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Painel
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titleASSUNTO

Implementação do novo “layout” do programa New AEF da Honda.



P&D

Produto

Apollo

Menu

Fábrica

Data

2302 

Autor

Davi Mesquita Generoso

Área



Painel
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titleABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias das marcas Honda 2W.


Painel
ÍNDICE
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titleASSUNTO

Otimização do processo de envio de informações econômicas financeiras da rede de concessionárias 2W para montadora.



Painel
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titleAPLICAÇÃO

Com o preenchimento dos parâmetros detalhados abaixo, serão gerados os seguintes arquivos: 


  1. Plano de Contas: Utilizado para auxiliar o revendedor no processo de mapeamento no portal da Honda.
  2. Conta e Saldo das contas: Utilizado para o envio das informações geradas.

 


Processos:

 


Geração dos arquivos com os dados contábeis e extra contábeis do concessionário para a importação no portal da Honda.

 

Observação: Informações sobre o processo de importação no portal da Honda devem ser verificadas com a própria montadora. 

Envio das contas contábeis e extra contábeis via webservice para o portal da Honda através do Linx DMS LinxDMS Fábrica.


Configuração dos parâmetros do Fábrica HONDA

 


Para efetuar a configuração dos parâmetros do New AEF no Fábrica, abra o programa “Fabrica.exe”, acesse o menu (42755): “Fábrica > Honda > Parâmetros” e informe os campos conforme instruções a seguir:

 

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Acesse o Menu Fábrica > Honda > Parâmetros> Geral > Aba New AEF.


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Figura 1 - Parâmetros do Fábrica HONDA

 

  • Número DN: Informe o número DN da concessionária.
  • Integra New AEF: Marque esta opção para começar a integrar com o portal da HONDA.

As informações do quadro <Dados de Acesso> devem ser configuradas clicando no botão "Preencher os dados padrão da montadora", que preencherá as informações automaticamente. Estas informações somente deverão ser modificadas mediante solicitação da Linx via e-mail ou comunicado oficial.

O campo <URL Comunicação> trata da URL utilizada pelo sistema para comunicar à Honda as informações, já os campos <API Key>, <Client ID> e <Client Secret> são informações utilizadas para autorizar as comunicações no portal.


Configuração dos parâmetros para geração dos arquivos para clientes HONDA 2W

 


Para efetuar a geração dos arquivos do New AEF acesse o programa “Fábrica > Honda > Administrativo / Financeiro > New AEF– menu (42070) ”.

 


Obs.: Todas as informações selecionadas ou digitadas nas abas ficarão gravadas para o usuário. Na próxima execução, não será necessário informa-las novamente, somente aquelas que necessitam ser modificadas.

Geral

 


  1. Aba “Geral”:

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Figura 2 - Configuração Geral

 


A

a.

     

Período de Geração:

  • Mês: Informar o Mês para considerar na geração das informações.
  • Ano: Informar o Ano para considerar na geração das informações.

b. Código BM: Informar o código BM da concessionária (Código fornecido pela Honda).

Bc.       Código Moeda: Informar o código da Moeda (para Brasil: BRL).

Cd.        Revenda Contas Resultado e Extra Contábil: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de resultado e extra contábeis.

De.       Revenda Contas Ativo/Passivo/Patrimônio: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de Ativo, Passivo e Patrimônio.

Ef.         E-mail de contato: Informar o e-mail para contato do responsável.

Fg.        Concessionária Espaço Dream: Marque esta opção caso sua revenda venda veículos no Espaço Dream.

Gh.       Arquivo para gerar o Plano de Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações do Plano de Contas.

Hi.        Arquivo para gerar o Saldo das Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações dos “Saldo das Contas”, serão considerados os dados informados no quadro “Período Geração” mês e ano e o campo Código BM.

