- Criado por Fernando Simoes, última alteração em set 27, 2022
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Essa integração tem como objetivo montar o arquivo de remessa de pagamentos de títulos e cobranças de tributos para instituição bancária por meio do sistema.
O envio desse arquivo será realizado pelo cliente para a instituição financeira e posteriormente com o retorno da instituição o cliente deverá recepcionar esse retorno e realizar a baixa no sistema, para isso a tela de contas a pagar foi toda remodelada para atender a essa nova funcionalidade.
Com o serviço CNAB 240 contratado junto a instituição financeira e o serviço contratado na Linx, em seguida é necessário realizar as configurações no Linx Big Farma, abaixo o passo-a-passo para realização dessa tarefa.
Configurações no Linx Big Farma
Para que a opção de Integração Bancária seja habilitada, o usuário terá que liberar a permissão no grupo de usuários, para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários na aba "Módulos" e selecione a categoria "Configurações", localize a opção "Pagamentos de Títulos de Cobrança e Tributos" troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e clique em outra linha para salvar a alteração realizada.
Figura 01- Grupo Usuários
Após a liberação da permissão, vá até o menu Utilitários > Verificar serviços liberados do Linx Big para que seja validado a configuração e liberado o menu.
Essa verificação deve ser feita na loja para depois ser repassada para o escritório.
Configurações do Produto
Para ter acesso a esse funcionalidade vá no menu Configurações > Integração Bancária > Pagamento de Título de Cobrança e Tributo.
Inicialmente deverá ser configurado o produto e o convênio, através da tela abaixo será possível realizar essas configurações.
Figura 02 - Pagamento de Títulos de Cobrança e Tributo
Clique no botão .
Abrirá a tela "Configurações do produto" e nessa tela deverão ser preenchidos as opções como segue abaixo:
Identificação
Figura 03 - Configurações do Produto - Identificação
Insira a Descrição e o Banco, para que o sistema possa salvar as informações.
Nesta etapa o usuário pode colocar a descrição como preferir, esta informação não irá para o banco, será apenas para ajudar a identificar cada produto, já o banco deverá ser selecionado pelo nome ou clicando no botão .
A partir dessa etapa todas as informações serão fornecidas pelo banco, através de um manual para o preenchimento dos mesmos.
Remessa
Figura 04 - Configurações de Produto - Remessa
Clicando no botão o usuário poderá definir o nome do arquivo.
Normalmente a instituição financeira definirá essa nomenclatura em um manual que será disponibilizado na contratação do serviço, basta seguir as orientações desse manual para definir essa nomenclatura.
Figura 05 - Configurações de Produto - Remessa - Nomenclatura
- Padrões disponíveis para definição com opção de dados;
- Padrões de composição da nomenclatura já selecionados;
- Utilizada para selecionar o padrão;
- Utilizada para desfazer a seleção do padrão;
- Desloca o padrão para cima;
- Desloca para baixo, conforme necessidade de ordenação;
- Utilizado para voltar ao padrão original do sistema. Essa opção poderá ser utilizada quando a instituição financeira (banco) não exigir um padrão de nomenclatura, deixando a cargo da escolha do cliente;
Para selecionar os padrões desejados basta clicar no padrão e utilizar as setas que necessitar para deixar a nomenclatura como preferir.
Na tela será visualizado um exemplo de como a nomenclatura será definida no arquivo de envio.
Assim que definido corretamente o nome do arquivo clique em ou utilize a tecla de atalho F3 e será retornado para a Figura 04 acima.
O botão é utilizado para definir o número da sequência do arquivo a ser gerado
Por exemplo:
1° caso o usuário já tenha arquivos enviados do banco, já tenha uma sequência e não utilizava esse serviço em outro sistema e vai continuar agora com o Linx Big Farma;
2° se for utilizado arquivo para teste, ou o sistema estiver com a contagem incorreta, basta clicar no botão e inserir o número da sequência.
Para salvar a alteração, basta clicar no botão e o sistema gerará o número sequencial.
Figura 06 - Número Sequencial do Arquivo
Lembrando que o recurso "Número Sequencial do Arquivo" só deverá ser utilizado caso seja realmente necessário.
Pastas de Gravação
Figura 07 - Configurações do Produto - Pastas de Gravação
Defina o local onde o sistema deverá salvar o arquivo de remessa para enviar para o banco bem como para receber o arquivo de retorno, clicando no botão .
Abrirá para procurar a pasta.
Figura 08 - Procurar Pasta
Selecione a pasta desejada e clique em .
Retornará para a Figura 07 acima.
Repita o mesmo processo para os arquivos de retorno.
