a alteração realizada.


Figura 01- Grupo Usuários


Após a liberação da permissão, vá até o menu Utilitários > Verificar serviços liberados do Linx Big para que seja validado a configuração e liberado o menu.

Essa verificação deve ser feita na loja para depois ser repassada para o escritório.

Configurações do Produto

Expandir
titleClique aqui para expandir

Para ter acesso a esse funcionalidade vá no menu Configurações > Integração Bancária > Pagamento de Título de Cobrança e Tributo.

Inicialmente deverá ser configurado o produto e o convênio, através da tela abaixo será possível realizar essas configurações.


Figura 02 - Pagamento de Títulos de Cobrança e Tributo


Clique no botão .

Abrirá a tela "Configurações do produto" e nessa tela deverão ser preenchidos as opções como segue abaixo:

Identificação

Figura 03 - Configurações do Produto - Identificação


Insira a Descrição e o Banco, para que o sistema possa salvar as informações.

Informações

Nesta etapa o usuário pode colocar a descrição como preferir, esta informação não irá para o banco, será apenas para ajudar a identificar cada produto, já o banco deverá ser selecionado pelo nome ou clicando no botão .


Aviso

A partir dessa etapa todas as informações serão fornecidas pelo banco, através de um manual para o preenchimento dos mesmos.

Remessa

Figura 04 - Configurações de Produto - Remessa


Clicando no botão o usuário poderá definir o nome do arquivo.

Normalmente a instituição financeira definirá essa nomenclatura em um manual que será disponibilizado na contratação do serviço, basta seguir as orientações desse manual para definir essa nomenclatura.


Figura 05 - Configurações de Produto - Remessa - Nomenclatura


  • Padrões disponíveis para definição com opção de dados;
  • Padrões de composição da nomenclatura já selecionados;
  • Utilizada para selecionar o padrão;
  • Utilizada para desfazer a seleção do padrão;
  • Desloca o padrão para cima;
  • Desloca para baixo, conforme necessidade de ordenação;
  • Utilizado para voltar ao padrão original do sistema. Essa opção poderá ser utilizada quando a instituição financeira (banco) não exigir um padrão de nomenclatura, deixando a cargo da escolha do cliente;


Para selecionar os padrões desejados basta clicar no padrão e utilizar as setas que necessitar para deixar a nomenclatura como preferir.

Na tela será visualizado um exemplo de como a nomenclatura será definida no arquivo de envio.

Assim que definido corretamente o nome do arquivo clique em ou utilize a tecla de atalho F3 e será retornado para a Figura 04 acima.

O botão é utilizado para definir o número da sequência do arquivo a ser gerado

Por exemplo:

caso o usuário já tenha arquivos enviados do banco, já tenha uma sequência e não utilizava esse serviço em outro sistema e vai continuar agora com o Linx Big Farma;

se for utilizado arquivo para teste, ou o sistema estiver com a contagem incorreta, basta clicar no botão e inserir o número da sequência.


Para salvar a alteração, basta clicar no botão e o sistema gerará o número sequencial.


Figura 06 - Número Sequencial do Arquivo

Aviso

Lembrando que o recurso "Número Sequencial do Arquivo" só deverá ser utilizado caso seja realmente necessário.

Pastas de Gravação

Figura 07 - Configurações do Produto - Pastas de Gravação


Defina o local onde o sistema deverá salvar o arquivo de remessa para enviar para o banco bem como para receber o arquivo de retorno, clicando no botão .

Abrirá para procurar a pasta.


Figura 08 - Procurar Pasta


Selecione a pasta desejada e clique em .

Retornará para a Figura 07 acima.

Repita o mesmo processo para os arquivos de retorno.

Header do Arquivo

Figura 09 - Configurações do Produto - Header do Arquivo


Defina o nome do banco, o número da versão do registro e a densidade de gravação, lembre-se que todas essas informações estarão no manual que o banco disponibilizará.

Nota

O campo "Texto de Observações para uso da Farmácia" não é de preenchimento obrigatório, caso o banco necessite que essa informação seja preenchida, o mesmo informará.

Pagamento de Títulos de Cobrança

Nesta etapa é preciso colocar o número da versão do registro "Header do Lote" que será encontrado no manual enviado pelo banco, também deverá diferenciar os tipos de serviço e forma de lançamento do banco contratante dos outros bancos, basta verificar as informações no manual e inseri-las nos campos indicados.


Figura 10 - Configurações do Produto - Pagamento de Títulos de Cobrança

Nota

Os campos "Tipo de Serviço" e "Forma de Lançamento" podem ser preenchidos conforme solicitado pelo banco, ou seja, o sistema aceitará que seja digitado qualquer numeração nesses campos.

Pagamento de Impostos e Tributos

O mesmo ocorrerá ao clicar em "Pagamento de Impostos e Tributos".


Figura 11 - Configurações do Produto - Pagamento de Impostos e Tributos

Ao inserir todas as informações corretamente, clique em ou utilize a tecla de atalho F3.

Controle Financeiro

Defina como será realizado o lançamento do pagamento dos titulos no controle financeiro, que poderá ser por lançamento individual, ou seja, título a título, ou então consolidado, uma baixa em lote por data de pagamento.


Figura 12 - Controle Financeiro


Se o parâmetro estiver definido como Gerar apenas um lançamento consolidado por data de pagamento, o sistema totalizará o valor pago pelo banco para cada título por data de pagamento e gerar um único lançamento consolidado no Controle financeiro.

Por Exemplo:

VENCIMENTO       VALOR   PAGAMENTO

05/10/2021      150,00   05/10/2021

06/10/2021      100,00   05/10/2021

06/10/2021       50,00   06/10/2021

07/10/2021       25,00   06/10/2021

 


Ao processar um arquivo de retorno do banco contendo a baixa dos títulos acima, o Linx Big Farma vai gerar dois lançamentos no Controle financeiro.

Por Exemplo:


PAGAMENTO    VALOR DA BAIXA

05/10/2021           250,00 ( 150,00 + 100,00 )

06/10/2021            75,00 (  50,00 +  25,00 )

 


Aviso

A geração de registros no Controle financeiro só acontece se o Financeiro estiver habilitado, sendo assim essa alteração não terá nenhum efeito na rotina de Processar retorno se o Financeiro da farmácia não estiver habilitado.



...