Ij.          Dados contábeis:

  • Geração contas Ativo/Passivo/Patrimônio com valores: Permite marcar a opção para gerar as contas de “Ativo/Passivo/Patrimônio” com saldos.
  • Gerar acumulados até o Período: Permite marcar a opção para gerar o saldo das contas contábeis acumulados desde o início do ano até o período selecionado.
  • Somente contas analíticas: Permite marcar a opção para gerar somente as contas de nível analítico do Plano de Contas.
  • Gerar contas contábeis com valores absolutos: Permite marcar a opção gerar as contas contábeis com valores absolutos.
  • Listar Contas por Centro de Custo: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Centro de Custo. Será apresentado da seguinte forma: Código da conta + ”_” Código do Centro de Custo. Ex.: Conta 11430001 + Centro de Custo 44 ficará 11430001_44.
  • Listar Contas por Tipo do Item: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Tipo de Item. Será apresentado da seguinte forma: Código da Conta +“_”+ Código do Tipo do Item. Ex.: Conta 11430001 + Tipo do Item “P” ficará 114001_P.
  • Listar contas por Categoria: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Categoria.

Jk. Informações a Gerar: Permite selecionar quais informações você gostaria de gerar no arquivo, podendo selecionar mais de uma opção, para fins de validação de dados em partes.

Kl. Tratar Produtos de Força pelo Módulo de: Permite selecionar de qual módulo pode ser tratado os produtos de força, módulo de peças ou de veículos.

Modelos

m. Exportar Parâmetros: Exporta em arquivo .txt, a configuração atual da tela, caso precise utilizar uma configuração antiga que já foi atualizada.

n. Importar Parâmetros: Importa em arquivo .txt a configuração de tela exportada do New AEF, caso precise consultar a parametrização antiga exportada anteriormente.

Modelos de Veículos

    1. Aba Modelos de Veículos.

 


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Figura 3 - Modelos de veículos


 A.      Modelos de veículos: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela.

  2. Aba Modelos de Produtos de Força.

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Figura 4 - Aba Modelos de Veículos de Força

 A.      Modelos de Produtos de Força: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela.

 

Veículos Novos

 

 B.       Mapa de Contas: Ao clicar no botão de Mapa de Contas, o sistema irá abrir um sub-menu onde deverá ser escolhido o tipo de modelo para realizar a atualização, inclusão e/ou a exclusão de um modelo, no caso do New AEF 2W, é dividido entre "Veículos Novos", "Veículos Seminovos" e "Produtos de Força".

Após o cadastro os modelos podem ser visualizados na Aba Modelo de Veículos, e as contas em suas referidas abas.


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Figura 4 - Opções de tipo de modelos.


  • Veículos Novos: Ao selecionar a opção de "Veículos Novos", o sistema irá mostrar em tela, todos os modelos deste tipo, podendo realizar as operações de alteração, exclusão ou adição de modelos.
  • Veículos Seminovos: Ao selecionar a opção de "Veículos Seminovos", o sistema irá mostrar em tela, todos os modelos deste tipo, podendo realizar as operações de alteração, exclusão ou adição de modelos.
  • Produtos de Força: Ao selecionar a opção de "Produtos de Força", o sistema irá mostrar em tela, todos os modelos deste tipo, podendo realizar as operações de alteração, exclusão ou adição de modelos.


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Figura 5 - Tela de manutenção de modelos de veículos novos.


 Veículos Novos


Aba “Veículos Novos”:


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Figura

5

6 - Configuração Veículos Novos

 


A.   Transações de veículos:

  • Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
  • Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
  • Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
  • Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.

Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.


B.   Inventário de estoque – veículos novos em estoque:

  • Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
  • Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.


C.    Forma de pagamento para vendas à vista: Informe as condições de pagamento utilizadas para vendas à vista.

 

 

Veículos Espaço Dream

 


2. Aba “Veículos Espaço Dream”:


Figura
6
7 -  Configurações Veículos Espaço Dream


  A.   Categoria de veículos Espaço Dream:Informar as categorias de veículo para o Espaço Dream.



Veículos Seminovos

 


  1. Aba “Veículos Seminovos”:

Figura
7
8 - Filtro de veículos seminovos

 

A.      Transações de veículos seminovos:

  • Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para vendas de veículos seminovos.
  • Devolução de vendas: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de vendas de veículos seminovos.
  • Compras: Informas os tipos de transação utilizados no Linx DMS para compras de veículos seminovos.
  • Devolução de compras: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de compras de veículos seminovos.
  • Transferências: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para transferência de veículos seminovos.




B.      Inventário de estoque – veículos seminovos em estoque:

    • Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos seminovos no estoque.
    • Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos seminovos em estoque.
 

 

ATV Novos

 


2. Aba “ATV Novos”:

 

Figura
8
9 - Filtro de ATV Novos


  A.      Categoria de veículos para ATV: Informe as categorias de veículos utilizadas para ATV Novos.


Produtos de Força

 


  1. Aba “Produtos de Força”:

Figura
9
10 - Configurações Produto de Força

  A.   Tipos de Transação:

  • Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
  • Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.