Header do Arquivo
Figura 09 - Configurações do Produto - Header do Arquivo
Defina o nome do banco, o número da versão do registro e a densidade de gravação, lembre-se que todas essas informações estarão no manual que o banco disponibilizará.
O campo "Texto de Observações para uso da Farmácia" não é de preenchimento obrigatório, caso o banco necessite que essa informação seja preenchida, o mesmo informará.
Pagamento de Títulos de Cobrança
Nesta etapa é preciso colocar o número da versão do registro "Header do Lote" que será encontrado no manual enviado pelo banco, também deverá diferenciar os tipos de serviço e forma de lançamento do banco contratante dos outros bancos, basta verificar as informações no manual e inseri-las nos campos indicados.
Figura 10 - Configurações do Produto - Pagamento de Títulos de Cobrança
Os campos "Tipo de Serviço" e "Forma de Lançamento" podem ser preenchidos conforme solicitado pelo banco, ou seja, o sistema aceitará que seja digitado qualquer numeração nesses campos.
Pagamento de Impostos e Tributos
O mesmo ocorrerá ao clicar em "Pagamento de Impostos e Tributos".
Figura 11 - Configurações do Produto - Pagamento de Impostos e Tributos
Ao inserir todas as informações corretamente, clique em ou utilize a tecla de atalho F3.
Controle Financeiro
Defina como será realizado o lançamento do pagamento dos titulos no controle financeiro, que poderá ser por lançamento individual, ou seja, título a título, ou então consolidado, uma baixa em lote por data de pagamento.
Figura 12 - Controle Financeiro
Se o parâmetro estiver definido como Gerar apenas um lançamento consolidado por data de pagamento, o sistema totalizará o valor pago pelo banco para cada título por data de pagamento e gerar um único lançamento consolidado no Controle financeiro.
Por Exemplo:
VENCIMENTO VALOR PAGAMENTO
05/10/2021 150,00 05/10/2021
06/10/2021 100,00 05/10/2021
06/10/2021 50,00 06/10/2021
07/10/2021 25,00 06/10/2021
Ao processar um arquivo de retorno do banco contendo a baixa dos títulos acima, o Linx Big Farma vai gerar dois lançamentos no Controle financeiro.
Por Exemplo:
PAGAMENTO VALOR DA BAIXA
05/10/2021 250,00 ( 150,00 + 100,00 )
06/10/2021 75,00 ( 50,00 + 25,00 )
A geração de registros no Controle financeiro só acontece se o Financeiro estiver habilitado, sendo assim essa alteração não terá nenhum efeito na rotina de Processar retorno se o Financeiro da farmácia não estiver habilitado.
Configuração dos Convênios
Figura 13 - Configurações do Produto - Convênios
Para inserir um convênio clique em e insira a Filial desejada, a conta corrente e os dados do convênio.
Vale ressaltar que é possível cadastrar mais de uma conta, basta inserí-las através do botão .
Lembrando que os dados do Convênio não são obrigatórios, caso o banco tenha convênio os dados serão passados para realizar o preenchimento.
Figura 14 - Configurações do Produto - Incluir Convênio
O tempo de vigência é utilizado para o sistema definir o período de validade desses dados.
- Vigência de - Informar o dia que começou a utilizar esse convênio;
- Até - Informar a data em que o sistema não poderá mais utilizar este convênio para gerar o arquivo, assim o sistema saberá que a partir da data informada não poderá mais utilizar este convênio.
Caso o usuário tenha habilitado o módullo Financeiro, o ícone estará visível, basta clicar no ícone e selecionar a conta desejada.
Clique em ou utilize a tecla de atalho F3.
Voltará para a Figura 12, mas agora com os dados da(s) conta(s) preenchido(s).
Figura 15 - Configurações do Produto - Convênios Cadastrados
Após, defina o convênio que será o principal do sistema, basta clicar no botão .
Figura 16 - Confirmação
Caso deseje definir , basta clicar em , se preferir não definir clique em .
Os botões e têm as mesmas funcionalidades das outras telas, já o botão é para remover a definição do convênio principal.
Para remover basta clicar no botão e aparecerá a seguinte mensagem.
Figura 17 - Remover Convênio
Para remover clique em , para continuar com o convênio definido como principal clique em .
Clique em ou utilize a tecla de atalho ESC, e voltará para a tela de pagamento de títulos de cobrança e tributos mas agora com as configurações e os convênios já informados, note que o convênio principal estará com o símbolo.
Figura 18 - Integração Bancária
Verifique se os dados estão corretos e clique em .
Para visualizar os DicaLinx e outros artigos sobre o assunto acesse Integração Bancária no Linx Big Farma.
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