B.   Diferenciação dos Produtos de Força:

  • Peças: Informar os grupos ou categorias de peças que serão considerados como produtos de força.
    Obs.: Este filtro obedecerá o mesmo tipo de diferenciação da aba de peças, ou seja, se a separação das peças for por grupo, aqui será permitida a seleção de grupos de peças e se a diferenciação da aba peças for feita por categorias, aqui será permitida a seleção de categorias de peças.


Peças

 


Aba “Peças”:

 

Figura
10
11 - Configuração Peças

 

  A.      Diferenciação de Peças:

  • Separar por:  Permite selecionar como o programa irá buscar as informações das peças, por “Grupo” ou por “Categoria”.
  • Peças: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Peças.
  • Outras Peças: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outras Peças.
  • Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.
  • Outros Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outros Acessórios.
  • Boutique: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Boutique.

Outras Boutiques: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outras Boutique.


Obs.:  Os grupos ou categorias de peças que forem selecionados na aba "Produtos de Força", não poderão ser selecionados nesta aba de forma a evitar duplicação de valores, desta forma, se ao tentar filtrar algum grupo ou categoria não estiver sendo exibido nas opções de filtro, é provável que este grupo ou categoria já foi informado ou em outro campo de filtro da aba "Produtos de Força" ou em outro campo de filtro da própria aba de "Peças".

B.      Transações para vendas de peças:

  • Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças Balcão.
  • Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças Balcão.
  • Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças na Oficina.
  • Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças da Oficina.

OFICINA

 


  1. Aba “Oficina”:

 

Figura
11
12 - Configuração Oficina


A.      Departamentos:

  • Mecânica: Informar os códigos dos departamentos de mecânica utilizados no Linx DMS.
  • Funilaria/Oficina: Informar os códigos de funilaria de mecânica utilizados no Linx DMS.

B.       Detalhamento de Horas:

  • CDT: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com os apontamentos do CDT.
  • Ordens de Serviço: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com o tempo do cadastro do serviço executado

C.        Tipos de Serviços:

  • Serviços de Terceiros: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para serviços de terceiros.
  • Bonificação: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para bonificação.
  • Revisão Gratuita: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para revisão gratuita.
  • Revisão Periódica: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para revisão periódica.
  • Acessórios: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para acessórios.
  • Outras Vendas: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para outras vendas.
  • Express Service (Gratuita): Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Express Service (Gratuita).
  • Express Service (Periódica): Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Express Service (Periódica).
  • Express Service (Mecânica): Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Express Service (Mecânica).
  • Express Service (Garantia): Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Express Service (Garantia).
  • Montagem/Entrega: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Montagem/Entrega.
  • PV Express: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para PV Express.
  • Box Express: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para Box Express.


D.       Considerar OS's Internas.: Marcando esta opção, o New AEF irá considerar as OS's internas que não geram NF. 


 Quadro de Pessoal

 


    1. Aba “Quadro Funcionários”:

Figura
12
13 - Quadro de Funcionários


 A.   Quadro de Funcionários: Informar o número de colaboradores em cada departamento da concessionária. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.


 

Geração DAS INFORMAÇÕES

 

 

Geração das Informações


Após efetuar a parametrização do programa, acesse a aba “Geral” e clique no botão “Gerar Informações”.


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Figura
13
14 - Gerando Informações

 


GERAÇÃO DOS VALORES POR REVENDA

Conforme observado anteriormente, o sistema efetua a geração dos dados levando em conta parâmetros do módulo (como dados de comunicação e o número DN) mas também os dados que são informados nas diversas abas da tela do New AEF.

Algumas destas informações são específicas da revenda em que se está logado, desta forma, efetuando o login por revenda e parametrizando os dados, será possível efetuar a geração sem que seja necessário editar/trocar dados para gerar para outras revendas.

Por exemplo: os quadros de funcionários e quantidades de box da oficina são informações que vão variar por revenda, logo, efetuando a parametrização por revenda estes dados estarão sempre relacionados à revenda atual em que se está logado e na transmissão dos dados, os mesmos serão enviados com o número DN correspondente aos parâmetros da revenda em que se está logado no momento.

Sendo assim, mantendo as parametrizações em cada revenda, é possível efetuar a geração com o mínimo possível de ajustes manuais nos quadros e filtros nas gerações futuras.

LOG DE LANÇAMENTOS NÃO VINCULADOS


Após a geração das informações, pode ser que seja exibida uma tela, semelhante à que segue abaixo, sobre "Log de Lançamentos Não vinculados".

Este quadro de informações não se trata necessariamente de um erro, mas sim de um quadro de alerta que aparece quando o programa encontra movimento no período, mas parte deste movimento não se enquadra em nenhum filtro da montadora ou não foi selecionado em um dos quadros definidos pela mesma.

Por exemplo:

Para a aba "Peças" é possível escolher quais "Grupos de Peças" vão se enquadrar em cada tipo conforme as definições da montadora, peças, acessórios, outros, etc.

Se um dos grupos de peças não for selecionado em nenhuma das opções, mas existirem vendas para este grupo no período solicitado, estes lançamentos aparecerão na aba de peças numa linha cujo código da conta é '???' e a descrição é "Não localizada" e nesta tela de log em questão serão explicitados os lançamentos individualmente que estão considerados nesta linha.

Desta forma, caso a tela de log em questão seja exibida, recomenda-se que, se em algum quadro for gerada a linha em questão, sejam revisados os filtros com atenção para garantir que de fato aquelas informações não devem ser enviadas, para tal, revisar os filtros de Grupos de Peças, Tipos de Serviço, Departamentos, etc.

Se os lançamentos realmente foram de itens que não devem ser computados, basta parametrizar na integração do lado da montadora para ignorar a conta de código '???', desta forma, a montadora vai ignorar estes valores no momento da comunicação dos dados.


Figura
14
15 - Log de Lançamentos Não Vinculados

Consulta das informações geradas

 


O programa irá exibir a aba “Saldo de Contas” com as contas contábeis geradas:

  

Figura
15
16 - Saldo das Contas gerados

 

 


2. Ao acessar as abas do processo, são apresentados valores, permitindo o mergulho dos itens, conforme o exemplo a abaixo:


 

Figura
16
17 - Mergulho de Venda de veículos

 

Exportar Arquivos

 


Após efetuar a conferência, retorne a aba “Geral” e exporte os arquivos:

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Figura
17
18 - Exportação dos arquivos

 

 


2. Será exibida a mensagem informando o caminho e nome do arquivo salvo conforme indicado no parâmetro.


 

Figura
18
19 - Arquivo exportado com sucesso

 

3. Ao acessar o diretório escolhido para geração dos arquivos, note que os arquivos foram gerados.


Figura
19
20 - Arquivos gerados no diretório escolhido

 

Exportar Web Service

 


Para exportar os dados das contas para o

portal da HONDA via Web Service é necessário clicar no botão “Exportar Web Service” e

portal da HONDA via Web Service é necessário clicar no botão “Exportar Web Service” e aguardar que o processamento seja concluído.

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Figura 21 - Exportação Web Service


Há também a possibilidade de gerar os dados sem enviar para portal da HONDA, clicando com o botão direito do mouse sobre o botão “Exportar Web Service” e clicar sobre a opção "Gerar informações sem transmitir à montadora" e aguardar que o processamento seja concluído.

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Figura
20 - Exportação Web Service 
22 - Gerar informações sem transmitir à montadora.


Obs.: Foi identificado que, para estações de trabalho que possuam algumas versões do Microsoft Windows mais antigas pode ocorrer erro, por exemplo, para as versões com Windows 7, Windows 8.1, Windows Server 8 e Windows Server 2012, impossibilitando o processo de transmissão dos dados.

Nestes casos, será necessário efetuar o processo de transmissão através de um computador com versão mais atual do sistema operacional.

Consulta Histórico

 


Para consultar o histórico de envio das informações para o portal da HONDA, clique no botão “Consultar Histórico”.

 

Figura
21
23 - Botão Consultar Histórico

 

2. Na aba de filtro, selecione um mês e ano que deseja verificar o envio.

 

Figura
22
24 - Aba Filtro de Consulta de Histórico


3. Na aba “Detalhes” será exibido o .json de envio e retorno que foi utilizado no envio dos dados do mês/ano selecionado.

 

Figura
23
25 - Detalhes da aba de Consulta de Histórico



Painel
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titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.